Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alta temperatura e cooler ativo


valteresjunior

Posts Recomendados

Olá a todos. 

Tenho um Macbook Pro Retina 2015 com Big Sur, com 16 GB de memória e  SSD de 512 GB. De algumas semanas para cá, ele começou a ligar o cooler initerruptamente, e travar muito. Baixei o Macs Fan Control, e vi que a temperatura está constantemente alta (acima de 70º em média). Por mais que eu ajuste a fan, a temperatura não abaixa. Usei o MacKeeper para ver se poderia ser alguma anomalia de software, mas nada demais foi detectado.  Fiz o reset de SMC e PRAM. 
Como nunca havia feito manutenção, resolvi trocar a pasta térmica do processador (coloquei uma MX-4). Também não resolveu. Ele continua travando demais, mesmo com poucos aplicativos abertos, e o cooler fica constantemente ligado. 

Mais alguma sugestão do que fazer ou verificar? Será necessário formatar o Mac OS?

Obs: ao abrir, percebi que a bateria está estufada (e realmente ela está durando pouco, no máximo 1 hora). Pode ter alguma relação? 

Valeu! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você fez uma limpeza interna (dissipador, fan etc etc) e a troca da pasta térmica, e o problema continuou, ainda não dá pra descartar um problema no hardware, mas já deixa mais provável que a causa seja o software. Sobre ter poucos apps abertos, depende, porque existem muitos processos rodando em background e pode ser que algum esteja consumindo muitos recursos de hardware, ocasionando essa alta temperatura. Um exemplo disso é o OneDrive pra Mac que é conhecidamente causador de problemas similares, mas até mesmo um processo do próprio sistema operacional pode estar com algum problema e causando esse sintoma.

Minha sugestão é que você tente criar um usuário novo no sistema, reinicie a máquina e teste através desse usuário novo. Ou tentar também iniciar o Mac em modo de segurança e ver se o problema persiste mesmo assim. Se alguma dessas alternativas sanar o problema, pode ser realmente algum processo causando esse sintoma, e se também não resolverem, pode talvez ser um problema de software mais grave, e a saída pra descartar software de vez seria uma instalação limpa do sistema.

34 minutos atrás, valteresjunior disse:

Usei o MacKeeper para ver se poderia ser alguma anomalia de software, mas nada demais foi detectado.

Esses softwares são balela pura. Na minha opinião softwares desse tipo mais atrapalham do que ajudam.

35 minutos atrás, valteresjunior disse:

Obs: ao abrir, percebi que a bateria está estufada (e realmente ela está durando pouco, no máximo 1 hora). Pode ter alguma relação? 

Pode sim. Não quer dizer que seja, mas pode. Uma bateria com defeito pode trabalhar com temperatura mais alta e acabar fazendo com que a máquina toda esquente e os Macs já não são famosos por terem boa dissipação térmica. Mas pensar na bateria no seu caso é o próximo passo somente após a instalação limpa do sistema mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, valteresjunior disse:

Obs: ao abrir, percebi que a bateria está estufada (e realmente ela está durando pouco, no máximo 1 hora). Pode ter alguma relação?

Possuo um MacBook Pro Retina Early 2015, e posso te afirmar que a bateria nesta condição que está, realmente gera uma lentidão irritante, mesmo após realizar a manutenção preventiva.

Recentemente efetuei a troca da bateria, neste exato momento ela está com 10 ciclos e com autonomia em torno de 7:00 à 7:30 horas de uso contínuo, com a iluminação do teclado desligada e o brilho reduzido.

Após a troca da bateria, a lentidão praticamente foi reduzida, mas utilizando o Big Sur realmente o MacBook perde um pouco do desempenho, não pretendo atualizar para o Monterey tão cedo.

Editado por juliochok
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BetoGaleazzoe @juliochokmuito obrigado pelas postagens. 

A bateria era somente uma desconfiança, mas com base nas experiências de vocês, já providenciei outra para substituir. E além disso, também efetuarei os testes em Safe Mode. Eu posto aqui os resultados depois. 
Certamente eu também não atualizarei pro Monterey, pois quando atualizei pro Big Sur o desempenho já caiu bastante mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, valteresjunior disse:

@BetoGaleazzoe @juliochokmuito obrigado pelas postagens. 

A bateria era somente uma desconfiança, mas com base nas experiências de vocês, já providenciei outra para substituir. E além disso, também efetuarei os testes em Safe Mode. Eu posto aqui os resultados depois. 
Certamente eu também não atualizarei pro Monterey, pois quando atualizei pro Big Sur o desempenho já caiu bastante mesmo. 

Se você fizer uma instalação limpa do Monterey, ou seja, fazer backup dos seus dados, apagar o disco e instalar o Monterey do zero, com certeza terá uma experiência boa. Essa é uma prática que adoto desde sempre, quando sai versão nova eu faço instalação limpa ao invés de atualizar. Atualização eu só faço entre versões do mesmo sistema, tipo Monterey 12.0.1 > Monterey 12.1.

Existe uma crença popular de que um software mais recente necessariamente precisa ser mais "pesado", em questão de consumir mais recursos de hardware, porém não é verdade, e as vezes até tem um desempenho melhor que o antecessor. O que pega mesmo é sempre ir atualizando, e o sistema vai guardando arquivos de updates, versões anteriores, processos PODEM passar a ter conflito entre uma versão e outra etc.

Se a sua bateria não tá legal, beleza, a substituição cai bem, mas pense seriamente em fazer uma instalação limpa, mesmo que seja do próprio Big Sur caso não queira ir para o Monterey, e você vai perceber uma melhora no desempenho com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BetoGaleazzovocê realmente tem razão, uma instalação limpa sempre tem suas vantagens. Estou um pouco relutante devido a quantidade de aplicativos que precisarei reinstalar, mas acho que não vai ter jeito. Só estou na dúvida de qual Mac OS devo instalar.

Já ouviu alguma experiência do Monterey no Pro Retina 2015? Li alguns posts a respeito desse upgrade ter causado lentidão? No meu caso eu tenho 16 GB e 512 SSD, então acredito que ainda dê pra trabalhar confortável com esse hardware. 

Obrigado mais uma vez. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, valteresjunior disse:

@BetoGaleazzovocê realmente tem razão, uma instalação limpa sempre tem suas vantagens. Estou um pouco relutante devido a quantidade de aplicativos que precisarei reinstalar, mas acho que não vai ter jeito. Só estou na dúvida de qual Mac OS devo instalar.

Já ouviu alguma experiência do Monterey no Pro Retina 2015? Li alguns posts a respeito desse upgrade ter causado lentidão? No meu caso eu tenho 16 GB e 512 SSD, então acredito que ainda dê pra trabalhar confortável com esse hardware. 

Obrigado mais uma vez. 

Até o momento tô tendo uma experiência boa com o Monterey... Mesmo desempenho do Big Sur. Eu particularmente confio na lista de compatibilidade da Apple, então se o Monterey foi lançado oficialmente pra sua máquina, não vejo porque não usar. O problema de dar muita credibilidade para a experiência dos outros usuários é que não sabemos como usam a máquina, apps instalados, e muita gente (com certeza a maioria) nunca fez uma instalação limpa e vem atualizando o Mac lá desde a versão de 2015... Realmente não dá pra esperar um bom desempenho assim. Eu acredito sim que você vai ter uma boa experiência. Minha recomendação é não usar ferramentas de backup automatizados, nem mesmo o TimeMachine. Faz um backup "na unha" dos teus dados, já aproveita e faz uma limpeza do que não usa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal.

Após a substituição da bateria, resolvi reinstalar o Mac OS. E pra minha surpresa, o sistema não quer mais iniciar. Ao apertar o botão de Power, ele faz o som de início, mas o sistema não sobe. Tentei o reset da SMC, mas não adiantou. 

Alguma idéia? Vou tentar reinstalar para ver se faz alguma diferença

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando o post, pra ninguém passar a mesma agonia que eu passei: a solução do problema foi deixar o notebook desligado por 2 dias, pra bateria descarregar completamente. Dei uma carga de 100% e ele voltou a funcionar.

Ou seja, bateria e pasta térmica trocada, Mac OS Monterey recém instalado, o Macbook está voando novamente, sem esquentar nem um pouco. 

 

Obrigado a todos pelas dicas!

Editado por valteresjunior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/12/2021 at 09:58, valteresjunior disse:

Bom dia pessoal.

Após a substituição da bateria, resolvi reinstalar o Mac OS. E pra minha surpresa, o sistema não quer mais iniciar. Ao apertar o botão de Power, ele faz o som de início, mas o sistema não sobe. Tentei o reset da SMC, mas não adiantou. 

Alguma idéia? Vou tentar reinstalar para ver se faz alguma diferença

Onde foi que voce trocou a bateria?

Tenho uma maquina dessa e a bateria esgotou.

 

abs

 

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...