Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Live da limpeza! Imac 27"mid 2010


marcosfisica

Posts Recomendados

Salve rapaziada!

Os novos macs M1 estão caros? A crise não deixa você nem pensar em comprar um novo mac com Apple silicon?

Então bora tomar coragem e fazer você mesmo aquela manutenção de rotina e preventiva no seu bom e velho mac Intel!

Amanhã vou dar um capricho no meu iMac 2010. Desmontar o bicho todo pra dar uma boa limpeza, trocar pasta térmica nos chips e fazer um upgrade no SSD.

Vem comigo que vai ser ao vivo! Quem sabe você dá sorte e eu faço alguma m* no bichinho em tempo real! Ao menos será divertido! 🤣 

Abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, depois do jogo do Santos vou acompanhar Marcão hehehe.

Tive um desse de 21.5",  me lembro que na época fiz upgrade para 16GB RAM, SSD 275GB e HD 1TB, inclusive troquei o processador corei3 por um corei5, a única coisa que ia ficar muito cara era o upgrade da GPU, pena que o bichinho morreu depois de um tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, juliochok disse:

Conseguiu montar o iMac ainda ontém Marcão?

não. porque eu trouxe ele aqui pro meu serviço pra usar o ar comprimido e dar uma limpada. hoje a noite vou remontar tudo. nao vou fazer live mas vou gravar. depois subo o video.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, marcosfisica disse:

aliás, obrigado pela presença ontem, @juliochok e @BetoGaleazzo😜 abraço.

Opa! Infelizmente tive que sair depois da nossa dúvida sobre a bateria BR2032, mas assim que puder vou terminar de assistir! Muito legal esse tipo de conteúdo e interação.

Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

moçada, deu ruim...:(

depois de limpar tudo e trocar  pasta térmica da gpu e da cpu aconteceu um pequeno acidente. quando fui reinstalar a placa de vídeo na logic board o heatsink escapou da minha mão e "arastou" sobre a placa. na hora não percebi nada de errado, mas quando levante a logic board vi cair alguma coisa. moral da história, arranquei um componente da placa. aparentemente um capacitor. tentei ligar, o iMac liga, faz o chime, aparentemente dá boot mas não vem vídeo. Seguem fotos do local danificado e do componente arrancado.

tudo isso foi ontem no fim da tarde, logo em seguida ainda vi meu Grêmio levar 3 coco do Bahia e ficar virtualmente rebaixado. Então imaginem como foi minha noite de sexta...

bom, mas hoje é um novo dia. então bola pra frente! vou encarar a bronca e consertar a bagaça! primeiro passo é conseguir o diagrama dessa placa pra ver que componente é esse que eu arranquei e o que ele faz. acho que vai dar pra soldar de volta o componente na placa. ele é pequeno mas nem tanto. no meu trabalho tem uns caras mais habilidosos que eu com a solda e temos umas estações de solda bacana. vamos ver. manterei voces informados.

abraços a todos.

foto1.jpg

foto2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, marcosfisica disse:

moçada, deu ruim...:(

depois de limpar tudo e trocar  pasta térmica da gpu e da cpu aconteceu um pequeno acidente. quando fui reinstalar a placa de vídeo na logic board o heatsink escapou da minha mão e "arastou" sobre a placa. na hora não percebi nada de errado, mas quando levante a logic board vi cair alguma coisa. moral da história, arranquei um componente da placa. aparentemente um capacitor. tentei ligar, o iMac liga, faz o chime, aparentemente dá boot mas não vem vídeo. Seguem fotos do local danificado e do componente arrancado.

tudo isso foi ontem no fim da tarde, logo em seguida ainda vi meu Grêmio levar 3 coco do Bahia e ficar virtualmente rebaixado. Então imaginem como foi minha noite de sexta...

bom, mas hoje é um novo dia. então bola pra frente! vou encarar a bronca e consertar a bagaça! primeiro passo é conseguir o diagrama dessa placa pra ver que componente é esse que eu arranquei e o que ele faz. acho que vai dar pra soldar de volta o componente na placa. ele é pequeno mas nem tanto. no meu trabalho tem uns caras mais habilidosos que eu com a solda e temos umas estações de solda bacana. vamos ver. manterei voces informados.

abraços a todos.

Que cagada... Acontece nas melhores assistências, rs. Arrancou o componente e junto a trilha. Vai ser necessário raspar o fenolite da placa pra refazer a trilha ou fazer um jumper. Se precisar de ajuda, fico à disposição, se quiser fazemos um FaceTime pra trocar uma ideia.

 

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal;

Pequeno update sobre a situação do meu iMac. De acordo com o schematics o componente ceifado da logicboard parece estar relacionado à alimentação da tela. Faz todo sentido, já que no teste que fiz de tentar ligar o iMac ele parece fazer o boot, faz o chime normalmente, mas não liga a tela, não dá vídeo.

Como a violência que cometi contra a indefesa logic board foi grande, arrancando não apenas o componente mas a trilha junto, recolocar esse pobre dispositivo no seu lugar é um trabalho complicado que supera minhas habilidades e coragem. Então deixei em uma assistência hoje. Pela conversa senti firmeza na qualidade do trabalho do técnico, mas também senti que talvez perca algum órgão para poder pagar pelo serviço. Veremos...

  

 

cagada-imac.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra tentar achar o arquivo "brd" (boardview) dessa placa e encontrar algum ponto próximo ali pra puxar a trilha. Ou até mesmo na placa com o microscópio ver a direção da trilha, raspar o fenolite e com um pouco de fluxo e estanho puxar a trilha pro local do componente. Depois solda o componente, mete uma máscara UV em cima e fica top, rs.

Eu percebi na live que você usou ferramentas metálicas pra ajudar a remover os componentes, recomendo que compre essa ferramenta chamada "spudger". É ótimo ter na caixinha de ferramentas pra mexer com qualquer eletrônico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

It's alive!!!!!!!!!

Final feliz rapaziada! Levei na assistência as 10h da manhã. As 14h me avisaram via whats que o reparo sairia R$ 180. Nem acreditei! Obviamente mandei fazer e as 16:30 busquei a placa. Em casa montei tudo de volta, com extremo cuidado e quando liguei funcionou perfeitamente! Estou postando do iMac agora!

vou deixar o contato dos caras aqui pra caso alguém precise de assistência aqui em Belo Horizonte. Serviço rápido, de qualidade de com preço justo. Forcenter, fica no Carrefour da Pampulha.

https://www.google.com/maps/place/Forcenter+-+Games,+Eletrônicos+e+Informática/@-19.874763,-43.977584,15z/data=!4m5!3m4!1s0x0:0x43ba642830a0ab5e!8m2!3d-19.874763!4d-43.977584?sa=X&ved=2ahUKEwiGu4qnmMH0AhU_ILkGHcARAQUQ_BJ6BAhFEAU&shorturl=1

 

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...