Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Autoboot nos MacBooks com chip M1+


BetoGaleazzo

Posts Recomendados

Depois de um mês usando meu primeiro MacBook com chip M1 decidi fazer uma limpeza mais completa da máquina e me deparei com uma função um pouco incômoda. Talvez seja old news mas na minha breve pesquisa sobre o assunto não encontrei ninguém por aqui comentando.

A Apple teve a brilhante ideia de fazer com que os MacBooks com chip Apple Silicon liguem ao pressionarmos qualquer tecla e até mesmo clique no trackpad. Pra que? 😐 Era tão bom desligar o Mac pra fazer uma limpeza mais pesada e evitar que o teclado ficasse sendo acionado com o sistema ligado ou na tela de escolha de usuário, rs. Eu fiquei curioso quanto ao motivo de implementarem isso agora e também não possibilitarem desativar tal função (aparentemente).

Reparei que ele também liga automaticamente ao abrir a tampa, e ao contrário dos MacBooks com chip Intel, essa função não pode ser desativada via Terminal (sudo nvram AutoBoot=%00) Pra maioria dos casos tanto faz, dificilmente desligamos essas máquinas, mas li comentários de outros usuários dizendo que o MacBook estava ligando sozinho dentro da mochila/case/sleeve ao ficar próximo de objetos magnetizados ou outros dispositivos e inclusive ficando com o display ligado, o que é esperado, sabendo como esse sistema funciona através de imãs.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Depois de um mês usando meu primeiro MacBook com chip M1 decidi fazer uma limpeza mais completa da máquina e me deparei com uma função um pouco incômoda. Talvez seja old news mas na minha breve pesquisa sobre o assunto não encontrei ninguém por aqui comentando.

A Apple teve a brilhante ideia de fazer com que os MacBooks com chip Apple Silicon liguem ao pressionarmos qualquer tecla e até mesmo clique no trackpad. Pra que? 😐 Era tão bom desligar o Mac pra fazer uma limpeza mais pesada e evitar que o teclado ficasse sendo acionado com o sistema ligado ou na tela de escolha de usuário, rs. Eu fiquei curioso quanto ao motivo de implementarem isso agora e também não possibilitarem desativar tal função (aparentemente).

Reparei que ele também liga automaticamente ao abrir a tampa, e ao contrário dos MacBooks com chip Intel, essa função não pode ser desativada via Terminal (sudo nvram AutoBoot=%00) Pra maioria dos casos tanto faz, dificilmente desligamos essas máquinas, mas li comentários de outros usuários dizendo que o MacBook estava ligando sozinho dentro da mochila/case/sleeve ao ficar próximo de objetos magnetizados ou outros dispositivos e inclusive ficando com o display ligado, o que é esperado, sabendo como esse sistema funciona através de imãs.

Beto..

 

ja passei por essa dificuldade ao tenta limpa a TELA que tava cheia de digital e foi uma Luta pois desliga o Mac e ate ai normal na limpeza mas quando chega próximo do teclado no menor contato o trem liga imediatamente e novamente desligo e inicio a limpeza rsrrs

pra limpa o teclado a única solução que eu achei foi reinicia o M1 e deixa na tela de LOGIN assim fica travado e da pra limpa o teclado.

Apple e suas regras. ai ai 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Depois de um mês usando meu primeiro MacBook com chip M1 decidi fazer uma limpeza mais completa da máquina e me deparei com uma função um pouco incômoda. Talvez seja old news mas na minha breve pesquisa sobre o assunto não encontrei ninguém por aqui comentando.

A Apple teve a brilhante ideia de fazer com que os MacBooks com chip Apple Silicon liguem ao pressionarmos qualquer tecla e até mesmo clique no trackpad. Pra que? 😐 Era tão bom desligar o Mac pra fazer uma limpeza mais pesada e evitar que o teclado ficasse sendo acionado com o sistema ligado ou na tela de escolha de usuário, rs. Eu fiquei curioso quanto ao motivo de implementarem isso agora e também não possibilitarem desativar tal função (aparentemente).

Reparei que ele também liga automaticamente ao abrir a tampa, e ao contrário dos MacBooks com chip Intel, essa função não pode ser desativada via Terminal (sudo nvram AutoBoot=%00) Pra maioria dos casos tanto faz, dificilmente desligamos essas máquinas, mas li comentários de outros usuários dizendo que o MacBook estava ligando sozinho dentro da mochila/case/sleeve ao ficar próximo de objetos magnetizados ou outros dispositivos e inclusive ficando com o display ligado, o que é esperado, sabendo como esse sistema funciona através de imãs.

E eu achei que tava ficando louco hahahaha... pq teve vezes que eu desliguei ele... guardei na mochila e ao chegar no lugar abro a tela eeee... está lá no login 🤨 hahahahaha

O abrir a tampa e ele ligar eu acho até ok... pratico... agora essa de qualquer toque ele ligar é muito forçado hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pow, que pena que não dá pra desativar. Pra dizer a verdade eu tinha anotado o procedimento do terminal e ainda não tinha tentado. Pelo relatado, nem adianta fazer.

O que custa permitir que seja ligado apenas ao apertar o botão de on/off?! Essa Apple fica encasquetando e criando caso com cada coisa idiota... >:-(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Breno varejao pontes disse:

pra limpa o teclado a única solução que eu achei foi reinicia o M1 e deixa na tela de LOGIN assim fica travado e da pra limpa o teclado.

Então, foi o jeito que eu encontrei também, mas fiquei pensando se diversas tentativas de login não podem bloquear o usuário, rsrs, nunca fiz esse teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Então, foi o jeito que eu encontrei também, mas fiquei pensando se diversas tentativas de login não podem bloquear o usuário, rsrs, nunca fiz esse teste.

Eu fui dar uma limpa agora mesmo (pq a tela tava nojenta já hahahaha) e na hora q passei no teclado claaaaro q ele ligou, daí foi q pensei e fiz, é só clicar fora da área de login que ele não digita… assim não corre risco de ficar “tentando senha errada” 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...