Mauricio Toti Postado 16 de setembro de 2009 Denunciar Postado 16 de setembro de 2009 E ae pessoal, estou com umas duvidas. meu professor de uma cadeira aqui na faculdade adora Latex/Tex/Lyx e gosta que os alunos utilizem para escrever artigos então aqui vai minha duvida. 1) O que é software e o que é padrão/linguagem? 2) Qual software posso utilizar para criar meus artigos? 3) Como utilizo? Um abraço Citar
filipesmg Postado 16 de setembro de 2009 Denunciar Postado 16 de setembro de 2009 Tem um pacote completo pra Mac, que é o mactex. Ele vem já com tudo que você precisa. O software é o TeXShop. http://www.tug.org/mactex/ É um pouco grande mesmo. Ele vem inclusive com o LaTeXiT, que é um programinha muito bom pra escrever uma linha em LaTeX e ele passar pra imagem ou pdf pra você colar no email, ou no keynote, etc. Pra utilizar você abre o TeXShop e sai escrevendo. Mas é bom pegar um arquivo modelo e modificar, pq nos arquivos tem várias coisas no início (o preamble) que são pra identificar como será a diagramação, figuras, etc. Citar
Mauricio Toti Postado 16 de setembro de 2009 Autor Denunciar Postado 16 de setembro de 2009 Tem um pacote completo pra Mac, que é o mactex. Ele vem já com tudo que você precisa. O software é o TeXShop.http://www.tug.org/mactex/ É um pouco grande mesmo. Ele vem inclusive com o LaTeXiT, que é um programinha muito bom pra escrever uma linha em LaTeX e ele passar pra imagem ou pdf pra você colar no email, ou no keynote, etc. Pra utilizar você abre o TeXShop e sai escrevendo. Mas é bom pegar um arquivo modelo e modificar, pq nos arquivos tem várias coisas no início (o preamble) que são pra identificar como será a diagramação, figuras, etc. Fantastico! Vou testar hoje a noite e passo meus comentarios aqui. =) Vlw Filipe Citar
Mauricio Toti Postado 16 de setembro de 2009 Autor Denunciar Postado 16 de setembro de 2009 Então, estou com acesso remoto ao meu macbook aqui no trabalho.. Baixei o MacTeX, instalei e o TexShop (parece sexshop ) ta funcionando redondinho, até ja fiz uns testes. Junto veio o "Tex Live Utility" que pelo que li é uma GUI pra TeX, que parece insteressante... porem, nao esta abrindo, aparece "encerrou inesperadamente"... Ainda nao tentei reiniciar pois ai perco o acesso remoto. Se souber como posso contorar esse problema, ajudaria. Mas o texshop ja ajuda.. Tem ideia aonde posso conseguir um modelo bom para um artigo? Só testei alguns comandos que lembrava de cabeça. Ps.: snow leopard 10.6.1. Citar
filipesmg Postado 17 de setembro de 2009 Denunciar Postado 17 de setembro de 2009 Esse Tex Live Utility eu acho que tentei usar uma vez mas não funcionou aqui também. Não lembro mais. Uso só o TeXShop e o LaTeXiT. O BibDesk é interessante pra bibliografia e referências também, mas eu não uso. Quanto aos modelos, seria bom você pegar com o seu professor, já pro que você quer fazer. Se for artigo, tem que pegar o modelo da revista. Se for dissertação ou tese, tem que ser o modelo exigido na universidade... Citar
Mauricio Toti Postado 17 de setembro de 2009 Autor Denunciar Postado 17 de setembro de 2009 Ok, vou ver se consigo fazer funcionar... mas mesmo assim, muito obrigado! Ja comecei meu artigo aqui com o TeXShop. Citar
manmac Postado 2 de novembro de 2011 Denunciar Postado 2 de novembro de 2011 Ok, vou ver se consigo fazer funcionar... mas mesmo assim, muito obrigado! Ja comecei meu artigo aqui com o TeXShop. Estou pensando em comprar um macbook e acho que pode me ajudar. Atualmente uso o tecniccenter e miktex no windows e gostaria de fazer esta transição para o mac. O que você utiliza no mac para escrever (qual editor)? Pode me dar dicas de instalação? Como Instalar o Beamer? Os arquivos tex que tenho abriram normamente no mactex? Citar
marcosfisica Postado 2 de novembro de 2011 Denunciar Postado 2 de novembro de 2011 Olá; também uso o MacTex porém uso como editor o Texmaker: http://www.xm1math.net/texmaker/ acho muito mais fácil e intuitivo que o texshop. dá uma testada que não vai se arrepender. abraço Citar
Gabriel M Couto Postado 2 de novembro de 2011 Denunciar Postado 2 de novembro de 2011 Olá; também uso o MacTex porém uso como editor o Texmaker: http://www.xm1math.net/texmaker/ acho muito mais fácil e intuitivo que o texshop. dá uma testada que não vai se arrepender. abraço Interessante... eu tenho usado o Latexian... vou testar esse aí. Citar
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.