Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Air M1 - é normal a bateria baixar mesmo no carregador?


ViniciusVSG

Posts Recomendados

Olá, bom dia! Estou com um Macbook Air M1 desde de julho, uso ele para trabalho geralmente das 7:50 até as 18:00 e de noite p/ lazer. Sempre no carregador, pois uso ele na minha mesa. Ele tem 18 ciclos na bateria apenas, pois sempre fica plugado ao carregador. Só que pelo menos 8 desses ciclos foram tudo nos últimos 2 meses, pois tem acontecido a seguinte situação:

De manhã, quando ligo ele as 7:50, ele está sempre 100%. Mas quando chega por volta das 9:30 ele já caiu p/ 89%, mesmo ficando no carregador esse tempo todo.  Dai ele fica nesses 88% o restante do dia, completando a carga de noite e no dia seguinte o ciclo se repete. Mesmo ficando conectado 100% do tempo no carregador, a bateria sempre baixa de manhã. Não percebia isso no início, mas agora sempre noto ( print abaixo ).

Pensei que era por utilizar o Google Meet que consumia muita energia, mas hoje, só de usar o chrome ( Docs e Youtube ) eu vi que aconteceu exatamente a mesma coisa.

Isso é normal ou talvez esteja com algum problema de carregamento? 

Captura de Tela 2021-11-14 às 09.01.10.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou acompanhar também. O meu tbm reparei um tempo que ele faz algo parecido, porém ele faz de madrugada! Ele passa 1 ou 2 dias em 100% de boa... ai do nada vou ver ele ta com 91%~89%... fica assim por mais 1 ou 2 dias e dai carrega

Até pensei que poderia ser o caso de aqui dar muitas quedas rapidas de energia, mas teve vezes que mesmo tendo a queda ele não carregou ou descarregou sozinho

Ah! E detalhe que eu praticamente deixo ele sempre em Standby, mas na tomada. No note com hackintosh eu percebi que mesmo na tomada se eu ligasse ele do zero ele gastava umas % durante o boot, tanto que achei que era coisa errada no Hack em si e comecei a usar só o sleep e com isso parou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é normal desde o BigSur, se não me engano. É um novo recurso pra preservar a saúde da bateria. Também sou do tipo que fica com o Mac praticamente conectado 100% do tempo a energia.

Se reparar no seu print, o ícone da bateria indica que está apenas conectado a tomada, não carrega. Quando estiver recarregando o desenho de tomada muda para um raio.

Você consegue desabilitar essa função nos Ajuste, indo em Bateria e depois desmarcando "Carregamento otimizado da bateria".

Captura de Tela 2021-11-14 às 10.17.02.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, brunogoulart disse:

Isso é normal desde o BigSur, se não me engano. É um novo recurso pra preservar a saúde da bateria. Também sou do tipo que fica com o Mac praticamente conectado 100% do tempo a energia.

Se reparar no seu print, o ícone da bateria indica que está apenas conectado a tomada, não carrega. Quando estiver recarregando o desenho de tomada muda para um raio.

Você consegue desabilitar essa função nos Ajuste, indo em Bateria e depois desmarcando "Carregamento otimizado da bateria".

Captura de Tela 2021-11-14 às 10.17.02.png

 

Sim, o carregamento otimizado eu sei como é, e a parte de ele segurar a carga tá perfeito… a questão toda é o pq a carga cai se a tomada nunca foi desplugada sacou?

Editado por LeBaldi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, LeBaldi disse:

Sim, o carregamento otimizado eu sei como é, e a parte de ele segurar a carga tá perfeito… a questão toda é o pq a carga cai se a tomada nunca foi desplugada sacou?

Porque o sistema otimiza e corta a passagem de energia justamente por conta disso. Algo parecido é quando se conecta um cabo não MFi no iPhone/iPad para carregar. Ele irá identificar e cortar a passagem para preservar a bateria. Isso é normal.

Se desabilitar a função nos ajustes, verá que isso não acontecerá mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, brunogoulart disse:

Isso é normal desde o BigSur, se não me engano. É um novo recurso pra preservar a saúde da bateria. Também sou do tipo que fica com o Mac praticamente conectado 100% do tempo a energia.

Se reparar no seu print, o ícone da bateria indica que está apenas conectado a tomada, não carrega. Quando estiver recarregando o desenho de tomada muda para um raio.

Você consegue desabilitar essa função nos Ajuste, indo em Bateria e depois desmarcando "Carregamento otimizado da bateria".

 

 

 

Obrigado! Eu desabilitei ontem quando li a mensagem, mas infelizmente parece que continua, mesmo depois de desabilitar.  Sempre por volta desse horário. Estou tentando atualizar p/ ver se resolve, mas acho isso bem ruim, pois de um mês p/ ca já foram o dobro de ciclos do mês passado, nesse 89-100% pelas manhãs

Captura de Tela 2021-11-15 às 09.28.40.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, ViniciusVSG disse:

 

Obrigado! Eu desabilitei ontem quando li a mensagem, mas infelizmente parece que continua, mesmo depois de desabilitar.  Sempre por volta desse horário. Estou tentando atualizar p/ ver se resolve, mas acho isso bem ruim, pois de um mês p/ ca já foram o dobro de ciclos do mês passado, nesse 89-100% pelas manhãs

Captura de Tela 2021-11-15 às 09.28.40.png

Aqui tbm... essa madrugada ele veio baixando das 23h até as 2h da manhã caiu 10%... e é engraçado pq nesse horário ele ta em sleep... e o pior é que esse gasto é maior do q se eu tivesse usando o note hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui meu MacBoom Air M1 acontece a mesma coisa, não importa a configuração, quando estou usando muito a CPU (exportando vídeo etc) a % da bateria cai mesmo conectado na tomada. É um pouco frustrante, mas o M1 é tão rápido que não tenho demanda de CPU funcionando no talo pela duração que descarregaria a bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O engraçado do meu é que não é em demanda, é em sleep! Hahahaha… se cai em alta carga quer dizer que o carregador não está dando conta de fornecer a energia, isso já vi acontecer em vários notebooks, principalmente gamers, agora cair 10% enquanto tá em sleep em questão de 3h é ridículo… ele cai mais rápido do q eu usando só na bateria! Hahahaha

Pra testar eu desliguei o Despertar para acesso à Rede… pois como no meu caso acontece só de madrugada, pode ser que ele tá atualizando algo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/11/2021 at 13:05, brunogoulart disse:

No meu também não acontece isso, inclusive no Pro 2019 Intel que tenho.

Tentem resertar SMC e PRAM depois de desabilitar a otimização pra ver se retorna ao normal.

Infelizmente não tem como resetar a SMC nos Macbooks com chip M1, apenas nos com chip Intel. Aparentemente o sistema reseta o SMC sozinho quando encontra algum problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, LeBaldi disse:

O engraçado do meu é que não é em demanda, é em sleep! Hahahaha… se cai em alta carga quer dizer que o carregador não está dando conta de fornecer a energia, isso já vi acontecer em vários notebooks, principalmente gamers, agora cair 10% enquanto tá em sleep em questão de 3h é ridículo… ele cai mais rápido do q eu usando só na bateria! Hahahaha

Pra testar eu desliguei o Despertar para acesso à Rede… pois como no meu caso acontece só de madrugada, pode ser que ele tá atualizando algo

Eu conversei com 2 atendentes da Apple e cada um disse uma coisa. Um deles disse que demoraria de 5 a 7 dias p/ sistema desativar de fato essa opção, mas aparentemente isso não funciona. O outro que seria normal, mas que eu poderia atualizar e ver se resolvia. Também não resolveu. 

O que um colega disse e faz bastante sentido é que o Macbook com M1 faz isso de propósito, justamente p/ utilizar um pouco da bateria. Como ficar com 100% da carga por um longo período poderia danificar a bateria, assim como ficar sem carga nenhuma, ele gasta todos os dias um pouco p/ usa-la, não deixar ociosa para sempre. Mesmo se você deixar ele no stand-by ou desativar tudo, ele ainda vai gastar. Aparentemente ( e pelos comentarios do post parece fazer sentido ) ele faz isso com todos que usam ele o tempo todo no carregador, em horários que geralmente o computador está em uso ou ligado. 

No meu caso, como o computador sempre está ligado por volta desse horario, ele sempre descarrega esses 10/20% pela manhã.

 

Já a opção "carregamento otimizado" apenas faz com que ele não fique no ciclo "carrega 100%/descarrega/carrega 100%/descarrega". Ele deixa p/ carregar apenas quando você realmente for utilizar a bateria. 

 

Não sei se procede, mas aparentemente faz sentido baseado nos comentários do post. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ViniciusVSG disse:

Eu conversei com 2 atendentes da Apple e cada um disse uma coisa. Um deles disse que demoraria de 5 a 7 dias p/ sistema desativar de fato essa opção, mas aparentemente isso não funciona. O outro que seria normal, mas que eu poderia atualizar e ver se resolvia. Também não resolveu. 

O que um colega disse e faz bastante sentido é que o Macbook com M1 faz isso de propósito, justamente p/ utilizar um pouco da bateria. Como ficar com 100% da carga por um longo período poderia danificar a bateria, assim como ficar sem carga nenhuma, ele gasta todos os dias um pouco p/ usa-la, não deixar ociosa para sempre. Mesmo se você deixar ele no stand-by ou desativar tudo, ele ainda vai gastar. Aparentemente ( e pelos comentarios do post parece fazer sentido ) ele faz isso com todos que usam ele o tempo todo no carregador, em horários que geralmente o computador está em uso ou ligado. 

No meu caso, como o computador sempre está ligado por volta desse horario, ele sempre descarrega esses 10/20% pela manhã.

 

Já a opção "carregamento otimizado" apenas faz com que ele não fique no ciclo "carrega 100%/descarrega/carrega 100%/descarrega". Ele deixa p/ carregar apenas quando você realmente for utilizar a bateria. 

 

Não sei se procede, mas aparentemente faz sentido baseado nos comentários do post. 

 

 

 

Mas é bem estranho né... ainda mais pq é bem aleatório mesmo... vou esperar ele carregar novamente e vou começar a desligar ao inves de deixar em sleep pra ver no q dá... pq ele em sleep gasta mais rapido do q ligado hahahaha... mas pelo menos ele não faz isso todo dia... por exemplo ele gastou 10% ha 2 dias... de ontem pra hoje caiu mais 1%... atualmente está com 89% e está em espera para recarregar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 22/11/2021 at 11:03, luizgeoffroy disse:

Reparei esse comportamento após instalar o Monterey. Com o Big Sur não acontecia!

EU atualizei para o Monterey e piorou e muito isso! Agora ele está exatamente igual ao do tópico, em uso ele ta comendo 20% e depois carrega... em nem 1h de uso NA TOMADA ele já comeu 10% da bateria

Pior que só nessa em meia semana ele me comeu 2 ciclos já... literalmente PRA NADA 😒

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...