Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gerenciamento de bateria nos Macs com M1


Thales Vinieri Ramos

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Recentemente comprei um MBP com chip M1 e realmente o computador é muito bom. Porém há um tópico que não sai da minha cabeça desde as pesquisas que fiz antes de realmente comprá-lo, que é o gerenciamento de bateria... Todos sabemos que essas baterias de Íons de lítio não sofrem com o problema de "viciar" o funcionam melhor quando não são estressadas demais. Fiquei intrigado com esse tema e decidi pesquisar mais sobre isso, a fim de aumentar a vida útil da bateria. A Apple diz que o gerenciamento inteligente de bateria "aprende"a maneira que vc usa o computador e adapta o carregamento para otimizar sua durabilidade. Eu uso o computador na bancada, conectado a um monitor externo na maior parte do tempo, portanto mantenho ele na tomada praticamente o dia todo, e só retiro durante a noite, porém isso fez com que os ciclos aumentassem bastante (em 15 dias de uso, estou com 11 ciclos). Nesses 15 dias de uso com o gerenciamento da bateria, não percebi controle nenhum por parte do sistema, para manter a bateria carregada de maneira inteligente. Descobri o aplicativo Al Dente que limita a carga da bateria em uma porcentagem determinada, mesmo quando conectado à tomada, porém não estou 100% seguro em relação ao uso deste app, ou de algum outro... Na realidade ainda não descobri uma maneira de fazer com que o uso seja otimizado para manter o equilíbrio que esse tipo de bateria prefere funcionar.

Alguém tem alguma opinião sobre esse tema? Se posso ficar tranquilo em relação ao gerenciamento da própria Apple ou se recomendam o uso do AlDente ou algum outro app?

Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu fica 100% do tempo na tomada, uso quase sempre o standby… e depois de 1 mês mais ou menos ele entendeu que eu não tiro ele da tomada e uso o standby… tanto que ele vem caindo a carga e ele não carrega. Até aparece uma mensagem lá falando que eu raramente uso em bateria e ela está em “espera”. Com isso até o momento tenho só 4 ciclos em 3 meses de aparelho.

Agora o que acho engraçado é que as vezes quando acaba a energia elétrica e depois volta, ele carrega 100%… passa uns 2 dias em 100% e daí numa noite do nada ele gasta 9-10% da bateria e fica nisso 🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante! O seu, é o primeiro caso que eu vi que ele realmente aprendeu seu uso, porém vc usa ele 100% do tempo na tomada, e eu não. Acredito que eu use uns 80% ele conectado, por isso estou acumulando ciclos. Acho que vou dar mais um tempo pra ele tentar se adaptar e não me preocupar tanto com a contagem de ciclos, pelo menos agora enquanto ele está muito novo... Mas é um pouco desesperador ver os ciclos se acumulando e não saber muito oq fazer hahahaha.

Muito Obrigado pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou ser bem sincero, pra mim essa discussão (no geral, não estou me referindo a você) é uma bobagem tremenda. As pessoas pagam caríssimo nas máquinas e ficam se preocupando com porcentagens, escravas do tempo de carregamento, apps pra isso e aquilo. Não importa o que você faça, essa bateria vai degradar com o tempo, e mesmo que você adie em 6 meses a troca da bateria (se continuar com a mesma máquina tempo o suficiente), ainda assim você terá que trocá-la. Eu não acho que o esforço extra vale a pena.

A vida útil da bateria, tempo de carregamento, autonomia etc etc dependem até do clima da região em que você mora. São tantos fatores que influenciam, que o fato do usuário se preocupar com essas pequenas coisas não faz (muita) diferença.

Eu particularmente uso na tomada em casa... Se for pra usar no sofá de vez em quando ou na área externa eu tiro da tomada, deixo o aparelho indicar que a bateria está baixa e coloco pra carregar. Se eu tiver que sair de casa com o aparelho, uso a bateria. Vendi no início deste ano um MacBook Pro 2014 que eu comprei novo, quando vendi estava com "apenas 294 ciclos", e a autonomia da bateria era incrível, parecia recém tirado da caixa.

De verdade, tenta desencanar. O aparelho tem que servir você. Deixe o aparelho gerenciar a energia e use conforme sua necessidade.

Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thales Vinieri Ramos disse:

Interessante! O seu, é o primeiro caso que eu vi que ele realmente aprendeu seu uso, porém vc usa ele 100% do tempo na tomada, e eu não. Acredito que eu use uns 80% ele conectado, por isso estou acumulando ciclos. Acho que vou dar mais um tempo pra ele tentar se adaptar e não me preocupar tanto com a contagem de ciclos, pelo menos agora enquanto ele está muito novo... Mas é um pouco desesperador ver os ciclos se acumulando e não saber muito oq fazer hahahaha.

Muito Obrigado pela resposta!

Provavelmente pq é meio q igual no iPhone, pra ele te entender vc tem q ter uma rotina, por exemplo sempre por na tomada tal hora… sempre tirar da tomada tal hora… usar sempre tanto tempo… aí nessa rotina é q ele vai pegar e ver o quanto pode segurar sem carregar e quando tem q carregar tudo… por exemplo os iPhones meu e dos meus pais funcionam direitinho o carregamento otimizado pois a gente sempre coloca pra carregar na mesma hora e deixa a noite toda, já o da minha irmã ele não funciona pois ela fica carregando aleatoriamente e por várias vezes não deixa a noite carregando, então não tem o que aprender se o uso é aleatório hahahaha

1 hora atrás, BetoGaleazzo disse:

Eu vou ser bem sincero, pra mim essa discussão (no geral, não estou me referindo a você) é uma bobagem tremenda. As pessoas pagam caríssimo nas máquinas e ficam se preocupando com porcentagens, escravas do tempo de carregamento, apps pra isso e aquilo. Não importa o que você faça, essa bateria vai degradar com o tempo, e mesmo que você adie em 6 meses a troca da bateria (se continuar com a mesma máquina tempo o suficiente), ainda assim você terá que trocá-la. Eu não acho que o esforço extra vale a pena.

A vida útil da bateria, tempo de carregamento, autonomia etc etc dependem até do clima da região em que você mora. São tantos fatores que influenciam, que o fato do usuário se preocupar com essas pequenas coisas não faz (muita) diferença.

Eu particularmente uso na tomada em casa... Se for pra usar no sofá de vez em quando ou na área externa eu tiro da tomada, deixo o aparelho indicar que a bateria está baixa e coloco pra carregar. Se eu tiver que sair de casa com o aparelho, uso a bateria. Vendi no início deste ano um MacBook Pro 2014 que eu comprei novo, quando vendi estava com "apenas 294 ciclos", e a autonomia da bateria era incrível, parecia recém tirado da caixa.

De verdade, tenta desencanar. O aparelho tem que servir você. Deixe o aparelho gerenciar a energia e use conforme sua necessidade.

Abrs!

Eu tbm concordo que ficar escravo de usos é ruim, mas as vezes se a gente pode evitar, melhor! Por exemplo tenho um note bem antigo em casa que comprei em 2011, a bateria dele ainda tem 70% de capacidade! 10 anos depois! Mas por que? Ele ainda era daqueles com bateria removível, que tinham células lembra? Então se eu ficava sempre na tomada, não tinha pq ficar com ela, então eu normalmente deixava ela com 60% e guardava na gaveta. Se eu soubesse que ia sair e tal, colocava e deixava carregando.

Claro que hoje com as baterias internas não dá mais né, porém eu prefiro mantém na tomada do q muitos doidos aí q ficam dando ciclos e só bota pra carregar quando zera… ou seja… se estou usando na mesa, pra q vou ficar na bateria? Fico na tomada né… mas claro q várias vezes já peguei o note é fui pro quarto ver filme ou série e fico na bateria… assim como tava já um calor chato e eu resolvi trabalhar na varanda hehehehe… ou seja… eu pelo menos uso quando preciso dela mesmo… senão é tomada mesmo e a bateria vira só um NoBreak hahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz sentido sim... Principalmente o fato de o aparelho me servir. Fiquei curioso por conta de vários artigos e comentários que li sobre isso, e acho que entrei um pouco na pira... Também porque meu MBP anterior que comprei usado, já estava com a bateria danificada e não segurava carga fora da tomada, portanto sempre tive que usá-lo conectado, então esse é meu primeiro MBP que uso como notebook e tenho esse tipo de "preocupação".

Vlw pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LeBaldi disse:

ou seja… se estou usando na mesa, pra q vou ficar na bateria? Fico na tomada né…

É aí que está. Dependendo do artigo que você lê, há quem diga que usar na tomada todo o tempo não é bom porque manter a bateria longos períodos de tempo com a carga cheia é prejudicial. Aí entra a questão do conhecimento básico de como funcionam essas baterias e também o bom senso. De fato, a bateria ficar por longos períodos de tempo com carga máxima não é o ideal, mas isso estamos falando de um aparelho que está guardado e sem uso há muito tempo. Não é o nosso caso. Você mantém boa parte do tempo com carga máxima, já que usa no carregador, porém também de vez em quando, assim como eu, utiliza o aparelho somente na bateria. Se alguém leva ao pé da letra essa indicação, vai colocar pra carregar quando estiver lá pelos 10 ~ 15% de carga, deixar chegar até ~90% e depois usar na bateria, o que também irá desgastar a bateria normalmente, adicionando mais e mais ciclos de carga completa.

Por isso eu digo, tem muita informação a respeito por aí, algumas são fatos, outras são opiniões pouco embasadas, e se a gente fica querendo seguir o que chamam de "melhores práticas", viramos escravos do aparelho e no final das contas a bateria irá se degradar do mesmo jeito, porque é o natural, rs.

Enfim, com certeza existem boas práticas... Eu não gosto de dar pequenas cargas nos meus dispositivos, quando coloco na tomada costumo deixar até completar, também gosto de de vez em quando desplugar da tomada e deixar a bateria trabalhar, mas no final das contas o importante é a máquina servir o usuário e não deixá-lo na mão. A bateria é igual o pneu do carro.

Muita gente também detona os aparelhos usando acessórios de carregamentos genéricos, e aí não tem escapatória mesmo a médio/longo prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi exatamente esse monte de artigos por aí que me deixaram confuso sobre como utilizar da melhor maneira a bateria e o gerenciamento do próprio Mac. Vou experimentar deixar ele se acostumar com o meu uso, que durante a semana é basicamente conectado à tomada das 10:00 às 19:00, depois desconectado. E ver como ele reage.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use a sua maneira, faça valer o “investimento” hehe. Antes também me preocupava, hoje se puder estar na tomada, o coloco, senão vai de bateria mesmo.

Não sei se acontece com os Macs M1, mas os Intel usam carga da bateria e tomada quando o processamento exige. Tenho um 2012 que a bateria tá no final da vida, percebi uma lentidão significativa que antes não existia, com a mesma rotina.

Pode ser impressão minha, mas acho que o meu Air M1 é menos conservador quando o uso apenas repousando 🤔 a bateria parece ter consumido mais do que o esperado (em comparação com o Intel), mesmo tendo configurando para ele não despertar. Preciso usar mais para ter certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...