Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas de SSD Externo para iMac m1


Posts Recomendados

Ola, eu recentemente comprei um iMac m1 de 256gb. Porém preciso de mais espaço, estou em busca de um ssd externo mas achei apenas poucos modelos com preços absurdos. Alguém tem alguma sugestão para ter mais espaço no Mac com bom custo beneficio? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc quer algo com preço razoável, vai ter que recorrer aos produtos chineses, não tem jeito!

Tem um Netac NVMe que estou de olho a um tempo, pensando em trocar o atual, e ele tá custando R$540 o de 1TB. E ele é bem pequeno.

Hoje eu uso o meu antigo Kingspec Sata num case básico USB 3.0 que funciona bem, mas é meio grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como os amigos falaram acima, a melhor solução é uma case + SSD.
SSD NVMe estão com preços bem legais, mas será que um SSD SATA não te atenderia? Se pegar um case SATA com USB 3.0 vai ter uma boa velocidade com um preço mais justo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matheus, desculpa fugir um pouco do propósito do seu tópico, mas me tira umas dúvidas. 
 

Estiou estudando importar um iMac, e queria saber qual tá sendo sua percepção com os 256gb.

Upar para 16gb, é algum que com certeza absoluta devo fazer, pois pra mim é essencial. Mas pagar mais de R$ 1100 pra upar apenas 256gb e virar 512gb é extremamente salgado pra pouco ganho. 
 

Seria um computador pra uso pessoal, e talvez eu arrisque um edição ou outra, mas nada muito pesado, e de início parece que 256gb é suficiente, mas o longo prazo me intriga. 
 

Pode compartilhar se a decisão de pegar um 256gb era semelhante a minha, e esse necessidade surgiu com o uso, ou você já tinha expectativa de fazer esse upgrade com ssd externo pra economizar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Gabriel Thomazine Silva disse:

Matheus, desculpa fugir um pouco do propósito do seu tópico, mas me tira umas dúvidas. 
 

Estiou estudando importar um iMac, e queria saber qual tá sendo sua percepção com os 256gb.

Upar para 16gb, é algum que com certeza absoluta devo fazer, pois pra mim é essencial. Mas pagar mais de R$ 1100 pra upar apenas 256gb e virar 512gb é extremamente salgado pra pouco ganho. 
 

Seria um computador pra uso pessoal, e talvez eu arrisque um edição ou outra, mas nada muito pesado, e de início parece que 256gb é suficiente, mas o longo prazo me intriga. 
 

Pode compartilhar se a decisão de pegar um 256gb era semelhante a minha, e esse necessidade surgiu com o uso, ou você já tinha expectativa de fazer esse upgrade com ssd externo pra economizar?

Não foi pra mim mas vou responder como eu uso. Há muito tempo atrás eu já fazia uma partilha com uma partição para sistema e programas e outra para arquivos. Com o passar do tempo eu comecei a separar os drives, e não foi diferente com os SSDs. No meu notebook anterior mesmo eu usava um NVMe para sistema e programas e um SSD Sata para arquivos… e dependendo do que vc tem instalado e tal, entre 128 e 256gb são plenamente suficientes pra vc ter tudo instalado. E tudo isso tem um lado bom e pratico: caso eu precise formatar o sistema, meus arquivos continuam no mesmo lugar, não preciso ficar fazendo backup pra formatar e depois copiar tudo de volta 🙂

partindo disso eu pensei também se valia upar pra 512… mas claro que a resposta foi Não hehehehe… pois o ssd interno da suficiente pra usar tudo (hoje uso pouco mais de 100GB, e isso que tenho office, pacote Adobe e o Parallels instalado com um VM de Win11 que ocupa cerca de 20GB)… e meus documentos mesmo ficam no ssd que já usava antes, mas agora no case externo. Mas se precisar comprar um externo mesmo, existem alguns chineses ótimos como o que comentei q é um NVMe da Netac de 1TB, super compacto, com velocidades de até 1.000/1.000 no USBC.

Dai caso eu queria levar o note pra algum lugar, ver vídeo e etc e não quero ficar com o ssd pendurado, só copio o que quero pra uma pastinha no desktop e já era

No seu caso ainda como é um iMac, vc pode até colar o SSD atrás dele, ou então puxa o fio e esconde por baixo da mesa e tal, pois como é um desk vc não vai ficar movendo ele, logo nem vale a pena gastar em armazenamento interno onde vc pode usar um externo muito mais barato

Editado por LeBaldi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/11/2021 at 20:48, LeBaldi disse:

Não foi pra mim mas vou responder como eu uso. Há muito tempo atrás eu já fazia uma partilha com uma partição para sistema e programas e outra para arquivos. Com o passar do tempo eu comecei a separar os drives, e não foi diferente com os SSDs. No meu notebook anterior mesmo eu usava um NVMe para sistema e programas e um SSD Sata para arquivos… e dependendo do que vc tem instalado e tal, entre 128 e 256gb são plenamente suficientes pra vc ter tudo instalado. E tudo isso tem um lado bom e pratico: caso eu precise formatar o sistema, meus arquivos continuam no mesmo lugar, não preciso ficar fazendo backup pra formatar e depois copiar tudo de volta 🙂

partindo disso eu pensei também se valia upar pra 512… mas claro que a resposta foi Não hehehehe… pois o ssd interno da suficiente pra usar tudo (hoje uso pouco mais de 100GB, e isso que tenho office, pacote Adobe e o Parallels instalado com um VM de Win11 que ocupa cerca de 20GB)… e meus documentos mesmo ficam no ssd que já usava antes, mas agora no case externo. Mas se precisar comprar um externo mesmo, existem alguns chineses ótimos como o que comentei q é um NVMe da Netac de 1TB, super compacto, com velocidades de até 1.000/1.000 no USBC.

Dai caso eu queria levar o note pra algum lugar, ver vídeo e etc e não quero ficar com o ssd pendurado, só copio o que quero pra uma pastinha no desktop e já era

No seu caso ainda como é um iMac, vc pode até colar o SSD atrás dele, ou então puxa o fio e esconde por baixo da mesa e tal, pois como é um desk vc não vai ficar movendo ele, logo nem vale a pena gastar em armazenamento interno onde vc pode usar um externo muito mais barato

Porra, valeu pela resposta super completa man!
Vai me ajudar muito em decisões futuras. haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/11/2021 at 12:49, Gabriel Thomazine Silva disse:

Matheus, desculpa fugir um pouco do propósito do seu tópico, mas me tira umas dúvidas. 
 

Estiou estudando importar um iMac, e queria saber qual tá sendo sua percepção com os 256gb.

Upar para 16gb, é algum que com certeza absoluta devo fazer, pois pra mim é essencial. Mas pagar mais de R$ 1100 pra upar apenas 256gb e virar 512gb é extremamente salgado pra pouco ganho. 
 

Seria um computador pra uso pessoal, e talvez eu arrisque um edição ou outra, mas nada muito pesado, e de início parece que 256gb é suficiente, mas o longo prazo me intriga. 
 

Pode compartilhar se a decisão de pegar um 256gb era semelhante a minha, e esse necessidade surgiu com o uso, ou você já tinha expectativa de fazer esse upgrade com ssd externo pra economizar?

Pegando carona na pergunta, também sou adepto de pagar menos no armazenamento para investir numa melhor performance.

Atualmente tenho um Mac Mini M1 com 16gb RAM + 256GB de armazenamento. Destes, 190 GB estão livres (tenho instalada a Suite da Affinity, iWork, Edge, Final Cut Pro e Motion).

Todo armazenamento de arquivos está distribuído em vários discos externos, sendo os de maior capacidade / + lentos para backup e os de melhor desempenho para arquivos em trabalho. Atualmente uso um SSD da Sandisk A400 (o mais baratão de 480GB) + Case UBS-C 3.2 da Vinik que acaba funcionando com transferências de 10 GB/s na teoria - tudo isto custou uns R$ 400. Para você ter ideia a troca de 180GB arquivos entre ele e um SSD Samsung T7 demora pouco mais de 5 minutos.

 

Editado por Vinicius Vasques
Acréscimo de informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Aproveitando o ensejo dessa tread, tenho um mba 2015, sou novato no sistema. Comprei um microsd 1tb a3 extreme pro da sandisk. Espetei esse trem no mac, mas nao consigo formatar, ou se formata, não consigo jogar os dados para lá. Poderiam me indicar um site que ensina algum comando de terminal para fazer isso? e outra coisa gostaria de usar esse microsd como uma unidade dados, como alguns aqui relataram, se caso não tiver jeito, eu conseguiria usar uma doc, nesse mesmo esquema com um ssd externo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Ressuscitando o tópico, estou com um MacMini M1 com SSD 256gb desde o BigSur. Na época não lembro se usava o OneDrive ou o GoogleDrive em um HDD num Dock externo (tenho alguns HDs 3,5"). Por motivos que não vem ao caso, me afastei do M1 e agora voltei a usa-lo. Hoje tenho o OneDrive, que por muitos anos usei num HDD essa mesma Dock no meu MacMini 2012. Gosto de manter os arquivos sempre offline.

Acontece que não sei pq cargas dagua o OneDrive é todo confuso. A pasta criada gera um atalho pra uma pasta oculta no sistema (Dentro de usuarios). Os arquivos offline ficam desaparecidos. Depois de muito tempo fui encontralos numa pasta oculta dentro do HD externo, no local que deveria ficar. Ou seja, o one drive cria um atalho que leva a pasta do sistema, que esse remete a um arquivo físico no HD externo. Se copio arquivos direto pra pasta do sistema, oculpa espaço em disco no HD do sistema E no HD externo quando baixar de novo. Já se copio para dentro da pasta oculta no HDD externo, cria somente essa tal referencia na pasta do sistema.

Resumindo, eu que não sou do meio da informática e programação, achei isso uma bagunça. Antes quando criava a pasta dentro do HD externo e era ela que eu usava era mais fácil.

O iCloud tb não permite usar disco externo. Mas com essa bagunça que a Microsoft fez, penso em comprar um NVMe e usar no mini M1, instalando o sistema direto no drive externo. Cancelo o OneDrive e aumento o espaço do iCloud. É loucura minha? Como vocês (os que mantem arquivos sempre offline) lidam com a Nuvem de vocês?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...