Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Após atualizar meu Macbook Pro (Retina, 13-inch, Early 2015) para o MacOs Monterrey 12.0.1 o trackpad parou de funcionar


Taka Rodrigo

Posts Recomendados

Após atualizar meu Macbook Pro (Retina, 13-inch, Early 2015) para o MacOs Monterrey 12.0.1 o trackpad parou de funcionar.

Quando reinicio ele , o mesmo funciona até o momento que realizo o login e abra o sistema; Após isso o trackpad para de funcionar por completo, somente consigo usar um mouse externo

Macbook Pro (Retina, 13-inch, Early 2015)

8gb ram

256 ssd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Siga os procedimentos abaixo:

1 - Reset de SMC:
https://support.apple.com/pt-br/HT201295

2 - Reset de NVRAM:
https://support.apple.com/pt-br/HT204063

3 - Inicie o Mac no Modo de Segurança:
https://support.apple.com/pt-br/HT201262

Nos guias acima você deve seguir os procedimentos específicos para Macs com chip Intel e que não possuem o chip T2 Security.

Caso o problema persista, você pode tentar fazer uma instalação limpa do macOS Monterey:

https://macmagazine.com.br/post/2021/10/25/como-fazer-uma-instalacao-limpa-do-macos-monterey-12/

O guia acima aconselha o uso de ferramentas de backups automatizados, como o próprio Time Machine da Apple, porém como você está tentando diagnosticar um problema que pode ser de software, recomendo que faça backup dos seus dados mais importantes manualmente, seja num HD externo, via rede, nuvem etc e não com ferramentas que automatizem o processo, pois nesse processo automatizado pode ser que o elemento responsável por estar causando o sintoma do trackpad vá junto do seu backup e continue te fazendo coçar a cabeça após a instalação limpa.


O sintoma que você descreveu (sem trackpad somente após o login) soa como problema de software, porque se fosse problema de hardware não funcionaria nunca, ou iria funcionar de vez em quando também após o login. Os procedimentos que passei acima são todos os que você pode fazer como usuário. Se nenhum deles resolver o problema, você terá que procurar um técnico especializado pra fazer o diagnóstico e te passar um orçamento, mas acho pouco provável que seja hardware pelo sintoma que você descreveu. Outra coisa que pode tentar pra diagnosticar o problema é criar um novo usuário, reiniciar a máquina e fazer login nesse usuário novo. Se o trackpad funcionar no usuário novo, pode ser algo subindo junto com o seu usuário no boot que está causando esse problema, provavelmente uma configuração, um app problemático etc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente o que o amigo acima disse: Crie um novo usuário e de preferência habilite o login automático nesse usuário. Se funcionar normalmente, o problema está no seu usuário. 

Dai vc pode continuar usando o usuário recém criado e mover os seus arquivos para esse usuário. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, LuizRicardo88 disse:

Tenho um macbook do mesmo modelo, estou pensando se atualizo ou não para o Monterrey, mas estou preocupado com lentidão do sistema, você chegou a usar o sistema com seu mouse externo? Teve lentidão em relação ao sistema anterior?

Ainda estou aguardando um pouco mais os relatos de zebra nos hubs usb com o Monterey pra instalar no meu mas, na minha experiência pregressa desde o Snow Leopard, não necessariamente ocorre do macOS mais novo ser mais pesado. Ao contrário, temos boas surpresas em algumas versões! Acho que cada versão tem que ser testada caso a caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, LuizRicardo88 disse:

Tenho um macbook do mesmo modelo, estou pensando se atualizo ou não para o Monterrey, mas estou preocupado com lentidão do sistema, você chegou a usar o sistema com seu mouse externo? Teve lentidão em relação ao sistema anterior?

abraco

Os Macbooks de 2015 são os mais antigos a suportar o Monterey. Provavelmente a última versão. 
A cada ano o macOS vai ficando mais exigente. E tem relatos de problemas com máquinas Intel. Se puder esperar um pouco ou nem atualizar é o ideal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, NEOLIGHT disse:

Ainda estou aguardando um pouco mais os relatos de zebra nos hubs usb com o Monterey pra instalar no meu mas, na minha experiência pregressa desde o Snow Leopard, não necessariamente ocorre do macOS mais novo ser mais pesado. Ao contrário, temos boas surpresas em algumas versões! Acho que cada versão tem que ser testada caso a caso.

Aqui está rodando muito bem (Air 11" 2012 i5 1.7GHz 4GB RAM), Monterey é muito mais rápido que o Big Sur para todas as tarefas, desde a abertura do sistema à execução de aplicativos (fiz update direto, não fiz instalação limpa), valeu muito a pena, uso o OpenCore Legacy Patcher 3.1 como bootloader por conta do suporte à Intel HD Graphics 4000 que a Apple havia removido no Monterey).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, webg3brasil disse:

Aqui está rodando muito bem (Air 11" 2012 i5 1.7GHz 4GB RAM), Monterey é muito mais rápido que o Big Sur para todas as tarefas, desde a abertura do sistema à execução de aplicativos

Olha aí que interessante... bacana saber que ficou bom contigo! Fico curioso com uma coisa: se fica bom no 2012, deve ficar bom no 2013-2014... Porque a Apple jogou o sarrafo do Monterey pros Macbooks 2015?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, NEOLIGHT disse:

Olha aí que interessante... bacana saber que ficou bom contigo! Fico curioso com uma coisa: se fica bom no 2012, deve ficar bom no 2013-2014... Porque a Apple jogou o sarrafo do Monterey pros Macbooks 2015?!

Acredito que ela faz isso pq quem tem esses hardwares antigos sabe o seu valor, e muitas vezes o sistema fica muito mais rápido que o anterior, daí pra vender hardware ela impede as atualizações, agora com o M1, ela pode fechar o cerco ainda mais, pois se ela fizer o mesmo que faz com IPAD e iPhone, vai acabar o downgrade, não sei como está funcionando no M1, se você quiser reverter para um sistema anterior, por exemplo: Se instalou o Monterey e deseja voltar para o Big Sur, se ainda é possível fazer isso, visto que o M1 usa ipsw assinado, se ela tirar a assinatura do ipsw do Big Sur para M1, adeus downgrade.

 

Ref a sua pergunta: sim, funciona bem também nos outros modelos 2013-2014

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, webg3brasil disse:

se ela tirar a assinatura do ipsw do Big Sur para M1, adeus downgrade.

Saí recentemente de um MBP Intel pro M1 e tou no Big Sur no momento. Espero que tenhamos liberdade pra ir e voltar. Eu mesmo fiquei muito tempo parado no Mojave e só fui direto pro Big Sur já momentos antes de vender a máquina anterior. Essas coisas que a Apple às vezes faz criam sentimentos contraditórios de amor e ódio - ela é uma empresa birrenta em certas coisas e poderia evitar de criar casos.

Mais uma vez, fico contente em saber que a performance do Monterey está bacana, ainda mais pros MBPs 2012... Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal entrei em contato com o suporte da Apple e consegui resolver
No final das contas a opção de desabilitar o touchpad quando tem um mouse sendo usado estava habilitada e por algum motivo mesmo sem ter o mouse ele estava desabilitando o touchpad. Após desmarcar essa opção o o touchpad voltou a funcionar.

Obrigado a todos que ajudaram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/11/2021 at 14:51, NEOLIGHT disse:

Olha aí que interessante... bacana saber que ficou bom contigo! Fico curioso com uma coisa: se fica bom no 2012, deve ficar bom no 2013-2014... Porque a Apple jogou o sarrafo do Monterey pros Macbooks 2015?!

Possuo um Pro 2014 e utilizo o OpenCore também. Funciona igual ao Big Sur, porém, últimos dias tenho sofrido com aquecimentos e alguns gargalos.

Até atualizei para o beta do 12.1, mas nada.

Fora que apresenta erro de hash incompatível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, luigustavo disse:

Possuo um Pro 2014 e utilizo o OpenCore também. Funciona igual ao Big Sur, porém, últimos dias tenho sofrido com aquecimentos e alguns gargalos.

Até atualizei para o beta do 12.1, mas nada.

Fora que apresenta erro de hash incompatível.

Eu deixei o macOS Big Sur como principal, e instalei no macOS Monterey em um SSD Externo (não confio em sistemas recentemente lançados, pois um update e pode dar algo errado, fora os bugs que ainda não sabemos), tenho um SSD interno de 1TB com W11 e macOS Big Sur 11.6 (vou manter assim, pois eu havia atualizado pro Monterey e também percebi uma elevação da ventoinha e mesmo ele sendo mais rápido que o Big Sur em tudo, o processador e bateria agradecem se mantiverem mais frio, é o que estou fazendo no momento, acredito que depois do lançamento oficial 12.1 as coisas tendem a melhorar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...