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Boa noite amigos,

Gostaria de contar uma história que envolve os nuances das chamadas "técnicas" da Apple. 

Em Outubro de 2019 tomava um cafezinho com um colega de trabalho, e ele comenta que queria se livrar de "dois computadores velhos" que tinha em casa. Os "computadores velhos" eram nada menos que um eMac G4 2003, e um iMac 2006 Core Duo. Arrematei os dois por um bom valor, e na hora de buscá-los, ganhei um teclado e um Mighty Mouse.... Wireless!

Estava muito alegre, e quando fui testar o mouse, ele.... desmontou na minha mão. Tentei remontá-lo, coloquei pilhas novas, e nenhum sinal de vida. Levei-o então em três técnicas da Apple de renome na minha cidade, e era um pior que o outro. Um disse que não mexia, outro disse pra jogar no lixo, e a terceira me perguntou se era da Apple mesmo. 🙄

Deu pra ver que a geração 2021 de "técnicos Apple" só sabe trocar display de iPhone e trocar HD por SSD de Macbook.

Desisti e guardei o mouse por dois anos. Até que nos stories do Gabriel de Pinho, um Youtuber de tecnologia, vi ele recomendando um técnico que estava restaurando um dos iPods dele. Entrei em contato com ele, enviei o mouse do jeito que estava, e, na manhã seguinte, recebo um vídeo do mesmo mouse montado, higienizado e funcionando! Paguei um valor muito bom no reparo, e estou há horas usando o mouse sem dar nenhum problema. 

Eu queria perguntar para vocês: Aonde foi que os "técnicos" Apple se perderam? Por que ninguém sabe mais consertar um iPod, arrumar um teclado antigo, lidar com dispositivos antigos? Dá pra ver que a maioria sequer nem conhece até o Apple TV. E quando conhece, só sabe apontar e falar que tem que jogar tudo fora e comprar outro.

Dissertem.

Grato,

Guilherme

ps: Quem for de BH pode me mandar mensagem aqui no Fórum que eu indico o cara para vocês. 

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É igual mecânico de carro: tem vários picaretas e vários caras bons. Eu trabalho há 10 anos no ramo e digo que hoje os técnicos estão buscando se especializar mais do que antes, pois os reparos de placa a nível de microeletrônica se popularizaram mais com cursos, muito conteúdo na internet também, e claro, a necessidade do mercado.

O cara que disse pra jogar no lixo é um idiota e o cara que disse que não mexe foi muito honesto e não te fez perder tempo e nem tentou o reparo sem o devido conhecimento. O que acontece é que pouquíssimos clientes buscam reparo de periféricos e até mesmo iPod, Apple TV etc, então o número de técnicos que realmente vão atrás de se especializar nesses produtos é baixo. Além do mais o volume de serviço de iPhones e Macs é gigante, então dificilmente o cara vai querer gastar tempo com um serviço incerto pro conhecimento dele e que pode tomar mais tempo do que retornar lucro. Do ponto de vista de negócio, é compreensível. Melhor do que prometer mundos e fundos pro cliente e não resolver, ou pior, terminar de ferrar com o produto. Sorte sua que não pegou um aventureiro que abraça qualquer coisa visando só lucro e que não acabou sem mouse.

Tem que pesquisar, buscar indicações, ver avaliações e relatos de outros clientes, assim como fazemos em relação a qualquer tipo de prestador de serviços. Que bom que conseguiu resolver!

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20 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

É igual mecânico de carro: tem vários picaretas e vários caras bons. Eu trabalho há 10 anos no ramo e digo que hoje os técnicos estão buscando se especializar mais do que antes, pois os reparos de placa a nível de microeletrônica se popularizaram mais com cursos, muito conteúdo na internet também, e claro, a necessidade do mercado.

O cara que disse pra jogar no lixo é um idiota e o cara que disse que não mexe foi muito honesto e não te fez perder tempo e nem tentou o reparo sem o devido conhecimento. O que acontece é que pouquíssimos clientes buscam reparo de periféricos e até mesmo iPod, Apple TV etc, então o número de técnicos que realmente vão atrás de se especializar nesses produtos é baixo. Além do mais o volume de serviço de iPhones e Macs é gigante, então dificilmente o cara vai querer gastar tempo com um serviço incerto pro conhecimento dele e que pode tomar mais tempo do que retornar lucro. Do ponto de vista de negócio, é compreensível. Melhor do que prometer mundos e fundos pro cliente e não resolver, ou pior, terminar de ferrar com o produto. Sorte sua que não pegou um aventureiro que abraça qualquer coisa visando só lucro e que não acabou sem mouse.

Tem que pesquisar, buscar indicações, ver avaliações e relatos de outros clientes, assim como fazemos em relação a qualquer tipo de prestador de serviços. Que bom que conseguiu resolver!

O mercado de técnicos de periféricos e outros produtos Apple é igual o ditado "Yo no creo en Brujas, pero que las hay, hay".

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  • 2 semanas depois...
Em 29/10/2021 at 23:46, guilhermeandreasjansen disse:

Boa noite amigos,

Gostaria de contar uma história que envolve os nuances das chamadas "técnicas" da Apple. 

Em Outubro de 2019 tomava um cafezinho com um colega de trabalho, e ele comenta que queria se livrar de "dois computadores velhos" que tinha em casa. Os "computadores velhos" eram nada menos que um eMac G4 2003, e um iMac 2006 Core Duo. Arrematei os dois por um bom valor, e na hora de buscá-los, ganhei um teclado e um Mighty Mouse.... Wireless!

Estava muito alegre, e quando fui testar o mouse, ele.... desmontou na minha mão. Tentei remontá-lo, coloquei pilhas novas, e nenhum sinal de vida. Levei-o então em três técnicas da Apple de renome na minha cidade, e era um pior que o outro. Um disse que não mexia, outro disse pra jogar no lixo, e a terceira me perguntou se era da Apple mesmo. 🙄

Deu pra ver que a geração 2021 de "técnicos Apple" só sabe trocar display de iPhone e trocar HD por SSD de Macbook.

Desisti e guardei o mouse por dois anos. Até que nos stories do Gabriel de Pinho, um Youtuber de tecnologia, vi ele recomendando um técnico que estava restaurando um dos iPods dele. Entrei em contato com ele, enviei o mouse do jeito que estava, e, na manhã seguinte, recebo um vídeo do mesmo mouse montado, higienizado e funcionando! Paguei um valor muito bom no reparo, e estou há horas usando o mouse sem dar nenhum problema. 

Eu queria perguntar para vocês: Aonde foi que os "técnicos" Apple se perderam? Por que ninguém sabe mais consertar um iPod, arrumar um teclado antigo, lidar com dispositivos antigos? Dá pra ver que a maioria sequer nem conhece até o Apple TV. E quando conhece, só sabe apontar e falar que tem que jogar tudo fora e comprar outro.

Dissertem.

Grato,

Guilherme

ps: Quem for de BH pode me mandar mensagem aqui no Fórum que eu indico o cara para vocês. 

É bem isso amigo. Tive o mesmo problema com iPad de 5.ª e fui até a Apple Store do Village — RJ, e pasme o atendente ignorou o problema. E não conformado falei com o supervisor e nada. A política é: joga fora e compre outro ou fique com o problema. Apple Watch e iPads são produtos descartáveis quebrou já era. Por ora só irei continuar com o Mac e iPhone que são ainda menos descartáveis. 

Não somos otários!

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