Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro 13 2015 A1502 ainda vale a pena?


fernovaes

Posts Recomendados

Pessoal.

Vendi meu mac mini 2014 e estou procurando outro mac para comprar. 

O dentro do meu orçamento o que mais me interessou foi o Macbook Pro 13  2015 A1502. 

O meu uso com ele será planilhas, video conferencia e as vezes vou precisar emular windows para certificado digital.

Será que ainda vale a pena investir nele?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa máquina. Já tive um A1502 mid 2014 e me atendia muito bem. Eu gostava bastante do modelo. A questão é encontrar uma máquina em ótimo estado e por um preço justo, porque se tem algo que anda injusto ultimamente são os preços dos combustíveis e da carne de Macs antigos usados, rs. Pessoal pedindo 5k, 6k... Eu paguei 6500 num Air 2020 M1 aqui em Maringá, lacrado, até te indicaria tentar fazer um esforço e pegar um modelo M1, mas como você precisa do Windows, não posso te dar certeza que não terá problemas virtualizando Windows ARM pra certificados digitais, ainda mais se usa aqueles tokens da galera do Direito. Tenha ciência também de que esse modelo provavelmente não receberá mais atualizações de software a partir do ano que vem. Pro seu uso não será uma desvantagem a curto prazo, mas a máquina irá desvalorizar um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

É uma boa máquina. Já tive um A1502 mid 2014 e me atendia muito bem. Eu gostava bastante do modelo. A questão é encontrar uma máquina em ótimo estado e por um preço justo, porque se tem algo que anda injusto ultimamente são os preços dos combustíveis e da carne de Macs antigos usados, rs. Pessoal pedindo 5k, 6k... Eu paguei 6500 num Air 2020 M1 aqui em Maringá, lacrado, até te indicaria tentar fazer um esforço e pegar um modelo M1, mas como você precisa do Windows, não posso te dar certeza que não terá problemas virtualizando Windows ARM pra certificados digitais, ainda mais se usa aqueles tokens da galera do Direito. Tenha ciência também de que esse modelo provavelmente não receberá mais atualizações de software a partir do ano que vem. Pro seu uso não será uma desvantagem a curto prazo, mas a máquina irá desvalorizar um pouco.

Beto sempre com boas dicas. Sensacional. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como o Beto falou tudo depende de quanto voce vai pagar. eu diria que mais do que a metade de um MacBook Air M1 novo é loucura! como vc encontra M1 por 6k, eu diria que no máximo 2.000/2500. mais que isso começa a nao valer a pena. 3000 acho que já é muito.

Editado por marcosfisica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, marcosfisica disse:

como o Beto falou tudo depende de quanto voce vai pagar. eu diria que mais do que a metade de um MacBook Air M1 novo é loucura! como vc encontra M1 por 6k, eu diria que no máximo 2.000/2500. mais que isso começa a nao valer a pena. 3000 acho que já é muito.

Exatamente, o problema é que as pessoas anunciam MacBooks 2011/2012 nesses valores. Aqui na minha região um MacBook Pro 13" 2015 pedem uns 5k, mesmo com 128GB de armazenamento (que beleza, pode ser expandido no 2015 ainda, mas né...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

É uma boa máquina. Já tive um A1502 mid 2014 e me atendia muito bem. Eu gostava bastante do modelo. A questão é encontrar uma máquina em ótimo estado e por um preço justo, porque se tem algo que anda injusto ultimamente são os preços dos combustíveis e da carne de Macs antigos usados, rs. Pessoal pedindo 5k, 6k... Eu paguei 6500 num Air 2020 M1 aqui em Maringá, lacrado, até te indicaria tentar fazer um esforço e pegar um modelo M1, mas como você precisa do Windows, não posso te dar certeza que não terá problemas virtualizando Windows ARM pra certificados digitais, ainda mais se usa aqueles tokens da galera do Direito. Tenha ciência também de que esse modelo provavelmente não receberá mais atualizações de software a partir do ano que vem. Pro seu uso não será uma desvantagem a curto prazo, mas a máquina irá desvalorizar um pouco.

Pois é. Eu ate pensei (e ainda não descartei) pegar um M1. Mas os valores estão acima de 7k e eu no momento não posso fazer mais compras parceladas ( já estou com 1 iphone 12 assim). Então pensei neste mac justamente por ter uma boa configuração e creio que em 1 ano me atenderia bem. 

Eu tenho um macbook air 2017, este tbem estou vendendo, mas ai a ideia é pegar um ipad pro de 11. Com isso ficaria com 1 conjunto relativamente bom para as atividades que preciso. 

E valeu a ajuda até o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso as coisas que vc necessita rodem no M1, eu iria sem dúvidas em um M1. 

Um iPad normal (o de 10.2 polegadas) não te serviria? 

Pq investir em um intel hoje, eu não acho uma boa ideia. Eu se fosse vc pegaria um Air M1 + iPad 10.2. Ai vai ter equipamentos para muitos anos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os MacBooks de 2015 são os mais velhos que suportam o Monterey. E nem suporta todos os recursos

Com a diferença absurda de desempenho dos Macs com M1, acredito que a Apple não vai perder tempo dando suporte a Macs antigos. Com sorte um MacBook 2015 deve receber mais uma versão do macOS, isso com muita sorte, mas pense que o Monterey será o último.

O preço que estão pedindo em Macs Intel usados é totalmente fora da realidade. Levando em conta que o investimento em um Mac, seja ele novo ou usado pode ser algo expressivo para muitos, acredito que não vale a pena pegar nenhum Mac Intel de 2018 para baixo, porque acredito que ao menos receberão versões atualizadas de sistema conforme a Apple vai tirando os mais antigos da lista. 

Mas dai entra em questão o preço a ser cobrado. Acredito que seja melhor vc fazer um esforço e pegar logo um M1, nem que seja um Mac mini e perca um pouco a portabilidade. Ou fazer um esforço maior e pegar um MacBook Air M1.

A grosso modo, ainda mais Macs sem suporte para novas versões ou prestes a perder, vale no máximo dos máximos metade do preço de um M1. Seja pelo tempo de vida ou desempenho.
Com todo o respeito para quem tem Mac Intel, mas não consigo ver bom negócio pagar mais do que 3 mil em Mac Intel. Se for pra pagar mais do que isso, melhor pegar logo um Mac mini M1 que é melhor do que basicamente qualquer Mac de 2018 pra baixo, tirando os Pro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fernovaes disse:

Valeu as dicas..

Eu esta semana irei me decidir. 

Hj me apareceu Macbook Pro 2015 por 3.300. O preço está convidativo. Mas vou ver se acho um M1 com preço bom parcelado. Ai compensaria pegar o M1. 

Olha, um MacBook Pro nessa faixa de preços está bem realista viu. Se for um modelo com 256GB de SSD, fica bem realista. 
Mas como eu falei acima, tenha ciência que vc vai investir na casa dos 3 mil para teoricamente ter a última versão do sistema por um ano, caso a Apple abandone os MacBooks Pro 2015 ano que vem (e acho que deve abandonar).

Vamos fazer uma conta básica aqui:
Vc está disposto a pagar R$ 3300,00 em um MacBook de 2015 tendo a certeza de poder usar a última versão (sem todos os recursos) do macOS por um ano, com muita sorte por mais um caso a Apple seja muito boazinha e ofereça mais um update.
Se vc juntar mais 2 mil pega um Mac mini M1 e vai ter a certeza de ficar sossegado por uns 5 anos no mínimo em relação a suporte a versões do macOS. 
Se fizer um esforço e juntar mais 3 mil mais ou menos, pega um MacBook Air M1 e terá a mesma certeza de 5 anos em relação a novas verões de sistema. 

Claro que a decisão e a realidade do seu orçamento fica com vc. Mas se vc pensar a longo prazo, a compra de um MacBook 2015 talvez não seja tão atraente. Fora que teoricamente a tendência é os Macs Intel desvalorizarem mais e mais, e pegar um Mac com Apple Silicon vai ser uma realidade mais pra frente.

Se vc ainda tem monitor, teclado, mouse e webcam do seu antigo Mac mini, pega um Mac mini M1. Se não tem e tiver que comprar, pega um MacBook Air M1.

Mas claro, vai da sua realidade no momento. Mas tenha em mente a questão da longevidade de um MacBook 2015, que está no "bico do corvo". 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chega a ser vergonhoso que tem gente no Mercado Livre com Macbook Pro por mais de R$ 4.000 com tecla não funcionando, tela descascada, com bateria já com 1.000 ciclos usados, speaker estourado... Sei lá, pelo menos eu teria vergonha de anunciar uma coisa destas. Ao menos nestes casos eu não vejo muita gente interessada - mas no patamar dos R$ 2.000 o pessoal compra ainda que esteja com algum tipo de defeito - ainda que grave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu particularmente seguraria o Air 2017 até o M1 se encaixar no meu bolso, ou deixaria de pegar o iPad para investir num M1 agora logo. Tenho um Air intel que me serve bem, mas com certeza não gastaria 1 real pra comprar algo que não fosse M1, ou que não fosse um BAITA negócio fora da curva. Dono de Mac intel usado a venda hoje em dia tá totalmente fora da casinha.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Lucas Resende disse:

Eu particularmente seguraria o Air 2017 até o M1 se encaixar no meu bolso, ou deixaria de pegar o iPad para investir num M1 agora logo. Tenho um Air intel que me serve bem, mas com certeza não gastaria 1 real pra comprar algo que não fosse M1, ou que não fosse um BAITA negócio fora da curva. Dono de Mac intel usado a venda hoje em dia tá totalmente fora da casinha.. 

Eu vou segurar o  Air. Assim que puder vou comprar um M1 e coloco o air para venda. Os 2015 que procurei, todos com preço fora da realidade. O que iria comprar que achei que valeria, foi vendido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcelo Melo alterou o título para Macbook Pro 13 2015 A1502 ainda vale a pena?
Em 10/11/2021 at 17:22, fernovaes disse:

Eu vou segurar o  Air. Assim que puder vou comprar um M1 e coloco o air para venda. Os 2015 que procurei, todos com preço fora da realidade. O que iria comprar que achei que valeria, foi vendido. 

Me parece ser a melhor escolha! Já já aparece uma boa oportunidade! Fica de olho aqui nas Ofertas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/11/2021 at 17:22, fernovaes disse:

Eu vou segurar o  Air. Assim que puder vou comprar um M1 e coloco o air para venda. Os 2015 que procurei, todos com preço fora da realidade. O que iria comprar que achei que valeria, foi vendido. 

Boa, também estou na mesma. Segurando meu Air antigo pra pegar um M1 ano que vem assim que possível.

Editado por Lucas Resende
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...