Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Preço de Mac Intel no Brasil - quando cai?


marcosfisica

Posts Recomendados

Hoje estava vendo esse vídeo do Luke Miani onde ele mostra como o preço de macs Intel estão despencando nos EUA em função do lançamento dos novos M1Pro e Max.

 

Porque será que a gente ainda não nota esse comportamento no Brasil? Olhando aqui no fórum, no ML, OLX, o povo viaja no preço de mac usado! Tem gente pedindo 7 mil reais em MacBook Pro  2017, 5500 em MacBook Air, 15 mil em MacBook Pro 2019!

O pessoal tá completamente louco ou eu to perdendo alguma coisa? Com 6500 você compra MacBook Air M1. Com 8500 MacBook Pro M1. Tudo que é review, análise, benchmark, mostra que os macs com Apple Silicon estão dando surra em mac Intel. Então como alguém pede 5500 por um MacBook Air 2017? No ML tem gente pedindo 4500/5000 reais em MacBook Pro 2012!!!!!

Ok, cada um pede o que quiser no seu mac, e não significa que vai vender por aquele preço, mas poxa vida! Vamos ter um pouco de noção! Você que está querendo se livrar de um mac Intel pra comprar um M1 tem que entender que estamos todos no mesmo barco. Todos estamos querendo comprar um M1! Então, não vale mais a pena comprar mac Intel, ninguém mais quer comprar mac Intel, a não ser que seja por um ótimo preço! Será que vai demorar muito pra galera se dar conta disso?

 

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, acho que nem tão cedo, nem tão breve. Estamos no brasil, apple é sinônimo de status.  Muita gente compra macs apenas por status, ou algo do tipo e foda-se o desempenho. Prova disso é o preço dos macs 12 pol, que passam dos 5 mil facilmente sendo que tem desempenho pífio e baixa confiabilidade. Tbm queria comprar um retina 2014, por aí, para fazer um segundo setup aqui em casa, mas 4k em um pc de 7 anos atrás com pelo menos 5 anos de uso? Nem fudendo que vale. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é. eu penso igual. um MacBook Air 2017 me atenderia perfeitamente hoje e por mais alguns anos. se fosse 3k eu consideraria a compra. 3 mil, menos da metade de um M1, usaria por mais uns 2 ou 3 anos até passar pra um M1 mesmo. mas 5k? 5500? por esse preço boto um pouco mais e vou direto de M1.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, muito interessante esse assunto. Suas impressões vão de encontro com as minhas. Aliás, não é de hoje que esses preços estão assim. Em 2019 me lembro de ver uma pessoa comentando a compra de seu primeiro MacBook, um Pro de 13 polegadas de 2011 por R$ 3500 e achou um negócio excelente, sendo que eu pessoalmente achei um preço extremamente salgado.

Quanto a queda dos preços, acredito que dificilmente irão se refletir aqui no Brasil, isso pois se você notar esses preços absurdos próximos do preço de um produto novo não são exclusividade da Apple. Olhando no MercadoLivre é normal ver notebooks com 3 ou 4 anos de uso por valores em torno dos 3 mil reais, sendo que com mil reais a mais você compra um novo com configurações melhores. O ponto para mim é que diferentemente dos EUA onde, apesar da tendência geral de aumento de preços, a absoluta maioria das pessoas tem condições de comprar os produtos novos, então a menos que os usados e especialmente os com processadores Intel, que tem seus dias "contados", abaixem de preço eles não irão vender.

Já na realidade do Brasil me parece natural assumir que a maioria da população, numericamente falando, não tem condições de comprar os novos e, com isso, eu teorizo que a lógica é algo na linha de: uma vez que não tenho dinheiro para comprar um novo para me desfazer de meu velho irei pedir um preço que seja próximo do novo, facilitando a compra do mesmo. Já na ponto do comprador, se os casos que vi dizem algo, acredito se tratar de desconhecimento de importadores não oficiais somado ao imaginário popular colocar os Macs como computadores quase eternos, onde as pessoas acham que por serem da Apple mesmo tendo cinco, seis ou sete anos eles ainda são tão superiores aos outros que valem esses preços surreais. Infelizmente, falamos de uma realidade onde as pessoas pagam R$1800 em iPhones 7 usados e acham normal, mesmo que um aparelho Android novo possa ser mais interessante e que com um pouco a mais seja possível pegar um iPhone mais novo sem uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mac é uma maravilha para se usar, mas para muitos, é um artigo de luxo, por mais antigo que seja. Pode ser um Mac velho, mas é um Mac.
Vemos isso também em iPhones no geral, onde tem muita, mas muita gente que brilha os olhos a cada lançamento da Apple, porque sabe que agora vai poder encontrar um já velho iPhone X ou XR usado a um preço que ela pode pagar. Mas não se atreve a pegar um Android novinho que tem um bom desempenho e funções. Ela quer o iPhone, mesmo que seja velho.
A escalada do dólar também ajudou a inflacionar os preços dos usados por aqui. Quem tinha um Mac viu que não podia comprar um novo e deu uma segurada.
Mas indo para Mac Intel usado, sou da opinião de que Mac de 2014 pra baixo, seja ele qual for, basicamente não vale a pena investir. Seja porque não tem um bom desempenho, sem novas versões do macOS, etc...  Tem gente pedindo 4 mil em iMac de 2012 configuração padrão. Totalmente surreal.
Pegando os Macs Intel que atualmente suportam o Monterey, basicamente só vale se tiver muito, mas muito barato. Coisa que quem tem um, não vai querer vender porque acha que está perdendo dinheiro.
 

Quem compra Mac usado também pesquisa preço de Mac novo e sabe o quanto um Mac com M1 é superior. Eu acredito que tem muita gente que for comprando, vai ficar com Macs sobrando em casa e os preços vão meio que abaixar na marra. 

Vejo o caso do Mac mini Intel 2018. Se um Mac mini M1 que é MUITO superior a ele custa R$ 5300,00, eu consideraria justo pagar R$ 2500,00 em um Mac lançado 3 anos atrás e que tem um desempenho inferior ao modelo atual. Mas a pessoa pagou 2 anos atrás na casa dos 6 mil nesse mesmo Mac mini. Então eu meio que não julgo quem pede muito por Mac usado. Se vale ou não, ai já é outra história.

Como o amigo falou acima, MacBook 12" é um dos piores Macs que a Apple lançou. Sinceramente, ainda mais agora com os M1, não vale mais do que 3 mil e olhe lá.

Quem tem interesse de pegar um Mac Intel usado, acredito que o ideal é não ter pressa e ao achar um Mac que lhe interessa, fazer uma oferta realista do ponto de vista do mercado como um todo. Obvio que a primeira vista o dono vai rejeitar, mas dai deixa o contato para que o dono possa retornar se pensar 2x. Acredito que cedo ou tarde ele vai te mandar mensagem.

Vi no Fórum um membro vendendo um iMac 27" acho que 2017 por 16 mil. Um iMac 24" custa os mesmo 16 mil a vista e é MUITO, mas MUITO superior do que um iMac Intel de 4 anos atrás. Basicamente pode diminuir e muito a pretensão do valor a se pedir, porque basicamente ninguém em sã consciência vai pegar um Mac usado de 4 anos atrás sendo que pode pegar um iMac M1 novo agora. 

1 hora atrás, marcosfisica disse:

pois é. eu penso igual. um MacBook Air 2017 me atenderia perfeitamente hoje e por mais alguns anos. se fosse 3k eu consideraria a compra. 3 mil, menos da metade de um M1, usaria por mais uns 2 ou 3 anos até passar pra um M1 mesmo. mas 5k? 5500? por esse preço boto um pouco mais e vou direto de M1.

 

Eu acho que é justamente por isso que cedo ou tarde os preços irão cair. Vai ter muita gente vendendo e se cobrar caro, o pessoal vai de Air M1 ou outros Intel mais recentes. 
Oferece o que vc acha justo e explica. Vai ter a recusa, mas a pessoa vai ficar com o Mac encalhado. Uma hora a realidade vai bater na porta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo com todos os pontos que voces colocaram. eu fico com vontade de começar a interferir nas publicações "sem noção" por aí. Comentar tipo "com esse valor pego um M1", ou "com mais 1000 reais pega um M1". Sei lá, pra avisar os desavisados! hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, jailsonrs disse:

A escalada do dólar também ajudou a inflacionar os preços dos usados por aqui. Quem tinha um Mac viu que não podia comprar um novo e deu uma segurada.

[...]

Coisa que quem tem um, não vai querer vender porque acha que está perdendo dinheiro.

Essas frases resumem tudo! Isso vale para todo o mercado de usados, as pessoas não tem dinheiro para sair comprando produtos novos então elas não querem se desfazer do que tem pelo preço de mercado de um produto nas condições. Prova disso são os inúmeros anúncios de produtos antigos, que visivelmente são coisas que estavam guardadas há anos sem uso, e que os vendedores colocam preços como se estivessem vendendo ouro. Se essa mesma pessoa vende por "pouco", devido a atual situação econômica ela não compra nada mais, diferentemente de países como o do video citado.

44 minutos atrás, marcosfisica disse:

concordo com todos os pontos que voces colocaram. eu fico com vontade de começar a interferir nas publicações "sem noção" por aí. Comentar tipo "com esse valor pego um M1", ou "com mais 1000 reais pega um M1". Sei lá, pra avisar os desavisados! hehehe

De vez em quando eu encontro esse tipo de comentário em anúncios e, acredite se quiser, os vendedores se mantém firmes no preços pedidos, isso quando não se acham insultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Amigos disse:

 

De vez em quando eu encontro esse tipo de comentário em anúncios e, acredite se quiser, os vendedores se mantém firmes no preços pedidos, isso quando não se acham insultados.

é, nunca comentei nada assim não e nem vou. fico só na vontade. rsrsrs. acho que fazer isso aqui no fórum ia gerar muito problema e não é legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que sim poderia ser interessante é o MacMagazine fazer uma matéria sobre isso! o que acha @Rafael Fischmann. fica aí a sugestão de pauta.

a idéia não é que o site/ Admins interfiram no preço que a galera tá pedindo. isso como a gente já discutiu aqui é livre, cada um pede o que achar  melhor no seu produto. mas podia ter uma matéria discutindo esse assunto, a "supervalorização" de macs intel no Brasil, a tendencia de eles "encalharem" a medida que os M1 forem barateando, e a necessidade de quem tá vendendo cair na real!

ou ao menos uma matéria pra alertar compradores. pra abrir os olhos da galera que tá procurando comprar mac usado agora. deixar a dica pra comparar com os preços dos M1, direto da apple e de distribuidores. explicar o panorama, que a transição ao apple silicon não tem mais volta. que mac intel em pouco tempo não será mais compatível com nada. enfim, coisas do tipo.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no Brasil o Mac é um item de grife... Se for pelo preço oficial da Apple, um "basiquinho" custa 10 salários mínimos. Já nos EUA tem estagiário comprando no segundo pagamento. Microondas que aqui a gente paga 400 ~ 500 reais eu já vi em promoção no Walmart lá por 40 dólares, e pra quem tá fazendo as contas, nem faça! É 400 "dinheiros" pra nós e 40 "dinheiros" pra eles, rs. É bem comum torrarem dispositivos por lá, parece que as vezes pedem até valor simbólico dependendo da máquina só pra desocupar espaço em casa.

O povo viaja mesmo, beleza que os produtos da Apple costumam desvalorizar menos devido à longevidade e tempo de suporte de software, mas pera lá né kkkkk
"Paguei 10 mil no meu MacBook 2010 na época, não vendo por menos de 5", kkkkk

Fora quando o cara acha que um SSD SanDisk de 250GB e mais 8GB de RAM DDR3 valorizam o aparelho, mas enfim...

De qualquer forma eu já me antecipei quando vi que o Apple Silicon tinha caído nas graças da galera eu já me livrei do meu MacBook Pro com chip Intel. Não que ele fosse ruim, apesar de 2014 era ótimo, estava impecável e atendia minhas necessidades, mas vi a oportunidade de ainda pegar um valor legal e quando tive a oportunidade peguei um Air com M1.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, marcosfisica disse:

concordo com todos os pontos que voces colocaram. eu fico com vontade de começar a interferir nas publicações "sem noção" por aí. Comentar tipo "com esse valor pego um M1", ou "com mais 1000 reais pega um M1". Sei lá, pra avisar os desavisados! hehehe

Vendo agora no Fórum, tem um anúncio de um iMac de 2012 e o vendedor está pedindo 4800,00. Quem é que vai investir quase 5 mil reais em um Mac com praticamente uma década de lançado e que perdeu o suporte no Catalina? Se vai investir em Mac usado, que minimamente seja um Mac com um mínimo suporte a versões atuais do sistema, porque com  5 mil, dá para pegar um excelente notebook Windows com CPU nova e VGA dedicada. Para um Mac de 2012, vale metade do que ele está pedindo e olhe lá.
O que eu vejo, é que tem muita, mas muita gente que vai ficar com Mac parado em casa, principalmente Macs mais antigos, sem suporte a versões novas de sistema e já abandonados pela Apple.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

De qualquer forma eu já me antecipei quando vi que o Apple Silicon tinha caído nas graças da galera eu já me livrei do meu MacBook Pro com chip Intel. Não que ele fosse ruim, apesar de 2014 era ótimo, estava impecável e atendia minhas necessidades, mas vi a oportunidade de ainda pegar um valor legal e quando tive a oportunidade peguei um Air com M1.

Fiz o mesmo com o meu MacBook Pro 13" 2017 2 Thunderbolt. E olha que o meu ainda era o modelo com SSD de 256GB. Tinha trocado LCD pelo problema das manchas e o top case e bateria pelo problema do teclado. Já me preparando para pegar o M1 mas me desapontei porque os primeiros não vieram com mudanças e vou ficar de olho no próximo Air. 

Essa de que pagou tanto quando comprou e vê um novo valendo muito mais, necessariamente não valoriza uma máquina antiga. O que me choca mais, é ver alguns pedindo valores totalmente irreais em Macs realmente antigos mesmo. Tem gente ainda achando que iMac Core 2 Duo vale 2 mil reais e que por ser um Mac, é melhor do que muito PC por ai. Surreal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, jailsonrs disse:

Vendo agora no Fórum, tem um anúncio de um iMac de 2012 e o vendedor está pedindo 4800,00. Quem é que vai investir quase 5 mil reais em um Mac com praticamente uma década de lançado e que perdeu o suporte no Catalina? Se vai investir em Mac usado, que minimamente seja um Mac com um mínimo suporte a versões atuais do sistema, porque com  5 mil, dá para pegar um excelente notebook Windows com CPU nova e VGA dedicada. Para um Mac de 2012, vale metade do que ele está pedindo e olhe lá.
O que eu vejo, é que tem muita, mas muita gente que vai ficar com Mac parado em casa, principalmente Macs mais antigos, sem suporte a versões novas de sistema e já abandonados pela Apple.
 

Com 5,5k da pra pegar um Mac Mini m1 0km. 600 conto pega um monitor 24 pol 1080p. kit teclado e mouse sem fio Logitech de 100 mangos. Com 2k a mais tu pega um pc com 10x mais performance e garantia de 1 ano. Se pegar usado então (e com BEEEEEEM menos tempo de uso que o iMac), dá pra economizar mais ainda. Ou se n exigir um Mac mas precisar de Mac OS, com essa grana dá pra pegar um bom pc windows e fazer um hackintosh. Infelizmente, galera tá viajando real no preço desses usados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Paulo2908 disse:

Com 5,5k da pra pegar um Mac Mini m1 0km. 600 conto pega um monitor 24 pol 1080p. kit teclado e mouse sem fio Logitech de 100 mangos. Com 2k a mais tu pega um pc com 10x mais performance e garantia de 1 ano. Se pegar usado então (e com BEEEEEEM menos tempo de uso que o iMac), dá pra economizar mais ainda. Ou se n exigir um Mac mas precisar de Mac OS, com essa grana dá pra pegar um bom pc windows e fazer um hackintosh. Infelizmente, galera tá viajando real no preço desses usados...

Mas vai falar a real em quem tem Mac velho pra vc ver. Chega em dono de Mac com quase uma década, já abandonado tanto em software como em hardware e fala que o Mac que ele está pedindo 5 mil não vale nem 2 mil. No mínimo vai se sentir ofendido. 
Mac mini por muito tempo foi conhecido por não se desvalorizar muito. Mas agora com o Mac mini M1 na casa dos 5 mil, um Mac mini Intel 2018 vale a metade sendo bem generoso. Só que teve muita gente que comprou "ontem" Mac mini Intel pagando o que vale um M1 hoje. Dai não vão querer vender, mas até ai ok, é uma máquina relativamente recente até. Mas os Mac mini 2014, pode esquecer que desvalorizou ao extremo. Os 2012 então, pior ainda. 
Eu acredito que aos poucos a galera vai caindo na real. Usando um iMac 2012 como exemplo, sinceramente, 2 mil está de bom tamanho e olhe lá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que os primeiros a sofrerem os impactos dos processadores ARM, vão ser as máquinas mais recentes. Pessoal realmente tem pedido um valor praticamente igual ao das máquinas ARM, e com certeza esses vão encalhar rapidamente, forçando os preços a baixarem. 

Agora os Macs mais antigos, ai é um campo mais complicado.

Eu pessoalmente gosto dos 2012 não retina. Na minha opinião para quem quer um MacBook Pro usado a um preço bom, e tem um conhecimento médio, consegue deixar esses Macs com muito gás mesmo para os dias atuais. Coloca 16GB de RAM, SSD, troca bateria, usa um Patcher para rodar o Monterey, e vai ter uma excelente máquina. E são o tipo de Mac que se compra na faixa de 2500/3000 reais.

O que eu deixaria de fora totalmente são os MacBooks Pro de 2016 a 2018. Os famigerados com teclado borboleta. Esses na minha opinião foram a pior versão dos MacBooks. Eu tive um Pro 13' de 2017 e com menos de um ano o teclado já estava horrível com várias teclas falhando. Meu irmão também teve um Pro 15' de 2016, foi a mesma coisa. E basicamente todo mundo que conheço teve problemas. E é um defeito crônico, não adianta trocar o teclado, que uma hora ele vai estragar novamente. E o pior, essas máquinas já estão saindo fora do programa de Recall de 5 anos. Ou seja as 2016, se der problema ano que vem, vc vai morrer com o prejuízo de uma topcase nova. 

Agora uma outra coisa a se considerar é o suporte aos processadores Intel. Eu acho que a Apple não vai cortar o suporte tão cedo. Na época da migração do PowerPC para Intel levou cerca de 3 anos ao todo, desde a primeira máquina com Intel, até o corte total de suporte aos PowerPC. Mas deve-se levar em conta que na época a base instalada de PowerPC era infinitamente menor que a que existe hoje com processadores Intel. Considerando isso creio que pelo menos mais uns dois MacOS futuros ainda vão suportar Intel, e mais uns 2/3 anos pelo menos de atualizações de segurança depois que não houver mais suporte dos MacOS mais recentes. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, du_skn disse:

 

Eu pessoalmente gosto dos 2012 não retina. Na minha opinião para quem quer um MacBook Pro usado a um preço bom, e tem um conhecimento médio, consegue deixar esses Macs com muito gás mesmo para os dias atuais. Coloca 16GB de RAM, SSD, troca bateria, usa um Patcher para rodar o Monterey, e vai ter uma excelente máquina. E são o tipo de Mac que se compra na faixa de 2500/3000 reais.

 

Agora uma outra coisa a se considerar é o suporte aos processadores Intel. Eu acho que a Apple não vai cortar o suporte tão cedo. Na época da migração do PowerPC para Intel levou cerca de 3 anos ao todo, desde a primeira máquina com Intel, até o corte total de suporte aos PowerPC. Mas deve-se levar em conta que na época a base instalada de PowerPC era infinitamente menor que a que existe hoje com processadores Intel. Considerando isso creio que pelo menos mais uns dois MacOS futuros ainda vão suportar Intel, e mais uns 2/3 anos pelo menos de atualizações de segurança depois que não houver mais suporte dos MacOS mais recentes. 

 

 

concordo contigo. eu pegaria fácil um MacBook Pro 2012. porém, 2500/3000 é muita grana! por 6k pego MacBook Air M1. então não dá pra pagar 3k num 2012.

quanto ao suporte, pode ser. mas tem um outro detalhe aí na conta. a Apple hoje é uma empresa muito diferente de quando fez a transição PPC/Intel. Hoje, com o tamanho que a Apple está, com o mercado que tem, eu não duvido nada que ela ligue o foda-se pros macs intel rapidinho. se ela ver que os apple silicon estão vendendo bem, substituindo o mercado que era de mac intel, ela puxa o plugue da tomada, abandona intel e tchau! aí quero ver essa galera aí começar a vender os mac intel a preço de banana pra poder comprar um M1. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, marcosfisica disse:

concordo contigo. eu pegaria fácil um MacBook Pro 2012. porém, 2500/3000 é muita grana! por 6k pego MacBook Air M1. então não dá pra pagar 3k num 2012.

quanto ao suporte, pode ser. mas tem um outro detalhe aí na conta. a Apple hoje é uma empresa muito diferente de quando fez a transição PPC/Intel. Hoje, com o tamanho que a Apple está, com o mercado que tem, eu não duvido nada que ela ligue o foda-se pros macs intel rapidinho. se ela ver que os apple silicon estão vendendo bem, substituindo o mercado que era de mac intel, ela puxa o plugue da tomada, abandona intel e tchau! aí quero ver essa galera aí começar a vender os mac intel a preço de banana pra poder comprar um M1. hehehe

Então eu também acho que 2500/3000 é muita grana. Mas infelizmente é a realidade de hoje. Lembro em 2016 quando comprei um MacBook Pro 2009 por 1200 reais em bom estado! Bons tempos! 

Realmente tem esse risco, da Apple abandonar de uma vez os Intel. E vai acontecer bem isso mesmo, pessoal vendendo os intel a preço de banana. Ainda bem que eu já me adiantei e vendi os meus MacBooks que valiam mais! Montei um Hackintosh barato com peças do aliexpress para usar como desktop, e por hora estou com um MacBook Pro Early 2011 com 16GB de RAM e 500GB de SSD que comprei bem barato, para ir usando até juntar a grana para partir para o sonhado Air M1! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tb to nessa de juntar grana pra um M1. mas pelo andar da carruagem quando chegar lá já estaremos no M4, M5...srsrrssrrs...é até melhor, porque aí já será um produto mais consolidado e com menos problema, e quem sabe sem notch! rssrsrsr

por enquanto sobrevivo com meu iMac 2010 e MacBook Pro 2008! :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entro todo dia na Olx pra ver os macbooks aqui da minha região. Bem de vez em quando aparece uns 2013-2014-2015 com preço atrativo e configuração legal. Quando respondem minhas perguntas é informando que já venderam, porque realmente estavam baratos. Esses dias apareceu um Pro 2014 filé por 2.800,00 que nem deu tempo de perguntar.

Mas a grande maioria dos anúncios do Olx daqui é pessoal que casou com o computador e quer recuperar o investimento inicial lá do passado. E tbm começou a aparecer os Macbook Air M1 novo lacrado nessa faixa dos 6.000-7.0000 e os anúncios de MBA M1 usados mais caros que os novos kkkk.

To quase comprando um M1 novo, quase com o valor completo juntado, e esse meu MBA 2010 que nem lembro mais quanto paguei lá atrás, que também já se pagou umas 100x, ou vou vender bem barato tipo milão (ou menos porque só o SSD que coloquei esses tempos foi 600 com adaptador) ou dar de presente pra algum parente kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...