Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

OSx Monterey em SSD externo iMac 27 2017- Roda tranquilo ?


zagam

Posts Recomendados

Hoje, por acaso, descobri um possível vilão do Monterey: o app Logitech G Hub. Bastou instalar e reiniciar que passou a levar mais de 4 min para reiniciar o sistema. Após removê-lo, também não resolveu, daí lembrei de autorizações privilegiadas dada a ele em acessibilidade e captura de tela, nas preferências do sistema. Após remover e reiniciar, aí sim, a inicialização retornou ao normal. Esse app forçou tanto aqui que até removeu o modo escuro do sistema. Pena isso, pois ele agrega novidades aos acessórios não só da Logitech, mas também agora de microfones Blue Yeti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Atualizei o macOS do SSD externo para a recém lançada versão estável 12.1 do Monterey. Embora os hubs USB C e USB 3.0 da Baseus e Hagibis estejam funcionando, sendo que testei apenas pendrive e HD externo e não as portas HDMI e Ethernet, a inicialização está bem lenta. Eu diria que mais lenta: após reiniciar várias vezes, o menor tempo foi de 5 min até a tela de login/senha e, após digitar a senha, foram mais de 1min para chegar na tela inicial com as barras aparecendo. No entanto, ao abrir o Safari, eis a lentidão também, demonstrando que o OS não estava com todos os recursos inicializados. Como relatei no passado, após alguns minutos de uso fica normal, mas para mim não dá para aceitar inicialização de HD tendo um SSD. Nos próximos dias pretendo retornar ao Big Sur. Poderia até aguardar a nova case da Ugreen, mas não estou mais com expectativa de que resolva alguma coisa, embora seja um último teste possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@sigma7
Cara, que doideira.
A minha inicialização está na casa dos 4min também, o que acho bizarro. Mas pelo que percebo, após abrir o sistema, ele funciona sem atrasos (pelo menos não percebi). Eu rodo o OS naquela case da OWC. Não sei se tem diferença pra sua.

Chegou sua case nova da Ugreen? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Del Reia case chegou, apenas transferi o SSD NVME para ela, mas como não notei diferença, desisti de comentar aqui. 

spacer.png

Ela é mais pesada, passando a sensação de ter componentes internos de melhor qualidade. Eu disse "sensação" porque não posso comprovar.

Ela exige o uso de parafusos, sendo assim menos prática.

Veio com termal pads que ainda não usei, pois o SSD NVME que tenho já veio com um metálico.

spacer.png

O ponto negativo mais explícito é que o cabo, que possui um material emborrachado de qualidade, mas por ser curto faz com que ele fique meio pendurado e não deitado na mesa. Estou usando uma caixinha de papelão para ampliar a altura.

A inicialização aqui permanece também por volta dos 4 minutos, mas quando aberto acho que está em pleno funcionamento. Digo "acho" porque nunca tentei averiguar se a GPU dedicada está ativa, pois faz tempo que não edito nenhum vídeo. Certamente uma renderização vai revelar o desempenho gráfico. Ainda pretendo voltar ao Big Sur, mas estou com preguiça de fazer a instalação. 

Talvez no aniversário do AliExpress em março eu arrisque pegar uma case Thunderbolt 4/USB 4.

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sigma7

Hum... Entendi. Eu tenho uma case Ugreen dessa "antiga" também. Mas não rodo o OS nela. Mantenho pra alguns arquivos que acesso. Definitivamente a Apple não está facilitando a vida de quem roda SO em disco externo. E acho que a tendência é piorar... Pelo menos agora os novos computadores estão vindo só SSD ao invés daqueles Fusion safados. 

O cabo mais curto dessa sua case nova chama atenção mesmo. Será que o tamanho do cabo influencia na velocidade?

Só pra confirmar: O seu iMac é Thunderbolt 4? Pergunto isso porque o meu também é 27" 2017 e é Thunderbolt 3. No meu caso, não sei se um case com conexão Thunderbolt 4 traria benefício...

Atualmente estou buscando um hub/dockstation que me gere pelo menos 1 entrada Thunderbolt (ou USB-C), 2 USB retangulares e leitor de cartão. Mas é Difícil achar isso. A maioria gera uma entrada Thunderbolt/USC-B é para carregamento, e não transferência de dados. A OWC até tem uns modelos, mas são caros pra dedéu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Del Reiacho que vou interromper essa abordagem de usar OS na case e usar o sistema do Fusion Drive. Fiquei tão fascinado com isso na época que acabei esquecendo dessa forma mais simples de resolver tudo.

Eu penso em pegar case USB C ou Thunderbolt 4 porque todas as case Thundebolt 3 que eu já vi não funcionam em notebooks/PCs cuja porta é somente USB C, sem Thunderbolt. Atualmente estou em uma situação aqui de conciliação de Windows com macOS, e algumas raras utilizações de Linux, e sempre pensando não sõ no agora, como em um futuro com ou sem Mac. Então ter uma case USB 4/Thunderbolt 4 significa ter algo retrocompatível com qualquer porta USB C, seja ela Thunderbolt ou não. O benefício no iMac 2017 é limitado aquilo que oferece a tecnologia Thunderbolt 3, mas tenho um pé no presente e outro no futuro.

Acho difícil encontrar uma case assim, que saia do Thunderbolt outra conexão Thunderbolt e ainda de outros tipos. Acredito que seja impossível ou, se existe solução da OWC, imagino que tenha limitações, como, quem sabe, velocidade e/ou quantidade de dados trafegados de Thunderbolt 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, sigma7 disse:

@Del Reiacho que vou interromper essa abordagem de usar OS na case e usar o sistema do Fusion Drive. Fiquei tão fascinado com isso na época que acabei esquecendo dessa forma mais simples de resolver tudo.

Eu penso em pegar case USB C ou Thunderbolt 4 porque todas as case Thundebolt 3 que eu já vi não funcionam em notebooks/PCs cuja porta é somente USB C, sem Thunderbolt. Atualmente estou em uma situação aqui de conciliação de Windows com macOS, e algumas raras utilizações de Linux, e sempre pensando não sõ no agora, como em um futuro com ou sem Mac. Então ter uma case USB 4/Thunderbolt 4 significa ter algo retrocompatível com qualquer porta USB C, seja ela Thunderbolt ou não. O benefício no iMac 2017 é limitado aquilo que oferece a tecnologia Thunderbolt 3, mas tenho um pé no presente e outro no futuro.

Acho difícil encontrar uma case assim, que saia do Thunderbolt outra conexão Thunderbolt e ainda de outros tipos. Acredito que seja impossível ou, se existe solução da OWC, imagino que tenha limitações, como, quem sabe, velocidade e/ou quantidade de dados trafegados de Thunderbolt 2.

Voltar pro Fusion não é má ideia... Não sei se automaticamente o iMac instalaria o SO na seção de SSD do disco (espero que sim). Seria inteligente pelo menos o OS e os programas serem alocados na seção SSD do Fusion, mas suspeito que isso não seja automático - e não sei se tem como fazer. Mas seria uma opção. 

E manteria os SSDs externos pra outros arquivos.

Rodei um speed test agora aqui, e o Fusion (provavelmente a porção SSD) tem praticamente a mesma velocidade dos meus SSDs externos. Sendo que a escrita no Fusion é pouca coisa menor. Ficou na faixa dos 845 MB/s. Enquanto o SSD 920 MB/s. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Del Reia verdade neu nunca desinstalei o macOS do Fusion, pelo contrário, sempre atualizei para nova versão e está bem rápido, até porque conta com poucos arquivos. Engraçado que, ao menos aqui, a Apple não aceita manter a conta do iCloud logada nele e no OS externo, sempre exigindo reinserção de senha.

Após concluir um trabalho aqui, na outra semana voltarei a usar o Fusion e delegar arquivos, ao menos os mais pesados, para o SSD externo, pois já imagino um provável problema de backup do SSD externo para o iCloud, pois possui pastas pré-definidas, mas como sou assinante do Office vou ver se dá para configurar algo automático para o OneDrive. Acho que a velocidade de leitura/escrita medida por você deveria ser muito superior devido à integração com a placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Del Reidemorei para responder porque nos últimos dias tenho utilizado com sucesso um Dell XPS Desktop com GPU da Nvidia, mas segue o resultado primeiramente do teste do macOS na nova case UGreen com SSD Argard NVME (modelo azul)

spacer.png

Abaixo o resultado do teste no Fusion Drive.

spacer.png

Achei um péssimo resultado, talvez por eu ter instalado esse app recentemente e quem sabe ele esteja no HDD. Se for isso, pois é o próprio macOS que gerencia tudo, se algum dia o sistema o transferir para o SSD no Fusion Drive o resultado poderá ser melhor. A julgar pelas três últimas linhas do teste, me parece que no macOS do Fusion Drive o ideal é eu trabalhar com edição de vídeo até 4k 30 fps. Vale dizer que os testes seguintes são ainda piores, caindo para algo em torno de  100 MB/s tanto em escrita, quanto em leitura. Felizmente tenho a opção de editar vídeo no macOS da case e no Dell XPS Desktop, que é algo que ainda não testei, mas o encoder da Nvidia deve ajudar bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sigma7
Nossa. O resultado do Fusion é vergonhoso. Mesmo sendo a parte mecânica do disco, é inaceitável. São discos com rotação de 7200, não era pra ter esse desempenho tenebroso. É até estranho o aplicativo retornar um resultado de 190 MB/s e dizer que pode editar em 4K, mesmo em 30 fps.... Você já tentou repetir o teste, certamente, né?

Já o teste do SSD, achei bom. Se não me engano, minha case Ugreen (versão antiga) fica um pouco abaixo disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Del Rei disse:

@sigma7
Você já tentou repetir o teste, certamente, né?

Sim, fiz um gif animado para você ver o quão ruim é em vários testes seguidos.

spacer.png

Digo "ruim" o resultado numérico do teste do app, pois a utilização do sistema parece fluir normal. Ás vezes acho que esse app tem dificuldade em lidar com a análise de drive híbrido. O que mais me interessa é o sistema ficar no SSD, o que imagino que se seja o caso, e ir acessando arquivos do SSD externo, cuja velocidade é muito superior. Estou começando a usar o macOS do Fusion só agora. Parece até um novo iMac, pois antes eu acessava apenas para atualizar o sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sigma7

Realmente incrível. Mesmo um disco mecânico deveria ter uma velocidade melhor, já que ele é interno. Estou pasmo. O meu ficava na faixa média entre 700 e 800 MB/s. Provavelmente o meu teste era feito na porção de SSD. Mas não sei qual critério o aplicativo usa pra rodar o teste…

Quando você selecionou o disco a fazer o teste, qual pasta você escolheu? Tenta escolher uma pasta que você tenha quase certeza que vai ser do sistema e refazer o teste…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Del Reiboa ideia escolher outra pasta, não havia pensando nisso. Por padrão está sempre em Nome de Usuário -> Library -> Cache. Primeiro alterei para Desktop e este foi o resultado:

spacer.png

Em seguida, determinei a pasta Aplicativos e eis o resultado abaixo.

spacer.png

Por fim, escolhi a pasta Documentos.

spacer.png

A medição inicial sempre é satisfatória ou até surpreendente no pico no caso da leitura, ultrapassando os 1.000 MB/s, mas depois decepciona. Me pergunto se o macOS identifica a atividade anormal de leitura/escrita seguida, e daí transfere o processo para o HDD a fim de preservar a vida útil do SSD, mas é difícil saber a resposta. Na prática eu sinto que o sistema está no SSD e a combinação com o uso de SSDs externos pode ajudar a acelerar a velocidade de leitura/escrita, passando a sensação de tudo ser um SSD único.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sigma7

Eu quero crer que o SO sempre seja instalado na porção SSD do disco. Me recuso a acreditar que possa ser no HDD.

Mas normalmente o sistema começa rodando liso mesmo. Meu problema era com o tempo e os demais arquivos sendo adicionados e programas instalados. 

Infelizmente esses iMacs tinham tudo pra ser máquinas jato, mas tinham que ter SSD por padrão... Ao menos os preços que a apple cobrava neles, deveria ser muito melhor o rendimento. Ainda bem que hoje não existe mais opção de HDD ou mesmo o Fusion.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal comecei a perceber que as vezes meu iMac da umas travas e volta( o mouse fica a bolinha colorida girando ) , não demora muito pra voltar, mas isso esta me encomendou, eu rodo o sistema externamente, minha duvida é se eu colocar o ssd internamente o sistema vai rodar com uma maior fluidez ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/02/2022 at 13:16, zagam disse:

Pessoal comecei a perceber que as vezes meu iMac da umas travas e volta( o mouse fica a bolinha colorida girando ) , não demora muito pra voltar, mas isso esta me encomendou, eu rodo o sistema externamente, minha duvida é se eu colocar o ssd internamente o sistema vai rodar com uma maior fluidez ? 

Em que disco externo você está rodando o SO? Conexão Thunderbolt? Qual a velocidade desse disco, chegou a medir?

Em tese, colocar o SSD dentro da máquina melhora e muito o desempenho. Se tiver como fazer, manda brasa.

Eu não tinha esse problema da bolinha colorida girando com o meu SSD externo. Sempre acessava tudo bem rápido. Só ficava lento quando eu acessava o disco interno (Fusion) que passei a deixar só pra backup de arquivos. No Fusion aparecia essa bolinha às vezes.

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Del Rei disse:

Em que disco externo você está rodando o SO? Conexão Thunderbolt? Qual a velocidade desse disco, chegou a medir?

Em tese, colocar o SSD dentro da máquina melhora e muito o desempenho. Se tiver como fazer, manda brasa.

Eu não tinha esse problema da bolinha colorida girando com o meu SSD externo. Sempre acessava tudo bem rápido. Só ficava lento quando eu acessava o disco interno (Fusion) que passei a deixar só pra backup de arquivos. No Fusion aparecia essa bolinha às vezes.

Então as vezes acontece a bolinha, eu to rodando por um cabo Thunderbolt e a case da ugreen a velocidade é de 10gb/s da case e do cabo até 40gb/s a velocidade ta dando 458 de escrita e 500 de leitura. é o Crucial MX500 . Eu to to realmente cogitando de colocar internamente pra ver se resolve isso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zagam

Então, fui pesquisar agora sobre seu SSD, aparentemente ele que é o "gargalo".

Segundo o fabricante, a velocidade dele é descrita como "Leituras/gravações sequenciais até 560/510 MB/s". - Se for este modelo mesmo do link, realmente a velocidade vai ser limitada pelo próprio SSD e não pela case. Então nesse caso não vai fazer muita diferença instalar internamente.

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...