Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro Mid 2012 parou de desligar a tela quando fecha a tampa!


Brian_BRA

Posts Recomendados

Olá pessoa, 

 

Recentemente eu me aventurei em trocar os auto falantes do meu macbook pro mid 2012, eu particularmente tenho um carinho imenso por esse note, mesmo já dispondo de modelos mais avançados como o M1 eu adoro usar ele e abrir para conserta-lo, é meio que como ter um Gol Gti dos anos 90, ele sempre para na rua por algum motivo, mas usa-lo ainda é fantastico!

 

O lance é que para trocar os auto falantes foi preciso tirar a placa logica da carcaça e quando eu remontei tudo, tudo estava perfeitamente bem, som perfeito, wifi, bluetooth tudo funcionando como se deve!

Entretanto eu percebi que ao fechar a tampa, a logo da maça não apaga mais, indicando que a tela ainda continua acessa.

 

Já resetei SMC, Nvram e tudo mais, eu costumo usar o MOJAVE, fui pro Catalina, Sierra, Mojave de novo (sempre instalação limpa apagando todo o SSD) e simplesmente não sei como corrigir, já dei uma olhada no Ifixt milhares de vezes tentando entender o que eu poderia ter feito de errado e não consigo localizar o problema!

 

Alguém já passou por isso? Tem alguma noção do que poderia ser? Fora isso o notebook funciona perfeitamente em tudo, ele só não apaga a tela quando fecho a tampa!

Queria agradecer desde já a todos que tentarem me ajudar!!!!😄

Editado por Brian_BRA
tinha uma letra errada, a palavra correta era GOL eu digitei Golt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Mid 2012, mas é o Retina de 15".

Já aconteceu comigo uma vez de eu fechar a tampa e ele apagar o logo da maçã, porém o sistema não hibernou e como eu havia colocado ele na mochila e fui para o metrô, o danado começou a "ferver" e "berrar" dentro da mochila... precisei retirar ele da mochila e abrir e desligar ele...

Por coincidência, ele havia acabado de receber atualização de SO e poucos dias depois saiu um FIX que não sei ao certo oq fazia, mas nunca mais ocorreu isso. Verifique se tem alguma atualização para o seu modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Xto disse:

Tenta ver pelo terminal, digita o seguinte:

pmset -g assertions

Ele mostra qual evento (caso houver algum) está impedindo a máquina de hibernar.

O que você acha?

 

Captura de Tela 2021-10-21 às 10.36.59.png

12 horas atrás, Anderson Siqueira disse:

Tenho um Mid 2012, mas é o Retina de 15".

Já aconteceu comigo uma vez de eu fechar a tampa e ele apagar o logo da maçã, porém o sistema não hibernou e como eu havia colocado ele na mochila e fui para o metrô, o danado começou a "ferver" e "berrar" dentro da mochila... precisei retirar ele da mochila e abrir e desligar ele...

Por coincidência, ele havia acabado de receber atualização de SO e poucos dias depois saiu um FIX que não sei ao certo oq fazia, mas nunca mais ocorreu isso. Verifique se tem alguma atualização para o seu modelo.

Cara, nesse momento eu estou no Sierra com tudo atualizado, mas fiz o teste no El Capitan, Sierra, Mojave e Catalina com todas as atualizações instaladas! 😥

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não pode ser algo no sensor que detecta que a tampa fechou?

eu não tenho exatamente esse 2012. nos macbooks pre-unibody, e ate nos powerbooks, tem um sensor próximo ao trackpad, na "fechadura" da tampa. as vezes dá uns paus. verifica se tu não esqueceu de conectar ele na placa, ou se não escapou algum conector ou partiu algum cabo. imagino que desses unibody esse sensor deva ser magnético também, então dá uma olhada se não tem nada fora do lugar.

porque como tu mexeu e desmontou ele todo, acho bem provável ser algo de hardware mesmo. e nao software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha um MacBook Pro Late 2011 que deu esse problema com quase 1 ano de uso (ainda estava na garantia). Não apagava a tela quando fechada (não hibernava) e também aquele botão e leds na lateral que mostravam a carga da bateria pararam de funcionar.

Na época eu estava nos EUA, levei no Genius Bar e eles trocaram o "sleep sensor" e a placa lógica. Estou anexando a autorização de reparo.

 

genius bar mbp.jpg

Editado por denisclc
correção da palavra "leds"
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salvo engano, o sensor vai no mesmo cabo flexível do indicador de bateria lateral do MacBook. O Flex vai conectado ao lado do conector da bateria, à direita. Veja se não esqueceu de plugar. Se ele estiver "sumido", você pode ter colocado a placa por cima dele na hora de montar. Se ele estiver plugado e mesmo assim não estiver funcionando, talvez tenha danificado ele na hora de retirar. De qualquer forma, deve ser simples de resolver, e na pior situação possível, sendo necessária a substituição, não é caro. Abaixo na imagem aparece bem ele sendo desconectado.

Não sei se é um hábito seu, mas SEMPRE ao abrir o aparelho, a primeira coisa a fazer é desconectar a bateria do aparelho e esperar uns segundos. Também na retirada de qualquer cabo flexível, usar uma ferramenta plástica (como a da foto abaixo, chama "spudger" e custa centavos), pra evitar fechar curtos nos diversos terminais que existem entre o conector do flex e o conector da placa. Quando for manipular a placa lógica, também recomendo o uso de luvas nitrílicas, baratinho também, acha em qualquer loja de EPI, pra evitar descargas do seu corpo em qualquer componente. As vezes os sintomas aparecem de imediato, mas em alguns casos podem levar até semanas pra aparecer após o incidente.
 

YXZw6t22xbcUC53A.huge

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Brian_BRA disse:

O que você acha?

 

Captura de Tela 2021-10-21 às 10.36.59.png

Cara, nesse momento eu estou no Sierra com tudo atualizado, mas fiz o teste no El Capitan, Sierra, Mojave e Catalina com todas as atualizações instaladas! 😥

Eh...realmente condiz com o fato de que fechando a tampa ou não, o usuário permanece ativo [como se estivesse aberto]. Ou seja, o sensor não registra o fechamento como deveria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Brian_BRA disse:

Olá pessoa, 

 

Recentemente eu me aventurei em trocar os auto falantes do meu macbook pro mid 2012, eu particularmente tenho um carinho imenso por esse note, mesmo já dispondo de modelos mais avançados como o M1 eu adoro usar ele e abrir para conserta-lo, é meio que como ter um Gol Gti dos anos 90, ele sempre para na rua por algum motivo, mas usa-lo ainda é fantastico!

 

O lance é que para trocar os auto falantes foi preciso tirar a placa logica da carcaça e quando eu remontei tudo, tudo estava perfeitamente bem, som perfeito, wifi, bluetooth tudo funcionando como se deve!

Entretanto eu percebi que ao fechar a tampa, a logo da maça não apaga mais, indicando que a tela ainda continua acessa.

 

Já resetei SMC, Nvram e tudo mais, eu costumo usar o MOJAVE, fui pro Catalina, Sierra, Mojave de novo (sempre instalação limpa apagando todo o SSD) e simplesmente não sei como corrigir, já dei uma olhada no Ifixt milhares de vezes tentando entender o que eu poderia ter feito de errado e não consigo localizar o problema!

 

Alguém já passou por isso? Tem alguma noção do que poderia ser? Fora isso o notebook funciona perfeitamente em tudo, ele só não apaga a tela quando fecho a tampa!

Queria agradecer desde já a todos que tentarem me ajudar!!!!😄

É bem provável que seja um problema seja no sensor. Caso não deseje que algum técnico abra para verificar, porque para isso, ao menos uma mão de obra será cobrada, eu te recomendo a fazer aquele processo de sempre desligar quando terminar de usar.

Fico à disposição pelo Whats!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 20/10/2021 at 21:56, Brian_BRA disse:

Olá pessoa, 

 

Recentemente eu me aventurei em trocar os auto falantes do meu macbook pro mid 2012, eu particularmente tenho um carinho imenso por esse note, mesmo já dispondo de modelos mais avançados como o M1 eu adoro usar ele e abrir para conserta-lo, é meio que como ter um Gol Gti dos anos 90, ele sempre para na rua por algum motivo, mas usa-lo ainda é fantastico!

 

O lance é que para trocar os auto falantes foi preciso tirar a placa logica da carcaça e quando eu remontei tudo, tudo estava perfeitamente bem, som perfeito, wifi, bluetooth tudo funcionando como se deve!

Entretanto eu percebi que ao fechar a tampa, a logo da maça não apaga mais, indicando que a tela ainda continua acessa.

 

Já resetei SMC, Nvram e tudo mais, eu costumo usar o MOJAVE, fui pro Catalina, Sierra, Mojave de novo (sempre instalação limpa apagando todo o SSD) e simplesmente não sei como corrigir, já dei uma olhada no Ifixt milhares de vezes tentando entender o que eu poderia ter feito de errado e não consigo localizar o problema!

 

Alguém já passou por isso? Tem alguma noção do que poderia ser? Fora isso o notebook funciona perfeitamente em tudo, ele só não apaga a tela quando fecho a tampa!

Queria agradecer desde já a todos que tentarem me ajudar!!!!😄

E ai, como ficou resolvido?

 

Recentemente, abri um MBP 2012 para trocar o teclado e no final, parou de dormir. Kkk um saco.

 

O pior, é que esses teclados comprados no ML são uma bomba, pelo q estou verificando aqui vou ter que abrir novamente e fazer a troca do teclado. Obviamente, quero aproveitar e trocar o Sleep sensor para ver se é esse o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...