Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac 2010 - Reparo ou troca de placa de vídeo?


GustavoKnoxter

Posts Recomendados

Olá, 

Tenho um iMac 2010 (não lembro o número do modelo), e tive problemas com minha placa de vídeo. 

O monitor simplesmente apagou e quando levei em minha assistência técnica de confiança, aqui na Av. Paulista, eles constataram o problema na placa. A sugestão deles foi o reparo da mesma, mais seis meses de garantia e caso voltasse a acontecer, eles fariam a troca por outra placa, mas desta vez da Dell. 

Minha pergunta para quem já teve este problema: vale a pena o investimento?

Porque tenho medo de fazer o reparo, a troca, etc., e no fim das contas ser uma espécie de "problema crônico" que não irá ser resolvido, mas sim sempre remendado. 

Desde já agradeço as respostas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, GustavoKnoxter disse:

Olá, 

Tenho um iMac 2010 (não lembro o número do modelo), e tive problemas com minha placa de vídeo. 

O monitor simplesmente apagou e quando levei em minha assistência técnica de confiança, aqui na Av. Paulista, eles constataram o problema na placa. A sugestão deles foi o reparo da mesma, mais seis meses de garantia e caso voltasse a acontecer, eles fariam a troca por outra placa, mas desta vez da Dell. 

Minha pergunta para quem já teve este problema: vale a pena o investimento?

Porque tenho medo de fazer o reparo, a troca, etc., e no fim das contas ser uma espécie de "problema crônico" que não irá ser resolvido, mas sim sempre remendado. 

Desde já agradeço as respostas. 

eu tenho um iMac 2010. em teoria esse modelo não tem problema crônico com a placa de vídeo. só os 2011 é que são problemáticos.

de qualquer forma, minha opinião é que não vale a pena essa manutenção. é melhor voce comprar uma placa de video (chope, alixpress, eBay, etc) e fazer a troca.

essa manutenção que os caras fazem é temporária. se é pau na boa da placa de vídeo mesmo vai dar pau de novo dentro de poucos meses.

vc testou se é a placa de vídeo mesmo e não a tela?

conecta num monitor externo pra testar. se funcionar num monitor externo é problema da sua tela e nao da placa de video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marcosfisica

Quando aconteceu foi como muitos já descreveram aqui: teclado e mouse funcionando, som, ventuinha, tudo ok. Somente o display não estava aparecendo. Anteriormente não havia dado nenhum tipo de listra ou faixa na tela. 

A assistência que eu levo é de extrema confiabilidade. Já levei vários outros macs da empresa la e o dono, colega meu, é muito honesto quanto a isso. Foi ele quem me passou, depois de fazer os testes, que realmente era a placa. 

Obrigado pela resposta. Como eu disse, eles ofereceram uma placa original da Dell, então talvez eu fique com ela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então dá uma olhada no preço de placas. voce vai encontrar placas usadas compatíveis com esse imac. a vantagem de trocar é que dependendo da placa voce consegue instalar versões mais novas do os x. se a assistencia é de sua confiança voce pode comprar a placa e eles só fazem a instalação. vai sair mais barato pra voce.

dá uma olhada aqui: http://macintoshmen.is-great.net/2019/09/08/imac-2009-to-2011-upgrade-guide/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite GustavoKnoxter

Tenho um iMac 2010 em uso e já tive esse problema. Era a placa de vídeo mesmo. Acontece porque esquenta muito e a conexão da placa quebra por repetidas dilatações. Na primeira vez que aconteceu fizeram o “reparo” uma solda na verdade. Durou mais 3 anos e aconteceu de novo porque meus filhos continuaram usando para jogar. Isso foi em 2017, tentamos a solda de novo e não funcionou, daí troquei a placa. Arrumei um PC para eles jogarem e estou com o iMac rodando tranquilo até hoje. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/10/2021 at 21:00, pmacedosouza disse:

Boa noite GustavoKnoxter

Tenho um iMac 2010 em uso e já tive esse problema. Era a placa de vídeo mesmo. Acontece porque esquenta muito e a conexão da placa quebra por repetidas dilatações. Na primeira vez que aconteceu fizeram o “reparo” uma solda na verdade. Durou mais 3 anos e aconteceu de novo porque meus filhos continuaram usando para jogar. Isso foi em 2017, tentamos a solda de novo e não funcionou, daí troquei a placa. Arrumei um PC para eles jogarem e estou com o iMac rodando tranquilo até hoje. 

Entendi! Muito obrigado pelo comentário. 

Acabou que refiz a solda no meu, não troquei a placa. Espero que dure estes três anos, pelo menos. É o tempo de eu comprar outro.

Em 23/10/2021 at 11:03, Ale disse:

Estou com iMac 2011 com mesmo problema. Alguém sabe indicar assistência em São Paulo capital que possa mexer nele?

Não sei se posso indicar serviços aqui. Se não poder, peço desculpas para os moderadores do fórum. 

Mas, já fazem anos que eu uso o Dr. Mac, na Av. Paulista. Eles são muito confiáveis e pontuais! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 20/10/2021 at 13:04, marcosfisica disse:

então dá uma olhada no preço de placas. voce vai encontrar placas usadas compatíveis com esse imac. a vantagem de trocar é que dependendo da placa voce consegue instalar versões mais novas do os x. se a assistencia é de sua confiança voce pode comprar a placa e eles só fazem a instalação. vai sair mais barato pra voce.

dá uma olhada aqui: http://macintoshmen.is-great.net/2019/09/08/imac-2009-to-2011-upgrade-guide/

Serio isso ? Consegue me dar mais detalhe ? To com um iMac 27' 2010 Mid.. Parado no High Sierra. É possivel mesmo trocar a placa e conseguir atualizar o sistema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Marcelo Porto disse:

Serio isso ? Consegue me dar mais detalhe ? To com um iMac 27' 2010 Mid.. Parado no High Sierra. É possivel mesmo trocar a placa e conseguir atualizar o sistema ?

sim. os iMacs (acho que até 2011) tem placa de vídeo no padrão MXM, que também é (ou era) usado em alguns notebooks. a placa vai encaixada em um soquete. pode tirar e trocar por outra.

há vantagens e desvantagens. tem que buscar uma placa compatível com o Mac. tem a questão de energia (uma placa mais nova vai exigir mais da fonte). enfim, tem que pesquisar sobre o assunto pra ver se vale a pena mesmo. dá uma olhada nesse link que eu deixei e também no forum macrumors. procura por "iMac 2010 gpu upgrade".

mas independente disso, voce não precisa ficar no High Sierra! Eu tenho exatamente esse seu iMac, 27" mid 2010, rodando Monterey via opencore Legacy patcher. com a placa de vídeo original. apenas coloquei mais ram e um ssd. roda liso. procura por open core aqui no forum mesmo, e no YouTube olha o canal do Ramon Ferreira.

dá pra instalar até o Ventura, mas é um processo mais trabalhoso que não sei se vale a pena. mas pro Monterey é mumuzinho. olha os videos do Ramon e segue o passo a passo direitinho que não tem erro.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EU recomendo trocar por uma de, pelo menos, 2GB. No passado troquei a que tinha, de 256Mb, por uma NVIDIA Quadro K2000M. Busquei a mais barata possível que aceitasse Metal. Lembro que paguei tipo 300 reais nela e o processo de abrir o iMac, limpar, trocar a placa e montar novamente durou 1h.

Tem casos que, infelizmente, nem mantendo no High Sierra vai resolver. Tipo o que aconteceu na minha por exemplo. Por mais que as assistências técnicas façam aquele gato de botar a VGA no forno, o problema volta a aparecer depois de algum tempo.

Pontos negativos de trocar por uma não oficial:

1 - Precisa fazer uma "gambiarra" bootando o iMac com pendrive linux, COM cabo de rede, pra poder fazer a atualização do iMac para ele reconhecer a placa. Do contrário, não vai gerar imagem:

https://forums.macrumors.com/threads/2011-imac-graphics-card-upgrade.1596614/page-175?post=28184981#post-28184981

2 - Você pode perder o atalho de controle de brilho do teclado, por exemplo.

 

Aqui tem um link com todas as placas de video compatíveis com Metal, bem como a pontuação de cada uma.

https://browser.geekbench.com/metal-benchmarks

Você pode dar uma investigada naquele thread do macrumors com base no modelo do seu iMac.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/03/2023 at 09:27, marcosfisica disse:

sim. os iMacs (acho que até 2011) tem placa de vídeo no padrão MXM, que também é (ou era) usado em alguns notebooks. a placa vai encaixada em um soquete. pode tirar e trocar por outra.

há vantagens e desvantagens. tem que buscar uma placa compatível com o Mac. tem a questão de energia (uma placa mais nova vai exigir mais da fonte). enfim, tem que pesquisar sobre o assunto pra ver se vale a pena mesmo. dá uma olhada nesse link que eu deixei e também no forum macrumors. procura por "iMac 2010 gpu upgrade".

mas independente disso, voce não precisa ficar no High Sierra! Eu tenho exatamente esse seu iMac, 27" mid 2010, rodando Monterey via opencore Legacy patcher. com a placa de vídeo original. apenas coloquei mais ram e um ssd. roda liso. procura por open core aqui no forum mesmo, e no YouTube olha o canal do Ramon Ferreira.

dá pra instalar até o Ventura, mas é um processo mais trabalhoso que não sei se vale a pena. mas pro Monterey é mumuzinho. olha os videos do Ramon e segue o passo a passo direitinho que não tem erro.

abraço

Entendo... Vou pesquisar mais sobre esse 'upgrade'..

Atualmente estou rodando ele com o Ventura e a nova atualização do opencore... E ta rodando bem ok para uso comum, como eu uso o Mac para trabalho, exijo mais dele como, os novos pacotes da Waves para as DAW que utilizo, e edição grafica. Percebo que mesmo com

16GB de Ram
SSD Sandisk 250GB
Intel Core I5 2,8 quadcore

Sinto que nao ta liso como no High Sierra, fora isso tenho alguns problemas que me irritam um pouco ja que sou bem chato kkkkkk

Alguns APPS, ao usar o atalho de janelas algumas janelas nao aparecem, e o atalho 'mesa' que me leva a mesa não funciona muito bem, ele faz o efeito grafico mas as janelas nao sobem como ocorre no normal kkkk.

Ja fiz testa de pegar aplicativos e programas da versao do High Sierra pois elas ainda nao trabalham com a API METAL mesmo assim tem uns leves bug que impossibilita de deixar nativamente, se nao tiver jeito vou voltar pros Hackintosh e produzir conteudo de Hackintoh novamente kkkkk

Mas devo ressaltar que pra qualquer outra tarefa convencional ele atende muito bem..... Principalmente ao usar dois monitores esta tudo ok.

Editado por Marcelo Porto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...