Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Snow Leopard


RaphTrinMac

Posts Recomendados

Só pra dar um resumo: existem alguns tipos de instalador do OS X, seja ele de qualquer versão.

Funciona assim:

1. DVD instalador upgrade: esses são os que a Apple,, no caso do Snow Leopard, definiu o preço de 9$ pra quem comprou um Mac depois da data estipulada ou 29$ pra quem já é usuário do Leopard. Pra esse instalador, o principio que eu expliquei antes se aplica: a primeira coisa que o DVD faz ao começar a ser lido é a detecção do Leopard na máquina e autoriza ou não a possibilidade de instalação/ formatação do HD ou qualquer outra coisa que o usuário queira fazer.

2. DVD Retail: esse é o conhecido como full install disk (apesar do primeiro também ser), mas ele permite que qualquer máquina dentro dos requerimentos mínimos possa rodar o instalador, independente do que se tenha no HD, inclusive funcionando diretamente com o HD limpo. Esse tipo de disco é o que a Apple venderá por 169$, e que nesse caso acompanhará o iWork/ iLife 09 na chamada Mac Box Set. Até o Leopard, esse tipo de instalador era o único à venda (antes da Apple lançar o Mac Box Set com o Leopard) e ele custava 129$.

3. DVD dedicado: esse é o instalador que acompanha o Mac, e não funciona em outro modelo senão o do próprio Mac que foi adquirido. O OS X em si é o mesmo, mas o instalador possui um mecanismo de detecção do modelo da máquina, não permitindo que, por exemplo, o OS X de um iMac seja instalado num MacBook. Existem maneiras de driblar esse mecanismo, mas isso é outros 500.

Espero que isso ajude a clarear a sistemática dos instaladores.

Isso não vai mudar, pois é exatamente o que a Apple anunciou no último evento de apresentação do Snow Leopard, e com exceção à política de preços e disponibilização da versão Upgrade (o primeiro que eu descrevi) pra compra, o principio de funcionamento do instalador é o mesmo há pelo menos 2 versões do OS X.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Só pra dar um resumo: existem alguns tipos de instalador do OS X, seja ele de qualquer versão.

Funciona assim:

1. DVD instalador upgrade: esses são os que a Apple,, no caso do Snow Leopard, definiu o preço de 9$ pra quem comprou um Mac depois da data estipulada ou 29$ pra quem já é usuário do Leopard. Pra esse instalador, o principio que eu expliquei antes se aplica: a primeira coisa que o DVD faz ao começar a ser lido é a detecção do Leopard na máquina e autoriza ou não a possibilidade de instalação/ formatação do HD ou qualquer outra coisa que o usuário queira fazer.

2. DVD Retail: esse é o conhecido como full install disk (apesar do primeiro também ser), mas ele permite que qualquer máquina dentro dos requerimentos mínimos possa rodar o instalador, independente do que se tenha no HD, inclusive funcionando diretamente com o HD limpo. Esse tipo de disco é o que a Apple venderá por 169$, e que nesse caso acompanhará o iWork/ iLife 09 na chamada Mac Box Set. Até o Leopard, esse tipo de instalador era o único à venda (antes da Apple lançar o Mac Box Set com o Leopard) e ele custava 129$.

3. DVD dedicado: esse é o instalador que acompanha o Mac, e não funciona em outro modelo senão o do próprio Mac que foi adquirido. O OS X em si é o mesmo, mas o instalador possui um mecanismo de detecção do modelo da máquina, não permitindo que, por exemplo, o OS X de um iMac seja instalado num MacBook. Existem maneiras de driblar esse mecanismo, mas isso é outros 500.

Espero que isso ajude a clarear a sistemática dos instaladores.

Isso não vai mudar, pois é exatamente o que a Apple anunciou no último evento de apresentação do Snow Leopard, e com exceção à política de preços e disponibilização da versão Upgrade (o primeiro que eu descrevi) pra compra, o principio de funcionamento do instalador é o mesmo há pelo menos 2 versões do OS X.

:)

Acho que se o usuario ja esta com o Snow Leopard e quer reinstalar não precisa do Leopard, o dvd deve funcionar para Leopard e Snow Leopard. na opção (1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matando a dúvida, li este texto no sita da MacWorld, que faz um review do SL.

Making the upgrade

Unlike previous editions of Mac OS X, which could be freely installed on any old Mac so long as it met the system requirements, Snow Leopard’s license specifically limits it to users who are already using Leopard, which has been shipping since October 2007. If you are a Leopard user, you can upgrade a single Mac for $29, or up to five Macs in one household with the Snow Leopard Family Pack for $49. Users of Tiger—essentially people who bought Intel Macs before Leopard was released and never upgraded—are supposed to purchase the Mac Box Set, which includes Snow Leopard, iLife ’09, and iWork ’09, for $169. (Snow Leopard doesn’t run at all on PowerPC-based Macs.)

However, in contrast to Microsoft—which offers a confusing array of full and upgrade versions of Windows, all of them requiring that users enter a unique serial number in order to prove they’re not pirates—Apple continues to rely on the honor system for Mac OS X. Not only does Snow Leopard not require the entry of any serial numbers, but the standard version of Snow Leopard is a bootable “full install” disc that doesn’t actually check for the presence of Leopard in order to install. This also means that if, at a later time, you want to wipe your hard drive and reinstall Snow Leopard, you won’t have to first install Leopard and then run a separate Snow Leopard upgrade on top of it. (That sound you hear is a thousand IT managers sighing with relief.)

Ou seja: A Apple confia em você. Pode comprar o DVD de R$ 79.00 mesmo que você nunca tenha comprado o Leopard ou mesmo o Tiger.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saiu esse parada agora. Se o meu Snow Leopard chegar amanhã, eu posto aqui o comportamento do instalador na versão 1 do bicho.

Vamos ver realmente a Apple resolveu ser boazinha como o Walt Mossberg diz...

http://macmagazine.com.br/2009/08/27/m...e-o-10-4-tiger/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola a todos!

Acredito que o dvd de 29 dolares e completo (nao precisa de leopard nenhum).

Entretanto, suponhamos que precise sim.

Este dvd "upgrade" e vendido nas lojas, ok?

Sendo assim, nao existe nenhuma restricao de instalacao, ja que eles nao terao informacoes da maquina em que eu instalarei o SO.

Eu poderia comprar 1 dvd e instalar em varias maquinas?

Complicando mais um pouco:

o dvd que vira nos macs comprados a partir do dia 28 servira para instalar o Snow no meu macbook? Esta hipotese serve, apenas, se os computadores vierem com o Leo instalado e com um dvd para o upgrade (porque eu nao acho que a apple tera o trabalho de abrir todos os computadores do estoque - deles e dos revendedores - para reistalar o SO)

O que voces acham?

Abras

Editado por Marcelo Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola a todos!

Acredito que o dvd de 29 dolares e completo (nao precisa de leopard nenhum).

Entretanto, suponhamos que precise sim.

Este dvd "upgrade" e vendido nas lojas, ok?

Sendo assim, nao existe nenhuma restricao de instalacao, ja que eles nao terao informacoes da maquina em que eu instalarei o SO.

Eu poderia comprar 1 dvd e instalar em varias maquinas?

Complicando mais um pouco:

o dvd que vira nos macs comprados a partir do dia 28 servira para instalar o Snow no meu macbook? Esta hipotese serve, apenas, se os computadores vierem com o Leo instalado e com um dvd para o upgrade (porque eu nao acho que a apple tera o trabalho de abrir todos os computadores do estoque - deles e dos revendedores - para reistalar o SO)

O que voces acham?

Abras

Sim, poderia instalar em várias máquinas, a Apple é boazinha a ponto de permitir isso... mas é algo ilegal.

Os Macs novos virão apenas com um DVD a mais para instalar o novo sistema eu acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saiu esse parada agora. Se o meu Snow Leopard chegar amanhã, eu posto aqui o comportamento do instalador na versão 1 do bicho.

Vamos ver realmente a Apple resolveu ser boazinha como o Walt Mossberg diz...

http://macmagazine.com.br/2009/08/27/m...e-o-10-4-tiger/

E aí Electro,

chegou?

--

Off:

Falando de atualização.

Já tem um tempo que estava procurando o disco de inicialização do meu macbook, tiger.

Percebi que havia perdido.

Hoje liguei na Apple Care (antiga Apple Line).

Sem custo nenhum, eles estão me enviando um disco dedicado novo, e o melhor - free!

Agora vou poder zerar a maquina totalmente, antes de fazer upgrade para o Snow Leopard.

Editado por maquinarium
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entonces, galera, como resumimos a questão?

Eu tô pra pedir pra um amigo trazer o Snow Leopard de fora. E eu quero trocar o HD do meu Macbook por esses dias e já instalar o Snow Leopard limpo em cima. Posso então fazer isso com o DVD de 80 reais?

Porque se puder nem peço pra trazer de fora nada, por essa diferença de preço compro direto na loja.

Ah, e se eu migrar os arquivos de backup que tenho hj no time machine, continuo com o meu ILife '08 usável lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Negrini, mas continua a dúvida..rs...se você ler o segundo link que você me passou verá que as pessoas que possuem o Leopard, pagando apenas 29 dólares poderão adquirir o Snow, e aqueles que possuem Tiger terão de comprar o mac box set por preço mais salgado...porém no site da apple do Brasil dá a entender que pagando 25 reais, as pessoas que compraram um mac a partir de junho de 2009 poderão fazer o upgrade, o que parece um absurdo! Eu lembro que na época do Tiger teve um amigo que comprou o mac perto do lançamento do leopard e por isso ele teve direito ao disco de instalação de graça na fnac....esquesito, não acha?

Não foi de graça na época ele pagou se não estou enganado R$16,00. Digo isso com certeza... apenas não tenho certeza no valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal.... blz?!?!

Para num criar um outro tópico, eu espero que vcs possam me dar uma luz aki!!

Coloco o DVd do Snow Leopard, e tento instalar por cima (direto pelo Leopard e antes reparei as permisões) ele roda um pouco uns minutos... depois reinicia e ejeta o DVD na tela branca.... e ae boota no leopard :wacko:

E se tento pedir pra reiniciar e instalar tudo do zero.... ele faz a mesma coisa... ejeta o DVD e num faz nada!!!

Alguem sabe o q pode ser?!?!?!

VLWWW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...