Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac Mini late 2012 vale?!


Cláudio Luiz Almeida

Posts Recomendados

Salve Galera, Todo mundo bem?

Então, eu tenho um macbook pro i7 mid2011, porém ele não liga mais, acho que foi aquele problema na placa e a tela dele já vinha apresentando um probleminha e daquela anti reflexiva. Ele tem hd ssd 512, não queria investir no reparo dele, até anunciei para venda.

Minha intenção era pegar um mac mini para uso bem diário, porém fazer virtualização para estudos Microsoft. Eu achei um late 2012 i5 2.5 com 16gb corsair e SSD 240 por 2200,00. 

Não vou usar nada que consuma gráficos, apenas quero voltar a usar o Macos que curto mesmo. Será que valeria a pena? Ja li alguns relatos, muitas e muitas opiniões, mas optei por expor a minha situação e coletar alguma ideias. 

Eu sou o tipo de pessoa que gosta de arriscar tb.. rsrs

Este processador dele é dual core, correto? Mas ele simula 4 núcleos? Pergunto para o caso de usar as VMs e poder alocar recursos. Este trabalho com VM é bem esporádico, tipo estudos de caso e tal.... 

Por fim confessando, o que curto mesmo no mac é poder usar o photos para deixar todas a fotos que tiro no iphone arrumadinhas por albuns e poder ver no "pc" prontinhas... bobeira ne? kkkk mas é uma situação que funciona mt bem no mac, e no windows não rola... 

 

Tksss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Bom eu vou passar a minha experiencia, de repente te ajuda em algo. 

Eu tinha dois MacBooks Pro, um 13 polegadas Early 2011, Core i7, e outro MacBook Pro Mid 2012, 15 Polegadas, Core i7 Quad Core. 

Mas como achei que ambos estavam ficando antigos e faltando fôlego, resolvi vender o 15 polegadas que valia mais, e partir para um Hackintosh. 

Importando as peças do aliexpress, montei um Core i5-4690 já com video integrado, 16GB de RAM, 240GB de SSD, Placa Wifi/Bluetooth com suporte a Airdrop. Gabinete comprei um miniITX e fonte Cooler Master, comprados aqui no Brasil mesmo. Juntando tudo gastei aproximadamente 2 mil reais. Estou gostando muito. Performance dele é próxima a de MacBook Pro Mid 2020. E coisa de pelo menos 3x mais rápido que esse Mac Mini que vc está querendo comprar.

Melhor até que esse meu Macbook Pro de 13 que ainda tenho, rodando Big Sur via Patcher que volta e meia dá uns bugs pela falta do suporte da placa de video ao API Metal. Esse Hackintosh aqui tá liso com Big Sur. E com a tranquilidade de ter sido montado com peças novas. Sei que os Macs são muito duráveis, mas 2012 é uma máquina que já vai para 10 anos de uso, o que é algo a se considerar. 

Como vc gosta de se aventurar, de repente vale a pena. Eu pelo menos estou curtindo bastante e com um Custo X Benefício excelente. Fora que pode rodar windows em Dual Boot nativamente, sem precisar usar máquina virtual. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre sua duvida.

 

tenho o Mac Mini 2010 de guerra. uso ele para basicamente os mesmo fatores que você descreveu acima ele tava com HD de 320 GB de fabrica e apresentava um desgastes típico de de HDs então comprei um SSD e efetuei a troca e instalei o Catalina com ajuda do Patcher que diga-se de passagem ta rodando liso no Mac Mini 2010 e com a gora com o SSD posso lhe afirma que ainda vai resisti por mas uns 4 anos firme e forte e mas pra frente pretendo efetua a troca dos 4GB de memória pra 16 GB.

então fica a dica se com o Mac Mini 2010 ja esta bom creio eu que o 2012 deve te bem mas gas, afinal Mac Mini 2010 e um dual core 2.4 e o Mac Mini 2012 ja ta com i5 ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, du_skn disse:

Bom eu vou passar a minha experiencia, de repente te ajuda em algo. 

Eu tinha dois MacBooks Pro, um 13 polegadas Early 2011, Core i7, e outro MacBook Pro Mid 2012, 15 Polegadas, Core i7 Quad Core. 

Mas como achei que ambos estavam ficando antigos e faltando fôlego, resolvi vender o 15 polegadas que valia mais, e partir para um Hackintosh. 

Importando as peças do aliexpress, montei um Core i5-4690 já com video integrado, 16GB de RAM, 240GB de SSD, Placa Wifi/Bluetooth com suporte a Airdrop. Gabinete comprei um miniITX e fonte Cooler Master, comprados aqui no Brasil mesmo. Juntando tudo gastei aproximadamente 2 mil reais. Estou gostando muito. Performance dele é próxima a de MacBook Pro Mid 2020. E coisa de pelo menos 3x mais rápido que esse Mac Mini que vc está querendo comprar.

Melhor até que esse meu Macbook Pro de 13 que ainda tenho, rodando Big Sur via Patcher que volta e meia dá uns bugs pela falta do suporte da placa de video ao API Metal. Esse Hackintosh aqui tá liso com Big Sur. E com a tranquilidade de ter sido montado com peças novas. Sei que os Macs são muito duráveis, mas 2012 é uma máquina que já vai para 10 anos de uso, o que é algo a se considerar. 

Como vc gosta de se aventurar, de repente vale a pena. Eu pelo menos estou curtindo bastante e com um Custo X Benefício excelente. Fora que pode rodar windows em Dual Boot nativamente, sem precisar usar máquina virtual. 

 

Opa... como funciona este hackintosh? é tranquilo fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Cláudio Luiz Almeida disse:

Opa... como funciona este hackintosh? é tranquilo fazer?

+ ou -. É bom saber inglês e ter uma boa noção de informática, ainda mais se for pegar um PC que você já tenha e tentar instalar. Montando tudo do zero baseado em algum vídeo no youtube é mais simples e o inglês é dispensável. Como tu já sabe fazer e usar VM's, os conhecimentos de informática tu já tem.

Só n faço no meu pq minha placa de vídeo n é suportada no mac os e usar a integrada para mim n vale a pena (dá um trabalhinho ficar alternando entre a integrada e a GPU externa toda vez que eu for usar o windows), além de que já tenho um macbook m1 e tals.

Hackintosh é uma ótima pedida em relação à um mac mini antigão, no teu lugar mandava brasa e fazia um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/10/2021 at 13:35, Paulo2908 disse:

+ ou -. É bom saber inglês e ter uma boa noção de informática, ainda mais se for pegar um PC que você já tenha e tentar instalar. Montando tudo do zero baseado em algum vídeo no youtube é mais simples e o inglês é dispensável. Como tu já sabe fazer e usar VM's, os conhecimentos de informática tu já tem.

Só n faço no meu pq minha placa de vídeo n é suportada no mac os e usar a integrada para mim n vale a pena (dá um trabalhinho ficar alternando entre a integrada e a GPU externa toda vez que eu for usar o windows), além de que já tenho um macbook m1 e tals.

Hackintosh é uma ótima pedida em relação à um mac mini antigão, no teu lugar mandava brasa e fazia um.

Opa.. vou dar uma pesquisada... vai que ne.. rs

Mas pra minha surpresa e alegria, quando levei meu macbook pro na assistência, o cara colocou uma magsafe deles, o bichinho ligou, num piscar. Fiquei felizão na hora... MAS a luz da mag ficou verde constante, dai o cara falou que pode ser bateria ou mesma a placa, de qualquer forma deixei la pra analisar e também o risco na tela.. 

Rezando pra ser so bateria mesmo, dai compro um magsafe e acho que posso ser feliz com ele por um bom tempinho.

Dúvida sobre ele: Consta lá que ele só aceita máximo 8gb de memória, isso é um fato mesmo? ou já teve caso de colocar mais e aceitar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/10/2021 at 13:23, Cláudio Luiz Almeida disse:

Opa.. vou dar uma pesquisada... vai que ne.. rs

Mas pra minha surpresa e alegria, quando levei meu macbook pro na assistência, o cara colocou uma magsafe deles, o bichinho ligou, num piscar. Fiquei felizão na hora... MAS a luz da mag ficou verde constante, dai o cara falou que pode ser bateria ou mesma a placa, de qualquer forma deixei la pra analisar e também o risco na tela.. 

Rezando pra ser so bateria mesmo, dai compro um magsafe e acho que posso ser feliz com ele por um bom tempinho.

Dúvida sobre ele: Consta lá que ele só aceita máximo 8gb de memória, isso é um fato mesmo? ou já teve caso de colocar mais e aceitar?

Seu MacBook aceita 16GB tranquilamente. 

Sobre o Hackintosh, começar um do zero, buscando na internet não é das tarefas mais fáceis, porque teria que buscar as peças compatíveis, fazer uma EFI para tudo, configurar, etc. Eu pensei em fazer isso, mas desisti porque achei complexo. Mais fácil partir para algum projeto pronto, já com as peças escolhidas a dedo, imagem do MacOS já configurada. Eu usei o desse link, feito pelo Gabriel de Pinho. 

https://www.youtube.com/watch?v=Vtn5LviydGE&t=331s

Ele já deixou os links das peças e todo o software que vc precisa baixar e ainda como configurar. Ai é mamão com açúcar. 

Compre exatamente as peças que ele deixou que vai funcionar 100%. 

➥ Kit placa mãe B85 + i5 + 16GB: https://s.click.aliexpress.com/e/_AlXMVl

➥ Placa de wifi PCIExpress: https://s.click.aliexpress.com/e/_9utQ32

Restante SSD, fonte e gabinete fica por sua escolha pessoal. 

Eu comprei essa fonte, que atendeu tranquilo o sistema, e tem um bom custo x benefício. 

https://www.kabum.com.br/produto/130931/fonte-cooler-master-mwe-v2-450w-80-plus-bronze-mpe-4501-acaab-wo

Gabinete foi esse mini-ITX que é bem compacto e deixa o projeto bem legal.

https://www.kabum.com.br/produto/68751/gabinete-sharkoon-mini-itx-c10

E SSD eu usei um da Sandisk SATA3 de 240GB que eu tinha aqui em casa. Mas ai vc pode importar da China também e economizar mais uns trocados.

https://www.mercadolivre.com.br/disco-solido-interno-sandisk-ssd-plus-sdssda-240g-g25-240gb-preto/p/MLB6305473?pdp_filters=category:MLB1672#searchVariation=MLB6305473&position=2&search_layout=grid&type=product&tracking_id=c7d90f0f-d34b-4421-9057-01f3b9bd0fbb

Tudo ficou nessa faixa que te falei em torno de 2 mil reais coisa de 30 dias atrás. Fica de olho nas promoções da Kabum e cupons do AliExpress que consegue chegar nesse valor que te falei. 

Unicas observações sobre o projeto são:

- Video somente pela porta HDMI. Porta VGA no Hackintosh não funciona.

- Audio somente pela saída P2 ou via Bluetooth que foi a opção que eu escolhi, pois uso caixas bluetooth e qualidade fica bem melhor. Pelo HDMI só video mesmo não tem audio. 

- Tudo está configurado para ficar no Big Sur, não tem como atualizar para o Monterey, usando as configurações já prontas desse projeto. 

Mas é tudo isso é limitado pelo Big Sur que foi disponibilizada a imagem pronta e configurada. Mas futuramente com mais experiencia vc pode ir configurando a sua própria imagem, e atualizar sistema, ativar audio pelo HDMI etc. 

Por 2 mil reais, se tem a performance de um MacBook Pro 2020 e superior a um MacBook Air 2020. Que custam na faixa de 10 a 15 mil reais novos. Pelo menos na minha opinião compensa muito.

Editado por du_skn
.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola pessoal, bom saber que posso fazer upgrade para 16gb no meu mac. Ainda estou aguardando o retorno da assistencia, ai vou ver qual caminho decidir de fato.

Ah, esqueci de falar, a título de comparação, hoje estou usando um ADM A10 com 8gb para fazer estas rotinas que falei e que pensei em usar no Mini... rs 

Sobre o hackintosh, muito legal esta receita pronta... mas confesso que bate um certo medinho de pagar este valor e dar algum BO pra chegar... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.8k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...