Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iCal lembrando os aniversários dos contatos.


alesantiago

Posts Recomendados

Galera, tem um recurso do iCal que eu uso muito, associado ao Address Book que é a opção Birthday.

Esta opção no Address Book faz com que o iCal crie um evento para cada aniversário registrado nos contatos que estão no Address Book.

Porém, ele cria o evento mas este evento não tem nenhum tipo de alarme ou lembrete. Ou seja, você tem sempre que abrir o iCal para ver se existe algum aniversário, pois infelizmente o iCal não permite que você edite o evento e adicione um alarme.

Pois bem, existe jeito para tudo na vida, menos para a morte, já diria o velho deitado e eu em minha curiosidade, descobri que rodando um apple script, consegue criar um alarme/lembrete para todos os aniversários, bastando rodá-lo, então vou explicar aqui passo a passo como fazê-lo. É bem fácil.

Pegue um contato que exista já no Address Book.

Insira o campo Birthday (aniversário) caso ele não exista.

Address Book -> Card -> Add Field -> Birthday

Insira o aniversário conforme o padrão que está configurado no Mac.

No iCal, vá em Preferences -> General -> Show Birthdays Calendar e marque esta opção.

Com isso todos os teus aniversários que estão registrados para os seus contatos no Address Book irão virar um evento no iCal.

Pois bem, até ai é relativamente fácil esta inclusão. Mas o iCal não te avisa sobre os aniversários que estão para acontecer. Isso a Apple bem que poderia implantar, mas já que não o fez, façamos nós.

Abra o Script Editor e cole o seguinte código:

tell application "iCal"

tell calendar "Birthdays"

set all_events to every event

repeat with this_event in all_events

tell this_event

delete every sound alarm

make new sound alarm at end with properties {trigger interval:-1440, sound name:"Basso"}

end tell

end repeat

end tell

end tell

E clique em Run.

Pronto, agora existe um alarme para todos os aniversários que estão no iCal.

Uma dica, no código, o número 1440 representa 1440 minutos anterior ao evento, ou seja, 24 horas.

Se alguém quiser mudar este valor, basta pegar o número em horas desejado e multiplicar por 60 minutos. Este número é o que o script irá usar.

Outra coisa, infelizmente este script não configura as novas inserções de novos contatos, então quando se adicionar um aniversário à um contato novo, deve-se rodar este script novamente.

Se alguém tiver alguma dificuldade, me escreve que eu ajudo.

Espero que seja útil.

[]'s

Alexandre Santiago

post-570-1250629303_thumb.jpg

post-570-1250629979_thumb.jpg

post-570-1250630141_thumb.jpg

Editado por alesantiago
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mto útil mesmo!

Será que funciona bem no iPhone? Sinto falta disso no iCal tanto do MacOS quanto do iPhone...

Os outros Smartphones que eu tive tinham essa opção!

Funciona pro iPhone sim, pois o iPhone vai buscar os eventos que estão no iCal, então quando o evento disparar o alarme, se o seu iPhone foi sincronizado com o iCal, ele avisa conforme o alarme que foi configurado no iCal.

Eu já fiz o teste com o meu e funcionou direitinho.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Estou usando um macbook com Snow Leopard, e está dando esse erro pra mim:

error "iCal got an error: AppleEvent handler failed." number -10000

Alguém fez o processo com o SL tb?

Alguém poderia me ajudar?

Obrigado,

Diego Fitti

Eu só testei no Leopard. Não posso dizer sobre o SL.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive problema com a variável - tell calendar "Birthdays"

Tive que usar - tell calendar "Aniversários"

Não ocorreram erros, mas só vou descobrir se deu certo mês que vem.

Ah! Testado no SL.

Editado por Cesar Ramina
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive problema com a variável - tell calendar "Birthdays"

Tive que usar - tell calendar "Aniversários"

Não ocorreram erros, mas só vou descobrir se deu certo mês que vem.

Ah! Testado no SL.

Era esse o problema aqui também.

Coloquei "Aniversários" e rodou normal. Vou descobrir se funcionou amanhã já. Mas ao invés de colocar o alarme para me avisar no dia anterior, coloquei para avisar as 14:00 do dia da data. Depois eu coloco o que rolou...

Valeu!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Ola Pessoal,

Para quem procura uma boa app de Aniversários para o iPhone ou iPod, recomendo o eAniversários. É muito completa. Ela permite-o gerir os seus aniversários e ocasiões utilizando funcionalidades para o lembrar e para felicitar o aniversariante.

As redes sociais estão também presentes nesta aplicação. Pode partilhar aniversários e ocasiões com os seus amigos e familiares no Twitter e Facebook.

Pode também actualizar o seu Google calendário com os dados do eAniversários.

Entre os recursos:

- Importar contactos a partir do Livro de Endereços do iPhone.

- Faça o backup dos dados do seu eAniversários no nosso servidor. (serviço inApp)

- Exporte os dados do seu eAniversários para o e-mail em formato csv.

- Programe um alerta para você mesmo utilizando e-mail, SMS (serviço inApp) e notificações locais (iOS4).

- Programe uma mensagem de felicidades para o aniversariante utilizando o e-mai, SMS (serviço inApp) e e-Postais (serviço inApp).

- Pode também fazer uma chamada telefónica, enviar e-mail, e-Postais (serviço inApp), SMS e postar no Facebook e Twitter imediatamente.

- Esta aplicação está disponível nos seguintes idiomas: Inglês, Espanhol, Português e Português Brasileiro.

- O formato da data pode ser: yyyy-mm-dd, mm-dd-yyyy, dd-mm-yyyy

- Os aniversários e as ocasiões podem ser ordenados pelo mais próximo, pela data e pelo nome.

Está disponível na AppStore BRASIL:

http://itunes.apple.com/br/app/eanniversary/id366474659?mt=8

E na AppStore de Portugal:

http://itunes.apple.com/pt/app/eanniversary/id366474659?mt=8

Saudações,

mzl.oqlddfmf.320x480-75.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Pessoal, aproveitando o ensejo...

Eu testei aqui no meu MBP, rodei o script e meu iCal no MBP rodou perfeitinho. Ele abre uma janelinha pop-up e emite o som alertando dos aniversários que tenho marcados no calendário.

O meu maior problema é que, mesmo após sincronizar com meu iPhone 4, o iCal do meu iPhone não está funcionando assim. Ele não emitiu som, nem abriu mensagem me avisando dos aniversários.

Como conseguir fazer isto funcionar no iPhone??? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os contatos do meu iPhone são importados do GMail. Lá, no GMail, há a opção de criar uma agenda com os aniversários dos contatos.

Depois basta adicionar a agenda "Aniversários" no iCal.

A vantagem de fazer isso é que crio um alerta para a agenda aniversários e ele adicionará a todos os eventos.

Basta adicionar a data no contato que tudo funcionará.

Editado por GabrielRF
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os contatos do meu iPhone são importados do GMail. Lá, no GMail, há a opção de criar uma agenda com os aniversários dos contatos.

Depois basta adicionar a agenda "Aniversários" no iCal.

A vantagem de fazer isso é que crio um alerta para a agenda aniversários e ele adicionará a todos os eventos.

Basta adicionar a data no contato que tudo funcionará.

Gabriel, você cria o alerta no iCal do MBP ou do iPhone?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, você cria o alerta no iCal do MBP ou do iPhone?

O calendário Aniversários é no GMail. Lá eu crio o alerta padrão. Esse calendario(e o alerta) é entao sincronizado com um iPhone, um iPad e um iCal.

Se eu quiser alterar o alerta de um evento, posso acessar de qualquer ponto e fazer isso.

O alerta padrão é criado somente pelo gmail.

Quando crio um evento novo, do iPhone por exemplo, eu nao altero nada de alerta, deixo como esta.

Ao sincronizar, o Gmail se encarregará de acrescentar o alerta padrão.

Caso eu altere o alerta antes do sincronismo, esse alerta substituirá o padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...