Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação em SSD


Andre lana

Posts Recomendados

Boa tarde a todos, sou novo no mundo dos Macs.

Adiquiri um Mac velhinho para inicio (modelo A1279), porem ele esta com a Hd zuada, e queira colocar um SSD nele.

Ja baixei a imagem do Mac OSx Lion direto do site da Apple  (https://updates.cdn-apple.com/2021/macos/041-7683-20210614-E610947E-C7CE-46EB-8860-D26D71F0D3EA/InstallMacOSX.dmg)

Onde é baixado um arquivo InstallMacOSX.dmg, ao clicar sobre ele mostra o arquivo  InstallMacOSX.pkg, eu não consigo de forma alguma instalar em um hd esterno ou pendrive (para dar boot e reinstalar no SSD), olhei em alguns foruns e em grande parte eles pedem para clicar com botão direito sobre o arquivo e selecionar "MOSTRAR CONTEUDO DO PACOTE" mas nos dois arquivos essa opção não mostra.

Por favor quem puder me orientar a criar o arquivo de boot serei muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

baixa o Lion daqui:  https://macinstallers.tech/#downloads  atente que pros arquivos zipados ele sugere usar o Unarchiver pra descompactar.

e segue esse procedimento aqui (no video o cara faz pro snow leopard, mas pro lion é a mesma coisa:

Se tiver um mac com drive optico, vou te falar que pra esses sistemas mais antigos é mais fácil gravar um CD/DVD. A instalação vai ser um pouco mais lenta mas vai dar menos problema.

 

agora que vi o código que voce colocou, A1279. Tem certeza que é isso mesmo? voce comprou um Xserver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Executei o processo acima, ai coloquei o ssd e reiniciei o mac com command+r e nada ocorreu depois tentei segurando option para selecionar boot e nada tambem.

Por acaso é possivel gravar a imagem em dvd porem usando mais de uma midia ?


novamente grato

DVDs de OSX eram/são gravados em DVD-DL (Dual Layer) ou seja são DVD com o dobro de capacidade (8.6GB).


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Andre lana disse:

Executei o processo acima, ai coloquei o ssd e reiniciei o mac com command+r e nada ocorreu depois tentei segurando option para selecionar boot e nada tambem.

Por acaso é possivel gravar a imagem em dvd porem usando mais de uma midia ?


novamente grato

qual processo? de criar um pendrive de boot? com o pendrive de boot voce só precisa ligar o mac segurando option e selecionar o boot no pendrive. a partir daí seguir o processo de instalação. se o usb nao aparece como boot segurando option é porque deu algum erro com o processo de criação do pendrive de boot. pela minha experiência, 99,9999999999999% das vezes é problema do pendrive. tenta com outro pendrive.

voce tá tentando criar o pendrive de boot com o Lion baixado de onde? direto da apple ou dessa pagina que eu coloquei o link? voce tá tentando criar o pendrive de boot em que computador? outro mac ou pc? 

existe  maneiras de diminuir o tamanho da instalação do os x pra caber num dvd comum de 4 GB, mas é algo meio trabalhoso. eu particularmente nunca fiz.

 

encontra dvd dual layer fácil no ML: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1810686356-10-midia-virgem-dual-layer-maxprint-logo-dvdr-_JM#position=1&search_layout=grid&type=item&tracking_id=6098a1a0-26ef-4f4a-a358-b4f1902ef08f

 

outra coisa, que mac é o seu? é um A1279 mesmo? é um XServer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Andre lana disse:

Boa tarde Marcos, deu certo o procedimento via USB mas usando o arquivo do link que vc enviou (usei do site da apple enão deu certo)

Porem agora ao inicar o instalador não encontra o SSD, é necessario efetuar algo nele para instalar ?

o SSD tá instalado na maquina né?

boota pelo usb, quando chegar na tela de "os x utilities" vai  em utilitário de disco. ali deve aparecer teu ssd. aí formata ele como mac os expandido. quando terminar a formatação encerra o utilitario de disco. vai voltar pra tela inicial de "os x utilities". aí vai em "reinstalar mac os x". deveria aparecer teu ssd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Marcos, inicialmente muitissimo obrigado pela ajuda , vamos lá

- montei a pendrive em um mac do meu amigo e funcionou

Sobre o ssd o cado sata estava com defeito, refiz uma parte que estava quebrada e instalou de boa...

Minha ultima duvida, como eu possa saber qual versão do mac mais atual posso instalar nessa maquina ?

abaixo o relatorio do sistema

Visão Geral do Hardware:

 

  Nome do Modelo:                                           MacBook Pro

  Identificador do Modelo:                              MacBookPro7,1

  Nome do Processador:                                  Intel Core 2 Duo

  Velocidade do Processador:                        2,66 GHz

  Número de Processadores:                         1

  Número Total de Núcleos:                            2

  Cache de L2:                                                       3 MB

  Memória:                                                            4 GB

  Velocidade do Bus:                                          1,07 GHz

  Versão da ROM de Inicialização:                 MBP71.0039.B0E

  Versão do SMC (sistema):                             1.62f7

  Número de Série (sistema):                         W803721MATN

  UUID do Hardware:                                         FD2BAB1F-A525-5381-9C37-1EDD56E941AC

  Sensor de Movimento Brusco:

  Estado:      Ativado

 

 

Software  Mac OS X Lion 10.7.5 (11G63)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa. funcionou entao? instalou o mac os?

pelo serial, seu mac é esse aqui: https://everymac.com/systems/apple/macbook_pro/specs/macbook-pro-core-2-duo-2.66-aluminum-13-mid-2010-unibody-specs.html

nativamente vai até o 10.13 - High Sierra (excelente sistema. eu recomendaria usar esse).

mas pelo que vi dá pra rodar até o Catalina com o patch do Dosdude: http://dosdude1.com/catalina/

Eu testaria o High Sierra. Se voce já conseguiu instalar e tá rodando o Lion, criar o pendrive do High Sierra é molezinha: https://support.apple.com/pt-br/HT201372

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei colocar catalina mas informa que precisa atualizar a bios..

é seguro atualizar... se for seguro poderia me informar como ?

Baixei o High Sierra pelo link da aplle mesmo , mas da erro na geração do arquivo de boot (fazendo igual ao lion)

 

Editado por Andre lana
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Andre lana disse:

Tentei colocar catalina mas informa que precisa atualizar a bios..

é seguro atualizar... se for seguro poderia me informar como ?

Baixei o High Sierra pelo link da aplle mesmo , mas da erro na geração do arquivo de boot (fazendo igual ao lion)

 

no link que eu postei do Dosdude tem todas as instruções. se nao me engano tem que instalar uma atualização de firmware pra poder instalar o Catalina. porém, se voce instalar o High Sierra não precisa, porque ele já instala essa atualizacao de firmware.

cara, não sei que erro tá dando. posta algum print aí. mas gerar o usb de boot nessas versões mais novas é extremamente simples com o createinstallmedia. confere se voce não tá fazendo nada errado aí, digitando o comando errado, algo do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Andre lana disse:

Hummm eu estava criando a média usando o utilitário de disco, vou tentar fazer pelo createinstallmedia e vou ver postar o resultado.

pelo createinstallmedia é literalmente só copiar e colar no terminal o comando que está no link que eu postei. só tem que substituir o nome do volume (pendrive). baixa o High Sierra pela App Store e usa o createinstallmedia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Marcos vou lhe pedir novamente orientações.

- baixei o arquivo do site da Apple, mais de uma vez, porem em um maquina com windows eu abro o arquivo .dmg e vejo o que há dentro dele
- eu visualizo a pasta com arquivo app no windows mas não no mac (anexei foto)

e se eu clico no arquivo .dmg me retorna o

capt 2.PNG

capt 1.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Andre lana disse:

Boa tarde, Marcos vou lhe pedir novamente orientações.

- baixei o arquivo do site da Apple, mais de uma vez, porem em um maquina com windows eu abro o arquivo .dmg e vejo o que há dentro dele
- eu visualizo a pasta com arquivo app no windows mas não no mac (anexei foto)

e se eu clico no arquivo .dmg me retorna o

capt 2.PNG

capt 1.PNG

vc tá baixando coisa errada. isso que você baixou é um update do High Sierra, e não o High Sierra e si. 

vai aqui: https://support.apple.com/pt-br/HT201372

na parte de Baixar o MacOS, clica em MacOS High Sierra. ele vai abrir a App Store e aí você baixa diretamente da App Store. Ele vai baixar o arquivo de instalação dentro da tua pasta aplicativos.

Depois é só por esse comando no terminal:

sudo /Applications/Install\ macOS\ High\ Sierra.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/MyVolume

Só substitua "MyVolume" pelo nome do teu pendrive. Atente para isso aqui: 

* Se o Mac estiver usando o macOS Sierra ou anterior, inclua o argumento --applicationpath e o caminho do instalador, de maneira semelhante ao modo como isso é feito no comando para o El Capitan.

 

Se voce tiver problemas com o comando, baixa o High Sierra daqui: https://macinstallers.tech/#downloads  e cria o pendrive via utilitário de disco igual você criou pro Snow Leopard ou Lion.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...