Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação limpa com Fusion Drive


felpsoliveira

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Hoje, depois de 3 anos, formatei meu iMac pela primeira vez. Antes de fazer a instalação limpa vi vários vídeos e vi que era bem simples, mas quando chegou a hora de apagar o HD pelo Utilitário de Disco surgiu uma questão que eu não tinha me atentado: meu iMac tem um Fusion Drive.

Pesquei muito e não achei em nenhum lugar, nem aqui no fórum uma forma de apagar o disco desse tipo, pois como os outros tutoriais mandavam apagar o disco mais alto na lista, com o Fusion essa opção não está habilitada, e fiquei com medo de apagar os discos individualmente e desfazer o Fusion Drive.

Então depois de procurar bastante, achei esse vídeo em espanhol e gostaria de compartilhar aqui com quem tem essa mesma dúvida.

É só acessar o terminal na primeira tela onde tem as opções do Time Machine, instalar o sistema, acessar o Safari e Utilitário de Disco, ir em Utilidades > Terminal e digitar esse código e clicar enter:

diskutil resetFusion

Depois escrever Yes com a primeira letra maiúscula.

Com isso ele apaga todo o disco e deixa o Fusion montado certinho. Pelo que pesquisei, esse comando serve para restaurar o Fusion Drive quando ele está dividido:

https://support.apple.com/pt-br/HT207584
 

Deu muito certo aqui, apagou e remontou o Fusion tudo certinho, e prossegui com a instalação do Big Sur. Não sei se é a maneira mais correta ou indicada, mas pra mim resolveu, se souberem um jeito melhor compartilhem aí.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei um Mac Mini server 2010 e substitui 01 HD por um SSD e montei o Fusion Drive. e bem complicado eu tambem pesquisei muito e não achei nada em português ate postei aqui no fórum e nada mas em fim achei um tutorial todo em INGLES que mostrava passo a passo como Monta o Fusion Drive via TERMINAL seguir passo a passo e deu certo.

e ate hoje o Mac Mini esta rodando perfeitamente o o Fusion Drive

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, sssbbb disse:

Anos atrás fiz instalação num Mac Mini (precisei substituir o HD que deu problema) restaurando do Time Machine e o próprio instalador avisou com uma janela que iria ativar o Fusion Drive.

Sim sim como voce mesmo descreveu. você restauro uma copia via Time Machine e pelo visto você comprou o Mac Mini ja com o Fusion Driver de fabrica. no nosso caso o Fusion Driver foi montado manualmente via terminal ou seja não tinha Fusion Driver no Mac entendeu sistema montado do ZERo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Breno varejao pontes disse:

Sim sim como voce mesmo descreveu. você restauro uma copia via Time Machine e pelo visto você comprou o Mac Mini ja com o Fusion Driver de fabrica. no nosso caso o Fusion Driver foi montado manualmente via terminal ou seja não tinha Fusion Driver no Mac entendeu sistema montado do ZERo

Entendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...