Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Navegadores ARM64: Chrome ou Edge?


ipflores90

Posts Recomendados

Galera, tudo bem?

Para quem tem os Macs M1, quais navegadores vocês estão utilizando? Para uso mais profissional, o Safari tem se apresentado inferior aos concorrentes acima, por questão de compatibilidade, erros em alguns sites, etc.

Tenho usado o Edge, mas não tenho certeza quanto ao consumo de bateria e RAM do Chrome no Apple Silicon, dada que é a mesma engine em ambos.

 

O que vocês tem utilizado e por quê?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, ipflores90 disse:

Galera, tudo bem?

Para quem tem os Macs M1, quais navegadores vocês estão utilizando? Para uso mais profissional, o Safari tem se apresentado inferior aos concorrentes acima, por questão de compatibilidade, erros em alguns sites, etc.

Tenho usado o Edge, mas não tenho certeza quanto ao consumo de bateria e RAM do Chrome no Apple Silicon, dada que é a mesma engine em ambos.

 

O que vocês tem utilizado e por quê?

Eu uso o Chrome. 

Prós: O mais popular, o mais rápido - comparado com o Safari e tem mais extensões. 

Contras: Ele tem um processo chato, chamado Google Helper que fica escrevendo muitas coisas no disco - no meu caso, uma média de 20 Gb por dia, e aumenta quando eu consumo muitos vídeos em 4k. 

O Chrome não tem um gerenciamento de energia de eficiente quanto o Safari, mas não é algo tão assustador. 

Conclusão: No frigir dos ovos, acho que o Chrome ainda é a melhor opção de navegador. Sobre aquele Google Helper que fica escrevendo 20Gb de dados por dia no meu SSD, honestamente, eu fechei o Monitor de Atividades e simplesmente parei de me importar com isso. Meu MacBook não vai parar de funcionar amanhã por causa disso. 

 

Editado por Padra Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Padra Fábio Melado disse:

Eu uso o Chrome. 

Prós: O mais popular, o mais rápido - comparado com o Safari e tem mais extensões. 

Contras: Ele tem um processo chato, chamado Google Helper que fica escrevendo muitas coisas no disco - no meu caso, uma média de 20 Gb por dia, e aumenta quando eu consumo muitos vídeos em 4k. 

O Chrome não tem um gerenciamento de energia de eficiente quanto o Safari, mas não é algo tão assustador. 

Conclusão: No frigir dos ovos, acho que o Chrome ainda é a melhor opção de navegador. Sobre aquele Google Helper que fica escrevendo 20Gb de dados por dia no meu SSD, honestamente, eu fechei o Monitor de Atividades e simplesmente parei de me importar com isso. Meu MacBook não vai parar de funcionar amanhã por causa disso. 

 

Noto isso também no Edge, mas pelos relatos que vi, tem um uso menor de energia e RAM usando a mesma plataforma. Mas estou tentado a migrar para o Chrome dada a integração com serviços que utilizo (domínios, youtube, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou usando um M1, mas pegando um gancho aqui na conversa: e o Firefox? Testaram?

Pergunto porque eu uso ele no dia a dia. Inclusive pra desenvolvimento web, sendo vida louca e contrariando as estatísticas, rs. Eu acho superior ao Chrome 😳

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BetoGaleazzo disse:

Não estou usando um M1, mas pegando um gancho aqui na conversa: e o Firefox? Testaram?

Pergunto porque eu uso ele no dia a dia. Inclusive pra desenvolvimento web, sendo vida louca e contrariando as estatísticas, rs. Eu acho superior ao Chrome 😳

Eu uso o Firefox, mas em um outro notebook que eu tenho - e que roda o Ubuntu. Nunca pensei em instalar o Firefox no Mac, acho que vou experimenta-lo no M1 pra ver como se sai. 

Editado por Padra Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Padra Fábio Melado disse:

Eu uso o Firefox, mas em um outro notebook que eu tenho - e que roda o Ubuntu. Nunca pensei em instalar o Firefox no Mac, acho que vou experimenta-lo no M1 pra ver como se sai. 

Opa, no aguardo do feedback então, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, wendelhp disse:

Edge sem dúvidas! A MS fez um excelente trabalho desta vez…. Parei de usar o Chrome a um longo tempo pois estava um comedor de memória e deixava meu PC uma carroça!

E o interessante é que tanto o Edge quanto o Chrome são baseados no Chromium (da Google!), e ambos usam os mesmos engines: Blink e V8.

Eu nunca usei o Edge, mas só vejo feedbacks positivos. Finalmente a MS se retratou pelas décadas de incompetência com o Internet Explorer, que só era utilizado pra baixar outros navegadores, rs.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o interessante é que tanto o Edge quanto o Chrome são baseados no Chromium (da Google!), e ambos usam os mesmos engines: Blink e V8.

Você tem razão, muito embora o Google Helper acaba com a vida útil do disco e consequentemente deixa ele super lento.

Testa o Edge aí, não irá se arrepender.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o Safari como principal e o Edge "profissionalmente" pela integração com os serviços do Office 365 além dele ter compatibilidade com todas extensões do Chrome usando muito menos RAM (segundo uns testes). Vem atendendo super bem. Uma outra alternativa é o Brave (também base Chromium), que este sim além da economia de recursos também tem uma camada de privacidade muito boa, bloqueando ads e até mesmo propagandas do YouTube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o Firefox no M1. Ele está super rápido e bem leve, mesmo com todos os complementos que eu uso.

O consumo de energia dele é muito baixo, no meu MBP com M1 não percebi impacto na bateria, como percebo com o Chrome.

Meu segundo navegador é Brave, para aquelas situações onde o Firefox não funciona. Infelizmente a web agora é toda desenvolvida para o Chromium, então é obrigatório ter um navegador baseado nele.

Os complementos que uso no Firefox são:

1Password / Norton SafeWeb / AdGuard (complemento do App - pago) / uBlock Origin (para bloquear o que o AdGuard não bloquear e desligar o JavaScript quando necessário) / Facebook Conteiner (para impedir o rastreamento do Facebook) / Toggle Cache (para não salvar conteúdo em cache no computador)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...