Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Opinião / Sugestão] M1 Air, 8gb ou 16gb?


rafsguedes

Posts Recomendados

Bom dia/Boa tarde/Boa noite! Como vocês estão? Espero que bem. 

 

Depois de completar mais de uma década no Windows estou decidido de migrar para um Mac Air, por conta da portabilidade.

Visto em conta os chips M1, e respectivamente sua eficiência, me questionei se deveria partir para um modelo de 8gb ou 16gb. 

Pensei muito no de 8gb por conta do valor, porque é praticamente 1/3 a menos do valor de 16gb. Porém, como usuário Windows sei a importância dos 16gb rs

 

Hoje em dia meu trabalho se concentra em escrever no notion, utilizar o photoshop para fazer trabalhos sem muito efeito e camadas e também o illustrator para uns vetores básicos. Em casos bem raros faço algumas edições de vídeo no Filmora. Não pretendo trocar de computador tão cedo, queria um que durasse no mínimo 5 anos tranquilamente.

A questão é: 8gb aguenta tranquilo esses trabalhos, ou terei que tirar o escorpião do bolso para comprar um modelo de 16gb? :')

 

Desde já, fica aqui meu agradecimento por você ter a vontade de ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Pelas tarefas que você descreveu, o de 8GB RAM deve dar conta tranquilamente e ainda vai sobrar máquina. Na minha opinião o macOS gerencia os recursos de hardware melhor que o Windows. Tenho visto no YouTube recentemente muitos reviews de usuários que compraram esses Macs com chip M1 no lançamento e que agora estão relatando como está sendo a experiência depois de todo esse tempo, talvez alguns reviews desses possam te tranquilizar em relação a essa escolha, dê uma procurada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara existe um mecanismo no MacOS que não existe no Windows, ele comprime parte dos arquivos na RAM dentro da própria RAM! E isso economiza muito espaço! E eu percebi que no M1 ele comprime bem mais do q nos Intel (tinha um hackintosh antes)

eu tenho o Air de 8gb e uso aqui pra trabalhar o InDesign, Word, Excel e o Chrome aberto... mas várias vezes preciso também usar o Photoshop e Illustrator junto... e ele segura sem perder nenhum fôlego!

Ele comprime bastante na ram, tanto que o gráfico no monitor fica amarelo indicando atenção que poderia começar a perder desempenho, mas só fica nisso. Swap pro ssd mesmo ele faz pouquíssimo... até hoje ele fez no máximo 80mb (tirando a vez que tava tentando instalar VM hahahaha... aí jogou 2GB mas pq tbm né... no VM tava com 4GB já direto pra ele e mais o q o sistema em si usa hhahahaha

Outra coisa importante é que por hora o pacote Adobe estou usando via Rosetta, pois infelizmente não consegui ativar eles nativos pro M1, mas quando conseguir, ele tende a economizar mais ram tbm

entao eu recomendo sim pra algo assim... se fosse pra vídeos ou render aí a coisa complica um pouco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, rafsguedes disse:

@LeBaldi e @BetoGaleazzo muito obrigado pelas respostas.

Acredito que para meu uso, os 8gb serão o necessário! Caso venha sentir que preciso de mais, faço um upgrade pra um Pro 16gb.

🤘

Só lembrando que não é possível aumentar RAM dos modelos desde 2013, apenas trocando de máquina para uma com maior RAM (eu li e entendi o que escreveu, mas os desavisados, podem pensar que é possível aumentar a RAM dos macs M1 diretamente). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendaria você comprar o Pro 16GB pensando em longevidade, mas especificamente para o seu uso relatado, o Air de 8GB irá atender perfeitamente. Utilizo muito o PS, AI e ID e não vejo ele usar mais do que isso de memória. E apesar do meu ser de 16GB, um colega meu tem o de 8GB, usa praticamente os mesmos aplicativos que eu e nunca vi diferença. Acho que o único problema do Air é a falta das ventoinhas, já que dependendo da atividade ele pode esquentar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 04/09/2021 at 16:45, thiagobuccos disse:

Eu recomendaria você comprar o Pro 16GB pensando em longevidade, mas especificamente para o seu uso relatado, o Air de 8GB irá atender perfeitamente. Utilizo muito o PS, AI e ID e não vejo ele usar mais do que isso de memória. E apesar do meu ser de 16GB, um colega meu tem o de 8GB, usa praticamente os mesmos aplicativos que eu e nunca vi diferença. Acho que o único problema do Air é a falta das ventoinhas, já que dependendo da atividade ele pode esquentar. 

Tenho um de 8GB e trabalho com PS, AI, DW e o Miro abertos, incluindo ainda Outlook e o Teams, faço reuniões e não vejo ele esquentar tanto, pelo contrário, vejo a vantagem de trabalhar no silêncio... rs

Existe um mod para os Airs M1, colocando um thermal pad para ajudar na dissipação do calor, em alguns testes ele rodou melhor que o PRO M1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Fabinho disse:

Existe um mod para os Airs M1, colocando um thermal pad para ajudar na dissipação do calor, em alguns testes ele rodou melhor que o PRO M1.

Não conhecia e fui pesquisar a respeito. Achei um tópico no Macrumors praticamente de engenharia kkkkk pena que pode comprometer a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, rodolfonarrow disse:

Não conhecia e fui pesquisar a respeito. Achei um tópico no Macrumors praticamente de engenharia kkkkk pena que pode comprometer a garantia.

Na realidade não é pra perder garantia pq vc não mexe em nada, só tira a tampa (que não possui nenhum lacre) e coloca os thermal. Caso precise de garantia é só abrir e tirar eles, que não são colados nem nada, logo não fica nenhum tipo de marca ali.

Claro que tem que ter cuidado na hora de abrir né, usar uma chave boa e de preferencia nova pra não marcar os parafusos e tal

Eu tava convicto que ia fazer isso no meu, porém pouco antes de comprar o meu Air eu vi uns reviews e cheguei na conclusão igual de alguns reviews. Vale a pena fazer? Vale! Performance igual a do PRO por um período mais longo. ENTRETANTO varia do que o usuário faz, pois ele mostra a performance mesmo é em uso mais pesado onde se deixar 10min ou mais em uso alto da CPU. Pra uso comum não muda em nada... e mesmo se for renderizar algo por exemplo, não é passando de 5min com mod para 7min sem mod que vc vai sofrer, afinal são só 2min a mais. Então como meu uso eu não renderizo mais nada, meu trabalho roda de buenas sem o mod, meu uso recreativo tbm é leve, então decidi não fazer e manter a parte de baixo fria pra usar no colo hahahaha... ta certo que mesmo com o mod em uso normal ele ainda é frio, mas no final vi que o benefício do mod mesmo eu não teria, só em benchmark mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, LeBaldi disse:

Na realidade não é pra perder garantia pq vc não mexe em nada, só tira a tampa (que não possui nenhum lacre) e coloca os thermal. Caso precise de garantia é só abrir e tirar eles, que não são colados nem nada, logo não fica nenhum tipo de marca ali.

Claro que tem que ter cuidado na hora de abrir né, usar uma chave boa e de preferencia nova pra não marcar os parafusos e tal

Eu tava convicto que ia fazer isso no meu, porém pouco antes de comprar o meu Air eu vi uns reviews e cheguei na conclusão igual de alguns reviews. Vale a pena fazer? Vale! Performance igual a do PRO por um período mais longo. ENTRETANTO varia do que o usuário faz, pois ele mostra a performance mesmo é em uso mais pesado onde se deixar 10min ou mais em uso alto da CPU. Pra uso comum não muda em nada... e mesmo se for renderizar algo por exemplo, não é passando de 5min com mod para 7min sem mod que vc vai sofrer, afinal são só 2min a mais. Então como meu uso eu não renderizo mais nada, meu trabalho roda de buenas sem o mod, meu uso recreativo tbm é leve, então decidi não fazer e manter a parte de baixo fria pra usar no colo hahahaha... ta certo que mesmo com o mod em uso normal ele ainda é frio, mas no final vi que o benefício do mod mesmo eu não teria, só em benchmark mesmo

Estava me planejando para realizar o mod, mas como você comentou, será que vale a pena? 2 minutos a mais em um render, um pouco mais de performance da CPU e em alguns casos da GPU... mas por outro ponto, dizem que os thermal pads ajudam a prolongar um pouco mais a vida útil do equipamento.

Minha decisão? Aguardar um pouco mais, se no futuro precisar de mais performance, talvez... mas por enquanto, seguimos do jeito que está, ele me entrega tudo que preciso com a configuração original. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Fabinho disse:

Estava me planejando para realizar o mod, mas como você comentou, será que vale a pena? 2 minutos a mais em um render, um pouco mais de performance da CPU e em alguns casos da GPU... mas por outro ponto, dizem que os thermal pads ajudam a prolongar um pouco mais a vida útil do equipamento.

Minha decisão? Aguardar um pouco mais, se no futuro precisar de mais performance, talvez... mas por enquanto, seguimos do jeito que está, ele me entrega tudo que preciso com a configuração original. 

Então... mas ai q tá... prolongar por onde? Seeeeeee fosse o caso de o CPU estar rodando por exemplo acima dos 60C sempre (muito comum em qualquer note intel por exemplo)... e vc baixar pra uns 40C... com ctz melhoraria... mas cara... veja por exemplo agora aqui... atual aqui na sala está 31C a temperatura ambiente... estou usando a internet só de boa... e o CPU está entre 37C e 39C... ou seja... ta é ótimo! Sem falar que quando a gente fala em troca de calor e baixar temperaturas, vc tem um certo limite nisso... ou seja... qualquer sistema que vc tenha, vc jamais conseguirá uma temperatura abaixo da ambiente (somente se usar chiller ou nitrogenio liquido hahahaha)... e isso ainda com sistema ativo e tudo mais... então é muito normal vc ficar com 5C ou 10C acima da ambiente... o que eu estou por exemplo nesse momento!

Eu não acredito que se eu fizesse o mod agora por exemplo eu teria um ganho espantoso agora... se ganhasse 2C a menos seria muito... mas claro... no uso de internet como agora... com ctz se tivesse trabalhando esses 37/39 estariam pelo menos 10C a mais hehehe... mas ainda sim não acredito que eu conseguiria por exemplo ficar abaixo dos 40C com esse calor ambiente de agora

 

E foi isso mesmo que eu fechei na minha ideia hahaha... SE um dia precisar eu faço, mas até lá, vamo curtindo o q tem mesmo e boa 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava me planejando para realizar o mod, mas como você comentou, será que vale a pena? 2 minutos a mais em um render, um pouco mais de performance da CPU e em alguns casos da GPU... mas por outro ponto, dizem que os thermal pads ajudam a prolongar um pouco mais a vida útil do equipamento.
Minha decisão? Aguardar um pouco mais, se no futuro precisar de mais performance, talvez... mas por enquanto, seguimos do jeito que está, ele me entrega tudo que preciso com a configuração original. 

O que o Mod faz é jogar o calor do heatsink para a carcaça. Com isso toda a carcaça esquenta. Para o uso sustentado pode ser útil, mas para 90% dos usuários do MBA não é necessário.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, LeBaldi disse:

Na realidade não é pra perder garantia pq vc não mexe em nada, só tira a tampa (que não possui nenhum lacre) e coloca os thermal. Caso precise de garantia é só abrir e tirar eles, que não são colados nem nada, logo não fica nenhum tipo de marca ali.

Em tese, não era pra perder, mas qualquer fabricante só precisa de uma pontinha pra querer alegar isso. Abriu e deixou algum rastro, mesmo que imperceptível para usuários comuns, já é motivo para indicarem a perda de garantia. Se é justo ou não, aí é outra discussão rs’

Até que o usuário prove que um defeito X não foi causado pela simples inserção do mod, lá se vai muito estresse.

Ah e embora não pareça, o mod altera o funcionamento do aparelho, impactando sobre a dissipação de calor. E isso é uma boa justificativa para anular uma garantia!

No mais, é uma modificação simples e até que provém o contrário, tem sua utilidade. Com um aparelho sem garantia, eu arriscaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...