Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O iPhone realmente vale o dinheiro investido, ou tudo é apenas hype e status?


Posts Recomendados

Olá!

O lançamento do iPhone 13 está se aproximando e eu estou pensando em adquirir um pra mim; mas ao mesmo tempo, quando eu comparo o preço do iPhone com os demais tops de linha da concorrência - Samsung, estou olhando pra você -  não tem como não deixar de me perguntar se o iPhone realmente vale os mais de 6 mil reais que ele custa - eu tenho em mente a média do preço de um modelo novo.

O que vocês acham? quem comprou um iPhone NOVO, por favor, seja sincero: você realmente acha que fez um bom negócio? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu encontrei esse meme no Reddit; pode não ser verdade em relação ao iPhone 13, mas com certeza foi uma verdade em relação ao iPhone 12, e isso é mais um dos motivos que me deixa hesitante em comprar um iPhone: a aparente falta de inovação por parte da Apple nos últimos iPhones lançados.

erzdlwbreik71.jpg.webp

 

Editado por Padra Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você quer comprar um iPhone mas está querendo que te convençam a fazer isso, olha, se já está nesse pensamento nem compre. Tem que comprar porque gosta, porque quer experimentar, por já conhecer alguém que use e etc.

Assim eu como muitos podem afirmar, Ecossistema Apple é uma coisa que se trabalha muito bem, tudo facilitado e pratico, com uma boa qualidade em tudo. Mas isso tem um preço. Não é só especificação ou números, mas sim experiência de uso.

Eu já comparei recentemente o meu antigo iPhone 7 com um Moto X Play do meu pai, enquanto o 7 o uso é fluido e muito parecido com meu 11 no geral, e claro tendo o sistema atualizado, o Moto X engasga, rolagem travada e sem falar q perdido numa versão de 4 gerações atrás da atual 🤷🏻‍♂️
 

Agora se vale ou não cabe a você saber. Tem gente que gasta 20mil em viajem e fala que vale, como tem gente que gasta os mesmos 20mil em roupas. Qual vale? No final vale o que faz a pessoa feliz, afinal se trabalha pra poder comprar o que se gosta mesmo não é?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, LeBaldi disse:

mas está querendo que te convençam a fazer isso

Eu reli a postagem, mas eu não achei a parte onde eu pedi isso; mas eu entendo o seu ponto de vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fabiânus Melado, posso dizer por mim; uso produtos Apple há mais de 20 anos e não me arrependo.

A grande maioria usa pela integração entre os devices da mesma marca.

Fora que a funcionalidade minimalista também é um fator que atrai muita gente.

Agora noto que você é egocêntrico:

52 minutos atrás, Padra Fábio Melado disse:

Eu reli a postagem, mas eu não achei a parte onde eu pedi isso; mas eu entendo o seu ponto de vista.

Em uma pequena frase repetir quatro vezes a palavra "eu".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, MacPlus disse:

Olá Fabiânus Melado

De forma alguma isso me ofendeu; como você já deve ter imaginado, esse nome é fake. 

 

20 minutos atrás, MacPlus disse:

Agora noto que você é egocêntrico:

Sim, eu sou egocêntrico. Mas isso não relação nenhuma com a pergunta do tópico. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

honestamente, eu uso iPhone e na minha opinião o que pesa a favor dele é a integração no ecossistema da apple. a combinação iPhone-mac-ipad é espetacular através do iCloud. em termos de hardware, não acho que o iPhone seja muito melhor que outros celulares. tem aparelhos Android muito bons por aí, no mesmo nível que iPhone. mas eu acho que a experiência do ecossistema apple voce não tem em outro lugar. e isso conta muito.

mas falando em termos de hardware mesmo, acho que atualmente o iPhone não tem nada de especial que outros aparelhos não tenham. não é como o iPad por exemplo. o iPad é um baita produto, melhor que qualquer outro tablet do mercado. mas se voce comparar um iPhone com um celular top de linha da samsung, Xiaomi, Asus, etc, que grande diferença tem em termos de hardware? nenhuma, ou ao menos nada que justifique o valor exorbitante do iPhone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me atrai nos dispositivos da Apple são os sistemas, seja no computador, no smartphone, no tablet, no relógio etc etc.

Eu acho estável, acho seguro, fácil de fazer backup, fácil de restaurar em caso de problemas, a Apple costuma ser eficiente para corrigir bugs e falhas. Os usuários de Android costumam achar o iOS "engessado" demais, sem muita (ou qualquer) possibilidade de customização entre a falta de outras funções, mas eu vejo isso como ponto positivo, porque a Apple segue fiel à proposta de manter o sistema confiável. Outra coisa que eu acho boa prática da marca é limitar as possibilidades em relação ao desenvolvimento de apps para os dispositivos, e não só isso, também é muito burocrática e chata em relação aos apps que vão ser publicados na AppStore, pra impedir ao máximo a publicação de qualquer app que possa trazer problemas de qualquer tipo aos usuários, e nesse ponto a diferença para a loja de apps do Android é gritante, descomunal.

Como já foi dito também a integração entre os dispositivos da Apple é fantástica. Eu uso no dia a dia AirDrop, HandOff, Continuidade e AirPlay, fora outros serviços como iCloud Drive (que também pode ser utilizado no Windows), Apple Music etc etc etc.

Os iPhones também possuem o Activation Lock do iCloud, que funciona diferente do "Google FRP" do Android. Independente do Android, o YouTube está cheio de tutorial de criançada ensinando a desbloquear usando nada além de próprias vulnerabilidades de segurança do sistema. Já o Activation Lock dos iPhones simplesmente NÃO DÁ, nem mesmo dentro de assistência técnica, e que me provem o contrário.

E por fim, o atendimento que a Apple dá aos usuários. Pode não ser sempre perfeito, tem seus problemas, mas no geral é um bom atendimento, e eles definiram novos padrões que hoje obrigatoriamente são seguidos por outras empresas que se cansaram de ser comparadas à Apple.

O grande problema é o preço praticado no Brasil, que é ridículo, apesar das outras marcas não estarem muito longe no preço dos seus top de linha. Aqui um iPhone top custa 10 salários mínimos, e em outros países vemos pessoas conseguindo adquirir com "menos esforço". Tenho um colega nos EUA que entrega Uber Eats de bike e tá lá bonitão de iPhone 12 Pro e AirPods, sem ter que deixar de comprar comida, rs. A gente sabe que uma pessoa no Brasil com o mesmo serviço não consegue, ou pode até conseguir, mas vai ser mais de ano guardando boa parte do salário.

Eu já tive dois Android, um Moto X2 e um S7 Edge, ambos comprados no lançamento, e sinceramente não tive o que reclamar reclamar, mas eu prefiro o iPhone, como eu disse, principalmente pelo iOS. A única reclamação que eu tenho é que os updates de Android não são lançados no mesmo dia para todos os aparelhos como acontece na Apple. Quando meu S7 Edge já tinha lá seus dois anos a Samsung lançava o Android novo pros lançamentos e para os demais "quando der a gente lança", podendo passar MESES até esse update chegar. Como eu disse, na Apple não rola. Em setembro agora lança o iOS 15, tanto para o iPhone de 15 mil reais quanto para o 6S de 16GB, lançado há exatos 6 anos atrás ;)

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcosfisica e @BetoGaleazzo obrigado pelas respostas!

Sim, a integração dos dispositivos Apple é o que todo mundo cita como um ponto positivo - e realmente é - nos aparelhos da maçã, mas o que mais me interessa mesmo é a postura da Apple de continuar atualizando os seus aparelhos mesmo depois de anos. 

Eu basicamente só usei Android até agora, e todos os aparelhos Androids que eu tive - que foram vários, desde os básicos até os intermediários mais caros - a fabricante disponibilizava apenas um atualização de S.O, e depois, f*da-se. Até hoje, eu não tive um único dispositivo Android que tivesse recebido duas atualizações de S.O. Isso é ruim, pois para mim, a vida útil de um celular se resume a quanto tempo ele consegue se manter atualizado, o que me obriga a trocar de celular a cada dois anos, em média. 🥲

 

Editado por Padra Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu único arrependimento foi n ter comprado quando tive a chance de comprar por quase mil reais a menos. Simples assim. Bateria dura bem, n me dá dor de cabeça. Aponto a câmera, a foto fica boa, sempre. Tem integração com os dispositivos, que também é muito bom mesmo. É rápido, raramente dá algum bug e é mais durável. Custa caro, mas tem boa revenda na hora de trocar. Mantenho o iPhone 11 como principal e um galaxy como reserva pra assistir vídeos e instalar apps que n quero no iPhone (tipo tiktok), e n tem nem comparação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Padra Fábio Melado disse:

Olá!

O lançamento do iPhone 13 está se aproximando e eu estou pensando em adquirir um pra mim; mas ao mesmo tempo, quando eu comparo o preço do iPhone com os demais tops de linha da concorrência - Samsung, estou olhando pra você -  não tem como não deixar de me perguntar se o iPhone realmente vale os mais de 6 mil reais que ele custa - eu tenho em mente a média do preço de um modelo novo.

O que vocês acham? quem comprou um iPhone NOVO, por favor, seja sincero: você realmente acha que fez um bom negócio? 

Tudo depende do seu gosto e do seu bolso. Se você prefere android, qualquer iphone é caro demais ( é o que eu penso sobre um android). Se não sabe qual prefere, só usando um pra saber. 

Mas achei interessante você perguntar se é tudo "status ou hype". Se você pensa em comprar o iPhone 13, que nem foi lançado ainda, claramente valoriza essas características, já que você pode pagar metade desse preço em modelos anteriores novinhos, lacrados, que vão rodar o mesmo sistema por bem mais que os dois anos que você está acostumado a trocar de celular. E, a não ser em nichos muito específicos, minha impressão é que é incomparável o status de um iPhone perto de qualquer outro celular.

Eu sempre usei iphone porque acho o android nojento. Mas não ligo pra status, então fora o primeiro (um 5S), nunca compro o modelo atual, não vejo nenhum sentido nisso, já que dinheiro pra mim é um ponto a ser considerado. Mesmo no caso do 5S, só fui nele porque o modelo anterior não tinha touch ID e o botão home era de pior qualidade. Fosse rico, compraria o mais atual na primeira loja que eu visse, mas mesmo assim só quando o anterior já estivesse estragado ou dando pau. 

Iphone não é investimento, é despesa, como qualquer outro smartphone intermediário ou  flagship. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, roberktum disse:

Se você pensa em comprar o iPhone 13, que nem foi lançado ainda, claramente valoriza essas características, já que você pode pagar metade desse preço em modelos anteriores novinhos

Na verdade eu quero o 13, porque eu pretendo ficar muito tempo com o aparelho - até o momento em que ele pare de receber atualizações; em outras palavras, eu quero extrair cada grama do que eu gastei nele. 

Sobre o segundo ponto: os modelos anteriores do iPhone não são tão baratos assim; mesmo um iPhone 11 ainda é caro. Eu já me convenci de que iPhone não é barato, e jamais vai ser, em nenhuma circunstância: novo, usado, recondicionado, novo de estoque antigo etc. 

Sim, eu valorizo o status, nisso você acertou! afinal, eu sou uma pessoa extremamente fútil e superficial - estou tentando parar😅 - mas mesmo uma pessoa como eu em algum momento resolve pensar antes de fazer alguma coisa. 

1 hora atrás, roberktum disse:

é incomparável o status de um iPhone perto de qualquer outro celular.

Nisso eu concordo com você; as pessoas ostentam os seus iPhones nas Selfies com gosto! Já reparou que as capinhas do iPhone são as únicas que tem uma abertura para deixar o logo da Apple visível? Ou quando não, um desenho do logo da Apple na capinha? 

Eu não acho que isso seja uma coisa ruim, é legal, o iPhone faz você sentir que comprou o máximo em termos de telefone; acho que nenhum outro smartphone proporciona isso. 

Editado por Padra Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Padra Fábio Melado disse:

Sim, eu valorizo o status, nisso você acertou! afinal, eu sou uma pessoa extremamente fútil e superficial

Cara, quero deixar claro que não foi uma crítica não, foi mais para dizer que o status faz parte desse tipo de produto, ainda mais num país como o nosso.

 Quando eu disse que não me importo com status eu quis dizer (mas não disse) quanto ao celular especificamente, não como uma espécie de transcendência espiritual. 

Acho sim que status é importante, especialmente quando ligado a resultados práticos, como imagem profissional e etc, mas para a minha profissão o celular não conta tanto. Uma caneta Mont Blanc no bolso do terno fala mais alto, por ex.

Agora, sobre os preços, realmente estão ainda mais absurdos. Só não acredito que um top de linha de outras marcas sejam muito diferentes - especialmente enquanto a situação atual do país continuar a mesma, com gasolina, plano de saúde, carne, ovo, etc, a preço de artigos de luxo. A depender de quanto tempo isso durar, muita gente que hoje usa iphone precisará mudar seus conceitos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, roberktum disse:

o status faz parte desse tipo de produto, ainda mais num país como o nosso.

Aqui você acertou em cheio. Num país tão desigual, onde um smartphone pode custar até 10 salários mínimos, tem gente que gosta de ostentar, mas cá entre nós, é só um smartphone, rs. Em países com menor desigualdade e maior poder aquisitivo só ostenta smartphone ou videogame quem é geek fanboy, e só quem se importa são os outros geeks fanboys. Aqui virou atestado de "tenho mais dinheiro que você", mas isso diz mais sobre o Brasil do que sobre o produto. Gente que tem grana de verdade ostenta yachts, casas, carros esportivos.

1 hora atrás, Padra Fábio Melado disse:

as pessoas ostentam os seus iPhones nas Selfies com gosto! Já reparou que as capinhas do iPhone são as únicas que tem uma abertura para deixar o logo da Apple visível? Ou quando não, um desenho do logo da Apple na capinha? 

Isso faz parte da cultura que a Apple criou de forma bastante intencional. Eles reproduziram a estratégia de outras grandes empresas de outros segmentos, que usam seus logos icônicos pra despertar desejo, criar necessidades (que na maioria das vezes não existem). Se eu te perguntar qual é o logo da Ferrari você responde de imediato que é um cavalo empinando, mas você sabe dizer, sem pesquisa como é o logo da McLaren, Maserati, Aston Martin? A Apple tem o melhor marketing do mundo, há muito tempo.

Eu entendi seu questionamento, e é justo. Na minha opinião vale o dinheiro investido (vamos deixar de lado o fato dos preços de qualquer coisa no Brasil), mas também é hype e status. A diferença está no usuário. Meu Xs Max me atende muito bem, não irei trocar tão cedo e não me importo com a preferência pessoal dos outros, mas também existem pessoas que compram e fazem questão de mostrar, mesmo sem usar metade do que o aparelho oferece. O que pra mim é patético, mas é pessoal, liberdade de rasgar dinheiro como bem entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Padra Fábio Melado disse:

Na verdade eu quero o 13, porque eu pretendo ficar muito tempo com o aparelho - até o momento em que ele pare de receber atualizações; em outras palavras, eu quero extrair cada grama do que eu gastei nele. 

Sobre o segundo ponto: os modelos anteriores do iPhone não são tão baratos assim; mesmo um iPhone 11 ainda é caro. Eu já me convenci de que iPhone não é barato, e jamais vai ser, em nenhuma circunstância: novo, usado, recondicionado, novo de estoque antigo etc. 

Sim, eu valorizo o status, nisso você acertou! afinal, eu sou uma pessoa extremamente fútil e superficial - estou tentando parar😅 - mas mesmo uma pessoa como eu em algum momento resolve pensar antes de fazer alguma coisa. 

Nisso eu concordo com você; as pessoas ostentam os seus iPhones nas Selfies com gosto! Já reparou que as capinhas do iPhone são as únicas que tem uma abertura para deixar o logo da Apple visível? Ou quando não, um desenho do logo da Apple na capinha? 

Eu não acho que isso seja uma coisa ruim, é legal, o iPhone faz você sentir que comprou o máximo em termos de telefone; acho que nenhum outro smartphone proporciona isso. 

Boa tarde, Amigo.

Minha opinião sobre o assunto é bem simples: você paga pela experiência, e não pelo produto.

Eu curto a cultura da Apple, de fotos vivas, capinhas, maçã. Tem sua parte de status, mas é a experiência como um todo. A única coisa que recomendo é: se você tem grana pra gastar de boa, vá e pegue o lançamento na sua versão mais completa. Se você quer gastar mas pensa no real valor do seu dinheiro, experimenta visitar uma Apple Store e conhecer cada produto, o que eles tem de diferente e tal. Porque não penso que compensa comprar um produto que você não vai conseguir extrair tudo dele, simplesmente porque no seu dia-a-dia você não precisar de tudo aquilo. É como comprar um caminhão, mas na verdade você só precisar de uma picape.

Os aparelhos da Apple recebem atualizações por muitos anos, e você não perde na revenda. Então quando você for trocar no futuro, se estiver com caixa e bem cuidado com os acessórios originais, você vai vender por mais da metade do que pagou, e um próximo iPhone vai sair "barato".

Mas te adianto, iPhone vai fazer todo o sentido mesmo é se você entrar no ecossistema da Apple. Ter só um iPhone é legal e divertido. Não trava, qualidade, status, etc, etc, tudo que já foi falado. Mas se você tem um Macbook, um iPad, ou um AppleWatch, aí sim, a integração é completa e você vê todo sentido em ter um iPhone, e nunca mais vai querer trocar. É bom demais, vale cada centavo, pois você ganha em tempo e produtividade.

Editado por Bruno Régis Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive muitos Androids e muitos iPhones ao longos dos anos, mas meu aparelho principal geralmente é um iPhone, também costumo passar mais tempo com os iPhones. O que mais gosto é a experiência de usuário. Fluidez, animações, consistência da interface (sistema e apps), estabilidade, atenção aos detalhes (tanto hardware como software), simetria visual e de peso no design, materiais de qualidade, updates rápidos, etc. Não é a toa que o iPhone ficou tão popular. Existem vários Androids tops no mercado mas as oems não tem o mesmo controle sobre o produto então não existe um Android que seja "como um iPhone" (até hoje pelo menos). É engraçado como passam os anos e a situação não muda. Eu uso Androids por alguma função ou tecnologia que a Apple não oferece... e uso iPhone pela experiência total de usuário que o Android não oferece. 

Em relação a ecossistema, eu acho que a Samsung está mandando bem com o Dex. Funciona com macOS também e permite ao usuário usar outra sistema dentro do macOS, no caso o próprio Android rodando via rede no mesmo wifi. Se for com Windows então a integração é ainda maior, dá para instalar os apps Android direto no sistema. No caso do iPhone, é possível instalar apps IOS (ARM) no macOS usando aplicativos como iMazing, mas não é bem nativo. Muitas pessoas falam bem da integração da Apple, mas eu acho que considerando o controle que ela tem poderia ser bem melhor. Tirando iMessage, FaceTime e Airdrop, não tem mais muita coisa. O problema é que no br quase todo mundo usa Whatsapp então quase não uso, além disso Airdrop tem problemas com alguns tipos de arquivo. O Dex da Samsung no macOS por incrível que pareça oferece mais funcionalidade (apps, notificações, transferencia de arquivos, etc) . É possível usar o iPad como segundo monitor no Mac e isso é bem bacana mas usei umas 2-3x e depois larguei pois já tenho monitor grande. 

Em relação a valer o preço... minha opinião é que não. O Tim Cook transformou a Apple numa empresa de luxo. Virou status no Br, então compra quem é entusiasta de Apple, entusiasta de tecnologia, ou quem busca justamente o status. Eu compro pois sou entusiasta, troco de celular umas 2-3x por ano. Mas para o usuário comum de rede social e WhatsApp, pagar 6-9k eu acho demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

logo da McLaren, Maserati, Aston Martin?

O único logo que eu não lembro de cabeça é o da McLaren, mas os outros eu conheço sim - apenas porque eu adoro carros; mas eu entendi o seu ponto de vista nesse trecho. Hoje, mais do que nunca as empresas vendem imagem e percepção de marca, e para empresas como a Apple, acho que isso é imprescindível para ela se manter viva. Se os produtos da Apple não tivesse todo esse apelo de "produtos de luxo", ela já teria ido a falência há muito tempo. 

Editado por Padra Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

mesmo sem usar metade do que o aparelho oferece.

 

1 hora atrás, joaofaf disse:

Mas para o usuário comum de rede social e WhatsApp,

 

2 horas atrás, Bruno Régis Duarte disse:

Porque não penso que compensa comprar um produto que você não vai conseguir extrair tudo dele, simplesmente porque no seu dia-a-dia você não precisar de tudo aquilo.

Então, mas fica a pergunta: será se existe alguém que realmente consegue usar 100% dos recursos do aparelho, 100% do tempo? Honestamente, eu acho que não. Os smartphones estão cada vez mais poderosos e com mais recursos incorporados; existe muito iPhone por aí que consegue ser mais rápido de que alguns MacBooks com Intel - não é novidade pra ninguém que os chips do iPhone em um dado momento começaram a superar alguns chips da Intel em testes de benchmark. Então eu acho que de certa forma, esse não é um parâmetro muito bom pra deixar de comprar um smartphone, afinal, muito raramente vamos conseguir usar 100% de tudo o que ele tem a oferecer. 

 

Editado por Padra Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Padra Fábio Melado disse:

Se a os produtos da Apple não tivesse todo esse apelo de "produtos de luxo", ela já teria ido a falência há muito tempo. 

Aí você está desconsiderando os méritos da empresa, e são vários. O iPod revolucionou e mudou toda a indústria fonográfica no início dos anos 2000 e a forma como as pessoas "consumiam" música. O iPhone revolucionou a indústria dos smartphones e criou tendências com diversas tecnologias como o aprimoramento do multi-touch e gestos (que hoje todos os smartphones usam, independente de marca), o formato de lojas de aplicativos como elas são hoje, e até hoje com tecnologias como o FaceID da forma como ele funciona. O iPad é o único tablet homologado por empresas de aviação no mundo todo para uso de instrumentos de navegação e outros utilizados, devido à sua confiabilidade. As outras empresas cutucam a Apple mas vivem seguindo suas tendências, haja visto a adoção de notchs em smartphones no lançamento do FaceID, mesmo em produtos que nem sequer precisavam daquela área onde ficam os diversos sensores do FaceID, como ocorre nos iPhones. Não vou nem entrar no mérito dos Macs e softwares como Logic Pro e Final Cut na indústria audiovisual. E como eu já disse antes, é mais grife aqui onde as pessoas estão tendo dificuldades até pra fazer mercado, mas em outros países a adoção dos dispositivos e serviços da Apple é comum.

O marketing "de griffe" da Apple com certeza é uma das causas do sucesso da marca, mas com certeza não é o único fator desse sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bruno Régis Duarte disse:

Mas te adianto, iPhone vai fazer todo o sentido mesmo é se você entrar no ecossistema da Apple.

Eu tenho um MacBook Pro M1, e ele é um dos principais motivos pelo qual eu estou pensando em comprar um iPhone; por um lado, porque eu já ouvi muitos elogios sobre a integração dos dispositivos da Apple, e estou curioso para ver o quanto isso realmente é bom. 

E por outro, porque o MacBook odeia celulares Android. Então eu acho que eu não tenho opção. 🥲

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...