Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O iPhone realmente vale o dinheiro investido, ou tudo é apenas hype e status?


Posts Recomendados

3 minutos atrás, Padra Fábio Melado disse:

Então, mas fica a pergunta: será se existe alguém que realmente consegue usar 100% dos recursos do aparelho, 100% do tempo?

100% dos recursos 100% do tempo é impossível, em qualquer tipo de dispositivo de qualquer marca. E particularmente uso diariamente funções do iPhone que não existem em outros smartphones e que facilitam minha vida, e eu não sou o único, com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Padra Fábio Melado disse:

 

 

Então, mas fica a pergunta: será se existe alguém que realmente consegue usar 100% dos recursos do aparelho, 100% do tempo? Honestamente, eu acho que não. Os smartphones estão cada vez mais poderosos e com mais recursos incorporados; existe muito iPhone por aí que consegue ser mais rápido de que alguns MacBooks com Intel - não é novidade pra ninguém que os chips do iPhone em um dado momento começaram a superar alguns chips da Intel em testes de benchmark. Então eu acho que de certa forma, esse não é um parâmetro muito bom pra deixar de comprar um smartphone, afinal, muito raramente vamos conseguir usar 100% de tudo o que ele tem a oferecer. 

 

É um bom questionamento, que eu sinceramente acredito não haver resposta. Por isso recomendo que se a pessoa pode gastar, que pegue o melhor. Se o smartphone é prioritário na sua vida mas não é a coisa mais importante do mundo, que pegue um iPhone que atenda suas necessidades, não necessariamente o melhor.

Por exemplo, como disse o Beto, ele tem um Xs Max que não pensa em trocar tão cedo. Eu tenho um XR que já é muito mais do que preciso. Até ontem eu tinha um SE 2020 que me atenderia tranquilamente por mais 4 anos. Mas troquei porque surgiu uma boa oportunidade, gastei praticamente o mesmo valor do SE 2020.

Então acho mais sensato pegar um modelo que te agrada e te atende, e, futuramente, quando houver necessidade de um mais top, e você encontrar uma boa oportunidade, você troca. Dessa forma em vez de você pagar 15 mil num iPhone, você compra um mais em conta hoje, numa boa promoção, depois ganha na revenda, depois vai trocando até chegar no que você realmente queria, e você já vai ter feito grana. O meu XR saiu por R$1000 pra você ter idéia. Mas foram 4 anos com um que peguei num valor bem baixo, aí troquei e ganhei em cima por um preço justo, e assim foi indo.

Se as pessoas fazem promoções absurdas, é porque ainda assim lucram. Então eu não acho correto e prudente pagar 5, 6, 9k num iPhone sendo que na verdade você poderia comprar ele por 3k e ser justo e a empresa ainda tirar seu lucro, ainda que o custo disso seja não comprar no lançamento. Penso eu que um dos motivos de os preços estarem onde estão é o povo Brasileiro simplesmente aceitar, mas é apenas uma percepção minha e eu respeito completamente a opinião de cada um. Mas, eu faço minha parte pra doer menos no meu bolso e contribuir mesmo que de forma ínfima pra que o preço das coisas abaixem.

Se todo mundo, ou 80% das pessoas comprassem iPhone apenas quando estivessem na metade do preço que estão, duvido que não abaixaria o preço. O mesmo gasolina e outras coisas. Mas como muitas pessoas dependem de tudo isso pra sobreviver e manter seus negócios, não sei se algum dia as coisas voltarão ao controle.

Resumindo, um leve desabafo, hehehe. Você compra a experiência, não o produto. Mas, pra mim só vale a pena se realmente for um bom negócio.

Editado por Bruno Régis Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um assunto que gera discussão mesmo e inclusive eu também estou com a mesma dúvida.

Já tive iPhone 4S, 5S e atualmente tenho um 8 comprado no lançamento.

Ele bem atende super bem e roda a versão atual do IOS sem problemas.

Mas quando olho para a Samsung e vejo os recursos que existem por lá ai fico balançando pra fazer a migração. Outro ponto que reforça isso é que sou apaixonado por relógios e por mais que tenha diversos iProducts eu nunca gostei do relógio da Apple mas gosto e tenho um Active 2 e acho d+

Então de forma a tirar o máximo proveito do relógio e seus recursos e vivenciar um SO novo penso em breve trocar por um S21.

Outro ponto que reforça isso é que recentemente tive contato com o iPhone 12 de um parente e sinceramente tirando câmera e bateria que são melhores não vi nenhuma diferença que justifique a troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Vortex disse:

É um assunto que gera discussão mesmo e inclusive eu também estou com a mesma dúvida.

Já tive iPhone 4S, 5S e atualmente tenho um 8 comprado no lançamento.

Ele bem atende super bem e roda a versão atual do IOS sem problemas.

Mas quando olho para a Samsung e vejo os recursos que existem por lá ai fico balançando pra fazer a migração. Outro ponto que reforça isso é que sou apaixonado por relógios e por mais que tenha diversos iProducts eu nunca gostei do relógio da Apple mas gosto e tenho um Active 2 e acho d+

Então de forma a tirar o máximo proveito do relógio e seus recursos e vivenciar um SO novo penso em breve trocar por um S21.

Outro ponto que reforça isso é que recentemente tive contato com o iPhone 12 de um parente e sinceramente tirando câmera e bateria que são melhores não vi nenhuma diferença que justifique a troca.

Eu me sinto tentado a migrar para o S21 também, e já foram várias as vezes que isso passou pela minha cabeça. Aqui em Floripa tem uma iPlace no shopping e exatamente ao lado uma Samsung Store. Algo que me faz ter o pé atrás com Samsung são as inúmeras experiências ruins que já tive com eles em diversas situações, desde a parte da compra até a parte do suporte. Alguns pontos que me mantém na Apple:

- Seja na iPlace ou Apple Store, todos os produtos (do mais simples ao mais top) tem destaque. Não há banners, cartazes ou qualquer tipo de discrepância social (por assim dizer) entre nenhum dos produtos. Você tem a sensação de que pegar um SE ou um 12 Pro Max, ambos serão uma ótima escolha, independente do que difere cada um. Você sabe que independente do aparelho que escolher, vai ter atualização e suporte para ambos, e não será menosprezado pelo preço que pagou no aparelho. Já na Samsung Store você tem os aparelhos de entrada e médios mais de canto, e se dá atenção e destaque somente nos topos de linha, gerando inferioridade e imagem de descuido com os demais aparelhos que não são topo. Não estou generalizando, falei da Samsung ao lado da iPlace mas estou levando em consideração as 5 Samsung Stores que conheci em cidades diferentes.

- Atendimento da Apple tanto na hora da compra quanto no pós-venda é muito bom. Há sempre um ou outro que não quer trabalhar. Mas no geral é muito bom, você é acolhido. O sistema e o produto não são perfeitos, tanto que você precisa de suporte para resolver o problema, mas, você se sente acolhido. Já na Samsung, mesmo nos aparelhos topos de linha que tive, boa sorte! Vai precisar.

- A Samsung oferece aquelas telas, câmeras e tudo do mais cobiçado em suas propagandas e stands. Mas é um aparelho que depois de 3 ou 4 anos começa a travar e é tão fútil o que se oferece (na minha opinião) que depois de 1 ano o seu S21 já é um aparelho ultrapassado, e perde valor, e você precisa trocar pelo S22 ou ficar com ele até travar e você perder a paciência. Na Apple, teu SE 1 geração ainda recebe atualização, e não fosse a tela pequena (porque em termos de qualidade, definição e brilho é uma boa tela), em grande parte ainda é MUITO útil e competente.

Enfim, como eu sempre digo, você paga mais pela experiência do que pelo aparelho. Eu NÃO odeio Samsung, sendo que SEMPRE dei preferência em comprar aparelhos da Samsung antes de pegar qualquer um da Apple, e só peguei tops de linha. São aparelhos incríveis, mas a experiência é insustentável. Desde 2019 não cogitei mais a possibilidade de ter um Samsung, embora admiro o que os aparelhos oferecem, e, sinceramente, por mais perfeito que o aparelho seja, prezo por ser um usuário feliz e bem assistido. Mesmo um iPhone não tendo o hardware de um S21, consegue ser tão competente quanto, provando que com menos, se faz o mesmo ou até mais que um Samsung.

Eis o desabafo e realidade de um pobre usuário! Hehehe. Apenas minha opinião.

Abraço!

Editado por Bruno Régis Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha Opinião

 

Eu uso ambos..

iPhone XR = Pessoal

Android S21 = Trabalho

S21 é muito mais telefone que o iPhone 12 (nem vou comparar com o XR que é apelação), Android está muito bem feito, acabado, não é aquele Android que era antigamente (Design e usabilidade) ..

Mas se o S21 é melhor porque eu uso iPhone?

Porque com iPhone eu consigo trocar de aparelho a cada 4 ou 5 anos tranquilamente, já todos os Androids eu preciso trocar a cada 2 anos que começa a engasgar.

Se um dia conseguir usar o Android por mais de 3 anos, eu ficarei no Android com certeza.

 

Minha opinião apenas 😃

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Rafaeljr disse:

trocar a cada 2 anos que começa a engasgar.

Eu troco a cada dois porque até hoje nenhuma fabricante Android me deu mais de uma atualização de S.O. Todos os Androids que eu tive - que foram vários, desde os básicos mais podres até os intermediários - era apenas uma atualização, e só! E em alguns casos, nem isso: eu tive um LG Xpower há muito tempo, que já veio pra minha mão com Android desatualizado para a época, e a LG não disponibilizou nenhuma atualização. 

Essa longevidade dos iPhones - por causa dessa tradição da Apple de manter os seus aparelhos atualizados por anos - é algo que está me tentando a ter um smartphone da marca. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que escolher iPhone ou Android depende da necessidade do usuário. Hoje o usuário será feliz com ambos.

Se formos levar em consideração apenas o status, certamente que a maçãzinha ainda faz mais sucesso.

Eu gosto dos dois sistemas e vejo vantagens e desvantagens nos dois, tanto que desde que a Samsung lançou o Galaxy S7 eu sempre tenho mantido ao mesmo tempo um de cada marca. Tenho um iPhone 7 com meu número particular e um Galaxy Note 9 com o meu número de trabalho.

Eu gosto do iPhone principalmente pela integração com o iPad com o MacBook, e também pela grana que já investi em aplicativos da App Store rs, principalmente com os apps para pedalar e corrida, e também gosto para os aplicativos dos bancos, porque todo mundo diz que a Apple é mais segura, mas acho que conseguiria migrar para o Android sem maiores problemas caso não tivesse escolha.

O que não gosto do iPhone é basicamente o preço que a Apple cobra aqui no Brasil que multiplica o valor nos EUA por 12, que é salgado demais se compararmos com aparelhos do mesmo nível do lado do Android.

O que eu gosto no Android é a flexibilidade que ele me proporciona, principalmente no trabalho e o preço bem mais camarada.

Estou programando para trocar o meu 7 pelo 11 em novembro ou dezembro quando os preços cairem com a chegada do 13 e também porque comprei um para a minha esposa e achei que está bem bacana, principalmente processador e câmera que melhoraram muito em relação ao 7, mas não vou abrir mão do meu Note para trabalhar.

Mas se colocassem uma arma na minha cabeça e dissessem que eu teria que escolher apenas um sistema, entre o iPhone 7 e o Note 9, eu ficaria com o Note 9 e, entre o iPhone 11 (pelo que pude testar) e o Note 9, eu também ficaria com o Note 9. Claro, isso colocando na balança o custo/benefício e as minhas necessidades de uso no trabalho que sempre serão mais importantes do que o uso meramente recreativo do aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/09/2021 at 17:43, Padra Fábio Melado disse:

 

 

Então, mas fica a pergunta: será se existe alguém que realmente consegue usar 100% dos recursos do aparelho, 100% do tempo? Honestamente, eu acho que não. Os smartphones estão cada vez mais poderosos e com mais recursos incorporados; existe muito iPhone por aí que consegue ser mais rápido de que alguns MacBooks com Intel - não é novidade pra ninguém que os chips do iPhone em um dado momento começaram a superar alguns chips da Intel em testes de benchmark. Então eu acho que de certa forma, esse não é um parâmetro muito bom pra deixar de comprar um smartphone, afinal, muito raramente vamos conseguir usar 100% de tudo o que ele tem a oferecer. 

 

A questão não é "usar 100% das funções, eh qualidade e não quantidade. Smartphones top oferecem alguns "detalhes" em algumas funções ou características em relação aos medianos ou low end (camera, construção, fluidez, etc). Se a pessoa não se importa com essas coisas, não vejo sentido em comprar, exceto por status. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que esse questionamento seja bastante frequente no fórum. Já acompanhei diversos tópicos sobre o assunto mas nunca havia colocado minhas impressões por motivos que ficarão mais claros nos próximos parágrafos, no entanto essa discussão em específico me parece ter levantado bons questionamentos, me instigando a contribuir com minha opinião.

Primeiramente, devemos lembrar que esse é um fórum cujo tema central são os produtos da maça e, assim sendo, é visitado principalmente por entusiastas da marca, bem como usuários de boa parte de seus produtos e por esse motivo acredito que seja natural uma inclinação pela indicação favorável à compra. Aliás, esse é o motivo de eu não participar das outras discussões do gênero.

Feita essa divagação inicial, creio que duas coisas devam ser levadas em conta: as suas necessidades e aquilo que você considera um preço justo. Avaliar suas necessidades é importante ao escolher praticamente qualquer produto, uma vez que definitivamente não existe aparelho perfeito para todos. Por exemplo, um usuário cuja prioridade seja câmera estará muito bem servido de opções no mundo Android, que definitivamente apresenta um leque maior e possivelmente melhor de opções. Por outro lado, um usuário que estivesse preocupado com áudio (considerando o cenário de alguns anos atrás) seria muito melhor atendido por um iPhone do que qualquer outro aparelho concorrente. Sem conhecermos aquilo que realmente é mais importante pare você, é difícil justificar que o aparelho de fato vale aquilo que custa.

Justificar o valor que custa também pode ser bastante sensível ao seu próprio poder aquisitivo e prioridades. Ora, suponha que cheguemos a conclusão de que o iPhone é realmente o melhor aparelho para o seu uso, no entanto para compra-lá você iria precisar fazer uma divida ou parcelar em uma quantidade obscena de meses. Será que isso é preferível no seu caso? É sua prioridade ou é algo aceitável para você?  Enfim, são muitos fatores que você não deixou claro.

Quanto a minha experiência com relação ao dois sistemas operacionais. Em geral, o iPhone tende a receber mais anos de atualizações que os concorrentes. No entanto a medida que os anos passam, atualizar um aparelho da maça mais antigo sempre me trouxe resultados insatisfatórios, ao ponto de que eu dificilmente atualizaria um aparelho para mais de duas versões do sistema após aquela que veio com o aparelho originalmente. Some isso com o fato de que atualmente é muito comum encontrar aplicativos que já não são mais compatíveis com o iOS de três anos atrás e eu me pergunto até que ponto ter mais tempo de atualizações é de fato vantajoso? Tendo em vista que no caso do Android embora eu não tenha novas funcionalidades, praticamente todas as aplicações ainda suportam a versão do sistema lançada há seis anos.

Logo, acredito que tudo isso deva ser bem ponderado, suas necessidades, sua situação financeira e sobretudo quanto tempo você pretende ficar com o aparelho, considerando o ciclo de atualização e diferença de tempo de compatibilidade das aplicações entre ambos os sistemas. 

Editado por Amigos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Amigos disse:

Em geral, o iPhone tende a receber mais anos de atualizações que os concorrentes. No entanto a medida que os anos passam, atualizar um aparelho da maça mais antigo sempre me trouxe resultados insatisfatórios, ao ponto de que eu dificilmente atualizaria um aparelho para mais de duas versões do sistema após aquela que veio com o aparelho originalmente.

Eu não fazia ideia disso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/08/2021 at 22:08, MacPlus disse:

Olá Fabiânus Melado, posso dizer por mim; uso produtos Apple há mais de 20 anos e não me arrependo.

A grande maioria usa pela integração entre os devices da mesma marca.

Fora que a funcionalidade minimalista também é um fator que atrai muita gente.

Agora noto que você é egocêntrico:

Em uma pequena frase repetir quatro vezes a palavra "eu".

Parece que vc não sabe muito bem o que significa "egocentrismo". 

O cara veio aqui, fez uma publicação até coerente, e a galera da lacração fica zoando de forma gratuita. Que chato isso.

Concordo com sua resposta. Uso Mac desde 1996 e tbm acho que vale a pena pela integração.

Pronto, respondi tentando não ser babaca. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/08/2021 at 20:49, Padra Fábio Melado disse:

Olá!

O que vocês acham? quem comprou um iPhone NOVO, por favor, seja sincero: você realmente acha que fez um bom negócio? 

Comprei meu iPhone XR recentemente e te pergunto: você prefere segurança ou liberdade? Preço alto e suporte por 5 anos ou preço baixo e suporte por 2 anos? Correção de bugs ou customização? Muitas das respostas vão definir seu smartphone.

É fato que uma parcela dos usuários de iPhone compra o produto por “status”. Me lembro de uma vez no Ensino Médio um cara com iPhone recém-comprado não saber tirar uma captura de tela nele….

Porém há indivíduos, como eu, que paga mais caro em iPhones por fatores que nenhuma fabricante Android superou a Apple até hoje: segurança no sistema, suporte técnico telefônico imbatível e 5 anos de atualizações.

Minha resposta é: você tem outros produtos da empresa? Se sim, não pense 2x e compre seu iPhone.
 

Caso contrário, compre 1 iPhone e 1 Samsung por um site de um varejista, teste-os por 1 semana e devolva o que você não gostou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Comprei meu iPhone XR recentemente e te pergunto: você prefere segurança ou liberdade? Preço alto e suporte por 5 anos ou preço baixo e suporte por 2 anos? Correção de bugs ou customização? Muitas das respostas vão definir seu smartphone.

É fato que uma parcela dos usuários de iPhone compra o produto por “status”. Me lembro de uma vez no Ensino Médio um cara com iPhone recém-comprado não saber tirar uma captura de tela nele….

Porém há indivíduos, como eu, que paga mais caro em iPhones por fatores que nenhuma fabricante Android superou a Apple até hoje: segurança no sistema, suporte técnico telefônico imbatível e 5 anos de atualizações.

Minha resposta é: você tem outros produtos da empresa? Se sim, não pense 2x e compre seu iPhone.
 

Caso contrário, compre 1 iPhone e 1 Samsung por um site de um varejista, teste-os por 1 semana e devolva o que você não gostou. 

Hype ou não um iPhone 6s que tive ainda está na família e ele ainda faz bonito nas atividades cotidianas e um Android da época dele que faz hoje? Claro Android tem rom customizada, porém sempre ficam com bugs. Eu já usei Android, iOS uso desde 2007 e digo hoje com um iphone 12 pro se desistisse de trocar anualmente este iria durar aem engasgos muitos anos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem li todas as respostas e vou dar a minha opinião.

Depende, e muito, do que a pessoa vai fazer com o aparelho.
Um iPhone é um aparelho premium, com o melhor que a tecnologia tem a oferecer. Se a pessoa optar pelos modelos Pro, além de tudo terá uma excelente câmera e desempenho de sobra para 3 anos de uso pleno. 
Sempre deem preferência para pegar modelos com bastante armazenamento. Pegar os com parcos 64GB é complicado, visando a longevidade do aparelho.
Se a pessoa usa pouco o aparelho, e basicamente vai usar para navegação, e-mails, redes sociais e coisas do tipo, qualquer outro aparelho mid-end ou mid-premium Android atende perfeitamente. Android amadureceu bastante e atualmente é um sistema bastante robusto e estável. Se a pessoa baixar apenas aplicativos conhecidos da Google Play e tiver o mínimo de noção ao navegar, dificilmente terá problemas de segurança.
No final, tudo depende do bolso e preferência da pessoa. Se a pessoa escolhe um iPhone, ela terá em mãos um dos melhores aparelhos e dificilmente terá preocupações. Não acho que seja nem hype e nem status. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, VICTORHUGOBRAZIL disse:

5 anos de atualizações.

 

16 horas atrás, fabiofsl disse:

este iria durar sem engasgos muitos anos.

Mas os apps funcionam bem com modelos mais antigos? Eu estou perguntando isso depois do que o Amigos disse:

Em 04/09/2021 at 18:03, Amigos disse:

Em geral, o iPhone tende a receber mais anos de atualizações que os concorrentes. No entanto a medida que os anos passam, atualizar um aparelho da maça mais antigo sempre me trouxe resultados insatisfatórios, ao ponto de que eu dificilmente atualizaria um aparelho para mais de duas versões do sistema após aquela que veio com o aparelho originalmente.

 

14 horas atrás, jailsonrs disse:

Se a pessoa usa pouco o aparelho, e basicamente vai usar para navegação, e-mails, redes sociais e coisas do tipo, qualquer outro aparelho mid-end ou mid-premium Android atende perfeitamente.

Mas os usuários do iPhone também não compram o aparelho para fazer exatamente isso também?

Editado por Padra Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Padra Fábio Melado disse:

 

Mas os apps funcionam bem com modelos mais antigos? Eu estou perguntando isso depois do que o Amigos disse:

 

Mas os usuários do iPhone também não compram o aparelho para fazer exatamente isso também?

Eu sou o tipo de usuário que utiliza os Apps de fábrica do iOS e alguns outros como mídias sociais, banco, e alguns apps de edição de imagem e vídeo mais simples. Eu nunca tive problemas de compatibilidade, utilizo os mesmos apps no meu iPhone XR e num 5s que tem aqui em casa pra testes. Porém, é fato que as versões do App são diferentes.

O que acontece depois que o aparelho para de receber atualização é que você não consegue mais baixar aplicativos da App Store. Na verdade você consegue, mas só aqueles que você já baixou na sua conta em algum momento passado. Porque fica na seção "compras" da sua Apple ID, e quando você baixa num aparelho mais antigo que não recebe mais atualização, a Apple disponibiliza aquele app pra você na última versão que seu aparelho suporta.

E sinceramente, estamos falando de pelo menos 5 anos até você ter qualquer "problema" desse gênero.

Fora isso, nunca vi qualquer tipo de problema. O 5s aqui de casa ainda roda liso como qualquer aparelho novo, sem a última atualização do iOS claro. Porque pra ele não tem.

A não ser que o amigo use apps bem específicos que com o tempo gere problemas. Por exemplo, se o App em questão não é suportado mais no 5s e você depende do App pro seu trabalho, ou, das funções que a última versão do App disponibiliza e seu aparelho não roda essa última versão, aí sim, é um problemão. Ao menos é o que eu entendi.

Editado por Bruno Régis Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Padra Fábio Melado disse:

 

Mas os usuários do iPhone também não compram o aparelho para fazer exatamente isso também?

Sim, fazem. 
Mas o fazem em um aparelho caríssimo, onde o aparelho atual do modelo mais básico da linha custa 7 mil no site da Apple. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Bruno Régis Duarte disse:

Eu sou o tipo de usuário que utiliza os Apps de fábrica do iOS e alguns outros como mídias sociais, banco, e alguns apps de edição de imagem e vídeo mais simples. Eu nunca tive problemas de compatibilidade, utilizo os mesmos apps no meu iPhone XR e num 5s que tem aqui em casa pra testes. Porém, é fato que as versões do App são diferentes.

[...]

E sinceramente, estamos falando de pelo menos 5 anos até você ter qualquer "problema" desse gênero.

Fora isso, nunca vi qualquer tipo de problema. O 5s aqui de casa ainda roda liso como qualquer aparelho novo, sem a última atualização do iOS claro. Porque pra ele não tem.

7 horas atrás, Padra Fábio Melado disse:

 

Mas os apps funcionam bem com modelos mais antigos? Eu estou perguntando isso depois do que o Amigos disse:

Amigos, gostaria de fazer uma elucidação quanto s minhas afirmações anteriores, uma vez que elas são citadas.

Gostaria de falar especificamente do suporte às versões mais antigas do iOS por parte dos aplicativos em geral. Vamos então fazer um "experimento", abra a App Store no seu celular ou computador e vejamos as versões mínimas necessárias para instalar os aplicativos recomendados (seções "Popular Games & Apps" e "Top Free Apps"). Vejamos uma amostra dessa seleção:

  • HBO Max - iOS 12.2 ou superior
  • Pokemon GO - iOS 12 ou superior
  • Tinder - iOS 12 ou superior
  • Amazon Prime Video - iOS 12.1 ou superior
  • Netflix - iOS 14 ou superior
  • Spotify - iOS 12 ou superior
  • Instagram - iOS 12 ou superior
  • Telegram - iOS 9 ou superior
  • Google Maps - iOS 12.2 ou superior
  • Bible - iOS 12 ou superior (esse particularmente me espantou!)

Ora, de uma seleção de 10 aplicativos podemos verificar que você não poderia baixar a versão mais atual de 90% deles com um sistema que ainda não fez nem três anos de lançado. Apesar de tal "experimento" ter valor "científico" nulo, acredito que seja uma boa forma de termos uma noção do estado de tal suporte, uma vez que estes aplicativos são, basicamente, os mais usados e boa parte deles desenvolvidos por empresas com capital suficiente para suportar versões antigas. Esse cenário é ainda pior quando falamos de desenvolvedores menores, o que é facilmente verificável para quem acompanha a série "Promoções na App Store" do MacMagazine.

Some a isso o fato de que aplicativos como Uber, WhatsApp, Instagram e os de bancos te forçam a usar versões não muito antigas, e temos praticamente uma obrigatoriedade de atualização do sistema por parte dos usuários algo que, em meu caso específico foram eventualmente situações traumáticas, vide iPhone 4 com iOS 7, iPhone 5 com iOS 10, iPhone 5S com iOS 11 e mais recentemente meu iPhone 8, que utilizo como DAP, que foi acidentalmente atualizado do iOS 12  para o 14.7 e mesmo para uso tão básico, foi evidente a queda de desempenho e, sobretudo, do consumo de bateria.

Obviamente que, como você mesmo disse, o sistema garante, em geral, cinco anos de atualizações. No entanto acredito ser um pouco leviano dizer que um iPhone rodando uma versão introduzida cinco anos após o lançamento do mesmo funcione tão bem quanto um novo. Não me entenda mal, eu sou um defensor de que aparelhos antigos podem sim ter desempenho satisfatório para certas pessoas e jamais afirmaria, como é comum ver na seção de comentários do site, que um iPhone 6S, por exemplo, é "inutilizável". Porém, é evidente que isso irá variar conforme o próprio usuário.

Assim, acredito que a mensagem que eu queria ter passado é a de que, na hora da escolha do aparelho é importante levar em consideração a preferência entre ter um sistema atualizado, embora possivelmente com desempenho inferior e sem suporte à novos recursos (vide iOS 15), ou não ter suporte aos novos sistemas e, possivelmente, novos recursos (a questão de novos recurso no Android é um pouco diferente) mas garantir suporte mais longevo aos aplicativos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou deixar o que valeu PARA MIM, para o modo ao qual faço uso do meu iPhone e qual seu iPhone (ou outro smartphone) atual.

Antes do 12 Pro eu tinha um 11 Pro e quis trocá-lo somente pelo Apple ProRAW e pelo design, mas após um tempo usando acabei sentindo que estava com um pouco (bem pouco) mais do mesmo e que não havia valido ter pago mais de 7 mil (importado) no aparelho. Antes do 11 Pro eu tinha um XR e senti bem mais a diferença, mas até mesmo essa troca hoje repensando não valeu tanto. Tenho somente iPhone e AirPods, nada mais da Apple além dos dois; sou usuário de Windows (não consegui me adaptar ao Mac), então certamente irei ficar com esse 12 Pro por alguns anos.

Quanto à Samsung que você citou, eu tenho um Galaxy Note10 Plus que comprei no lançamento e até hoje funciona perfeitamente bem, está atualizado e ainda irá receber atualização por um tempo. É um aparelho que conta com quase todas as funcionalidades de um lançamento e até mais (bem mais) funcionalidades do que o iOS, como o DeX, por exemplo, ou simplesmente poder usar 2 apps ao mesmo tempo. Hoje uso bem mais o Note10 do que o iPhone, usando-o [o iPhone] principalmente para fotografia; mas para o dia-a-dia, o Note10 é mais parceiro. Não penso em trocá-lo enquanto a Samsung voltar a ter bons designs na linha S (já que a Note até então aparenta ter 'morrido'). Bom, é isso. Espero ajudar um pouco. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/09/2021 at 18:19, Amigos disse:

Amigos, gostaria de fazer uma elucidação quanto s minhas afirmações anteriores, uma vez que elas são citadas.

Gostaria de falar especificamente do suporte às versões mais antigas do iOS por parte dos aplicativos em geral. Vamos então fazer um "experimento", abra a App Store no seu celular ou computador e vejamos as versões mínimas necessárias para instalar os aplicativos recomendados (seções "Popular Games & Apps" e "Top Free Apps"). Vejamos uma amostra dessa seleção:

  • HBO Max - iOS 12.2 ou superior
  • Pokemon GO - iOS 12 ou superior
  • Tinder - iOS 12 ou superior
  • Amazon Prime Video - iOS 12.1 ou superior
  • Netflix - iOS 14 ou superior
  • Spotify - iOS 12 ou superior
  • Instagram - iOS 12 ou superior
  • Telegram - iOS 9 ou superior
  • Google Maps - iOS 12.2 ou superior
  • Bible - iOS 12 ou superior (esse particularmente me espantou!)

Ora, de uma seleção de 10 aplicativos podemos verificar que você não poderia baixar a versão mais atual de 90% deles com um sistema que ainda não fez nem três anos de lançado. Apesar de tal "experimento" ter valor "científico" nulo, acredito que seja uma boa forma de termos uma noção do estado de tal suporte, uma vez que estes aplicativos são, basicamente, os mais usados e boa parte deles desenvolvidos por empresas com capital suficiente para suportar versões antigas. Esse cenário é ainda pior quando falamos de desenvolvedores menores, o que é facilmente verificável para quem acompanha a série "Promoções na App Store" do MacMagazine.

Some a isso o fato de que aplicativos como Uber, WhatsApp, Instagram e os de bancos te forçam a usar versões não muito antigas, e temos praticamente uma obrigatoriedade de atualização do sistema por parte dos usuários algo que, em meu caso específico foram eventualmente situações traumáticas, vide iPhone 4 com iOS 7, iPhone 5 com iOS 10, iPhone 5S com iOS 11 e mais recentemente meu iPhone 8, que utilizo como DAP, que foi acidentalmente atualizado do iOS 12  para o 14.7 e mesmo para uso tão básico, foi evidente a queda de desempenho e, sobretudo, do consumo de bateria.

Obviamente que, como você mesmo disse, o sistema garante, em geral, cinco anos de atualizações. No entanto acredito ser um pouco leviano dizer que um iPhone rodando uma versão introduzida cinco anos após o lançamento do mesmo funcione tão bem quanto um novo. Não me entenda mal, eu sou um defensor de que aparelhos antigos podem sim ter desempenho satisfatório para certas pessoas e jamais afirmaria, como é comum ver na seção de comentários do site, que um iPhone 6S, por exemplo, é "inutilizável". Porém, é evidente que isso irá variar conforme o próprio usuário.

Assim, acredito que a mensagem que eu queria ter passado é a de que, na hora da escolha do aparelho é importante levar em consideração a preferência entre ter um sistema atualizado, embora possivelmente com desempenho inferior e sem suporte à novos recursos (vide iOS 15), ou não ter suporte aos novos sistemas e, possivelmente, novos recursos (a questão de novos recurso no Android é um pouco diferente) mas garantir suporte mais longevo aos aplicativos. 

Entendi o posicionamento.

Talvez um iPhone de 5 anos atrás não rode perfeitamente como um aparelho novo o sistema mais atual. Mas uma coisa é fato, GERALMENTE, e apenas GERALMENTE, um iPhone de 5 anos atrás roda tão bem o sistema novo quanto aparelhos novos de outras marcas rodam o Android atual também. Ao menos essa é minha percepção.

A minha ideia não é vender o iPhone, embora eu seja um fã dos produtos da marca sim. O que eu gostaria mesmo é de repassar a experiência de um usuários mais simples, e, de longa data de ambos as marcas e que sempre deu preferência pra Android, como boa parte dos amigos aqui. Mas infelizmente experiência só vivendo, e cada um vai acabar decidindo se o valor realmente foi bem pago. O que eu defendo mesmo é o seguinte, se o cara quer um aparelho PRO mais barato, vá de Android sem erro. Se o cara quer uma experiência realmente diferente e legal, vai de Apple. Se o cara quer apenas fazer ligação, procura um Nokia no ML que mesmo de 20 anos atrás a bateria deve durar melhor que os aparelhos de hoje, porque a Nokia realmente acertou em produtos longa data mais do que Apple kkk. Enfim, gosto de levar em conta as necessidades do usuário, orçamento, e realidade que cada um vive.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...