Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trackpad do MacBook Air com interferência.


Pedro Furtado Ázer

Posts Recomendados

Olá!
Tenho um MacBook Air 11" mid 2012 e estou enfrentando dificuldades com o trackpad dele.
Ele parece estar travado o botão de seleção (botão esquerdo) e tudo que eu passo o cursor por cima fica selecionado.
O problema se manifesta independente de estar ligado ao carregador ou não. Inclusive já testei outro carregador original de MacBook Air e o problema continua.
Não creio que o problema seja carregador. Tentei contornar o problema usando um mouse via USB, mas mesmo assim o problema continua.

Alguém já teve um problema desses?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Pedro.

Primeiro, tente um reset de SMC e reset de NVRAM, seguindo os guias abaixo:

https://support.apple.com/pt-br/HT201295
https://support.apple.com/pt-br/HT204063

Obs.: sobre os guias acima, seu MacBook não possui o chip T2 Security.

Se os procedimentos acima não resolverem, recomendo uma reinstalação do sistema operacional (guia abaixo). Pra esse procedimento, eu recomendo que faça uma instalação "limpa", ou seja, faça um backup dos seus arquivos importantes, e de preferência faça um backup manual, em um HD externo ou serviço de nuvem. Evite softwares de backups automatizados, incluindo a própria ferramenta Time Machine da Apple, assim você vai garantir que nenhum arquivo corrompido que possa estar causando esse problema vá junto do backup. Depois usando o Utilitário de Disco (que aparece no guia abaixo) do modo de recuperação, apague os dados do seu SSD, e então siga para a reinstalação do sistema.

https://support.apple.com/pt-br/HT204904

Se nenhum dos procedimentos acima resolverem, você precisa buscar uma assistência especializada, pra que seu Mac possa ser testado com outro trackpad, pois pode sim ser um problema na própria preça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Boa tarde, Pedro.

Primeiro, tente um reset de SMC e reset de NVRAM, seguindo os guias abaixo:

https://support.apple.com/pt-br/HT201295
https://support.apple.com/pt-br/HT204063

Obs.: sobre os guias acima, seu MacBook não possui o chip T2 Security.

Se os procedimentos acima não resolverem, recomendo uma reinstalação do sistema operacional (guia abaixo). Pra esse procedimento, eu recomendo que faça uma instalação "limpa", ou seja, faça um backup dos seus arquivos importantes, e de preferência faça um backup manual, em um HD externo ou serviço de nuvem. Evite softwares de backups automatizados, incluindo a própria ferramenta Time Machine da Apple, assim você vai garantir que nenhum arquivo corrompido que possa estar causando esse problema vá junto do backup. Depois usando o Utilitário de Disco (que aparece no guia abaixo) do modo de recuperação, apague os dados do seu SSD, e então siga para a reinstalação do sistema.

https://support.apple.com/pt-br/HT204904

Se nenhum dos procedimentos acima resolverem, você precisa buscar uma assistência especializada, pra que seu Mac possa ser testado com outro trackpad, pois pode sim ser um problema na própria preça.

Vou tentar Beto, obrigado pelo passo-a-passo!
Tomara que não necessite de assistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pedro Furtado Ázer disse:

Vou tentar Beto, obrigado pelo passo-a-passo!
Tomara que não necessite de assistência.

Se for necessária a troca do trackpad também, nem se assuste, não é nada do outro mundo em questão de preço. Eu até acho que tenho um desses aqui, de um Air 11" que faleceu, rs. Se for constatada a necessidade da troca, me mande uma mensagem privada e vemos a possibilidade de eu te enviar ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz, os dois primeiros procedimentos que vc me indicou não resolveram o problema. Vou tentar reinstalar o sistema operacional amanhã.
Se não resolver vou tentar levar em alguma assistência técnica. O problema é que por meu computador já ser antigo acho que corro o risco de não ser mais atendido pela assistência técnica da apple. Talvez tenha que levar em algum lugar que mexa com mac. Vamos ver no que dá 

Qualquer coisa entro em contato com vc, Beto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, roberktum disse:

Será que não pode ser a bateria estufando um pouco? 

Pensei nessa possibilidade, e ainda não dá pra descartar ela, devido à idade da máquina. Mas acredito que ele estaria sentindo o trackpad mais duro, e a ponto de estar selecionando as coisas sozinho, provavelmente o trackpad ja estaria visivelmente sobressalente em relação à carcaça. De qualquer forma essa possibilidade é válida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Pedro Furtado Ázer disse:

Minha bateria tem 408 ciclos e a condição está normal. Não sei se pode ser isso

É um bom indicativo, mas não pode ser usado pra descartar um defeito de bateria. Eu já vi aparelho lacrado na caixa vir com bateria estufada, mesmo o sistema indicando 0 ciclos e sem mensagens de manutenção. De qualquer forma não deve ser difícil você verificar se pode ser a bateria. O trackpad está duro ao ser pressionado? Percebe se ele está saltado da carcaça, como na imagem abaixo (ou mais ainda)?

IMG_0193.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Pedro Furtado Ázer disse:

O trackpad está normal. Clique normal e posição em relação a carcaça.

Imaginei. Seria algo muito perceptível você teria relatado de início. Existe ainda a possibilidade de ser relacionado ao software, mas a causa provável é defeito no trackpad. De qualquer forma só a reinstalação do sistema mesmo pra descartar a possibilidade de ser resolvido pelo usuário, e como eu disse antes, não resolvendo, só mesmo um técnico pra diagnosticar.

Aguardo o feedback.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...