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MacBook Air m1 chegou hoje lacrado sem garantia


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16 minutos atrás, Pedro Henrique da Silva disse:

a garantia do produto inicio quando essa loja/pessoa adquiriu o Mac para revenda. 

De forma alguma. A data de compra é a data em que o consumidor comprou, não o revendedor, que é fornecedor. 

Além disso, o prazo de garantia se inicia com a efetiva entrega do produto ao consumidor, e não na data de emissão da nota fiscal. Portanto, se a compra foi a distancia e demorou um mês para entregar, a garantia começara a correr um mês depois da data da nota fiscal - mediante, claro, a prova da data da entrega. 

Dica: conselhos e orientações de quem está no polo oposto de uma disputa não são confiáveis...

 

 

Editado por roberktum
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1 hora atrás, Pedro Henrique da Silva disse:

Agora quanto à garantia, eles deixam claro que os produtos adquiridos tem a garantia iniciada na DATA DA COMPRA e não na data da ativação do Mac... Ou seja, como você comprou de uma dita "loja" que não é oficial, nem um revendedor apple, a garantia do produto inicio quando essa loja/pessoa adquiriu o Mac para revenda. 

A Apple não tem como controlar quando um aparelho é vendido no varejo, afinal de contas quem emite a nota fiscal é o varejista, e não a marca, neste tipo de venda. Eles inclusive iniciam a garantia na ativação para coibir fraudes com notas fiscais frias. A garantia não tem como começar quando uma loja adquire o produto pra revenda, isso não existe. Eu mesmo já comprei iPhone e Mac no Paraguay, pelo menos três vezes, sem nota fiscal, e o período de garantia se iniciou quando fiz a ativação desses produtos. Inclusive um deles deu defeito e foi feita a substituição na Autorizada sem solicitarem nota fiscal. Antes de trazer para o Brasil eu sempre confiro no checkcoverage.apple.com pra ver se o aparelho não foi já ativado e reembalado. Óbvio, se for algum serviço em que a Apple costuma exigir a nota fiscal, aí o prejuízo é meu, mas na maioria esmagadora das vezes eles não pedem, e vale a garantia que se incia na ativação do aparelho.

 

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21 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

A Apple não tem como controlar quando um aparelho é vendido no varejo, afinal de contas quem emite a nota fiscal é o varejista, e não a marca, neste tipo de venda. Eles inclusive iniciam a garantia na ativação para coibir fraudes com notas fiscais frias. A garantia não tem como começar quando uma loja adquire o produto pra revenda, isso não existe. Eu mesmo já comprei iPhone e Mac no Paraguay, pelo menos três vezes, sem nota fiscal, e o período de garantia se iniciou quando fiz a ativação desses produtos. Inclusive um deles deu defeito e foi feita a substituição na Autorizada sem solicitarem nota fiscal. Antes de trazer para o Brasil eu sempre confiro no checkcoverage.apple.com pra ver se o aparelho não foi já ativado e reembalado. Óbvio, se for algum serviço em que a Apple costuma exigir a nota fiscal, aí o prejuízo é meu, mas na maioria esmagadora das vezes eles não pedem, e vale a garantia que se incia na ativação do aparelho.

 

Recentemente comecei a usar um MacBook que foi adquirido em miami, numa Apple Store e trazido para cá por meio de importação legal, nada daquela ideia de alguém abrir e trazer blá-blá-blá. 
Tive problemas com a importação e o Mac ficou 28 dias lá. 
Ele foi adquirido em 29 de julho e ativado em 28 de agosto (30 dias de diferença). Liguei na Apple para entender o motivo disso, e me disseram que a garantia do produto começa a contar na data de compra e não de ativação… caso isso não esteja no comum das pessoas, obviamente eu gostaria de informação, para poder guerrear com eles no 0800 hoje mesmo 😂

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1 hora atrás, Pedro Henrique da Silva disse:

Recentemente comecei a usar um MacBook que foi adquirido em miami, numa Apple Store e trazido para cá por meio de importação legal, nada daquela ideia de alguém abrir e trazer blá-blá-blá. 
Tive problemas com a importação e o Mac ficou 28 dias lá. 
Ele foi adquirido em 29 de julho e ativado em 28 de agosto (30 dias de diferença). Liguei na Apple para entender o motivo disso, e me disseram que a garantia do produto começa a contar na data de compra e não de ativação… caso isso não esteja no comum das pessoas, obviamente eu gostaria de informação, para poder guerrear com eles no 0800 hoje mesmo 😂

Acredito em você, e eu sinceramente nunca vi isso, inclusive já tendo sido vendedor em uma Apple Premium Reseller. Só se isso ocorre quando é comprado numa Apple Store, talvez?

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Recentemente comecei a usar um MacBook que foi adquirido em miami, numa Apple Store e trazido para cá por meio de importação legal, nada daquela ideia de alguém abrir e trazer blá-blá-blá. 
Tive problemas com a importação e o Mac ficou 28 dias lá. 
Ele foi adquirido em 29 de julho e ativado em 28 de agosto (30 dias de diferença). Liguei na Apple para entender o motivo disso, e me disseram que a garantia do produto começa a contar na data de compra e não de ativação… caso isso não esteja no comum das pessoas, obviamente eu gostaria de informação, para poder guerrear com eles no 0800 hoje mesmo

Eu já li em fóruns/tópicos americanos sobre data de compra/ativação pra contar na garantia e dentre todas as respostas que postaram a que mais me pareceu coerente foi que
Produtos adquiridos em lojas físicas (AppleStore )da Apple tem data de início da garantia na data de compra.
Produtos adquiridos na loja on-line da Apple tem data de início da garantia a partir da data de ativação do produto. Porque eles consideram que a partir da data de compra on-line até a chegada do produto na mão do cliente pode demorar (frete demorado, problemas de endereço, falta de pessoa para receber, etc) e com isso a Apple acha injusto contar esses dias como dentro da garantia.

De novo, foi o que eu li num fórum/tópico americano, se não me engano no macrumors.


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23 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Acredito em você, e eu sinceramente nunca vi isso, inclusive já tendo sido vendedor em uma Apple Premium Reseller. Só se isso ocorre quando é comprado numa Apple Store, talvez?

 

12 minutos atrás, Valterhi disse:


Eu já li em fóruns/tópicos americanos sobre data de compra/ativação pra contar na garantia e dentre todas as respostas que postaram a que mais me pareceu coerente foi que
Produtos adquiridos em lojas físicas (AppleStore )da Apple tem data de início da garantia na data de compra.
Produtos adquiridos na loja on-line da Apple tem data de início da garantia a partir da data de ativação do produto. Porque eles consideram que a partir da data de compra on-line até a chegada do produto na mão do cliente pode demorar (frete demorado, problemas de endereço, falta de pessoa para receber, etc) e com isso a Apple acha injusto contar esses dias como dentro da garantia.

De novo, foi o que eu li num fórum/tópico americano, se não me engano no macrumors.


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O Mac foi adquirido no Millenia Mall, e assim como o Valterhi disse, a garantia começou a correr no dia da compra, afinal lá é uma AppleStore oficial. Agora produtos adquiridos em sites revendedores, assim como foi meu iPhone, a garantia começou a correr quando eu ativei o mesmo 

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14 minutos atrás, Pedro Henrique da Silva disse:

O Mac foi adquirido no Millenia Mall, e assim como o Valterhi disse, a garantia começou a correr no dia da compra, afinal lá é uma AppleStore oficial. Agora produtos adquiridos em sites revendedores, assim como foi meu iPhone, a garantia começou a correr quando eu ativei o mesmo 

Faz sentido, porque como eu disse, a Apple não tem como ativar a garantia quando um aparelho é vendido no varejo. E isso vale inclusive pras iPlaces, por exemplo, onde eu trabalhei, e que são "APR". Uma iPlace por exemplo tem que seguir regras estritas e ditadas pela própria Apple, inclusive como será disposto o showroom, onde vai ficar cada aparelho no showroom, qual cor será exposta, material de publicidade vem todo da Apple, aparelhos vem diretamente da Apple, treinamento da equipe é semanal e quem ministra é a Apple, enfim, é uma Apple Store sob a administração de outra empresa. Quando eu vendia aparelhos na iPlace, a garantia começava na ativação do usuário. Acho que a Apple faz isso pra evitar problemas com notas fiscais frias.

Vindo de uma Apple Store, seja loja física ou site, faz sentido mesmo começar a partir da data da compra (ou entrega).

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Pode ser isso mesmo.

Eu comprei um macbook pro fora do Brasil, presencialmente numa Apple Store, mas era personalizado, então chegou pelos correios uma semana depois. A a data da nota fiscal foi de alguns dias depois da compra, mas anterior à data da entrega.

Tive problema com a tela, que eu identifiquei quando ainda faltava uns 6 meses para acabar a garantia, aí marquei no calendário o fim da garantia para ficar com a tela o mais nova possível, um ano mais nova que o resto da máquina.

Quando cheguei na autorizada, constava no sistema que já tinha expirado, porque estava contando da data da compra na loja. Tive que mostrar a invoice, aí resolveram, considerando a data da nota. 

Se tivesse expirado por essa data também, mas não pela data da entrega, tenho certeza que não aceitariam, mas estariam agindo contra a lei brasileira, e eu ia me lascar porque provavelmente eu não tinha prova nenhuma da data da entrega e não iria conseguir na justiça.

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Em 30/08/2021 at 22:44, Diego Ferraz Monteiro disse:

Pessoal comprei um MacBook Air M1 e chegou hoje lacrado e direto da loja Pontofrio.com e para minha surpresa a data de ativação é de 26/05.

Já aconteceu com alguém isso? Qual procedimento posso tomar?

Inacreditável !!!

 

Se não tiver sido alguma promoção que tenha valido muito a pena, esquece isso de ligar sei lá pra quem: só devolve. 
Vc tem 7 dias pra devolver, independente do motivo. Isso se vc não tiver tempo a perder e não tiver sido, reitero, alguma promoção que desconto muito bom.

 

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A garantia legal é baseada na data da emissão da nota fiscal. Caso você tenha algum problema, basta apresentar a nota fiscal e pronto, fim de papo. Acredito que deveria terem deixado isso claro no contato. 
Aconteceu algo semelhante com o meu iPad Air 3° geração que a data da ativação era de uns 40 dias anteriores a data da emissão da nota. Entrei em contato com a Apple, enviei a nota e alteraram em 2 dias.

Segue link do artigo de suporte da Apple onde explica:

https://support.apple.com/pt-br/HT202696

 

Se você recebeu um produto novo, lacrado, sem marcas de uso e fez a configuração inicial sem problemas e não tinha nenhum ciclo de bateria, vc recebeu um produto novo.
Uma divergência no controle que a Apple tem sobre o serial dos produtos não quer dizer que vc pegou um produto usado. Facilmente se resolve corrigindo a data de compra e fim de papo.

Apenas corrija a garantia com a Apple e seja feliz. A Apple sabe que pode ter divergências e tem até um artigo falando sobre isso. 
Acho que é muito desnecessário devolver ou ficar teorizando que foi um produto reembalado, usado ou algo assim. 

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Em 02/09/2021 at 17:31, BetoGaleazzo disse:

Faz sentido, porque como eu disse, a Apple não tem como ativar a garantia quando um aparelho é vendido no varejo. E isso vale inclusive pras iPlaces, por exemplo, onde eu trabalhei, e que são "APR". Uma iPlace por exemplo tem que seguir regras estritas e ditadas pela própria Apple, inclusive como será disposto o showroom, onde vai ficar cada aparelho no showroom, qual cor será exposta, material de publicidade vem todo da Apple, aparelhos vem diretamente da Apple, treinamento da equipe é semanal e quem ministra é a Apple, enfim, é uma Apple Store sob a administração de outra empresa. Quando eu vendia aparelhos na iPlace, a garantia começava na ativação do usuário. Acho que a Apple faz isso pra evitar problemas com notas fiscais frias.

Vindo de uma Apple Store, seja loja física ou site, faz sentido mesmo começar a partir da data da compra (ou entrega).

Comprei o meu iPad Air 3 na Fast Shop, lacrado, novo, nota fiscal e tudo mais. Abri, ativei e fiz tudo certinho. Quando fui ver a data do fim da garantia, estava incorreto. Entrei em contato com a Apple, pediram a cópia da nota, que já constava o serial, e em dois dias corrigiram.

Essa questão da ativação é um pouco "ambíguo". Se eu pegar um iPhone 6 comprado no varejo e que nunca foi ativado e ativar ele agora, vai ter garantia de quando? Acredito que a Apple deva ter um controle com a data de fabricação e uma estimativa de tempo que levaria para o produto seja vendido. 

Já peguei cinco MacBooks Pro em um antigo trabalho que a data de venda estava 4 dias a frente quando recebi e fui ativar o AppleCare. Simplesmente fiz a ativação do AppleCare e ganhamos 4 dias a mais de cobertura. E esses cinco MacBooks, sequer tinham sido ligados, porque eu peguei o serial pela caixa deles.

Esse controle da Apple com os número de séries tem suas falhas. O que vale é a nota fiscal. 

5 horas atrás, Stow disse:

Se não tiver sido alguma promoção que tenha valido muito a pena, esquece isso de ligar sei lá pra quem: só devolve. 
Vc tem 7 dias pra devolver, independente do motivo. Isso se vc não tiver tempo a perder e não tiver sido, reitero, alguma promoção que desconto muito bom.

 

https://support.apple.com/pt-br/HT202696

 

Data que consta no registro da Apple não quer dizer nada a grosso modo. Só entrar em contato com a Apple e corrigir. 

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Tomei até um susto agora, o meu do Ponto Frio foi comprado dia 31/08, chegou dia 01/09, mas só ativei dia 04/09. Checando o Serial no site da Apple, a garantia vai até  02/09 do ano que vem, obviamente.

Daí pensei: será que essas revendas oficiais não informam à Apple a data da compra/entrega dos produtos e isso que dá início ao prazo da garantia?  Nesse caso, o Mac do tópico poderia ter sido o caso do Mac sido vendido anteriormente pra outro e devolvido lacrado à loja, antes de parar nas mãos do autor do tópico. Acho que isso explicaria.

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  • 3 semanas depois...

Uma fonte de frustração esta compra, infelizmente. Se ainda o Ponto Frio tivesse aquele tipo de loja da Americanas que é a "SouBarato", onde já se sabe que as coisas são revendidas depois de retornadas ao estoque... Ao menos ficaria bem claro ao comprador aí e não haveria do que reclamar. Comprar um Apple caro destes e ter dissabores com garantia é de amargar.

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