Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Air m1 chegou hoje lacrado sem garantia

Diego Ferraz Monteiro

Posts Recomendados

Pessoal comprei um MacBook Air M1 e chegou hoje lacrado e direto da loja Pontofrio.com e para minha surpresa a data de ativação é de 26/05.

Já aconteceu com alguém isso? Qual procedimento posso tomar?

Inacreditável !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algo de errado não está certo, Diego. Significa que por algum motivo esse aparelho já foi ativado em 26/05 pela primeira vez.

A loja Ponto Frio deixou de ser apenas uma loja e passou a ser um Market Place, onde outras lojas podem anunciar. Basicamente todas as famosas acabaram virando Market Place. Você se certificou de que o seu MacBook era vendido e entregue pelo Ponto Frio? Essa informação aparece na página do produto, como você pode ver na screenshot que acabei de tirar do site deles, de outro produto, informando quem é o vendedor:

Screen Shot 2021-08-30 at 23.43.36.png

O que me vem primeiro à cabeça é que esse MacBook pode ter sido comprado por outro cliente, o cliente ativou o aparelho, se arrependeu da compra e se utilizou do direito de arrependimento. Pode ser que esse aparelho tenha sido reembalado e vendido a você.

Você recebeu a nota fiscal certinho com seus dados, data de compra e número de série do aparelho? Antes de tudo ligue na Apple (0800 761 0880) e informe o ocorrido. Se eles disserem que realmente essa máquina foi ativada antes, pode ser que te passem alguma recomendação, mas caso peçam pra entrar em contato com o lojista a solução vai ser essa mesmo. Ligue o quanto antes para o Ponto Frio e relate o acontecido, anote número de protocolo e crie provas a seu favor. Mesmo tendo sido comprado de outra loja anunciante no site deles, o Ponto Frio tem obrigações legais com você. Se a Apple confirmar que a ativação foi feita antes, busque seus direitos, até porque a garantia conta a partir da data de ativação, te privando de 3 meses desse direito, fora que ninguém quer pagar pra receber um produto reembalado (se for o caso).

Nos mantenha informados sobre essa situação!

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário

37 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Algo de errado não está certo, Diego. Significa que por algum motivo esse aparelho já foi ativado em 26/05 pela primeira vez.

A loja Ponto Frio deixou de ser apenas uma loja e passou a ser um Market Place, onde outras lojas podem anunciar. Basicamente todas as famosas acabaram virando Market Place. Você se certificou de que o seu MacBook era vendido e entregue pelo Ponto Frio? Essa informação aparece na página do produto, como você pode ver na screenshot que acabei de tirar do site deles, de outro produto, informando quem é o vendedor:

Screen Shot 2021-08-30 at 23.43.36.png

O que me vem primeiro à cabeça é que esse MacBook pode ter sido comprado por outro cliente, o cliente ativou o aparelho, se arrependeu da compra e se utilizou do direito de arrependimento. Pode ser que esse aparelho tenha sido reembalado e vendido a você.

Você recebeu a nota fiscal certinho com seus dados, data de compra e número de série do aparelho? Antes de tudo ligue na Apple (0800 761 0880) e informe o ocorrido. Se eles disserem que realmente essa máquina foi ativada antes, pode ser que te passem alguma recomendação, mas caso peçam pra entrar em contato com o lojista a solução vai ser essa mesmo. Ligue o quanto antes para o Ponto Frio e relate o acontecido, anote número de protocolo e crie provas a seu favor. Mesmo tendo sido comprado de outra loja anunciante no site deles, o Ponto Frio tem obrigações legais com você. Se a Apple confirmar que a ativação foi feita antes, busque seus direitos, até porque a garantia conta a partir da data de ativação, te privando de 3 meses desse direito, fora que ninguém quer pagar pra receber um produto reembalado (se for o caso).

Nos mantenha informados sobre essa situação!

A compra foi direta do ponto frio mesmo. Venda e entrega deles. Já entrei em contato com a apple e atendimento só até as 20 horas - marquei agendamento para eles ligarem amanha pela manhã - e ponto frio não dá para brincar, eles são espertos. Para ter uma ideia o site não consta de forma clara o processo de devolução ou troca. Com isso já fiz reclamação no site www.consumidor.gov.br. Responderam acredito de forma automática pelo horário - perto da meia noite. Cara imagina tu compra uma máquina com esse valor e receber assim. Obrigado pela sua ajuda.

Captura de Tela 2021-08-31 às 00.26.43.png

Editado por Diego Ferraz Monteiro
imagem
Link para o comentário

1 hora atrás, Diego Ferraz Monteiro disse:

Cara imagina tu compra uma máquina com esse valor e receber assim.

Realmente não dá, muito frustrante. Mas será resolvido, fique tranquilo.

Novamente: vá nos informando, é um caso que vale a pena acompanhar, não só pelo desfecho, mas pra vermos como a Apple e a Ponto Frio agem em situações assim.

Boa sorte! Abrs.

Link para o comentário

Tem que ficar esperto com isso pq tem tido muito OpenBox que os caras disfarçam como promoção, inclusive isso é contra a lei, pois se é um OpenBox tem que deixar MUITO claro. Nesse seu caro reclame bastante, mas corre, pois se não adiantar de nada vc tem os 7 dias pra devolver por arrependimento.

Ha muito tempo atras eu fiz uma compra de um tablet que quando chegou, e eu liguei, já haviam ligado o mesmo e tinha até o consumo da bateria lá com uso e talz, e não entrou no modo padrão de configuração... eu não ia reclamar mas dai do nada a tela começou a ficar branca e pedi a troca e reclamei de ele já ter chegado com uso. Lembro que deram uma enrolada e falaram que era a promoção da Black Friday na época, acabei recebendo novamente outro OpenBox, mas pelo menos esse tava novo.

Link para o comentário

8 horas atrás, LeBaldi disse:

Tem que ficar esperto com isso pq tem tido muito OpenBox que os caras disfarçam como promoção, inclusive isso é contra a lei, pois se é um OpenBox tem que deixar MUITO claro. Nesse seu caro reclame bastante, mas corre, pois se não adiantar de nada vc tem os 7 dias pra devolver por arrependimento.

Ha muito tempo atras eu fiz uma compra de um tablet que quando chegou, e eu liguei, já haviam ligado o mesmo e tinha até o consumo da bateria lá com uso e talz, e não entrou no modo padrão de configuração... eu não ia reclamar mas dai do nada a tela começou a ficar branca e pedi a troca e reclamei de ele já ter chegado com uso. Lembro que deram uma enrolada e falaram que era a promoção da Black Friday na época, acabei recebendo novamente outro OpenBox, mas pelo menos esse tava novo.

Assim como o Baldi falou, existem muitos lugares vendendo open bom dito como produto lacrado, isso é realmente ridículo. 

Não sei exatamente como fazem para lacrar a caixa, mas fazem isso com muita frequência, especialmente nos sites da americanas, ponto frio e Casas Bahia, que são apenas plataformas, nem sempre são lojas oficiais que vendem o produto, e sim terceiros que importam...

Por isso tem que ser muito cabreiro com essas pessoas/lojas que vendem produtos apple "lacrados" com preço muito baixo. Eu mesmo deixei de comprar um dito Magic Mouse recentemente por problema com o número de série... a pessoa me forneceu o nº de série do produto dito lacrado e numa especificação X, e na consulta do site acusava que o nem produto existia... 

Link para o comentário

Fui dar uma de curioso, como consta no site da Apple o seu MacBook, consultando pelo nº de série? está com imagem na mesma cor que você comprou? 

Achei jocoso, mas no site aparece dourado na imagem e no iPhone aparece de fato na cor que escolhi. 

Link para o comentário

22 horas atrás, Diego Ferraz Monteiro disse:

Qual procedimento posso tomar?

Eu já teria devolvido, nem tanto pelo prazo de garantia, mas pra garantir que de fato ninguém usou. É o jeito mais fácil e incontestável, nem os mais picaretas costumam se recusar a devolução no prazo do arrependimento porque sabem que é causa perdida. 

Eu só não faria isso se tivesse pagado um preço significantemente mais baixo e não houvesse ciclos gastos na bateria. Aí eu iria pessoalmente a uma autorizada, sem ligar antes no suporte da apple, com a nota fiscal e exigiria que eles alterassem no sistema da Apple imediatamente. Não conseguindo (já que não dá pra forçar os caras), guardaria a nota fiscal e seguiria a vida. Caso houver problemas no período de garantia contado da nota fiscal, aí você já pede o atendimento munido da nota fiscal.

Recomendo guardar também a prova do dia que você recebeu, porque as vezes alguns dias podem fazer a diferença, e obviamente a garantia não pode começar a correr  antes de você ter a posse do produto.

Link para o comentário

Como o Diego falou que estava lacrado... e vamos lembrar que aquele lacre da Apple é muito bem feito e eu acredito ser inviolável, acho que pode ter ocorrido um problema muito mais simples. 

Na caixa do Macbook consta o número serial. Então é possível que algum funcionário ou qualquer pessoa em qualquer momento registrou o Macbook no site da Apple sem nem mesmo abrir a caixa.

Acredito que seja isso.

Tanto que se o Diego mandar para a Apple BR a cópia da Nota Fiscal a Apple altera a data de compra no sistema na mesma hora.

Abs.

Link para o comentário

Pessoal tenho novidades, mas amanhã vou postar aqui. Fui atendido pelas duas empresas. Resumo até agora: Apple atendimento como sempre e as consequências foram grande dentro da empresa. Primeira vez que o meu caso acontece na Apple Brasil. Como isso pediram suporte suporte especial para Apple EUA. Não trocaram a maquina mas recebi provas deles que o produto fio alterado 3 meses antes da venda e acredite se quiser... estava lacrado.

pontofrio.com esta na marcha lenta, porem já autorizaram a troca por um novo. 

Assim que essa novela acabar coloco os detalhes. 

Apenas o atendimento da Apple foi a manha toda com eles ligando para EUA e pra mim...

a loja pontofrio tentaram demonstrar interesse...mas quando falei do comportamento interno da Apple ...ai o bixo pegou.

pequeno trecho do e-mail da Apple que recebi:

"Conforme conversamos durante nossa interação, o MacBook Air (M1 2020) havia sido identificado com uma data de ativação que antecede a data que você haveria de fato adquirido o produto.
Estas informações podem ser encontradas nas evidências que você coletou em relação ao seu dispositivo, e inclusive realizou o compartilhamento destas mesmas evidências com o nosso time de suporte, por esta prontidão em nos informar sobre o problema, nós lhe agradecemos imensamente. 
O que foi constatado com base naquilo que você nos informou, é que o produto foi entregue e ativado por você no dia 30/08/2021, porém já era acusado uma ativação anterior a entrega do Macbook para você, que era a data de 26/05/2021...Ou seja, teoricamente o produto haveria sido ativado antes que você fosse o proprietário do mesmo. "

Link para o comentário

Comigo foi algo parecido mas bem menos grave. Eu comprei um MBP 16" ano passado na FastShop, na hora de ativar o produto dava data inválida. Liguei pra Apple e fizeram um procedimento parecido, contataram a Apple nos EUA comigo no telefone para acompanhar o caso, por fim atualizaram a data de ativação de acordo com a nota fiscal de compra. E assim, tudo se resolveu.

Link para o comentário

Comigo foi algo parecido mas bem menos grave. Eu comprei um MBP 16" ano passado na FastShop, na hora de ativar o produto dava data inválida. Liguei pra Apple e fizeram um procedimento parecido, contataram a Apple nos EUA comigo no telefone para acompanhar o caso, por fim atualizaram a data de ativação de acordo com a nota fiscal de compra. E assim, tudo se resolveu.

Não vou deixar passar pelo simples motivo que comprei um novo e quero um novo. E fazer de conta que está tudo certo o consumidor deixa as portas abertas para isso.
Link para o comentário

7 horas atrás, alex godoy disse:

Na caixa do Macbook consta o número serial. Então é possível que algum funcionário ou qualquer pessoa em qualquer momento registrou o Macbook no site da Apple sem nem mesmo abrir a caixa.

Mas como registrar no site da Apple? Se você se refere apenas a checar o número de série no checkcoverage.apple.com, isso não conta como ativação. A menos que eu esteja enganado, a única forma da garantia começar a contar é ligar a máquina e passar da tela de ativação/configuração inicial pela primeira vez. Mesmo que a pessoa faça isso sem conexão com a internet, a data fica gravada, independente de apagar o disco depois ou não, e no primeiro handshake com o servidor da Apple ao conectar o Mac à internet pela primeira vez, essa data é registrada lá como data de ativação.

Posso estar equivocado.

Link para o comentário

Beto, não sei se mudou mas é até abril eu tenho certeza de que era possível ativar pelo site da Apple  (mysupport )informando o serial no navegador, mesmo sem ser utilizando o próprio Macbook para isso. 

Inclusive um importador amigo meu disse que às vezes os compradores pediam para ele mandar foto com o número serial da máquina antes de comprarem e ele já teve problema da pessoa registrar o equipamento mas desistir da compra. 

Link para o comentário

12 minutos atrás, alex godoy disse:

Beto, não sei se mudou mas é até abril eu tenho certeza de que era possível ativar pelo site da Apple  (mysupport )informando o serial no navegador, mesmo sem ser utilizando o próprio Macbook para isso. 

Inclusive um importador amigo meu disse que às vezes os compradores pediam para ele mandar foto com o número serial da máquina antes de comprarem e ele já teve problema da pessoa registrar o equipamento mas desistir da compra.

Opa, informação nova pra mim então. Dessa eu não sabia. Um erro, na minha opinião, já que o número vem exposto na caixa e no varejo não há como controlar muito o acesso.

Obrigado pela resposta.

Link para o comentário

8 horas atrás, Diego Ferraz Monteiro disse:

Não vou deixar passar pelo simples motivo que comprei um novo e quero um novo. E fazer de conta que está tudo certo o consumidor deixa as portas abertas para isso.

Você está perfeito na sua colocação, está no caminho certo!

No meu caso o Mac não havia sido registrado anteriormente, somente não está sendo a validado a garantia de acordo com a nota de compra. Algo mais simples de resolver.

Link para o comentário

12 horas atrás, Diego Ferraz Monteiro disse:

Não vou deixar passar pelo simples motivo que comprei um novo e quero um novo.

Se você tem essa convicção, cada dia que passa sem você devolver é tempo perdido. Depois dos 7 dias, você perde o protagonismo e autonomia, passa a depender da boa vontade da Apple. E nenhuma tratativa suspende esse prazo.

Eu diria que chance de Apple trocar seu macbook depois disso é nula. A lei de protege contra defeitos do produto, o que claramente não é o caso. 

O máximo que a Apple fará é arrumar a data no sistema, o que não muda em nada as condições do equipamento em si, por óbvio.

Editado por roberktum
Link para o comentário

Em 30/08/2021 at 22:44, Diego Ferraz Monteiro disse:

Pessoal comprei um MacBook Air M1 e chegou hoje lacrado e direto da loja Pontofrio.com e para minha surpresa a data de ativação é de 26/05.

Já aconteceu com alguém isso? Qual procedimento posso tomar?

Inacreditável !!!

Hoje eu liguei na apple para entender o motivo da divergência de imagem quando verifico o meu Mac no site pelo nº de série e perguntei sobre a garantia do mesmo aparelho, que consta a data da compra como início da garantia e não com a data de ativação da máquina. 

Na questão da imagem, era um problema no site da apple, eles atualizaram hoje e não há mais a divergência, ate mesmo pedi para atender verificar pelo sistema interno deles o modelo, a cor e especificações e está de acordo com o que tenho. 

Agora quanto à garantia, eles deixam claro que os produtos adquiridos tem a garantia iniciada na DATA DA COMPRA e não na data da ativação do Mac... Ou seja, como você comprou de uma dita "loja" que não é oficial, nem um revendedor apple, a garantia do produto inicio quando essa loja/pessoa adquiriu o Mac para revenda. 

A solução é a regra da insatisfação, de devolução/ressarcimento, a não ser que você tenha conseguido por um preço bem fora do comum, e/ou adquirir o plano apple care+ para sua máquina ficar segura.

Link para o comentário

9 minutos atrás, Pedro Henrique da Silva disse:

Hoje eu liguei na apple para entender o motivo da divergência de imagem quando verifico o meu Mac no site pelo nº de série e perguntei sobre a garantia do mesmo aparelho, que consta a data da compra como início da garantia e não com a data de ativação da máquina. 

Na questão da imagem, era um problema no site da apple, eles atualizaram hoje e não há mais a divergência, ate mesmo pedi para atender verificar pelo sistema interno deles o modelo, a cor e especificações e está de acordo com o que tenho. 

Agora quanto à garantia, eles deixam claro que os produtos adquiridos tem a garantia iniciada na DATA DA COMPRA e não na data da ativação do Mac... Ou seja, como você comprou de uma dita "loja" que não é oficial, nem um revendedor apple, a garantia do produto inicio quando essa loja/pessoa adquiriu o Mac para revenda. 

A solução é a regra da insatisfação, de devolução/ressarcimento, a não ser que você tenha conseguido por um preço bem fora do comum, e/ou adquirir o plano apple care+ para sua máquina ficar segura.

Ele não conseguirá ativar o AppleCare + porque online ativa somente nos 2 primeiros meses.

E como a ativação segundo ele foi em maio, já era. 

Link para o comentário

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...