Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Carcaça energizada no MacBook Air M1


Pedro Henrique da Silva

Posts Recomendados

Boa noite!

Estou há pouco tempo com um MacBook Air M1, meu primeiro por sinal, desde que chegou já precisei comprar uma daquelas entradas bico de pato para que funcionassem nas tomadas de casa, uma vez que ele veio dos EUA com aquele encaixe padrão de lá. Comprei no internet mesmo, nada oficial, afinal nem sei se eles vendem apenas o encaixe da tomada sem a fonte inteira.

Desde o início eu já sentia uma vibração na carcaça do garoto, mas achei que era alguma coisa do relativamente normal, ou apenas impressão. Hoje eu notei que quando ele está fora da tomada, ele não tem essas sensação de vibração na carcaça. E observando isso, eu passei a ficar incomodado... Agora estou no dilema, gastar ciclos da bateria, trocar a entrada/achar alguém com encaixe de três pinos. 

Existe alguma explicação para isso??? Por favor ajudem o novato com os notebooks da maçã.

Editado por Pedro Henrique da Silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, eu tb tenho problema de carcaça energizada com um velho MacBook Pro 2008. se eu usar essa ponta de pino chato e estiver descalço sinto choque na carcaça. porém se eu usar a ponta com 3 pinos no padrão americano, ai não tenho esse problema. eu acredito que é algum problema com aterramento. tua rede elétrica aí tem terra? se puder faz o teste usando o plug com 3 pinos americano original dele. compra um adaptador que também tenha saída de 3 pinos mas pro padrão brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, marcosfisica disse:

cara, eu tb tenho problema de carcaça energizada com um velho MacBook Pro 2008. se eu usar essa ponta de pino chato e estiver descalço sinto choque na carcaça. porém se eu usar a ponta com 3 pinos no padrão americano, ai não tenho esse problema. eu acredito que é algum problema com aterramento. tua rede elétrica aí tem terra? se puder faz o teste usando o plug com 3 pinos americano original dele. compra um adaptador que também tenha saída de 3 pinos mas pro padrão brasileiro.

A fonte que veio está com padrão americano de dois pinos ( | | ), comprei apenas o encaixe na internet de dois pinos igualmente mas padrão europeu ( • • ) porém a tomada que uso é com três pinos ( • . • ), nunca ocorreu com outros produtos aqui em casa, apenas no MB. O ideal então é comprar um adaptador de três pinos para o padrão americano? 
Com receio já tirei ele do carregador, em alguns dias precisarei carregar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha eu já senti aqui acho que isso que vc falou, porém não é energizado nem nada, é ao passar o dedo ele da como se fosse um choquinho, porém é uma textura e é muito expecifico quando acontece aqui, tem mais a ver com temperatura e gordurinha no dedo (acho q mais seco faz mais)... pois por exemplo hoje que ta mais frio e meu dedo ta com uma certa gordurinha natural... ele não ta fazendo... mas ha uns 3 dias atras estava

Agora em relação a ser no carregador... PODE ser que de algo mas acho dificil, sabe pq? E vou até mostrar o pq... o terceiro pino... de aterramento é simplesmente um PLACEBO! Ele não tem conexão à nada! O mesmo reparei com meu PS4... vinha o cabo com o pino de aterramento, mas ao olhar no conector na fonte mesmo, só possui 2 pinos! Oras... o aterramento é feito de onde? Do Plastico? hahahahaha

Agora as fotos como prometi, repare que eu estou usando o padrão europeu pois eu tinha uns carregadores velhos de iPhones antigos da minha irmã (4, 4s, 6 e 6s hehehehe)... então quando olhei já fui e arranquei de um lá pra por aqui hahahaha... mas agora... perceba que o carregador possui somente 2 plugs pra energia

https://i.imgur.com/5Mug4pt.jpg

Dai já vi gente falando que esse pino redondo é onde se faz o aterramento, entretanto olha só como é o pino, simplesmente é só plastico! Logo o pino serve só como algo rigido pra manter o plug no lugar

https://i.imgur.com/wNEpe9n.jpg

Então vc ter um plug com o pino de aterramento simplesmente vai ser um efeito placebo, pois ele não está ligado a nada... pode estar com alguma estática? Pode! Mas vc mesmo pode descarregar essa estática segurando a carcaça e colocando o pé no chão... pronto... vc zera a sua estática e a do note... mesmo vc tocando no note vc iguala à estatica dele e já resolveria bastante isso

Editado por LeBaldi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem outro tópico com essa discussão aqui no forum: 

é preciso diferenciar choque com descarga estática. se voce fica constantemente sentindo choque quando está em contato com a carcaça isso não é normal. tenta inverter o plug na tomada, as vezes resolve.

enfim, dá uma lida nesse tópico que postei aí porque tem coisa muito interessante lá e vai te ajudar a esclarecer as dúvidas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, marcosfisica disse:

tem outro tópico com essa discussão aqui no forum: 

é preciso diferenciar choque com descarga estática. se voce fica constantemente sentindo choque quando está em contato com a carcaça isso não é normal. tenta inverter o plug na tomada, as vezes resolve.

enfim, dá uma lida nesse tópico que postei aí porque tem coisa muito interessante lá e vai te ajudar a esclarecer as dúvidas.

 

Tive problema com um MA Air 2020 aqui em casa. Era a rede elétrica. Com aterramento, tudo resolvido.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um fato curioso que percebi hoje fazendo teste nas tomadas de casa: onde o MB é comumente conectado, é uma tomada com duas entradas, onde também fica conectada minha Acho Dot 4.

Notei que quando a Alexa está conectada na tomada, a sensação de energização do Mac diminui muito, quando tiro é muito mais sensível.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, LeBaldi disse:

olha eu já senti aqui acho que isso que vc falou, porém não é energizado nem nada, é ao passar o dedo ele da como se fosse um choquinho, porém é uma textura e é muito expecifico quando acontece aqui, tem mais a ver com temperatura e gordurinha no dedo (acho q mais seco faz mais)... pois por exemplo hoje que ta mais frio e meu dedo ta com uma certa gordurinha natural... ele não ta fazendo... mas ha uns 3 dias atras estava

Agora em relação a ser no carregador... PODE ser que de algo mas acho dificil, sabe pq? E vou até mostrar o pq... o terceiro pino... de aterramento é simplesmente um PLACEBO! Ele não tem conexão à nada! O mesmo reparei com meu PS4... vinha o cabo com o pino de aterramento, mas ao olhar no conector na fonte mesmo, só possui 2 pinos! Oras... o aterramento é feito de onde? Do Plastico? hahahahaha

Agora as fotos como prometi, repare que eu estou usando o padrão europeu pois eu tinha uns carregadores velhos de iPhones antigos da minha irmã (4, 4s, 6 e 6s hehehehe)... então quando olhei já fui e arranquei de um lá pra por aqui hahahaha... mas agora... perceba que o carregador possui somente 2 plugs pra energia

https://i.imgur.com/5Mug4pt.jpg

Dai já vi gente falando que esse pino redondo é onde se faz o aterramento, entretanto olha só como é o pino, simplesmente é só plastico! Logo o pino serve só como algo rigido pra manter o plug no lugar

https://i.imgur.com/wNEpe9n.jpg

Então vc ter um plug com o pino de aterramento simplesmente vai ser um efeito placebo, pois ele não está ligado a nada... pode estar com alguma estática? Pode! Mas vc mesmo pode descarregar essa estática segurando a carcaça e colocando o pé no chão... pronto... vc zera a sua estática e a do note... mesmo vc tocando no note vc iguala à estatica dele e já resolveria bastante isso

Aqui comigo o problema deve estar realmente na tomada, já troquei a entrada da tomada, ja virei o adaptador, a fonte, troquei de entrada usb-c no MB. Estou indo buscar um adaptador americano-brasileiro (3 pinos) assim verei se essa sensação vai sumir ou não. 

Se sumir, saberei que o problema está no aterramento aqui de casa - explicação mais provável mesmo. Caso não suma, o problema está no MB, que é provavelmente uma falha de construção da própria máquina e a Apple vai me enviar um novo sem esse problema.

Testei em outras tomadas aqui de casa e percebi que o mesmo ocorre, estou torcendo para que seja um problema exatamente pela falta desse terceiro pino.

 

Hoje cedo liguei na apple, eles fizeram um procedimento para ajustar algo no carregamento de energia, uma espécie de boot do sistema de carregamento (Control + Option + Shift) e não resolveu. Me encaminharam para uma iplace caso o problema persistir mesmo com a troca do adaptador. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...