Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

trocar o windows pelo mac?


joxota

Posts Recomendados

não encontrei o tópico aqui, por conta própria, então resolvi fazer um

a vida inteira com Windows, comprei um pc novo ano passado, com boas especificações, pra usar a trabalho, e já começou a lentidão 

mesmo tomando todos os cuidados possíveis, é dez minutos pra iniciar, cinco pra abrir o chrome, assim não dá, as vezes vc está com pressa,

estou sentindo muita preguiça pra formatar tbm, dai então pensei no mac, nunca usei, eu tenho um iphone aqui e é bem rápido, talvez o mac tbm seja,

eu só gostaria de ter certeza se a vale a pena msm, trocar o windows pelo mac, ou se é só coisa da minha cabeça, e ele irá começar a 

travar tbm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende. Muitos habitos ruins dos usuarios colaboram pra que a maquina fique lenta (estou partindo da premissa que seu computador atual não esteja com defeito). Se voce tem um computador razoavel, ja com SSD e nao HD, e esta lento como esta dizendo, acho pouco provavel que o problema seja o computador em si ou o sistema operacional. O Windows 10 é um bom sistema, se for bem mantido pelo usuário é também um sistema rápido e estável.

Se você tem o costume de instalar qualquer software, mesmo que não vá usar depois, acessa qualquer site, baixa qualquer coisa, não organiza seus arquivos, não há computador e sistema operacional que dê conta. Eu mesmo já peguei Macs pra consertar que estavam super lentos, impossíveis de usar, e que após a reinstalação do sistema viraram outro computador.

Os Macs são boas máquinas, na minha opinião o macOS é superior ao Windows quando se trata de gerenciamento de recursos de hardware, mas não significa necessariamente que é à prova de lentidão.

A menos que você não esteja querendo convencer alguém a te convencer a comprar um Mac, rs, vale a pena formatar o seu computador, reinstalar o sistema e se atentar aos maus hábitos que comentei acima, se for o seu caso.

Pode ser sim que você tenha uma experiência melhor com um Mac, mas eu prefiro jogar a real ao invés de te induzir a fazer um investimento. Se o problema é a lentidão, formate, reinstale o Windows e se apegue a bons hábitos. Se seu computador possui um HD e não um SSD, considere fazer um upgrade, que hoje em dia já é bem acessível, também é outro fator que influencia MUITO no desempenho.

Se optar por pegar um Mac, procure já pelos modelos com processador próprio da Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Depende. Muitos habitos ruins dos usuarios colaboram pra que a maquina fique lenta (estou partindo da premissa que seu computador atual não esteja com defeito). Se voce tem um computador razoavel, ja com SSD e nao HD, e esta lento como esta dizendo, acho pouco provavel que o problema seja o computador em si ou o sistema operacional. O Windows 10 é um bom sistema, se for bem mantido pelo usuário é também um sistema rápido e estável.

Se você tem o costume de instalar qualquer software, mesmo que não vá usar depois, acessa qualquer site, baixa qualquer coisa, não organiza seus arquivos, não há computador e sistema operacional que dê conta. Eu mesmo já peguei Macs pra consertar que estavam super lentos, impossíveis de usar, e que após a reinstalação do sistema viraram outro computador.

Os Macs são boas máquinas, na minha opinião o macOS é superior ao Windows quando se trata de gerenciamento de recursos de hardware, mas não significa necessariamente que é à prova de lentidão.

A menos que você não esteja querendo convencer alguém a te convencer a comprar um Mac, rs, vale a pena formatar o seu computador, reinstalar o sistema e se atentar aos maus hábitos que comentei acima, se for o seu caso.

Pode ser sim que você tenha uma experiência melhor com um Mac, mas eu prefiro jogar a real ao invés de te induzir a fazer um investimento. Se o problema é a lentidão, formate, reinstale o Windows e se apegue a bons hábitos. Se seu computador possui um HD e não um SSD, considere fazer um upgrade, que hoje em dia já é bem acessível, também é outro fator que influencia MUITO no desempenho.

Se optar por pegar um Mac, procure já pelos modelos com processador próprio da Apple.

ah simm, eu tenho que recorrer há muitos programas crackeados, imaginei isso, acho que a única solução seria encontrar esses mesmo programas originais né, correria menos risco, se eu fizer um esforçozinho consigo encontrar. Eu uso HD msm.

eu espelhava mt o windows com o android, ai pensava q como é o sistema mais usado, provavelmente devia ter mais vírus, maior facilidade de acesso, essas coisas e tal.

Eu realmente vou pensar mais um pouco, gosto da apple, mas como vc disse, não há uma diferença gritante, pq eu realmente achei q tinha, pelo menos na inicialização, tempo de uso, e pra pegar o mac eu teria q vender esse pc primeiro, dps depender do correios pra receber o outro, ai vou dar mais uma pensada antes de concluir. Vlw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o fato dos programas serem crackeados não vai influencias nada em deixar o micro lento. a questão como o Beto disse é mais relacionada a hábitos de uso mesmo. tem anti virus instalado? anti vírus é uma desgraça, necessário no windows, mas uma desgraça. sempre deixa o micro lento.

apagar programas sem ser pelo desinstaladores, só indo lá na pasta de "Program Files" e sair apagando as pastas de programas que não usa mais, também vai prejudicando o desempenho, ferrando o registro do windows, deixando tudo zoado.

outra coisa extremamente irritante no mundo windows e que a maioria dos usuários nem se dá conta, é o fato de muitos programas ao serem instalados já se "auto configurarem" pra abrir quando voce liga o pc. então é um inferno, voce liga o computador e o windows fica carregando dezenas de programas que ficam escondidos ali no system tray. a imensa maioria nem é utilizado. só fica lá roubando memória e processador, deixando a máquina lenta. o usuário nem sabe que aquela porcaria abriu quando ligou o pc. 

como o Beto disse, o windows 10 é um excelente SO. se o seu computador já tem SSD instalado e mesmo assim o windows está lento, considere formatar, reinstalar o windows, e depois instalar apenas softwares que realmente usa e precisa. olhar o que está sendo utilizado na inicialização, desabilitar coisas que voce não precisa.

 

lembrei de outra coisa irritante, o monte de porcaria que vem instalado junto com o windows OEM que vem nos notebooks em geral. vc compra um notebook da Dell por exemplo, com windows 10 de fábrica, e mais uma cacetada de software inútil da própria Dell, que não servem pra nada, dificilmente o usuário vai precisar. e aquelas porcarias tudo iniciam com o windows quando voce liga o pc. eu gosto de formatar e fazer uma instalação limpa do windows. com o lance da ativação via BIOS é murmurinho. não tem mais a preocupação com licença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, marcosfisica disse:

o fato dos programas serem crackeados não vai influencias nada em deixar o micro lento.

depende, hoje não confio em nenhum crack ou ativador. As chances de virem com algo a mais tipo um trojan ou minerador é bem alta.

 

6 minutos atrás, marcosfisica disse:

tem anti virus instalado? anti vírus é uma desgraça, necessário no windows, mas uma desgraça. sempre deixa o micro lento.

Se a máquina é boa o AV nem pesa. Aqui o Bitdefender + Malwarebytes não usa nem 1% da CPU em idle e uns 600mb de ram no total.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já falou que ainda fica em HD... já te adianto... pode comprar um SSD e instalar o sistema nele... que o sistema muda da água pro vinho! Nem perde tempo vendo nada por ai, compre um SSD ai que nem precisa ser tão grande, 128 ou 256gb já são o suficiente pra rodar o sistema e os programas... e deixa o HD exclusivamente pra por seus arquivos e jogos que não usem muito streaming de texturas (exemplo Cyberpunk)

Eu aqui tinha meu note velho que demorava uma eternidade pra iniciar... era coisa de 5min pra começar a ser usável... botei um SSD velho que eu tinha de 120gb, velocidades de 350/300 e ele já mudou completamente! Inicia e está pronto pra usar em bem menos de 1min... já meu antigo note que usava hackintosh formatei ele pra por o Win10 pro meu pai, e sério, ele inicia em coisa de 3s! Eu até estranhei hahahaha... mas ok... no caso lá é um SSD NVMe com 3500/2500 de leitura né hahahaha... então é super rápido mesmo.

Agora SE você quer experimentar ir para o lado da Maçã, eu fiz essa escolha ha uns 5 anos atrás, mas eu fui por meio de hackintosh, que é instalar o MacOS em PCs... usei por um bom tempo até ha 2 semanas conseguir ir pra um Macbook Air M1, que estou adorando alias hehehe

Mas resumindo o que falaram, SEEEE você decidir chutar a bunda do Windows, o MacOS é excelente, eu acho ele muito mais estável que o Windows, não fica enchendo o saco por atualização toda hora, tem um gerenciamento de ram muito melhor, entretanto tem que ter em mente que não é um sistema pra jogos por exemplo e também verificar bem se todos os programas que usa existem para Mac, pois infelizmente muita coisa ainda é exclusiva de Windows (ok, da pra fazer bootcamp nos macs com Intel ou mesmo fazer Maquinas Virtuais)... e claro... se for atras de algum Mac que seja o mais atual possível! Ao meu ver os Macs Intel não valem mais a pena pois é bem simples hoje fazer hackintosh, principalmente em desktops que são bem mais simples, e dai vc pode ter um computador com boa performance por uma fração do preço. Agora se puder ir para os novos M1, ou mesmo esperar os novos M1X/M2 que vão ser lançados final desse ano, seria muito melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Pico disse:

depende, hoje não confio em nenhum crack ou ativador. As chances de virem com algo a mais tipo um trojan ou minerador é bem alta.

 

Se a máquina é boa o AV nem pesa. Aqui o Bitdefender + Malwarebytes não usa nem 1% da CPU em idle e uns 600mb de ram no total.

 

é verdade. hoje em dia tá meio fróides esses craques e ativadores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu que aproveitar a ocasião e experimentar um sistema diferente eu recomendo tu tentar uma distro Linux, hoje eu recomendo o Linux Mint (XFCE) ou Pop OS.

Hoje tu não precisa manjar de comandos de terminal para usar o Linux, tu faz tudo pela interface gráfica, isso o Linux Mint é muito bom, e dentro dele já tem uma loja para instalar muitos dos aplicativos que tu vai precisar.

Apesar disso, o seu problema provavelmente é que tu não tem um SSD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Chico O Terrível disse:

Tu que aproveitar a ocasião e experimentar um sistema diferente eu recomendo tu tentar uma distro Linux, hoje eu recomendo o Linux Mint (XFCE) ou Pop OS.

Hoje tu não precisa manjar de comandos de terminal para usar o Linux, tu faz tudo pela interface gráfica, isso o Linux Mint é muito bom, e dentro dele já tem uma loja para instalar muitos dos aplicativos que tu vai precisar.

Apesar disso, o seu problema provavelmente é que tu não tem um SSD

tem ainda um Linux "com cara" de Mac OS. o Elementary OS. É extremamente bonito e muito rápido. Recomendo também pra quem quer testar.

https://elementary.io/pt_BR/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, marcosfisica disse:

tem ainda um Linux "com cara" de Mac OS. o Elementary OS. É extremamente bonito e muito rápido. Recomendo também pra quem quer testar.

https://elementary.io/pt_BR/

Pop OS também, bem bacana.

(Edit: não vi que o Chico já havia recomendado)

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/08/2021 at 15:45, joxota disse:

não encontrei o tópico aqui, por conta própria, então resolvi fazer um

a vida inteira com Windows, comprei um pc novo ano passado, com boas especificações, pra usar a trabalho, e já começou a lentidão 

mesmo tomando todos os cuidados possíveis, é dez minutos pra iniciar, cinco pra abrir o chrome, assim não dá, as vezes vc está com pressa,

estou sentindo muita preguiça pra formatar tbm, dai então pensei no mac, nunca usei, eu tenho um iphone aqui e é bem rápido, talvez o mac tbm seja,

eu só gostaria de ter certeza se a vale a pena msm, trocar o windows pelo mac, ou se é só coisa da minha cabeça, e ele irá começar a 

travar tbm

 

Bom dia,

Formata seu computador e use softwares originais, SOMENTE instale o que você usa. Seja Windows ou Mac, como disse o Beto, você tem que manter o sistema, ou seja, tem que cuidar com o que instala, dizer não a pirataria e deletar arquivos que não usa mais, ou, salvá-los num HD ou partição que não seja a do sistema operacional. Se não souber fazer, pede pra um técnico.

Fato é que, tem que ver também se as especificações da sua máquina atendem a demanda do seu trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, marcosfisica disse:

qualquer hora vou testar esse Pop OS. vi um vídeo do Diolinux se derretendo por ele! hehehe

Eu tenho um laptop da antigo da HP aqui com processador i5 dual core da família Sandy Bridge e 4GB de RAM, vivo testando distros Linux nele, e BSD também. Atualmente estou explorando esse Pop OS, muito interessante, vale a pena conhecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pela descrição já notei que ainda usa HD, instale um SSD que a lentidão acaba. Usei um iMac 2011 por oito anos, lá por 2018 precisei trocar o HD por SSD porque o High Sierra já estava pesando demais. Vida nova ao iMac.

O usuário tem que fazer a parte dele, como já disseram. Peguei o Macbook Air da minha prima pra dar um trato e foi uma desgraça de tanto adware, daqueles que chegam a mudar o mecanismo de busca e outras bizarrices. Pior ainda é que não encontrei uma ferramenta para macOS tão boa quando o Adwcleaner, não consegui retirar 100%.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/08/2021 at 13:34, BetoGaleazzo disse:

Eu tenho um laptop da antigo da HP aqui com processador i5 dual core da família Sandy Bridge e 4GB de RAM, vivo testando distros Linux nele, e BSD também. Atualmente estou explorando esse Pop OS, muito interessante, vale a pena conhecer.

Mesma coisa aqui, acho que hoje o meu favorito é o PopOS, ele é redondinho, tudo funciona bem, implementaram um laucher que funciona bem parecido com o Spotlight, para quem usa notebook com GPU, ele pega a inovação do Ubuntu de só usar a GPU quando precisa e eleva a uma simplicidade muito boa.

Antigamente o notebook vivia quente porque a GPU tava sendo usada sem necessidade, com o Pop OS o sistema fica frio, frio, nenhuma outra distro baseada em Ubuntu 20 eu vi funcionar tão bem, nem o próprio Ubuntu (Nvidia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem muito a parte do usuário, sem dúvidas. Já fiz muita besteira até aprender.

Mas, depois do M1, não consegui mais ficar no Windows. Cheguei a pegar um Dell 5301 e um Galaxy Book Pro 360 recentemente - aquecimento, cooler funcionando mesmo em coisas relativamente leves, bateria e ainda assim uma performance inferior em muitos casos. Se for pensar em notes acima dos 6 mil, só se tiver um uso muito dependente do Windows pra encarar um note ao invés de um Mac.

Mas fiquei bem curioso pra testar esse Pop OS, não conhecia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso até hoje um desktop Windows que montei em 2014. Configuração muito boa na época (bons tempos de dólar baixo): Core i7 4790k (apesar de eu não fazer overclock, era só 100 reais a mais que o 4790), SSD para sistema, HD para arquivos (única coisa que precisei trocar até hoje, porque pifou), 16 GB de RAM,  placa de vídeo Geforce GTX 970 de 4 GB de RAM. Até hoje uso ele tão bem quanto como quando há longínquos 7 anos atrás (sério). Claro, algumas formatações foram feitas, mas tudo ainda funcionando muito bem, obrigado. A única coisa que incomoda são os coolers, quase sempre funcionando no máximo ou perto disso (tudo bem que o processador 4790k esquenta naturalmente). Então particularmente acho (e posso estar errado), que salvo situações específicas, não haveria por que trocar. Mas que tenho vontade / curiosidade de usar Mac, isso não nego, hehehe (talvez meu pensamento seja assim por nunca ter usado nada da Apple). Enfim, acho que tudo depende muito da necessidade e perfil de uso. Por exemplo, eu queria um Ipad, mas como ia usar (como de fato uso) só para ler PDFs, navegar na internet e consumir mídia (só isso mesmo, literalmente), comprei um Galaxy Tab A7 (bom tamanho, boa tela, bom espaço de armazenamento, bom som) por um terço do preço do Ipad de entrada. Não era o que eu queria, mas atende em tudo que eu preciso.

Editado por paulchess10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, paulchess10 disse:

Eu uso até hoje um desktop Windows que montei em 2014. Configuração muito boa na época (bons tempos de dólar baixo): Core i7 4790k (apesar de eu não fazer overclock, era só 100 reais a mais que o 4790), SSD para sistema, HD para arquivos (única coisa que precisei trocar até hoje, porque pifou), 16 GB de RAM,  placa de vídeo Geforce GTX 970 de 4 GB de RAM. Até hoje uso ele tão bem quanto como quando há longínquos 7 anos atrás (sério). Claro, algumas formatações foram feitas, mas tudo ainda funcionando muito bem, obrigado. A única coisa que incomoda são os coolers, quase sempre funcionando no máximo ou perto disso (tudo bem que o processador 4790k esquenta naturalmente). Então particularmente acho (e posso estar errado), que salvo situações específicas, não haveria por que trocar. Mas que tenho vontade / curiosidade de usar Mac, isso não nego, hehehe (talvez meu pensamento seja assim por nunca ter usado nada da Apple). Enfim, acho que tudo depende muito da necessidade e perfil de uso. Por exemplo, eu queria um Ipad, mas como ia usar (como de fato uso) só para ler PDFs, navegar na internet e consumir mídia (só isso mesmo, literalmente), comprei um Galaxy Tab A7 (bom tamanho, boa tela, bom espaço de armazenamento, bom som) por um terço do preço do Ipad de entrada. Não era o que eu queria, mas atende em tudo que eu preciso.

Cara... procure por hackintosh, sério mesmo!

Pra desktop é infinitamente simples... procure uns videos no YouTube que vc acha, com essa configuraçao vc teria ainda um sistema muito rápido! Sério mesmo! Falo por experiencia pois eu tinha um desk também com i5 3570K com overclock, 16gb de ram, NVMe com adaptador (pq a placa não tem slot originalmente hahaha) e uma RX570 (tinha uma GTX660 antes mass a Apple ferrou com a nVidia, não sei ainda até qual sistema consegue usar os WebDrivers)... e ficava lindo! Só abandonei ele pq a placa mãe foi pro espaço... e como queria algo mais economico e portátil fui pro note e agora pro Air M1

Mas sério mesmo, arranje ai um HDzinho mesmo qualquer pra instalar o Mac nele (fazer em partição nunca é uma boa pois sempre da alguma merda)... dai escolhe esse HD pra bootar no final das contas e já era!

Te aconselho a procurar o canal do Gabriel de Pinho, ele faz muitos hackintoshs... e os de desktop que ele monta quase sempre é a mesma coisa, só muda a pasta usada pro chipset da placa mãe ;)

Com isso já é um bom caminho pra vc conhecer o MacOS e até mesmo migrar pra ele como eu fiz, antes mesmo de comprar um Mac de fato 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LeBaldi disse:

Cara... procure por hackintosh, sério mesmo!

Pra desktop é infinitamente simples... procure uns videos no YouTube que vc acha, com essa configuraçao vc teria ainda um sistema muito rápido! Sério mesmo! Falo por experiencia pois eu tinha um desk também com i5 3570K com overclock, 16gb de ram, NVMe com adaptador (pq a placa não tem slot originalmente hahaha) e uma RX570 (tinha uma GTX660 antes mass a Apple ferrou com a nVidia, não sei ainda até qual sistema consegue usar os WebDrivers)... e ficava lindo! Só abandonei ele pq a placa mãe foi pro espaço... e como queria algo mais economico e portátil fui pro note e agora pro Air M1

Mas sério mesmo, arranje ai um HDzinho mesmo qualquer pra instalar o Mac nele (fazer em partição nunca é uma boa pois sempre da alguma merda)... dai escolhe esse HD pra bootar no final das contas e já era!

Te aconselho a procurar o canal do Gabriel de Pinho, ele faz muitos hackintoshs... e os de desktop que ele monta quase sempre é a mesma coisa, só muda a pasta usada pro chipset da placa mãe ;)

Com isso já é um bom caminho pra vc conhecer o MacOS e até mesmo migrar pra ele como eu fiz, antes mesmo de comprar um Mac de fato 🙂

Gostei da sugestão. Vou pesquisar e, se for o caso, comprar um SSD para fazer o teste. Eu tentei por toda forma instalar uma máquina virtual com hackintosh e não consegui, aí meio que eu dei uma desanimada. Mas, por que não tentar outra vez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LeBaldi disse:

Cara... procure por hackintosh, sério mesmo!

Pra desktop é infinitamente simples... procure uns videos no YouTube que vc acha, com essa configuraçao vc teria ainda um sistema muito rápido! Sério mesmo! Falo por experiencia pois eu tinha um desk também com i5 3570K com overclock, 16gb de ram, NVMe com adaptador (pq a placa não tem slot originalmente hahaha) e uma RX570 (tinha uma GTX660 antes mass a Apple ferrou com a nVidia, não sei ainda até qual sistema consegue usar os WebDrivers)... e ficava lindo! Só abandonei ele pq a placa mãe foi pro espaço... e como queria algo mais economico e portátil fui pro note e agora pro Air M1

Mas sério mesmo, arranje ai um HDzinho mesmo qualquer pra instalar o Mac nele (fazer em partição nunca é uma boa pois sempre da alguma merda)... dai escolhe esse HD pra bootar no final das contas e já era!

Te aconselho a procurar o canal do Gabriel de Pinho, ele faz muitos hackintoshs... e os de desktop que ele monta quase sempre é a mesma coisa, só muda a pasta usada pro chipset da placa mãe ;)

Com isso já é um bom caminho pra vc conhecer o MacOS e até mesmo migrar pra ele como eu fiz, antes mesmo de comprar um Mac de fato 🙂

Só para complementar a configuração,  de memória a máquina tem 16 GB de RAM Kingston HiperX DDR3 1600 (2 pentes de 8 GB em dual channel) e placa de vídeo EVGA Geforce GTX 970.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...