Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Downgrade big Sur para catalina


fabiowap

Posts Recomendados

Pessoal, tenho um Air 2017 que uso como secundário bem de vez em quando.. 

Notei que na época que atualizei para o bigsur a inicialização dele ficou mais lenta que com o catalina e para o meu uso que é só para browser, whatsapp e reuniões não me fez ter vantagens apesar das atualizações de segurança, etc. 

Queria voltar para o catalina mas como nunca fiz isso tenho medo do Mac parar e eu ficar sem o sistema. 

Vocês acham seguro esse downgrade de S.O? 

Obrigado!! 🙏 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Downgrade em computadores é natural, como tirar uma roupa e colocar outra.

Quando você foi pro Big Sur você atualizou direto do Catalina ou você fez uma instalação limpa, apagando todo o disco e instalando o sistema do zero?

Existe uma crença popular de que quanto mais recente a versão de um software, obrigatoriamente ela será mais pesada (no sentido de consumir recursos de hardware), porém é um pensamento equivocado, inclusive existem casos em que versões mais recentes são mais otimizadas e com desempenho melhor.

Se você atualizou do Catalina pro Big Sur, eu recomendo que você faça um backup manual dos seus dados, seja pra um serviço de nuvem, HD externo etc, evitando backups automatizados como o próprio Time Machine, e depois faça uma instalação limpa do Big Sur, onde tudo será apagado (inclusive dados antigos de versões antigas) e depois o Big Sur será reinstalado do zero. Fazendo esse procedimento você vai poder verificar o real desempenho do Big Sur no seu Mac.

Se por acaso você verificar que o Big Sur não te agrada, você pode tranquilamente fazer o downgrade pro Catalina, mas eu não acredito que você terá ganho significativo (ou qualquer ganho) de desempenho, porque eu mesmo não senti queda de desempenho quando fiz esse update, inclusive num Mac 3 anos mais antigo que o seu.

Sobre o Mac ficar sem sistema, pode ficar tranquilo. Pra isso existe o Internet Recovery, em que o Mac irá fazer o download do macOS e depois fazer a instalação, sem a necessidade de qualquer disco ou instalação USB. Basta ter conexão WiFi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, boa tarde. 

Você como sempre dando aula e me tranquilizando. 

Eu fiz a instalação a partir da atualização do Mac mesmo, não fiz instalação do zero não, mesmo assim eu queria voltar para o catalina, achava ele ótimo!!

Talvez se eu tivesse o Mac pro aí sim faria a instalação do bigsur do zero. 

Desta forma que eu fiz a atualização por cima do catalina será que eu tenho como reverter sem precisar "formatar"? 

Muito obrigado!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, fabiowap disse:

Desta forma que eu fiz a atualização por cima do catalina será que eu tenho como reverter sem precisar "formatar"? 

Eu acho que tem como, pelo Time Machine (se você já utiliza), ou pelo próprio Recovery Mode, como eu nunca fiz, tem que dar uma pesquisada. Mas aí sinceramente é pedir pra perder desempenho mesmo, e ter risco de conflitos, incompatibilidade de apps e serviços, corrupção de arquivos e até problemas relacionados a permissões.

Vou te mandar a real, se a preocupação é com desempenho e confiabilidade, não há outro caminho além do backup manual (sem ajuda de softwares que automatizem o processo, como o próprio Time Machine) e instalação limpa do sistema. Update só mesmo quando forem aqueles patches menores de segurança, update do Safari etc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.8k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...