Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac Mini Server 2011 - Ajuda para Upgrade


NoAlarms

Posts Recomendados

Boa noite, pessoal. 

Ganhei um Mac Mini Server 2011 e utilizo ele basicamente para edição e gravação de música. Para meu dia-a-dia, tenho um notebook windows potente.

A configuração do MacMini está no anexo.

Apesar de ser um intel I7, acho ele bastante lento para atividades simples como navegar na internet. Pensando nisso, pretendo dar um "upgrade" nesse MacMini.

Sou leigo em hardware, e como essa é a minha primeira experiência com computador da apple, gostaria de tirar algumas dúvidas:
 

1- Esse Mac tem 2 HD de 500G Sata. Ajudaria colocar um HD SSD e instalar o sistema operacional nele? Se sim, qual devo instalar (vocês podem indicar marca?)?

2- Ele tem uma memória de 4Gigas. Ajudaria instalar outra memória nele? Se sim, qual devo instalar (vocês indicar marca)?

 

Abraços, rapazeada!!

MacMini.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza absoluta vale a pena trocar o HD por um SSD. Esse é o principal upgrade pra máquinas que ainda não têm SSD, porque a diferença de velocidade é absurda, e a vira outra máquina.

Para o SSD eu geralmente recomendo o Corsair MX500 (não confundir com a série "BX", estes nunca testei). Acredito ser um excelente custo benefício.
Memória vai depender do seu uso, se irá colocar 8 ou 16GB, mas marca eu costumo recomendar a linha "Mac Memory" da Corsair. Não tem como errar.

Abrs!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Com certeza absoluta vale a pena trocar o HD por um SSD. Esse é o principal upgrade pra máquinas que ainda não têm SSD, porque a diferença de velocidade é absurda, e a vira outra máquina.

Para o SSD eu geralmente recomendo o Corsair MX500 (não confundir com a série "BX", estes nunca testei). Acredito ser um excelente custo benefício.
Memória vai depender do seu uso, se irá colocar 8 ou 16GB, mas marca eu costumo recomendar a linha "Mac Memory" da Corsair. Não tem como errar.

Abrs!
 

SSD sem dúvida!

eu sempre usei os SSD kingstone, os mais baratos mesmo, e nunca tive problema.

memória concordo com o Beto. A linha "mac memory" da corsair não tem erro. procura na Kabum que tem.

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BetoGaleazzo e marcosfisica, primeiramente agradecer a rapidez e qualidade das respostas. Reforçando que sou ignorante no assunto, gostaria de continuar com a ajuda de vocês para aquisição do SSD e da Memória.

1. SSD: como só encontrei o Mx 500 Crucial na Amazon, e por um preço salgado (R$580), encontrei duas opções de memória de 480G da Kingston que me agradou. Vocês sabem se em ambos modelos funcionaria no iMac? Existe alguma diferença entre esses modelos abaixo (MercadoLivre e Kabum), ou posso comprar sem medo?

Kingston SQ500S37/480G: https://www.mercadolivre.com.br/disco-solido-interno-kingston-sq500s37480g-480gb/p/MLB15787467?pdp_filters=category:MLB1672#searchVariation=MLB15787467&position=2&search_layout=grid&type=product&tracking_id=ec1f2d8f-2e43-4569-b1fc-3ccb778e8e98

Kingston A400, 480GB: https://www.kabum.com.br/produto/85198/ssd-kingston-a400-480gb-sata-leitura-500mb-s-grava-o-450mb-s-sa400s37-480g

2. Memória: o preço da memória de 16gigas Mac Memory Corsair é por volta de R$700, enquanto a de 8gigas é por volta de R$350. Acham que vale a pena diferença? Vocês sabem informar se, comprando um de 8Gigas, ele ficaria 8gigas + 4 gigas que já tem no computador (12), ou apenas 8?

 

Abraços, pessoal, e mais uma vez obrigado pela ajuda. 😀

Editado por NoAlarms
Formatação dos Links
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, NoAlarms disse:

BetoGaleazzo e marcosfisica, primeiramente agradecer a rapidez e qualidade das respostas. Reforçando que sou ignorante no assunto, gostaria de continuar com a ajuda de vocês para aquisição do SSD e da Memória.

1. SSD: como só encontrei o Mx 500 Crucial na Amazon, e por um preço salgado (R$580), encontrei duas opções de memória de 480G da Kingston que me agradou. Vocês sabem se em ambos modelos funcionaria no iMac? Existe alguma diferença entre esses modelos abaixo (MercadoLivre e Kabum), ou posso comprar sem medo?

Kingston SQ500S37/480G: https://www.mercadolivre.com.br/disco-solido-interno-kingston-sq500s37480g-480gb/p/MLB15787467?pdp_filters=category:MLB1672#searchVariation=MLB15787467&position=2&search_layout=grid&type=product&tracking_id=ec1f2d8f-2e43-4569-b1fc-3ccb778e8e98

Kingston A400, 480GB: https://www.kabum.com.br/produto/85198/ssd-kingston-a400-480gb-sata-leitura-500mb-s-grava-o-450mb-s-sa400s37-480g

2. Memória: o preço da memória de 16gigas Mac Memory Corsair é por volta de R$700, enquanto a de 8gigas é por volta de R$350. Acham que vale a pena diferença? Vocês sabem informar se, comprando um de 8Gigas, ele ficaria 8gigas + 4 gigas que já tem no computador (12), ou apenas 8?

 

Abraços, pessoal, e mais uma vez obrigado pela ajuda. 😀

1) vai na pagina da Kingston e procura as specs desses dois drives. Procura o modelo exato! aí compara as velocidades de escrita/leitura. Escolhe o que for mais rápido.

2) acredito que funciona sim, 8GB + os 4GB originais. meu iMac tem 12GB, 2x4GB e 2x2GB. Funciona de boas. mas assim, macs são extremamente chatos com memória. então se for fazer isso confere bem essas memórias de 4GB que ele tem instalado, frequências, voltagem, marca, modelo, etc. e tenta comprar iguais. mas comprando essas mac memory da Corsair já é 99% de chance que vai funcionar. quanto a diferença de 8 pra 16 nao sei te responder bem. claro que vai dar diferença, mas não sei se vale pelo investimento. acho que vai depender muito de que tipo de uso voce faz. se for só pra texto, internet, youtube, não acho que vá fazer muita diferença nao. se for pra tratar imagens, videos, aí talvez faça diferença sim. pra trabalhar com música não sei te dizer. vamos esperar que apareça alguém aí que manje do assunto.

tem que pensar que é um Mac mini de 2011, ou seja, não adianta muito encher de memória pois o gargalo vai ser o processador. 

outra coisa, aproveita que tá mexendo e dá uma boa limpada no bichinho. troca a pasta térmica, limpa o cooler, lubrifica. dá um trato nele que é um computador de 10 anos já!  

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, marcosfisica disse:

outra coisa, aproveita que tá mexendo e dá uma boa limpada no bichinho. troca a pasta térmica, limpa o cooler, lubrifica. dá um trato nele que é um computador de 10 anos já!  

abraço

Muito obrigado pela resposta, meu amigo! Ajudou demais o ignorante aqui. Fico até com "medo" de fazer isso porque nunca fiz em computador nenhum 😅

Vou procurar no youtube pra não fazer nenhuma cagada.

Obviamente que, após instalar o SSD, precisarei formatar pra colocar o sistema operacional no SSD. Tem mistério fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, NoAlarms disse:

Muito obrigado pela resposta, meu amigo! Ajudou demais o ignorante aqui. Fico até com "medo" de fazer isso porque nunca fiz em computador nenhum 😅

Vou procurar no youtube pra não fazer nenhuma cagada.

Obviamente que, após instalar o SSD, precisarei formatar pra colocar o sistema operacional no SSD. Tem mistério fazer isso?

tranquilo! 

dá uma olhada em videos no youtube. tem bastante material. 

eu em breve vou fazer um video no meu canal mexendo num Mac mini. vou desmontar pra fazer um upgrade de de firmware, processador e memória. é um modelo mais antigo que o seu mas pode ser útil pra vc assistir.

vou fazer live. não sei se consigo fazer amanhã ou se deixo pra semana que vem. quando definir deixo o link aqui.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, marcosfisica disse:

tranquilo! 

dá uma olhada em videos no youtube. tem bastante material. 

eu em breve vou fazer um video no meu canal mexendo num Mac mini. vou desmontar pra fazer um upgrade de de firmware, processador e memória. é um modelo mais antigo que o seu mas pode ser útil pra vc assistir.

vou fazer live. não sei se consigo fazer amanhã ou se deixo pra semana que vem. quando definir deixo o link aqui.

abraço

Bacana demais, faço questão de acompanhar e seguir o seu canal!

 

Se me permitem uma útima dúvida, sobre MEMÓRIA, vi que tem 2 opções: comprar 1 de 8gigas ou 2 de 4 gigas.

  1. Qual vocês indicam: 1 de 8gigas ou 2 de 4 gigas?
  2. Meu mac mini já tem uma memória de 4gigas. No caso de eu comprar 2 de 4 gigas, ele teria espaço pra essas três memórias (1x4gigas, e 2x4 gigas)?

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, NoAlarms disse:

Bacana demais, faço questão de acompanhar e seguir o seu canal!

 

Se me permitem uma útima dúvida, sobre MEMÓRIA, vi que tem 2 opções: comprar 1 de 8gigas ou 2 de 4 gigas.

  1. Qual vocês indicam: 1 de 8gigas ou 2 de 4 gigas?
  2. Meu mac mini já tem uma memória de 4gigas. No caso de eu comprar 2 de 4 gigas, ele teria espaço pra essas três memórias (1x4gigas, e 2x4 gigas)?

Abraços!!

eu acho que o mini tem só 2 slots de memoria. então seria ou 2 x 4GB ou 8GB+4GB.

quanto a quantidade, honestamente não acho que vá fazer muita diferença de 8 pra 12 Gb. eu escolheria pelo lado financeiro mesmo. se vc já tem um pente de 4GB eu compraria só mais um de 4Gb pra fechar 8. 

não sei, vai de quanto voce está a fim de gastar. eu acho que SSD é mais importante. eu preferiria economizar na compra da memoria pra comprar um SSD maior por exemplo. mas vai de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fala, meu amigo! Tudo bem? Ainda estou tomando coragem! Hahahah

Foi muito bom você ter falado comigo porque tenho uma dúvida. Levei meu iMac pra um técnico da uma olhada, e eu estava com a memória que comprei (1 de 8gigas). Quando ele abriu, ele me falou que a frequência das memórias que tem no meu iMac (que são duas de 2gigas) é 10600, como tu podes ver na foto em anexo (escrito 10600S).

 

Porém, a que eu comprei na Amazon, indicada aqui no fórum (Corsair Memory) aparentemente é 1.600mhz: https://www.amazon.com.br/gp/product/B009EGZNL2/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o00_s00?ie=UTF8&psc=1

 

Por isso, talvez tenha alguma incompatibilidade. Será que ele ta viajando ou tem alguma razão? Abração, meu caro

 

 

Memoria .jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/08/2021 at 19:07, NoAlarms disse:

Boa noite, pessoal. 

Ganhei um Mac Mini Server 2011 e utilizo ele basicamente para edição e gravação de música. Para meu dia-a-dia, tenho um notebook windows potente.

A configuração do MacMini está no anexo.

Apesar de ser um intel I7, acho ele bastante lento para atividades simples como navegar na internet. Pensando nisso, pretendo dar um "upgrade" nesse MacMini.

Sou leigo em hardware, e como essa é a minha primeira experiência com computador da apple, gostaria de tirar algumas dúvidas:
 

1- Esse Mac tem 2 HD de 500G Sata. Ajudaria colocar um HD SSD e instalar o sistema operacional nele? Se sim, qual devo instalar (vocês podem indicar marca?)?

2- Ele tem uma memória de 4Gigas. Ajudaria instalar outra memória nele? Se sim, qual devo instalar (vocês indicar marca)?

 

Abraços, rapazeada!!

MacMini.png

de preferencia para o SSD eu mesmo tenho um Mac Mini 2010 serve que veio de fabrica com 2 HD de 500 substitui os 2 HD por um SSD de 120 GB e um HD de 1 TB feito isso ativei o Fusion Driver que você tem a velocidade do SSD mas a grande capacidade do HD super recomendo pra voce o Fusion Driver, ja sobre as memórias no Amazon tem uns Kits de memória Mac + com otimo valor custo beneficio 8 GB se possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, NoAlarms disse:

Fala, meu amigo! Tudo bem? Ainda estou tomando coragem! Hahahah

Foi muito bom você ter falado comigo porque tenho uma dúvida. Levei meu iMac pra um técnico da uma olhada, e eu estava com a memória que comprei (1 de 8gigas). Quando ele abriu, ele me falou que a frequência das memórias que tem no meu iMac (que são duas de 2gigas) é 10600, como tu podes ver na foto em anexo (escrito 10600S).

 

Porém, a que eu comprei na Amazon, indicada aqui no fórum (Corsair Memory) aparentemente é 1.600mhz: https://www.amazon.com.br/gp/product/B009EGZNL2/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o00_s00?ie=UTF8&psc=1

 

Por isso, talvez tenha alguma incompatibilidade. Será que ele ta viajando ou tem alguma razão? Abração, meu caro

 

 

Memoria .jpeg

10300 não é a frequência não. se não me engano essas memorias 10600 sao as de 1333 MHz. em teoria, se voce colocar duas memorias de frequências diferentes o computador vai reconhecer e fazer ambas funcionarem na frequências menor. poreeeeeemmmmm, macs são chatos com memoria. e as vezes duas memorias diferentes dá pau. mas, se voce comprou uma de 8 GB esquece essas de 2GB. coloca só a de 8 gb. vc tem apenas 2 shots disponíveis né? colocar 10 gb (a nova de 8 e uma dessas 2) não vai dar diferença nenhuma de desempenho em relação a ter só 8GB, e é capaz de dar problema.

eu vou mexer no meu mini amanha a noite. fazer uma livezinha. acompanha e vamos mexendo juntos. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, obrigado pela ajuda como sempre! Estou assistindo o episodeo agora e deixei um comentário. Muito bom!

 

Em 13/09/2021 at 23:02, marcosfisica disse:

bora juntos amanha @NoAlarms? Vai rolar uma "Live da Velharia" no meu canal! :)

 

https://www.youtube.com/watch?v=AM7NDXQNVIg&feature=emb_title

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...