Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

não instala os x el capitam


AleBelu

Posts Recomendados

Olá Pessoas, dia desses fui ligar meu macbook e por uma falha no teclado (driver acredito eu) a senha não estava funcionando. Procurei na internet, habiitei o usuário root, entrei no cpu mas tudo estava buggado (lags de tela, demora absurda, trackpad maluco ... enfim .... ) apaguei  a partição com o OSX. desde então não consio instalar nada, cada hora uma mensagem, e quando ele lê o pendrive com o olarila capitan ele tbm não deixa trocar o disco de inicialização pra esse pendrive.

De toda forma o teclado voltou e a tela parou de bugar  :) mas não consigo usar o mac :( 

Se ligo com option ele entra na tela de boas vindas e depois vai pra recuperação do sistema (que nao consigo instalar nada)

Se não faço nada e apenas ligo  mas ele fica em looping indo da tela de carregamento do sistema ao panic kernerl.

Pra ajudar so tenho esse mac e estou tendo q me virar no windows10

Alguem pode ajudar?

 

 

option + r.jpg

inicio normal.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, AleBelu disse:

pendrive com o olarila capitan 

 

 

option + r.jpg

inicio normal.jpg

????? olaria não é coisa de hacintosh? não entendi isso.

como vc criou o pendrive do El Capitan? eu acho que o primeiro passo é ter um pendrive de boot que funcione, que voce tenha certeza que funcione. aí tentar dar boot com ele e ver o que acontece. porque pelo que voce disse de teclado e tela darem problema e depois funcionarem, pode ser que teu mac tenha algum problema de hardware. qua modelo/ano do teu macbook? Rodar o apple hardware test pode ser uma boa também.

 

abc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcos, na vdd estou tentando criar um botável, tentei um hackintosh do olarila pq nao consigo encontrar uma imagem que funcione no boot da apple. É um MacBook 5.1, final de 2009 - 13 polegadas, 8gb RAM DDR3, 256 SSD, intel core 2 duo. O Hrdware test não funciona - (Ligar com o D pressionado) nada acontece (começa a iniciar e cai na tela do Kernel Panic). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas vc tem outro mac pra criar o pendrive de boot? ou só o hacintosh?

eu não entendo nada de hacintosh. mas praticamente todas as vezes que alguém aparece aqui no forum com problemas pra instalar o Mac OS X é questão de pendrive criado errado. pendrive criado em hacintosh ou no windows via transmac, etc. só problema. então por isso digo, a única maneira de ter certeza que teu mac não tem nenhum problema de hardware é tendo um pendrive confiável que voce sabe que funciona pra testar.

teu macbook ainda tem o drive ótico? nao tens nenhum cd/dvd do Mac OS pra testar? mesmo sendo uma versão antiga, dá pra pelo menos instalar o OS X e usar ele pra baixar o Mac OS que voce quer e criar o pendrive.

voce pode baixar o Mac OS que quiser aqui: https://macinstallers.tech

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, não tenho outro MAC estou tentando com o transmac, etcher etc .... encontrei isso aqui e to tentando desse jeito https://bootableinstaller.com/macos/#macos .  Joguei os CDS de instalção fora em uma mudança q precisei fazer no começo desse ano. O driver ótico estava numa caixa pra ir pra recilclagem, coloquei ele de volta no MAC ... não tenho os DVDS : ( 

Não entendo pq não encontro em lugar algum um .iso pra ser gravado no pen drive ... a própria Apple só disponibiliza um pacote q só instala em MAC pra dps criar o tal iso ..... por essas e outras q prefiro o win/dos : )

De qq forma muito obrigado por sua ajuda ... vou tentar mais algumas vezes e se nao resolver vou procurar alguem pra deixar a máquina : ( 

Muito Obrigado de qq forma 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não vai conseguir instalar uma imagem modificada para hackintoshes no seu MacBook ou em qualquer Mac. Apesar dessas imagens possuírem o macOS puro, ainda assim precisam se utilizar de artifícios pra emular um Mac e enganar a instalação do sistema, e obviamente, tais artifícios não são necessários em um Mac, e te dou 99% de certeza que não irão funcionar em um Mac.

Você tentou através do Internet Recovery?

Não tem problema criar a instalação pelo Windows, usando o Transmac, Balena Etcher ou algo do tipo, porém o que pode estar dando pepino aí, é que essas versões mais antigas precisam de um pequeno truque pra mudar a data do sistema antes de começar a instalação.

Baixe a versão oficial do El Capitan (clique aqui) e tente fazer a instalação. Se por acaso você se deparar com algum erro, tire uma foto e compartilhe aqui, que tento te auxiliar. Não mande mensagem privada, a sua dúvida pode ser a dúvida de outra pessoa também.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Beto ... estamos indo pra uma semana nessa vida :  ) estou baixando o dmg q vc indicou e vou tentar gravar no pendrive com o etcher e ver se o MAC BOOTA .... quanto ao recovery pela internet, nas primeiras vezes q tentei (e que ele me deixava utilizar esse processo) apresentava constanstes erros com o appleid .... ou seja tbm não deu e agora nem consigo mais entrar nessa opção.

Ja tentei  colocar outros HDS (inclusive o original - acho q tinha o lion nele), mas ai nem o recovery roda, fica a pasta com o ponto de interrogação....

Enfim ... ainda não entendo pq a APPLE nao resolve isso com um iso

Obrigado pelas dicas!

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2021 at 08:52, marcosfisica disse:

????? olaria não é coisa de hacintosh? não entendi isso.

como vc criou o pendrive do El Capitan? eu acho que o primeiro passo é ter um pendrive de boot que funcione, que voce tenha certeza que funcione. aí tentar dar boot com ele e ver o que acontece. porque pelo que voce disse de teclado e tela darem problema e depois funcionarem, pode ser que teu mac tenha algum problema de hardware. qua modelo/ano do teu macbook? Rodar o apple hardware test pode ser uma boa também.

 

abc.

 

15 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Você não vai conseguir instalar uma imagem modificada para hackintoshes no seu MacBook ou em qualquer Mac. Apesar dessas imagens possuírem o macOS puro, ainda assim precisam se utilizar de artifícios pra emular um Mac e enganar a instalação do sistema, e obviamente, tais artifícios não são necessários em um Mac, e te dou 99% de certeza que não irão funcionar em um Mac.

Você tentou através do Internet Recovery?

Não tem problema criar a instalação pelo Windows, usando o Transmac, Balena Etcher ou algo do tipo, porém o que pode estar dando pepino aí, é que essas versões mais antigas precisam de um pequeno truque pra mudar a data do sistema antes de começar a instalação.

Baixe a versão oficial do El Capitan (clique aqui) e tente fazer a instalação. Se por acaso você se deparar com algum erro, tire uma foto e compartilhe aqui, que tento te auxiliar. Não mande mensagem privada, a sua dúvida pode ser a dúvida de outra pessoa também.

ah ... e quanto a trocar a data ... eu coloquei ele em 2015 pelo terminal ...  a data estava correta antes de eu alterar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2021 at 08:52, marcosfisica disse:

????? olaria não é coisa de hacintosh? não entendi isso.

como vc criou o pendrive do El Capitan? eu acho que o primeiro passo é ter um pendrive de boot que funcione, que voce tenha certeza que funcione. aí tentar dar boot com ele e ver o que acontece. porque pelo que voce disse de teclado e tela darem problema e depois funcionarem, pode ser que teu mac tenha algum problema de hardware. qua modelo/ano do teu macbook? Rodar o apple hardware test pode ser uma boa também.

 

abc.

 

22 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Você não vai conseguir instalar uma imagem modificada para hackintoshes no seu MacBook ou em qualquer Mac. Apesar dessas imagens possuírem o macOS puro, ainda assim precisam se utilizar de artifícios pra emular um Mac e enganar a instalação do sistema, e obviamente, tais artifícios não são necessários em um Mac, e te dou 99% de certeza que não irão funcionar em um Mac.

Você tentou através do Internet Recovery?

Não tem problema criar a instalação pelo Windows, usando o Transmac, Balena Etcher ou algo do tipo, porém o que pode estar dando pepino aí, é que essas versões mais antigas precisam de um pequeno truque pra mudar a data do sistema antes de começar a instalação.

Baixe a versão oficial do El Capitan (clique aqui) e tente fazer a instalação. Se por acaso você se deparar com algum erro, tire uma foto e compartilhe aqui, que tento te auxiliar. Não mande mensagem privada, a sua dúvida pode ser a dúvida de outra pessoa também.

ah ... e quanto a trocar a data ... eu coloquei ele em 2015 pelo terminal ...  a data estava correta antes de eu alterar!

 

Consegui uma cópia emprestada original do LION, aconte q agora encontro esse problema

 

LION.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse 10.6 é o snow leopard, não o lion. o lion é o 10.7.

mas de qualquer forma deveria funcionar. vamos lá: esse disco que voce conseguiu é um DVD original de um mac? se for, ele é um DVD "retail" ou é um disco que veio de fábrica com outro mac?

retail eram chamados os discos de sistema que voce comprava em qualquer apple store ou autorizada. eram discos que permitiam instalar o sistema em qualquer mac compatível. um disco desses deveria funcionar no seu macbook.

porém, se o disco que vc tem é um disco que veio com outro mac ele não vai funcionar no seu macbook. os discos que vinham na caixa quando voce comprava um mac novo só funcionam naquele mac específico. ele não vai funcionar em outro mac, mesmo que seja o mesmo modelo/ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, esses DVD´s vieram com outro MAC, os meus DVD´s joguei fora. De qq forma nem faz muito sentido essa ideia do DVD nao funcionar pq se coloco um HD novo, como o MAC subiria o sistema se o DVD q vem com máquina só funciona naquela máquina específica? De qq forma estou estudando uma forma de resolver e posto aqui assim q conseguir.

Obrigado

Abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, esses DVD´s vieram com outro MAC, os meus DVD´s joguei fora. De qq forma nem faz muito sentido essa ideia do DVD nao funcionar pq se coloco um HD novo, como o MAC subiria o sistema se o DVD q vem com máquina só funciona naquela máquina específica? De qq forma estou estudando uma forma de resolver e posto aqui assim q conseguir.
Obrigado
Abraço. 

Na época dos DVD’s de macOS que acompanhavam as máquinas, era assim que funcionava mesmo. DVD’s do macOS de MacBook não serviam/servem pra instalar nos MacBook Pro e vice-versa. Mesmo entre os MacBook se tivesse alguma diferença, não serviam/serve.

No seu caso pra usar DVD só conseguindo um DVD de um macOS que foi comprado numa AppleStore que neste caso era um macOS “genérico” e não “amarrado” ao hardware.

HD sempre foi diferente e sem essa restrição.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Valter - não conheço nada de MAC, mas acredito que o meu problema vai  além da máquina ou do DVD, de alguma forma tudo se corrompeu, já tenteni diversas .iso´s de diversos lugares e o fato é que o SPI bloqueia qq alteração q tento fazer na inicialização do MAC. Nem o HD q veio com a máquina é lido (aparece a pasta com o ponto de interrogação). Quando no modo de restauração ele me diz q o processo q devo utilizar é a instalação do app de instalção q ele não lê. Enfim ... é por essas e outras que desde 2010 não uso mais nada Apple :(  

de qq forma obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, AleBelu disse:

Marcos, esses DVD´s vieram com outro MAC, os meus DVD´s joguei fora. De qq forma nem faz muito sentido essa ideia do DVD nao funcionar pq se coloco um HD novo, como o MAC subiria o sistema se o DVD q vem com máquina só funciona naquela máquina específica? De qq forma estou estudando uma forma de resolver e posto aqui assim q conseguir.

Obrigado

Abraço. 

 

1 hora atrás, AleBelu disse:

Obrigado Valter - não conheço nada de MAC, mas acredito que o meu problema vai  além da máquina ou do DVD, de alguma forma tudo se corrompeu, já tenteni diversas .iso´s de diversos lugares e o fato é que o SPI bloqueia qq alteração q tento fazer na inicialização do MAC. Nem o HD q veio com a máquina é lido (aparece a pasta com o ponto de interrogação). Quando no modo de restauração ele me diz q o processo q devo utilizar é a instalação do app de instalção q ele não lê. Enfim ... é por essas e outras que desde 2010 não uso mais nada Apple :(  

de qq forma obrigado!

cara, como voce mesmo disse, não entende muito de mac. eu entendo um pouco. então pode acreditar: os discos físicos que vinham na caixa de um mac só funcionam naquele mesmo mac que veio na caixa. em nenhum outro.

outra coisa, sim, pode ser que seu problema seja algo além da máquina ou DVD, mas veja bem, como eu te falei alguns posts atrás: voce está testando coisas que não tem certeza que funciona. então vai ser difícil detectar o problema. voce está testando com um pendrive criado em windows, que voce não tem certeza se funciona. está testando com um dvd que era de outro mac. enfim, não tem sentido. até agora voce não pode afirmar se o problema está no seu mac ou nas mídias de instalação que está usando.

a melhor coisa que voce pode fazer é levar esse mac a alguém que saiba o que está fazendo. não precisa nem ser um técnico. mas alguém que saiba criar um pendrive de boot do Mac OS no mac, que tenha outro mac pra testar, etc. é a única maneira de voce conseguir encontrar onde está o problema. eu levaria num técnico, que tenha experiência com mac. em 10 min o cara testa o boot com um pendrive que ele sabe que funciona e já te soluciona a vida.

de que lugar voce é? qual cidade?

 

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Valter - não conheço nada de MAC, mas acredito que o meu problema vai  além da máquina ou do DVD, de alguma forma tudo se corrompeu, já tenteni diversas .iso´s de diversos lugares e o fato é que o SPI bloqueia qq alteração q tento fazer na inicialização do MAC. Nem o HD q veio com a máquina é lido (aparece a pasta com o ponto de interrogação). Quando no modo de restauração ele me diz q o processo q devo utilizar é a instalação do app de instalção q ele não lê. Enfim ... é por essas e outras que desde 2010 não uso mais nada Apple   
de qq forma obrigado!

Mas você não apagou os dados do HD que veio no Mac (um dos primeiros posts)?!

Veja aqui o que fazer qdo o Mac inicializa com um ponto de interrogação:
https://support.apple.com/pt-br/HT204323


Como você disse que apagou o HD acho que ele não vai dar boot não…


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi o papo do CD, DVD ... (tipo a chave daquele carro ...) - Já desisti de tentar alguma coisa com DVD

Comprei  um arquivo .bin no mercado livre  : ) vou testar ...

Arrumei um macbook branco mas o gênio perdeu a senha do administrador (a conta dele) e só dá pra usar como convidado .... (não quero nem me meter a futricar isso ai ....), logo não consigo gerar o instalador ....

Estou pensando q pode ser hardware ...

Nenhum comando na inicialização funciona ...

SEGURANDO "op" na inicialização NÃO ME MOSTRA OS DISCOS de jeito algum

Coloquei um SSD ZERADO - quando ligo sem nada me monstra a pasta com o proibido e fica piscando isso ...

Já consegui executar um instalador do El Capitan, mas no final dá erro e aborta.

Por hora é isso, eu tenho um Windows10, um MACBOOK sem senha de admin, uns bons pendrives e um MACKBOOK 5.1 que tá servido pra segurar os papeis na mesa  : )

Como falei obrigado até agora

Qdo funcinar eu volto aqui e conto como

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, AleBelu disse:

 

Comprei  um arquivo .bin no mercado livre  : ) vou testar ...

????

Arrumei um macbook branco mas o gênio perdeu a senha do administrador (a conta dele) e só dá pra usar como convidado .... (não quero nem me meter a futricar isso ai ....), logo não consigo gerar o instalador ....

acho que dá pra gerar pendrive como convidado. não tenho certeza. voce testou? ele não vai te deixar formatar e reinstalar o sistema nesse macbook (como convidado) mas acho que só fazer um pendrive de boot deve deixar. testa!

Estou pensando q pode ser hardware ...

porque? baseado em que evidência?

Nenhum comando na inicialização funciona ...

SEGURANDO "op" na inicialização NÃO ME MOSTRA OS DISCOS de jeito algum

nada de errado. se o pendrive não está criado corretamente e o disco está formatado, ele não mostrar nada mesmo, afinal não há nenhum disco de boot pra mostrar!

Coloquei um SSD ZERADO - quando ligo sem nada me monstra a pasta com o proibido e fica piscando isso ...

de novo, nada de errado. o mac reconhece o ssd mas não tem sistema nenhum pra botar. entao fica mostrando a pastinha piscando na tela.

Já consegui executar um instalador do El Capitan, mas no final dá erro e aborta.

mas executou através de um pendrive criado no windows e que não tem 100% de certeza que está criado corretamente.

 

 

 

enfim, a verdade é que voce está andando em círculos e não está atacando o problema da maneira correta. leva esse mac em um técnico que conheça mac, e pede pro cara dar uma olhada.

respondi aí citando tuas perguntas. clica em expandir ali pra ver.  :)

 

Editado por marcosfisica
esclarecer comentario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se seu teclado estava com falha, provavelmente não conseguirá entrar nas opções de boot se o Mac não estiver reconhecendo as teclas necessárias. Pluga um teclado usb e faz o reset de PRAM do Mac. Por aí você pode saber se há algum problema de software ou hardware relacionado ao teclado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...