Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro 16" conectado a monitor externo causando alta temperatura e ventoinhas girando com alto ruido.


alexsm

Posts Recomendados

Há algum tempo percebi que meu MacBook Pro 16 com muita frequência - praticamente todos os dias - vinha ficando com alto ruído permanente, gerado pelas ventoinhas internas.

Depois de meses de observação, descartei que a origem seria exclusivamente algum software gerando alto consumo de CPU. Percebi que ao conectar um monitor externo também causava essa alta na temperatura interna e, consequentemente, as ventoinhas girando mais rápido e causando o constante ruído de fundo,  que depois de muito tempo, causa bastante incômodo, além do desconforto do calor na área do descanso das mãos. Pesquisando, encontrei o vídeo abaixo com uma explicação para a causa, mostrando resultados de testes empíricos.

Gostaria de saber se mais alguém já teve experiência com esse tipo de problema e se encontrou alguma solução de contorno para a causa desse problema?

MacBook Pro 16" + External Monitor = High Temperatures and Loud Fans. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É comum nesse modelo, infelizmente. Pra quem mora em regiões quentes, principalmente em ambientes sem ar condicionado, é um suplício.

O que acontece é que quando você usa o monitor externo, o consumo de energia da GPU praticamente dobra devido ao processamento gráfico, então quanto mais energia, maior a tempertura. Pra ajudar, os MacBooks Pro fabricados após o Mid-2015 até a chegada dos M1 são péssimos no que diz respeito a dissipação de calor, vide as milhões (literalmente) de reclamações a respeito de thermal throttling.

Por curiosidade, a combinação Apple + AMD já deu um belo trabalho antes no ano de 2011, quando os MBP de 15" tinham defeito de GPU, e não importa quantas vezes o técnico/cliente faça reballing ou até troque o chip da GPU: cedo ou tarde o problema irá voltar porque se trata de um erro de projeto.

Eu não cheguei a assistir por completo o vídeo que você mencionou, apenas dei uma olhada por cima, e vi que aparentemente ele dá dicas em relação à configuração manual dos fans, e sobre isso, eu diria pra ter muito cuidado. A máquina tem parâmetros bem definidos em relação a energia, tempertura e velocidade dos fans, e se você mexer nesses parâmetros buscando um conforto maior com menor ruído, você pode acabar tendo problemas de desempenho, pois os componentes irão esquentar mais, e consequentemente a máquina vai capar eles pra tentar reduzir a temperatura, já que os fans não estão da conta, devido à sua configuração manual. Pra que fique claro, essa perda de desempenho devido a altas temperaturas já ocorre, e reduzir a velocidade das ventoinhas irá agravar a perda de desempenho, além do fato que, componentes eletrônicos expostos a altas temperaturas por longos períodos de tempo podem vir a ter defeitos permanentes, como acontecia nos MBP 15" de 2011.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No post original faltou o link para o vídeo. Em resumo, o autor testou diversass combinações de conexão de monitor externo usando diferentes tipos de cabos e portas como HDMI, DisplayPort e USB-C e encontrou qual das combinações ficou funcionando de maneira mais satisfatória pra ele, que foi conectar o MBP16 ao monitor externo 4K LG 43UD79 usando um cabo USB-C para DisplayPort, com baixo aumento na CPU do notebook.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você usa um dongle ativo ou passivo para conectar no monitor? Usar um ativo diminui consideravelmente a temperatura da GPU.

Dá uma lida nesse tópico:

Tem várias informações úteis sobre esse tipo de adaptador e não tem um custo muito alto para você avaliar se resolve o problema. Quando eu tinha um Retina 2015 15" usar um adaptador Mini DisplayPort para HDMI (ao invés de usar a HDMI do próprio Macbook) diminuiu muito o superaquecimento da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei mais um vídeo de fevereiro de 2020 sobre o mesmo problema. O autor afirma que parte da origem do problema é da Apple - software e design do hardware - e parte da Intel, por não ter entregue os prometidos chips de 10nm dentro do prazo. Ele apresenta sugestões para amenizar o problema, usando opções de 3 apps – gfxCardStatusTG Pro - Temperature monitoring & fan control e Turbo Boost Switcher for OSX / macOS – e uma solução em hardware

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/08/2021 at 12:42, BetoGaleazzo disse:

A máquina tem parâmetros bem definidos em relação a energia, tempertura e velocidade dos fans, e se você mexer nesses parâmetros buscando um conforto maior com menor ruído, você pode acabar tendo problemas de desempenho, pois os componentes irão esquentar mais, e consequentemente a máquina vai capar eles pra tentar reduzir a temperatura, já que os fans não estão da conta, devido à sua configuração manual.

As dicas do último vídeo (acima) podem causar outros problemas, como disse o BetoGaleazzo, relacionados a desempenho e defeitos físicos permanentes no hardware do equipamento por aquecimento excessivo dos componentes,  já que "componentes eletrônicos expostos a altas temperaturas por longos períodos de tempo podem vir a ter defeitos permanentes", como ele disse. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...