Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa - ferrei ela?


Posts Recomendados

Galera, tenho um notebook aqui que é um thinkpad x250 que tem i7, 16gb, ssd m2 512gb + 1 tb sata 7200.

Semana passada chegou uma pasta térmica boa e me arrisquei em trocar, soltei os parafusos do dissipador mas não vi o cabo flat que liga o cooler na placa mãe, ou seja, deu um puxão e soltou. 

Depois disso quando remontei tudo o computador liga porém da "FAN ERROR", 2 bips e logo desliga por proteção pois o cooler não da sinal de vida. Li na net que é "normal" acontecer esse erro, ou quando tem algo prendendo ele ou quando da pau mesmo.

Tentei reconectar o cabo umas 10x e NADA! até que fiz alguma ogrisse e senti um cheirim de queimado vindo da região do conector mesmo..  MASSS a placa continua startando, só que da o erro e desliga em seguida, minha dúvida é a seguinte...

O cooler não achei para o x250 0C44020 só para outro serial, ou seja...  visto isso iria encostar ele no armário, mas pensei no R$ parado.

o que fazer?

- Invisto/Pago R$ 180 e arrisco que o problema seja só no cooler?

- invisto/Pago R$ 180,00 do cooler já ciente que pode não funcionar ou se funcionar será necessário fazer reparo na placa? Esse reparo me cobraram R$ 400,00

Visto isso já ficaria R$ 580 e esse pc é backup uso mto pouco... a outra possibilidade seria vender as peças... vi que a memória(1x 16gb ram) da para conseguir uns R$ 400, hd m2 512gb uns R$ 200, outro hd 7200 sata e talvez uns R$ 100 nas baterias.. então acho que conseguiria rápido uns 500/700.

O que acham pelas fotos? será que a placa precisa de reparo mesmo? mesmo o pc ligando?

Screenshot_20210815-201532_Gallery.jpg

Screenshot_20210815-201633_Gallery.jpg

Screenshot_20210815-201726_Gallery.jpg

Screenshot_20210815-201750_Gallery.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, leva esse pc pra alguém que saiba o que tá fazendo. voce claramente fez alguma cagada mais grave do que simplesmente puxar o conector. parece que queimou o conector. enfim, tem que limpar bem a área, ver como está o conector por baixo, ver se não será necessário refazer alguma trilha. pode ser algo simples, limpar e soldar novamente os contatos. 

abc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não só o componente fritou, como parece que você ainda "mastigou" o cabo flexível, como está bem visível nas primeiras fotos. O mais seguro a se fazer é parar de mexer e levar pra um técnico, pra evitar problemas (e prejuízos) maiores. Você desconectou a bateria do aparelho, e também desconectou o aparelho da tomada antes de mexer, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente nesses modelos ThinkPad existe uma opção na BIOS, opção POWER, onde você pode desligar a bateria para manutenção, logo em seguida após tirar os parafusos da tampa o ideal é desconectar a bateria antes de mexer em qualquer outro componente interno do notebook.
Após o reparo você notará que o notebook não irá ligar apertando a tecla Power, ele só irá ligar após conectá-lo a fonte de alimentação, como os amigos comentaram nos posts acima, o ideal é você parar de mexer nele e levá-lo à um técnico especializado para não ter mais prejuízos com o reparo.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Parece que vc fritou o controle de velocidade da ventoinha. Basta observar a espessura da trilha, que indica uma amperagem maior. E ainda fez uma rede de dormir como flat. Reparo aí somente com o diagrama do circuito eletrônico desta mobo. Vai sair caro, pois este é o tipo de problema que demanda tempo. Até descobrir qual o modelo de componente utilizado, fora que essa é a saída do driver. Vc teve muita sorte em não queimar o restante da placa. Sorte aí.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...