Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Produção musical: Macbook air x macbook pro


gabrielscf

Posts Recomendados

Produtores (e conhecedores) de plantão,

 

Alguém poderia me da uma ajudinha para decidir entre o macbook air x macbook pro para uso de DAWs? 

Sou novo no mundo apple e estou com condições de investir apenas nos macbooks com M1 de 8GB, mas não sei se faz tanta diferença escolher o PRO ao invés do AIR para esse tipo de atividade.

Li sobre a existência de ventilação no Pro e a falta dela no Air. Será que realmente é fundamental levar essa característica em consideração para escolha do meu Macbook para produção musical ou um Air seria mais Custo x Benefício nesse caso? 

 

Agradecendo desde já qualquer atenção e ajuda

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estas duas máquinas tem performance muito parecida. A diferença do sistema de resfriamento ativo começa a aparecer quando as máquinas estão em alto processamento por um longo período de tempo.
Não conheço os softwares que vai utilizar, mas se a atividade pretendida exige muito tempo, tipo 15, 20 minutos ou mais, em performance máxima da CPU, é a partir daí que começa a aparecer a diferença, mas cabe a você avaliar se ela causa grande impacto no seu trabalho, pois em números ela não será tão expressiva, mas no somatório das atividades pode ser.

Dá uma olhada aqui https://www.youtube.com/watch?v=CmMOJTs7Pu8. Há muitos outros comparativos deste tipo no YouTube, dá pra tirar bem as dúvidas.
Uma em português https://www.youtube.com/watch?v=xTH_TpCpwO0&t=6s (tem várias outras, peguei apenas como exemplo, mas gosto mais da gringa, com gráficos, mais didática)

Editado por Rafael Scheid
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel 

Como você é novo no mundo Apple vou te dar umas explicações teóricas antes de te dar a resposta.

 

Os processadores do Air M1 e do Pro M1 são exatamente os mesmos, a primeira versão do chip Apple Silicon ou M1. 

O Pro possui 8 cores de GPU que é o processamento de vídeo enquanto o Air possui 7 cores. 

Testes apontam que isso não costuma a dar mais que 10% de diferença de processamento em edição de vídeo pesado. 

 

A diferença mais notória dos dois modelos é realmente a ventilação. É ai que o Pro pode ser de 15% a 20% mais rápido que o Air em ocasiões onde 90% das pessoas jamais vão chegar. 

A ventilação é ligada quando o processador fica em carga pesada por vários minutos a ponto de esquentar a uma temperatura que o sistema entenda ser conveniente resfriar para não ocorrer throttling.

O throttling é a diminuição do clock do processador para que o mesmo resfrie e não frite. Assim, um processador quente possui dois caminhos, ou ser resfriado mecanicamente (vento por exemplo) ou executar throttling, baixando seu clock até resfriar naturalmente. E isso acontece ao mesmo tempo, claro.

Durante o período de throttling o processador mais lento vai naturalmente executar as tarefas mais lentamente. 

Para você aquecer o processador M1 a ponto de throttling você precisaria estar renderizando um vídeo 4K com muitas camadas de efeitos... e mesmo assim, o throttling não é algo que ocorre por 10, 20 40 minutos, é algo que ocorre várias vezes por minuto, o processador aumenta e baixa a sua velocidade a todo momento de acordo com a temperatura medida pelo sistema. 

Isso em consideração, o vídeo de 4K que eu falei acima iria renderizar no Pro em digamos 20 minutos e no Air em 17 minutos mais ou menos. 

Ou seja... quase insignificante, a não ser que você renderize 4K 8h por dia. 

Finalizando, sabe quando fiz throttling de verdade no meu Air M1? Quando usei os programas de teste. Porque no mundo real isso é muito raro e quando acontece é rápido. 

 

Conclusão

O Air M1 faz exatamente o que o Pro M1 faz. Não são processadores mais fortes vs mais fracos como os i3, i5, i7 da Intel. É o mesmo processador no mesmo clock com  resfriamento ativo em um (vento) e passivo no outro (carcaça) e 1 unidade de GPU a mais. 

Não conheço muito DAWs, não sei se os programas costumam usar aceleração gráfica para aproveitar 1 núcleo de GPU a mais. 

Mas com toda certeza em termos de processamento você não vai ter nenhum problema pegando o Air, pagando mais barato e sendo feliz com ele. 

Eu uso Premiere e Davinci Resolve em um Air M1. Em 1080p é tranquilo demais. DAW não pode ser mais pesado que estes dois programas. 

 

Bônus:

Se você procurar por macbook air m1 thermal mod ou algo do tipo no Youtube verá que abrindo o Macbook Air M1 e colocando almofadas térmicas em uma pequena parte dele, aumentando o contato da parte que aquece com a carcaça, você transforma o M1 Air em um M1 Pro - os ganhos são na ordem de 20%. Isso porque a carcaça vai esquentar mais, diminuindo a temperatura do processador e evitando assim o throttling

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Rafael Scheid disse:

Estas duas máquinas tem performance muito parecida. A diferença do sistema de resfriamento ativo começa a aparecer quando as máquinas estão em alto processamento por um longo período de tempo.
Não conheço os softwares que vai utilizar, mas se a atividade pretendida exige muito tempo, tipo 15, 20 minutos ou mais, em performance máxima da CPU, é a partir daí que começa a aparecer a diferença, mas cabe a você avaliar se ela causa grande impacto no seu trabalho, pois em números ela não será tão expressiva, mas no somatório das atividades pode ser.

Dá uma olhada aqui https://www.youtube.com/watch?v=CmMOJTs7Pu8. Há muitos outros comparativos deste tipo no YouTube, dá pra tirar bem as dúvidas.
Uma em português https://www.youtube.com/watch?v=xTH_TpCpwO0&t=6s (tem várias outras, peguei apenas como exemplo, mas gosto mais da gringa, com gráficos, mais didática)

Tenho utilizado o Ableton de forma amadora ainda, mas pretendo me aventurar no Logic e me profissionalizar na produção. 

 

Irei olhar todos os vídeos! Muito obrigado, amigo!

7 horas atrás, alex godoy disse:

Gabriel 

Como você é novo no mundo Apple vou te dar umas explicações teóricas antes de te dar a resposta.

 

Os processadores do Air M1 e do Pro M1 são exatamente os mesmos, a primeira versão do chip Apple Silicon ou M1. 

O Pro possui 8 cores de GPU que é o processamento de vídeo enquanto o Air possui 7 cores. 

Testes apontam que isso não costuma a dar mais que 10% de diferença de processamento em edição de vídeo pesado. 

 

A diferença mais notória dos dois modelos é realmente a ventilação. É ai que o Pro pode ser de 15% a 20% mais rápido que o Air em ocasiões onde 90% das pessoas jamais vão chegar. 

A ventilação é ligada quando o processador fica em carga pesada por vários minutos a ponto de esquentar a uma temperatura que o sistema entenda ser conveniente resfriar para não ocorrer throttling.

O throttling é a diminuição do clock do processador para que o mesmo resfrie e não frite. Assim, um processador quente possui dois caminhos, ou ser resfriado mecanicamente (vento por exemplo) ou executar throttling, baixando seu clock até resfriar naturalmente. E isso acontece ao mesmo tempo, claro.

Durante o período de throttling o processador mais lento vai naturalmente executar as tarefas mais lentamente. 

Para você aquecer o processador M1 a ponto de throttling você precisaria estar renderizando um vídeo 4K com muitas camadas de efeitos... e mesmo assim, o throttling não é algo que ocorre por 10, 20 40 minutos, é algo que ocorre várias vezes por minuto, o processador aumenta e baixa a sua velocidade a todo momento de acordo com a temperatura medida pelo sistema. 

Isso em consideração, o vídeo de 4K que eu falei acima iria renderizar no Pro em digamos 20 minutos e no Air em 17 minutos mais ou menos. 

Ou seja... quase insignificante, a não ser que você renderize 4K 8h por dia. 

Finalizando, sabe quando fiz throttling de verdade no meu Air M1? Quando usei os programas de teste. Porque no mundo real isso é muito raro e quando acontece é rápido. 

 

Conclusão

O Air M1 faz exatamente o que o Pro M1 faz. Não são processadores mais fortes vs mais fracos como os i3, i5, i7 da Intel. É o mesmo processador no mesmo clock com  resfriamento ativo em um (vento) e passivo no outro (carcaça) e 1 unidade de GPU a mais. 

Não conheço muito DAWs, não sei se os programas costumam usar aceleração gráfica para aproveitar 1 núcleo de GPU a mais. 

Mas com toda certeza em termos de processamento você não vai ter nenhum problema pegando o Air, pagando mais barato e sendo feliz com ele. 

Eu uso Premiere e Davinci Resolve em um Air M1. Em 1080p é tranquilo demais. DAW não pode ser mais pesado que estes dois programas. 

 

Bônus:

Se você procurar por macbook air m1 thermal mod ou algo do tipo no Youtube verá que abrindo o Macbook Air M1 e colocando almofadas térmicas em uma pequena parte dele, aumentando o contato da parte que aquece com a carcaça, você transforma o M1 Air em um M1 Pro - os ganhos são na ordem de 20%. Isso porque a carcaça vai esquentar mais, diminuindo a temperatura do processador e evitando assim o throttling

 

 

 

 

Caramba, que aula! haha 

 

Muito obrigado meu amigo. Acho que o air então vai suprir bem minhas necessidades. 

 

Mais uma vez, obrigado por tantos detalhes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/08/2021 at 17:23, AdrianoGH disse:

Só um "adendo": o Macbook Air M1 com SSD de 512Gb conta com GPU de 8 núcleos, igual ao M1 do Pro!

Abs,

Verdade! 

Lembro que não comentei porque o colega falou que o dinheiro só daria para o modelo básico. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No tópico abaixo eu coloquei as minhas impressões sobre a migração de um Retina 2015 15" para um Pro M1.

 Como editor de vídeo é normal levar a máquina a 100% da capacidade em pouco tempo. Até mesmo no Pro M1 há uma deficiência na forma como o resfriamento funciona. Cito:

"Ruído e temperatura (negativo)

Para manter o nível de ruído baixo, a Apple continuou com a antiga tática de só acelerar a ventoinha quando a temperatura atingisse o limite. O que eu observei é que ao fazer isso, o Macebook Pro com M1 não atinge a performance máxima porque o chip acaba trabalhando com limitação por causa da temperatura. Usando um app para forcar a aceleração da ventoinha ao máximo, o ruído característico se torna presente, mas a performance da máquina melhora. Exportar uma timeline de 4k60 HDR (Rec2020) de 60 minutos usando codec ProRes no tratamento padrão de ventoinha levou 6 minutos. Com a ventoinha no máximo, levou pouco mais de 4 minutos. Imagino como deve ser essa limitação no Macbook Air que não tem mais ventoinha. A diferença é pequena? Sim, mas deve ser observada."

Acredito que você tem que levar isso em consideração quando for escolher entre um Air M1 e um Pro M1 porque se com a ventoinha ela já não funciona da forma que deveria só para privilegiar a diminuição do ruído, calcule como deve ser com um Air sem ventoinha sendo exigido para o seu caso de uso.

Na sua situação eu iria de Pro M1 e instalaria um software para aumentar a velocidade das ventoinhas antes do que a Apple projetou para não perder performance e aumentar a vida útil do aparelho. Aqui eu configurei para 1800 RPM a partir de 40º C, 4200 RPM a partir de 45º C e 7200 RPM a partir de 55º C. Assim a máquina fica silenciosa durante o uso "civil" (quase nunca fica acima de 35º C) e quando faço uso "soviético" ele faz mais ruído mas mantendo a temperatura "baixa" e a performance sempre no topo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...