Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac 27" 2017 desligando sozinho (pra quem quiser acompanhar a saga)


Del Rei

Posts Recomendados

Estou com problemas. Meu iMac passou a desligar do nada, desde terça passada.  

Minha primeira suspeita foi o nobreak indo pro saco. Mas coloquei o computador direto na tomada e continuou desligando. 

Ele dura cerca de 5min no máximo, e desliga, como se tivesse removido da tomada. O tempo que ele dura ligado é meio aleatório. Tem vezes que consigo usar por 5min, mas tem vezes que ele desliga antes mesmo da inicialização completar. E agora a maior parte das vezes ele só inicia o boot se eu retirar o cabo de força, esperar uns segundos e recolocar.

Rodei o diagnóstico (iniciando com o R pressionado) mas o resultado foi "Nenhum problema encontrado". Menos mal.

Alguns colegas aqui sabem, eu rodo o SO através de um SSD externo (já que o Fusion drive interno é um lixão). Estou usando o Big Sur. Mas como tenho um outro SSD antigo aqui com o Mojave instalado, resolvi testar pra ver se o Mojave funcionava. Desligou da mesma forma. Então já descartei a possibilidade do problema ser no SO ou no SSD ou na case externa.

Fiz aquele esquema de reiniciar o tal SMC, mas também não resolveu (como eu esperava). 

Descobri na internet  uma coisa interessante -  "Previous shutdown case". É um comando que você digita no Terminal e ele te informa a causa das reinicializações recentes da máquina. Todos  os resultados foram referentes à falta de energia. É como se realmente tirasse o cabo da tomada.

Entrei em contato com o suporte da Apple, que me orientou a atualizar o SO (eu estava na 11.4) para a versão 11.5.1 - E obviamente não resolveu, como eu esperava. 

Por fim, agendei um reparo na assistência, que vou levar amanhã e vou atualizando aqui as informações pra quem estiver interessado. Meu medo é chegar na hora e funcionar normal, ou demorar pra reiniciar... E a Apple dizer que não detectou nenhum problema, como já li alguns disso.

Ainda bem que paguei o Apple Care, senão teria que resolver esse problema por conta própria...

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quem interessar possa... Ontem o computer nem ligava mais. Mesmo retirando o cabo de força e esperando uns minutos, não ligava mais. Morreu de vez. O que, na verdade, achei bom - porque evita chegar na loja da Apple e o computador funcionar normalmente (famosa Lei de Murphy). Melhor chegar já com perda total pra não ter dúvidas, rs.

Acabei de voltar da iPlace. Nem tentaram ligar o computador. Apenas fizeram a ordem de serviço e ficaram de entrar em contato de 5 a 10 dias úteis.

Espero que me retornem antes, porque ficar sem computador é uma tristeza.

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, marcosfisica disse:

putz. fonte será? tomara que te resolvam rápido. nunca tive apple care, como é a parada? é como se fosse garantia certo? ou seja, vão ter que arrumar ou te dar um mac novo gratuitamente. 

abraço.

É uma garantia estendida. Normalmente você tem 1 ano de garantia. Com o Apple Care passa pra 3 anos. 
 

Eu estou suspeitando que seja a fonte de energia sim. Parece ser. De toda forma, acho que um computador caro desses não deveria dar esse tipo de problema em pouco tempo (menos de 3 anos). Se eu não tivesse contratado a garantia estendida, certamente iria morrer numa grana violenta pra consertar agora. 
 

Não sou expert, mas esse tipo de problema, num computador caro assim, era pra acontecer pelo menos lá pro 5° ou 6° ano…. Se é que era pra acontecer….

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Del Rei disse:

É uma garantia estendida. Normalmente você tem 1 ano de garantia. Com o Apple Care passa pra 3 anos. 
 

Eu estou suspeitando que seja a fonte de energia sim. Parece ser. De toda forma, acho que um computador caro desses não deveria dar esse tipo de problema em pouco tempo (menos de 3 anos). Se eu não tivesse contratado a garantia estendida, certamente iria morrer numa grana violenta pra consertar agora. 
 

Não sou expert, mas esse tipo de problema, num computador caro assim, era pra acontecer pelo menos lá pro 5° ou 6° ano…. Se é que era pra acontecer….

Exatamente! Não deveria acontecer não, ainda mais num hardware com essa "idade". É muito novo pa dar problema da fonte. Ainda bem que tem o apple care. Se for fonte mesmo, as vezes pode ser algo muito simples e fácil de resolver, mas a trabalheira de desmontar todo o bicho já ia deixar o serviço caro.

Abc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu iMac 27" 2011 já queimou a fonte, e eu também usava em um nobreak, que era inclusive senoidal de onda pura (acho que esse é nome do top). Faz tanto tempo que nem lembro quanto foi o consertou, acho que foi barato, mas vi que no seu caso coberto pela garantia estendida. Se não me engano, me fizeram o desconto sob a condição de enviar a peça defeituosa para a Apple, imagino que seja para os engenheiros brincarem em seus laboratórios.

Agora encontrei o orçamento:

spacer.png

Obs: sem o envio da defeituosa, a peça nova custaria R$ 480. Comecei a usar o iMac em dezembro/2012 e o defeito ocorreu em janeiro/2016.

Se tudo der certo com você, eu ainda assim ficaria com o iMac 2017 até a Apple concluir a transição para a nova arquitetura. Além disso ainda deve surgir um iMac com tela maior, aposto que maior que a de 27" se explorarem as bordas pretas.

A tentação de um Mac Mini para mim seria poder usar com uma diferentona tela de 34". Em termos de altura é a mesma coisa de um 27", sendo os ganhos para os lados. Por isso ficaria de boa aqui no meu setup e até me ajudaria a dispensar um segundo monitor.

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando aqui. Hoje recebi 2 e-mails com notas fiscais da iPlace. Achei estranho os valores ridiculamente baixos.

A primeira tinha a descrição: PC.REP.POWER SUPPLY - R$ 25,27
A segunda tinha: PC.REP.LOGIC BOARD 4GB - R$ 487,38

Minutos depois recebi outro email dizendo que foi feito o pedido de peças e devo aguardar até a conclusão do reparo.



@sigma7Esse seu iMac, você comprou ele novo em dez/2012? Se foi novo, deu problema com pouco mais de 3 anos. E o meu com pouco menos de 3 anos. Acho um período extremamente curto pra dar problema. São computadores caros - ainda que o conserto seja relativamente barato.

Meu medo de manter esse iMac até a transição pra nova arquitetura é a desvalorização. Suspeito que quando só houver M1 (e seus sucessores), o que for Intel vai cair de preço nas revendas... Isso me faz pensar na troca antecipada.

 

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Del Reiesses valores aí são graças ao AppleCare, certo? Porque estão absurdamente baixos. Como terá a cobertura, acho que não informaram o custo da mão de obra, né?

Eu não acho que o Intel desvalorizará, pelo contrário, pois muitos têm apps mais antigos, que talvez não funcionem bem na nova arquitetura ARM. Será que o Linux pode ser instalado normalmente, sem engasgos, em um M1? Será que emuladores, que levaram tanto tempo para serem produzidos para chip Intel, tem agora um do PS3 mais funcional, e que nem é perfeito, funcionarão em um M1? Quem tem licenças antigas, por ex, de softwares da Adobe, e sem grana ou necessidade de pagar por assinatura, terá seus apps funcionais no M1? E sobre esses apps mais "Pro", rolam rumores de que a Apple disponibilizará um novo Mac com Intel, talvez seja um Mac Pro, mas é o famoso boato. Grandes empresas estão adequando seus apps "sim" para o M1, mas e as pequenas e médias, as start ups? Talvez estas últimas levem um bom tempo, pois envolve investimento, ou gastos mesmos kkk, por ex, talvez a necessidade de dar suporte duplo aos chips Intel e M1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sigma7
Também acho que esses valores são simbólicos, só pra constar na nota mesmo - embora eu ache que devesse refletir os valores reais.

Entendi seu ponto sobre o M1, e outro dia um colega que comprou o MacMini estava com problemas pra instalar o pacote da Adobe. Não sei se resolveu (acho que sim).

Não saberia chutar em termos de prazo, mas acho que os processadores ARM serão uma nova realidade. Até a Intel já está desenvolvendo processadores nessa tecnologia. Então, chuto que em alguns anos não será um problema pros desenvolvedores. Mas é só achismo mesmo. Caso eu decida fazer o upgrade no iMac (SSD e processador), seria pra ficar mais pelo menos uns 4 a 5 anos com ele, já que se tornaria uma máquina bem acima do que tenho hoje. E aí, quando for revender, talvez o ARM já esteja bem mais consolidado no mercado. 

Acho que por enquanto é meio roleta russa. Eu não saberia nem chutar como o mercado vai se comportar e receber o essa nova tecnologia nos próximos 4/5 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Del Reieu acho o M1 claramente muito, muito bom, para MacBook, por causa da maior duração da bateria. Isto é o que está bem evidente. No mais, Mac Mini e iMac não têm bateria, então é preciso observar outros aspectos. ARM é o futuro mesmo, mas acho que enquanto não houver a conclusão da transição, o ideal, se possível, é aguardar, e nem está tão longe assim. Mas se eu precisasse trocar de Mac agora, claro que eu partiria logo para um M1, sem dúvida, mas não é o meu caso, e acho que o seu também não, pois um iMac 27 5k ainda é top. Não tem nem monitor 5k por aí, ou ao menos não um por preço razoável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje recebi a mensagem de que o computador ficou pronto... Fui lá pegar. Embora eu tenha recebido o tal email falando da placa lógica, eles disseram que só trocaram a fonte de energia mesmo. Testei na hora, tudo certo.

 

@sigma7Pois é. Vou pensar direitinho. Mas uma coisa me deixou meio desanimado. Perguntei na iPlace quanto seria a mão de obra pra trocar o processador e colocar o SSD e eles disseram que esse iMac não permite troca de processador porque é chumbado na placa lógica, e teria que trocar tudo pra fazer o upgrade. Por curiosidade perguntei quanto ficaria pra trocar a placa lógica com um processador melhor que o meu. R$ 5.500,00 🤣 E esse nem era o maior processador, tinham uns modelos acima, mas o atendente não conseguiu visualizar os preços de upgrade no sistema. 

A mão de obra pra trocar o Fusion por um SSD ficaria R$ 540,00. Vou pensar sobre. A ideia era poder fazer um upgrade geral no computador.

Aliás, vi uma matéria aqui dizendo que uns técnicos chineses descobriram como fazer upgrade de memória no MacMini com M1. Mas perderia a garantia, claro...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Del Rei disse:

Hoje recebi a mensagem de que o computador ficou pronto... Fui lá pegar. Embora eu tenha recebido o tal email falando da placa lógica, eles disseram que só trocaram a fonte de energia mesmo. Testei na hora, tudo certo.

 

@sigma7Pois é. Vou pensar direitinho. Mas uma coisa me deixou meio desanimado. Perguntei na iPlace quanto seria a mão de obra pra trocar o processador e colocar o SSD e eles disseram que esse iMac não permite troca de processador porque é chumbado na placa lógica, e teria que trocar tudo pra fazer o upgrade. Por curiosidade perguntei quanto ficaria pra trocar a placa lógica com um processador melhor que o meu. R$ 5.500,00 🤣 E esse nem era o maior processador, tinham uns modelos acima, mas o atendente não conseguiu visualizar os preços de upgrade no sistema. 

A mão de obra pra trocar o Fusion por um SSD ficaria R$ 540,00. Vou pensar sobre. A ideia era poder fazer um upgrade geral no computador.

Aliás, vi uma matéria aqui dizendo que uns técnicos chineses descobriram como fazer upgrade de memória no MacMini com M1. Mas perderia a garantia, claro...

Que bom que deu tudo certo, @Del Rei

Como comentei no outro tópico, me pareceu venda casada nesse upgrade processador + placa, pois sabemos que é possível somente a troca do processador, pelo menos fora das ATs.

Avaliando a troca do HDD para o SSD, que é algo mais viável: pelo valor da mão de obra, optaria por vender o iMac e migrar para um M1. Somando os R$ 540 mais o custo de um SSD decente (algo acima de R$ 600), considerando espaço e desempenho, o valor do investimento já fica "alto" se olharmos para a expectativa dos processadores Intel para os próximos 2 anos. É melhor segurar o equipamento e vender daqui a algum tempo.

Tenho de parar essas análises ou de ver as notícias kkkk senão vou me desfazer do iMac antes do previsto 😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranhamente, hoje recebi duas novas notas ficais (com chaves diferentes). Ao todo recebi 4 notas (duas da fonte de energia e duas da placa lógica). 

Depois de comprar muito as notas, percebi que a única diferença entre elas é que as primeiras tinham "Natureza da operação: Entrada para troca" e nas duas últimas tinham "Natureza da operação: Retorno de troca".

Não sei bem do que trata exatamente, mas dá a impressão que, segundo as notas, teriam trocado tanto a fonte quanto a placa do meu iMac.

O documento que recebi quando peguei o computador é basicamente uma cópia da Ordem de Serviço que recebi quando deixei o iMac lá. Na descrição do problema tem apenas "iMac não liga" e na parte de "Execução" está em branco.

Já começo até a achar que, ou trocaram a placa lógica também e me informaram errado, ou alguém botou uma placa lógica no bolso e colocou na conta do meu conserto.

 

Em 21/08/2021 at 14:21, rodolfonarrow disse:

Que bom que deu tudo certo, @Del Rei

Como comentei no outro tópico, me pareceu venda casada nesse upgrade processador + placa, pois sabemos que é possível somente a troca do processador, pelo menos fora das ATs.

Avaliando a troca do HDD para o SSD, que é algo mais viável: pelo valor da mão de obra, optaria por vender o iMac e migrar para um M1. Somando os R$ 540 mais o custo de um SSD decente (algo acima de R$ 600), considerando espaço e desempenho, o valor do investimento já fica "alto" se olharmos para a expectativa dos processadores Intel para os próximos 2 anos. É melhor segurar o equipamento e vender daqui a algum tempo.

Tenho de parar essas análises ou de ver as notícias kkkk senão vou me desfazer do iMac antes do previsto 😂

Pois é. Vou começar a pesquisar direitinho essas coisas. Mas ainda tenho até o final do ano (quando termina o Apple Care) pra decidir. Essa questão da Apple cada vez mais impossibilitar o usuário de fazer upgrades me incomoda, e parece que isso não vai mudar. 

Sobre o SSD, minha idéia seria colocar esse mesmo que uso externo aqui, um Samsung EVO Plus, que é bem rápido, mas é diferente do que a Apple usa, então precisaria de adaptador... E teria que ver a questão de aquecimento também... Então não sei se é uma boa....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Del Rei disse:

Estranhamente, hoje recebi duas novas notas ficais (com chaves diferentes). Ao todo recebi 4 notas (duas da fonte de energia e duas da placa lógica). 

Depois de comprar muito as notas, percebi que a única diferença entre elas é que as primeiras tinham "Natureza da operação: Entrada para troca" e nas duas últimas tinham "Natureza da operação: Retorno de troca".

Não sei bem do que trata exatamente, mas dá a impressão que, segundo as notas, teriam trocado tanto a fonte quanto a placa do meu iMac.

O documento que recebi quando peguei o computador é basicamente uma cópia da Ordem de Serviço que recebi quando deixei o iMac lá. Na descrição do problema tem apenas "iMac não liga" e na parte de "Execução" está em branco.

Já começo até a achar que, ou trocaram a placa lógica também e me informaram errado, ou alguém botou uma placa lógica no bolso e colocou na conta do meu conserto.

 

Pois é. Vou começar a pesquisar direitinho essas coisas. Mas ainda tenho até o final do ano (quando termina o Apple Care) pra decidir. Essa questão da Apple cada vez mais impossibilitar o usuário de fazer upgrades me incomoda, e parece que isso não vai mudar. 

Sobre o SSD, minha idéia seria colocar esse mesmo que uso externo aqui, um Samsung EVO Plus, que é bem rápido, mas é diferente do que a Apple usa, então precisaria de adaptador... E teria que ver a questão de aquecimento também... Então não sei se é uma boa....

Ainda bem q trocaram tudo e sua máquina estava no Apple Care pois aconteceu a mesma coisa comigo, e em diversas pessoas sobre o desligamento aleatório - vide google, e trocaram fonte, placa, HD, e continuou desligando.

Quando levei meu Imac primeiro testaram tudo por uns dois dias e disseram q não tinha problema algum. Fui até lá buscar o Imac e quando liguei funcionou bem e deixem em repouso por toda madrugada. No dia seguinte desligou. Voltei lá dias depois com a máquina. Ficou por uns 10 dias e falaram q era fonte. Trocou a fonte e depois de 3 meses voltou a desligar. A coincidência maior q o prazo de garantia da fonte são 3 meses.

 

Em resumo, o desligamento é um problema crônico nos modelos iMac 27 retina 5K 2017.

Pesquise imac 27 desligando sozinho no google.

Tem caso da Apple trocar quase tudo da máquina da pessoa e o problema continuar.

Eu dei mole q eles trocaram a fonte mas não pedi a fonte q foi trocada. Como vou saber q realmente trocaram já q a máquina é lacrada?

Vc pediu as peças q foram trocadas?

 

Fica ligado nisso e pesquise o que falei.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/08/2021 at 11:30, Marcelo Scharbel disse:

Ainda bem q trocaram tudo e sua máquina estava no Apple Care pois aconteceu a mesma coisa comigo, e em diversas pessoas sobre o desligamento aleatório - vide google, e trocaram fonte, placa, HD, e continuou desligando.

Quando levei meu Imac primeiro testaram tudo por uns dois dias e disseram q não tinha problema algum. Fui até lá buscar o Imac e quando liguei funcionou bem e deixem em repouso por toda madrugada. No dia seguinte desligou. Voltei lá dias depois com a máquina. Ficou por uns 10 dias e falaram q era fonte. Trocou a fonte e depois de 3 meses voltou a desligar. A coincidência maior q o prazo de garantia da fonte são 3 meses.

 

Em resumo, o desligamento é um problema crônico nos modelos iMac 27 retina 5K 2017.

Pesquise imac 27 desligando sozinho no google.

Tem caso da Apple trocar quase tudo da máquina da pessoa e o problema continuar.

Eu dei mole q eles trocaram a fonte mas não pedi a fonte q foi trocada. Como vou saber q realmente trocaram já q a máquina é lacrada?

Vc pediu as peças q foram trocadas?

 

Fica ligado nisso e pesquise o que falei.  

Segundo eles, não trocaram tudo não.

Trocaram apenas a fonte de energia. Eu recebi a nota fiscal da placa lógica mas eles disseram que a minha estava boa. Como no Brasil a gente sempre suspeita de tudo, eu acho que eles solicitaram uma placa lógica à Apple, colocaram na conta do meu conserto, e ficaram com a placa pra eles - tenho quase certeza disso. No documento que eu recebi quando fui retirar o computador, não tem a descrição do que foi consertado/trocado. Apenas dizia o problema "iMac não liga".

Agora eu não volto mais lá pra pegar as peças... Infelizmente. Se tivesse essa dica antes, até pediria na hora. 

De fato eu li diversos comentários sobre esse problema de iMac desligando sozinho. A primeira coisa que a gente faz quando tem problema, é buscar casos parecidos na internet. E esse negócio de iMac 2017 ser famoso por desligar sozinho impacta na minha escolha... Estou entre vender o iMac (e comprar um MacMini) ou fazer upgrade nesse iMac (SSD pelo menos). Meu Apple Care vai até dezembro, então ano que vem tenho que decidir o que fazer.

 

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 26/08/2021 at 00:09, Del Rei disse:

Segundo eles, não trocaram tudo não.

Trocaram apenas a fonte de energia. Eu recebi a nota fiscal da placa lógica mas eles disseram que a minha estava boa. Como no Brasil a gente sempre suspeita de tudo, eu acho que eles solicitaram uma placa lógica à Apple, colocaram na conta do meu conserto, e ficaram com a placa pra eles - tenho quase certeza disso. No documento que eu recebi quando fui retirar o computador, não tem a descrição do que foi consertado/trocado. Apenas dizia o problema "iMac não liga".

Agora eu não volto mais lá pra pegar as peças... Infelizmente. Se tivesse essa dica antes, até pediria na hora. 

De fato eu li diversos comentários sobre esse problema de iMac desligando sozinho. A primeira coisa que a gente faz quando tem problema, é buscar casos parecidos na internet. E esse negócio de iMac 2017 ser famoso por desligar sozinho impacta na minha escolha... Estou entre vender o iMac (e comprar um MacMini) ou fazer upgrade nesse iMac (SSD pelo menos). Meu Apple Care vai até dezembro, então ano que vem tenho que decidir o que fazer.

 

Vc conseguiu resolver o problema? O que gerou o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2022 at 16:44, Marcelo Marreco disse:

Vc conseguiu resolver o problema? O que gerou o problema?

 

Em 21/06/2022 at 16:54, Cavalcanti disse:

Resolveu em definitivo?

Opa.

Desculpa a demora, galera. Estou em processo de mudança, e estou enrolado atualmente... rs.

Eu não sei o que gerou o problema... Mas seu sei que eventualmente eu deixava o computador ligado de noite e quando acordava, ele havia reiniciado. Eu não sei se essas reiniciadas geraram algum problema na fonte... Sei lá. Não tive uma resposta concreta da manutenção...

Então, teoricamente foi o que escrevi ao longo do post... Recebi as notas fiscais das peças, mas  fiquei na dúvida do que de fato foi trocado. Suspeito que somente a fonte de energia... Mas funcionou normalmente depois. De toda forma, acabei trocando de computador.

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...