Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda para recuperar um iMac a1418 (placa logica e fonte foram pro pal)


gustavog

Posts Recomendados

Olá pessoal... sou aqui do interior do Mato grosso... e em 2014, comprei 2 iMacs, modelo a1418(aquele que processador e placa de video são soldados á placa), eu lembro que tava muito barato, paguei 4700 em cada.... Após alguns anos de uso, acabei deixando um deles ligado diretamente na energia... e adivinhem? oscilação de energia e BANG... parou de funcionar.

Levei na loja que havia me vendido(isso deveria ser ainda em 2016 ou 2017) e o rapaz falou que PODERIA ser a fonte... mas que nao tinha certeza e que deveriamos comprar(gastar 400 reais) e arriscar... enfim eu nao achei bacana a resposta e levei o imac para outro técnico, também não especializado em apple... E eles também não conseguiram me dar uma resposta.... eu creio que nesses testes eles acabaram danificando ainda mais a maquina.. o que era a fonte, acabou danificando a placa também(quem me contou isso foi um terceiro técnico) que pedi pra olhar o imac depois de alguns meses parado na tecnica. Ano passado, aproveitando uma viagem para a capital, Cuiabá, levei a uma empresa autorizada Apple para verificar... lá ficou decretado que eu teria de pedir a placa e a fonte... na época eu estava sem o dinheiro(eles queriam 7 ou 8 mil reais pelas peças + mao de obra)... acabei postergando... essa semana apareceu uma grana e eu resolvi voltar a falar com eles para dar andamento no concerto... e pra minha infelicidade a peça ja nao estava mais disponível...

Resumo: estou com um uma tela e uma carcaça deste iMac e estou em dúvida... não sei se vendo a carcaça e o monitor no mercadolivre ou se insisto e tento conseguir essa placa logica e essa fonte na internet, via aliexpress ou alguma usada, tenho muito receio de gastar ali, 2 a 3 mil reais com peças que podem nao funcionar. Alguém aqui faz alguma idéia de como eu poderia proceder? Vendo a carcaça? alguem aqui compraria? por quanto? ou Tento comprar as peças? onde eu as encontraria? Novas? Usadas? 

 

por favor, ficaria grato com a opinião de vocês sobre como proceder. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

O reparo não vale o custo e o trabalho. Primeiro que não conseguirá mais reparo oficial pela Apple, como já verificou, então sobram apenas peças usadas retiradas de máquinas doadoras ou comprar nestes sites onde a procedência é pra lá de duvidosa. Como não estará comprando peças baratas, o risco é alto.
Vai gastar quase uns 4 mil com placa mãe, fonte e mão de obra. Esta máquina também não receberá mais atualizações do macOS.

O melhor é realmente vender as peças remanescentes, e o valor dificilmente será satisfatório em caso de uma venda rápida, tenha isto em mente, e comprar outra máquina completa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo co o @Rafael Scheid. se voce for pagar peças e mão de obra vai sair um custo muito elevado. Se fosse voce mesmo por a mão e tentar arrumar até acho que poderia valer o risco. importava uma placa ou comprava uma usada. Mas pagar por essa mão de obra vai ser muito caro.

outra idéia, tu pode transformar esse iMac em um monitor. tem uns adaptadores relativamente baratos (muito mais baratos que uma logic board nova) e fica bacana. tira tudo de dentro, deixa só a tela mesmo, e conecta nesse adaptador que tem entrada pra alimentação e saída hdmi. fica um apple Cinema Display! :) 

Editado por marcosfisica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/08/2021 at 15:34, marcosfisica disse:

concordo co o @Rafael Scheid. se voce for pagar peças e mão de obra vai sair um custo muito elevado. Se fosse voce mesmo por a mão e tentar arrumar até acho que poderia valer o risco. importava uma placa ou comprava uma usada. Mas pagar por essa mão de obra vai ser muito caro.

outra idéia, tu pode transformar esse iMac em um monitor. tem uns adaptadores relativamente baratos (muito mais baratos que uma logic board nova) e fica bacana. tira tudo de dentro, deixa só a tela mesmo, e conecta nesse adaptador que tem entrada pra alimentação e saída hdmi. fica um apple Cinema Display! :) 

Transformar em um monitor seria fantástico.. vou dar uma pesquisada... faz idéia do nome desse componente e se acho no mercadolivre ou aliexpress?

 

E sobre a disponibilidade das peças via apple, já tentei. e o valor era de 7200 reais ja com a Mao de obra... mas demorei a conseguir o dinheiro e a peça saiu do estoque da apple... então estou pesquisando algumas placas e fontes no ali express, mas tenho receio de comprar errado...

Editado por gustavog
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gustavog disse:

Transformar em um monitor seria fantástico.. vou dar uma pesquisada... faz idéia do nome desse componente e se acho no mercadolivre ou aliexpress?

 

E sobre a disponibilidade das peças via apple, já tentei. e o valor era de 7200 reais ja com a Mao de obra... mas demorei a conseguir o dinheiro e a peça saiu do estoque da apple... então estou pesquisando algumas placas e fontes no ali express, mas tenho receio de comprar errado...

dá uma olhada nesse vídeo. já marquei no momento que o Luke fala dessa plaquinha: 

 

Eu acho que se pesquisar bem deve encontrar até projetos opensource pra esse adaptador. Coisa que voce mesmo pode comprar os componentes e montar pra sair mais barato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, marcosfisica disse:

dá uma olhada nesse vídeo. já marquei no momento que o Luke fala dessa plaquinha: 

 

Eu acho que se pesquisar bem deve encontrar até projetos opensource pra esse adaptador. Coisa que voce mesmo pode comprar os componentes e montar pra sair mais barato. 

Eu encontrei essa peça aqui... estou aguardando o meu imac quebrado voltar da assistencia tecnica pra tentar descobrir exatamente o monitor.. mas tudo indica que essa peça é pro mesmo modelo de imac que o meu: https://pt.aliexpress.com/item/1005002390115643.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.11e47950NTM6pk&algo_pvid=d2d8ead4-398f-4542-a18d-1df96191ecd3&algo_exp_id=d2d8ead4-398f-4542-a18d-1df96191ecd3-6

 

Também encontrei um vídeo no youtube bem explicativo sobre como montar, mas pelo que eu vi, eu nao conseguiria utilizar a carcaça antiga... eu teria de criar uma estrutura para acomodar a tela, os botoes, e etc... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.4k
×
×
  • Criar Novo...