Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciação lenta em sistemas BSur e alto consumo de bateria.


Teófilo Souza

Posts Recomendados

Bom dia, tenho vários equipamento com MAcOSX atualizado, em um Air 2014 tenho observado maior lentidão na inicialização, mesmo fazendo limpeza de todos os app que abrem direto, tirei todos, e o tempo de inicialização é lento. No caso do Jorave este processo de iniciação era muito mais rápido. Em equipamento mais parrudos com iMac Pro e IMac 2020 com i9 e 64Gb, 1 TSSD, e videos vega de 16Gb. no momento da iniciação ele também é lento, porem após o desempenho é muito bom, correspondendo a configuração, com vários App abertos tipo Corel, Final Cup, e outros do Office, bem como calculo avançado em sistemas de dados tipo sas e R, todos tocando ao mesmo tempo, sem nenhuma interrupção. 

O caso é mesmo na iniciação. 

Alguém tem este "problema" 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Meu problema foi mais grave, mas tem relação. 

Atualizei um macbook pro late 2013 de 16 Gb do Catalina para o Big Sur, com instalação limpa, em alguma versão que salvo engano não era a primeira, mas já tem meses.

Eu nem sei dizer muito sobre desempenho, porque rapidamente voltei para o Catalina. Pelo pouco que fiz, ele rodou com desempenho normal programas do meu uso básico.

Mas a inicialização ficou seriamente comprometida. Passou não só a demorar mais, mas a ficar mais chata, porque demora para chegar na janela de senha, e depois demora para entrar, então você ainda fica preso no processo, o que não acontece no Catalina (e todos os outros antes), em que a janela de senha aparece rapidamente, e o carregamento é feito sem você precisar ficar vigiando depois de digitá-la.

Para reiniciar, aí sim ficou impossível. Depois de desligar, demorava minutos para religar sozinho! NOs primeiros testes eu nem percebi que estava funcionando, achei que tinha perdido a função. Só vi depois  numa vez que eu fiz o teste e deixei o computador de lado, e fui surpreendido com o o barulho dele ligando depois de alguns minutos. Como isso não mudou, e ainda com a barra de menu e as barras de ferramentas dos apps mais largas comendo meu pouco espaço de tela, desisti do Big Sur e ainda não senti necessidade nem  tive nenhuma vontade de tentar de novo.

Editado por roberktum
correção de informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Big Sur sofreu profundas mudanças, meu conselho é que faça uma instalação limpa e reinstale todos os apps manualmente, configurando tudo do zero, livrando a máquina de detritos de versões anteriores do sistema e aplicativos.

Mas antes tente:
- Reset SMC https://support.apple.com/pt-br/HT201295
- Reset NVRAM https://support.apple.com/pt-br/HT204063
- Reinicie segurando Shift para entrar em Modo de Segurança. Reinicie normalmente e verifique se algo melhorou.

Backup dos dados para um disco externo essencial, né! hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Rafael Scheid disse:

Como o Big Sur sofreu profundas mudanças, meu conselho é que faça uma instalação limpa e reinstale todos os apps manualmente, configurando tudo do zero, livrando a máquina de detritos de versões anteriores do sistema e aplicativos.

Mas antes tente:
- Reset SMC https://support.apple.com/pt-br/HT201295
- Reset NVRAM https://support.apple.com/pt-br/HT204063
- Reinicie segurando Shift para entrar em Modo de Segurança. Reinicie normalmente e verifique se algo melhorou.

Backup dos dados para um disco externo essencial, né! hehe

Foi assim mesmo que eu fiz a instalação, e repeti, antes de desistir. O resultado foi esse que relatei. 

Meu irmão recentemente atualizou um MBP 13"de 2017 para o o Big Sur, me relatou que notou uma piora na duração da bateria, não notou mudança de desempenho geral e não sabe dizer se houve alteração no tempo de inicialização porque nunca desliga o mac e nem lembra como era antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, também percebi uma piora na duração da bateria, e lentidão na inicialização. Uso pouco o Macbook , uso mais o iMAC e o PRO que são maquinas parrudas e não dependem de  bateria.

Vamos ouvir mais pessoas para formar uma linha de raciocínio .

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu MBA 2015 também percebi uma lentidão considerável na inicialização. Toda atualização que sai, eu fico aguardando alguma melhora nesse aspecto. Há anos não fazia uma restauração limpa no macOS, mas fiz umas semanas atrás na tentativa de resolver, mas continua na mesma. Vou tentar a opção de desabilitar apps na inicialização, mas já sem muita expectativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...