Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Um Macbook Pro 13-inch Mid 2012 em 2021?


bgzavan

Posts Recomendados

Olá amigos,

É minha primeira publicação no fórum, não gosto de abrir tópicos para dúvidas simples porém acho que essa merece atenção.

Estou procurando um notebook pra minha esposa estudar (basicamente Google Drive e portais de cursos) e também editar apresentações PowerPoint, ela está fazendo várias palestras e usa bastante isso, coisa simples.

eu tenho um notebook ASUS  e i5 com 8 giga de memória ram e pra ela é super bom, mas a bateria já foi pro pau eu estraguei o teclado, USB, enfim, quero um pra ela.

Achei um MacBook Pro mid 2012 com i5 e 10gb de Ram, acredito que o desempenho seja igual ou melhor que o meu ASUS, entretanto nunca tive macbook. Quero um notebook que seja confiável e dure alguns anos, fazendo o básico.

Estão pedindo 2000 nele, e nessa faixa de preço os notebooks com Windows estão piores, mesmo os usados.

Não quero gastar muito mais que isso.

Sera que esse será suficiente?

Questão de atualização de software eu entendi que agora só atualizando de forma “manual”(gambiarra?), isso vai tornar ele obsoleto rapidamente?


Vale a pena?

 

6FCD2836-AFFB-4F62-8299-E8170C750498.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, bgzavan disse:

que seja confiável e dure alguns anos

Não me parece um mau negócio um notebook com 10Gb de RAM por 2 mil reais; porém se eu fosse você eu teria menos expectativas com relação a isso, afinal estamos falando de um notebook com quase 10 anos de uso hehehehe. 

Conselho - se você aceita um: o preço dos MacBooks baseados em Intel despencaram graças ao M1, e a seção de classificados aqui do fórum está cheia de MacBooks baseados em intel bons e baratos. Acho que vale a pena você aumentar só um pouco mais essa faixa de dois mil reais e tentar pegar um MacBook um pouquinho mais novo. Lembre-se que na média, a vida útil de um MacBook é de 7 anos e esse aí já está fazendo hora extra. 

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, A. Hatsichjetztumbenennen disse:

Lembre-se que na média, a vida útil de um MacBook é de 7 anos e esse aí já está fazendo hora extra. 

essa informação é baseada em que? fiquei curioso.

6 horas atrás, bgzavan disse:

Olá amigos,

É minha primeira publicação no fórum, não gosto de abrir tópicos para dúvidas simples porém acho que essa merece atenção.

Estou procurando um notebook pra minha esposa estudar (basicamente Google Drive e portais de cursos) e também editar apresentações PowerPoint, ela está fazendo várias palestras e usa bastante isso, coisa simples.

eu tenho um notebook ASUS  e i5 com 8 giga de memória ram e pra ela é super bom, mas a bateria já foi pro pau eu estraguei o teclado, USB, enfim, quero um pra ela.

Achei um MacBook Pro mid 2012 com i5 e 10gb de Ram, acredito que o desempenho seja igual ou melhor que o meu ASUS, entretanto nunca tive macbook. Quero um notebook que seja confiável e dure alguns anos, fazendo o básico.

Estão pedindo 2000 nele, e nessa faixa de preço os notebooks com Windows estão piores, mesmo os usados.

Não quero gastar muito mais que isso.

Sera que esse será suficiente?

Questão de atualização de software eu entendi que agora só atualizando de forma “manual”(gambiarra?), isso vai tornar ele obsoleto rapidamente?


Vale a pena?

 

6FCD2836-AFFB-4F62-8299-E8170C750498.jpeg

pra esse uso que voce falou, esse macbook dá e sobra. e deve dar e sobrar por alguns anos ainda, contando que não ocorra nenhum grande problema de hardware. PRA ESSE USO QUE VOCE FALOU.

agora, concordo que  aumentar um pouquinho o orçamento e pegar algo mais novo é uma boa idéia. Por exemplo, um MacBook Air 2014, 2015, vai ser nessa faixa de preço, também vai atender perfeitamente o uso que voce quer e é um hardware mais novo.

Mas se o orçamento é esse mesmo, vai sem medo nesse MacBook Pro 2012 que não vais te arrepender. Claro, confere como está o estado geral dele, tela, bateria, etc.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, marcosfisica disse:

essa informação é baseada em que? fiquei curioso.

É baseado no que diz uma tal de Apple aí. 

Aliás, veja esse trecho retirado do link anexado acima:

"Products are considered obsolete when Apple stopped distributing them for sale more than 7 years ago."

Isso matou a sua curiosidade?

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, bgzavan disse:

Olá amigos,

É minha primeira publicação no fórum, não gosto de abrir tópicos para dúvidas simples porém acho que essa merece atenção.

Estou procurando um notebook pra minha esposa estudar (basicamente Google Drive e portais de cursos) e também editar apresentações PowerPoint, ela está fazendo várias palestras e usa bastante isso, coisa simples.

eu tenho um notebook ASUS  e i5 com 8 giga de memória ram e pra ela é super bom, mas a bateria já foi pro pau eu estraguei o teclado, USB, enfim, quero um pra ela.

Achei um MacBook Pro mid 2012 com i5 e 10gb de Ram, acredito que o desempenho seja igual ou melhor que o meu ASUS, entretanto nunca tive macbook. Quero um notebook que seja confiável e dure alguns anos, fazendo o básico.

Estão pedindo 2000 nele, e nessa faixa de preço os notebooks com Windows estão piores, mesmo os usados.

Não quero gastar muito mais que isso.

Sera que esse será suficiente?

Questão de atualização de software eu entendi que agora só atualizando de forma “manual”(gambiarra?), isso vai tornar ele obsoleto rapidamente?


Vale a pena?

 

6FCD2836-AFFB-4F62-8299-E8170C750498.jpeg

Dê uma olhada nesse anúncio que eu achei aqui mesmo no fórum. 

Sei que você falou até dois mil reais, mas acho que vale a pena você colocar um pouco mais de dinheiro na aposta e levar um ótimo notebook para casa.

Além do que, tenho certeza de que você consegue negociar um preço ainda menor com esse cara do anúncio: ele estava vendendo inicialmente por mais de 5 mil reais esse notebook, e agora ele está pedindo apenas 4300 reais, em um notebook que não tem nem 500 ciclos de bateria; definitivamente é um grande negócio!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, A. Hatsichjetztumbenennen disse:

É baseado no que diz uma tal de Apple aí. 

Aliás, veja esse trecho retirado do link anexado acima:

"Products are considered obsolete when Apple stopped distributing them for sale more than 7 years ago."

Isso matou a sua curiosidade?

kkkkkkk....quer dizer que a apple considerar "obsoleto" significa então que acabou a vida útil? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um MacBook 2012, porém é de 16GB e possui GPU. Para as atividades citadas, vai cumprir muito bem a função e digo que, talvez, TALVEZ, seja melhor que notes de valores atuais entre R$ 3 e 4 mil com Windows.

Atualmente o meu roda o Catalina, penúltimo sistema lançado. Não usarei nenhum meio para instalar os novos, pra mim tá suficiente. Lembrando que é um dispositivo reserva, mas até ano passado era o meu principal e usava para fins “mais pesados” que o básico internet e Office.

Com R$ 1K ou menos, talvez vc consiga trocar o alto-falante e a bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, A. Hatsichjetztumbenennen disse:

É baseado no que diz uma tal de Apple aí. 

Aliás, veja esse trecho retirado do link anexado acima:

"Products are considered obsolete when Apple stopped distributing them for sale more than 7 years ago."

Isso matou a sua curiosidade?

É óbvio que um computador de quase 10 anos está "obsoleto". É óbvio que não terá um desempenho comparado aos atuais,  não receberá mais atualizações de software, terá um hardware defasado. Mas isso não tem absolutamente nada a ver com vida útil. A vida útil vai depender do uso que será dado a ele. Um powerbook G3 pode servir perfeitamente pra digitar textos por exemplo. Serve pra ver vídeo no youtube e editar foto? não, claro que não. Mas se voce está escrevendo um livro e gosta do teclado do Pismo pode usar ele perfeitamente pra escrever seu texto. Ontem vi uma entrevista com uma escritora que está escrevendo seu próximo livro numa máquina de escrever!

Enfim, não confunda as coisas. A Apple decidir que não vale mais a pena pra ela fornecer suporte aos produtos com mais de x anos não tem nada a ver com a vida útil do aparelho. Quem define a vida útil é o usuário e o próprio aparelho. Enquanto voce apertar o power e o bichinho ligar tá valendo!

3 minutos atrás, rodolfonarrow disse:

Eu tenho um MacBook 2012, porém é de 16GB e possui GPU. Para as atividades citadas, vai cumprir muito bem a função e digo que, talvez, TALVEZ, seja melhor que notes de valores atuais entre R$ 3 e 4 mil com Windows.

Atualmente o meu roda o Catalina, penúltimo sistema lançado. Não usarei nenhum meio para instalar os novos, pra mim tá suficiente. Lembrando que é um dispositivo reserva, mas até ano passado era o meu principal e usava para fins “mais pesados” que o básico internet e Office.

Com R$ 1K ou menos, talvez vc consiga trocar o alto-falante e a bateria.

é isso aí. meu notebook "daily driver" é um MacBook Pro 2008 rodando High Sierra . pra o que eu uso, me atende perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um MBP i5 2012 que eu fiz um upgrade para SSD Samsung EVO 860 e 16GB de RAM.

Posso dizer sem medo de errar que é um baita notebook. Rodo Logic Pro X lotado de plugins sem engasgos. Edito videos no iMovie com absoluta tranquilidade.

E ele é um tanque de guerra que nunca me deixou na mão.

Já tive vários notebooks Windows nesse período e todos me deixaram na mão.

Ultimamente, ele fica mais em casa porque eu comprei um MacBook Air M1 que é bem mais fácil de transportar, mas ainda é um notebook pau pra toda obra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, marcosfisica disse:

É óbvio que um computador de quase 10 anos está "obsoleto". É óbvio que não terá um desempenho comparado aos atuais,  não receberá mais atualizações de software, terá um hardware defasado. Mas isso não tem absolutamente nada a ver com vida útil. A vida útil vai depender do uso que será dado a ele. Um powerbook G3 pode servir perfeitamente pra digitar textos por exemplo. Serve pra ver vídeo no youtube e editar foto? não, claro que não. Mas se voce está escrevendo um livro e gosta do teclado do Pismo pode usar ele perfeitamente pra escrever seu texto. Ontem vi uma entrevista com uma escritora que está escrevendo seu próximo livro numa máquina de escrever!

Enfim, não confunda as coisas. A Apple decidir que não vale mais a pena pra ela fornecer suporte aos produtos com mais de x anos não tem nada a ver com a vida útil do aparelho. Quem define a vida útil é o usuário e o próprio aparelho. Enquanto voce apertar o power e o bichinho ligar tá valendo!

é isso aí. meu notebook "daily driver" é um MacBook Pro 2008 rodando High Sierra . pra o que eu uso, me atende perfeitamente.

Se não recebe atualizações de software, se não tem o mesmo desempenho dos computadores atuais, se não serve nem mesmo para fazer o básico, como assistir um vídeo no YouTube em 4k, editar vídeos de vez em quando e rodar os navegadores mais modernos, então você não tem um notebook, você tem um peso de papel. Mas como colocar isso na cabeça de um cara que ainda usa um computador de 2008? 

Você deu o exemplo de uma escritora que vai escrever um livro em uma máquina de escrever... E? Qual é o ponto aqui? é que qualquer um pode usar tecnologia datada para realizar as suas atividades diárias, desde que assim o deseje? Bem, tente você programar no seu notebook de 2008, ou melhor: em um PowerBook G3.😂😂

 

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não recebe atualizações de software, se não tem o mesmo desempenho dos computadores atuais, se não serve nem mesmo para fazer o básico, como assistir um vídeo no YouTube em 4k, editar vídeos de vez em quando e rodar os navegadores mais modernos, então você não tem um notebook, você tem um peso de papel. Mas como colocar isso na cabeça de um cara que ainda usa um computador de 2008? 
Você deu o exemplo de uma escritora que vai escrever um livro em uma máquina de escrever... E? Qual é o ponto aqui? é que qualquer um pode usar tecnologia datada para realizar as suas atividades diárias, desde que assim o deseje? Bem, tente você programar no seu notebook de 2008, ou melhor: em um PowerBook G3.


O ponto é que quem define o ideal pra si é o próprio usuário. Talvez pra você não seja útil um Mac de 2008, mas pra quem precisa de atividades básicas está de bom tamanho.
Cada um sabe onde pode alcançar e o que “vale a pena”. Pra mim, um M1 vale a pena pelo meu uso, pra minha companheira, não; é uma potência desnecessária para o uso simples dela.
Igualmente, você precisa entender a realidade de cada um. O criador do tópico mostrou a opção de um Mac com valor de R$ 2mil que é o que cabe no orçamento dele, e você compartilhou um link de um com mais de 3/4 do valor. Entendo sua preocupação e vontade em ajudar oferecendo algo mais novo, mas voltando, talvez tanto não seja necessário. Esse é o ponto.


Olá amigos,
É minha primeira publicação no fórum, não gosto de abrir tópicos para dúvidas simples porém acho que essa merece atenção.
Estou procurando um notebook pra minha esposa estudar (basicamente Google Drive e portais de cursos) e também editar apresentações PowerPoint, ela está fazendo várias palestras e usa bastante isso, coisa simples.
eu tenho um notebook ASUS  e i5 com 8 giga de memória ram e pra ela é super bom, mas a bateria já foi pro pau eu estraguei o teclado, USB, enfim, quero um pra ela.
Achei um MacBook Pro mid 2012 com i5 e 10gb de Ram, acredito que o desempenho seja igual ou melhor que o meu ASUS, entretanto nunca tive macbook. Quero um notebook que seja confiável e dure alguns anos, fazendo o básico.
Estão pedindo 2000 nele, e nessa faixa de preço os notebooks com Windows estão piores, mesmo os usados.
Não quero gastar muito mais que isso.
Sera que esse será suficiente?
Questão de atualização de software eu entendi que agora só atualizando de forma “manual”(gambiarra?), isso vai tornar ele obsoleto rapidamente?

Vale a pena?
 
6FCD2836-AFFB-4F62-8299-E8170C750498.thumb.jpeg.876f4a5dfd8477fa63c6bbbd91ce9b45.jpeg

Como eu disse acima, o “vale a pena” é subjetivo. De qualquer forma, acho que um Mac nas condições e valor dados está com bom preço. Com um pouco a mais você consegue um MacBook Air 2013 que tem portabilidade e é atualizável até o Big Sur, mas não tem a possibilidade de aumentar RAM, apenas SSD - por isso digo sobre o que vale a pena pra você, tem que colocar os prós x contras pra ver qual será o ideal pra sua usabilidade.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, brunogoulart disse:

talvez tanto não seja necessário. Esse é o ponto.

Hahaha, mas você viu o anúncio? Trata-se de um notebook de configuração básica (8Gb, 256Gb). É um grande negócio: um notebook novíssimo, rodando a última versão do MacOS, bateria com muita vida útil pela frente ainda e tudo funcionando. Sim, está acima dos dois mil reais, mas existem N formas de se pagar alguma coisa, e um cara que estava inicialmente vendendo por mais de 5 mil e já baixou para 4300, com certeza está disposto a negociar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bateria durando pouco mais de duas horas.

 

21 horas atrás, marcosfisica disse:

Por exemplo, um MacBook Air 2014, 2015, vai ser nessa faixa de preço, também vai atender perfeitamente o uso que voce quer e é um hardware mais novo.

O mais Air 2015 mais barato que encontrei foi um de 3000,00 no Mercado livre com TELA TRINCADA =\, no Olx da minha cidade tem alguns 2011/12 com 2 e 4gb de memoria ram, acho que em breve começará engasgar. Além de que estão mais caros.

Não quero gastar muito mais que isso, pretendo comprar um tablet tbm.

19 horas atrás, A. Hatsichjetztumbenennen disse:

Sei que você falou até dois mil reais, mas acho que vale a pena você colocar um pouco mais de dinheiro na aposta e levar um ótimo notebook para casa.

Mas esse aí é quase 3x o valor do que estou querendo, a diferença é tão grande que se fosse eu fosse gastar 5.6k seria melhor gastar 6.5k em um M1, sei lá.

De qualquer não vou trabalhar com ele, é mais pra eu comprar e não me preocupar com travamentos de windows toda hora.

14 horas atrás, ade_neto disse:

Posso dizer sem medo de errar que é um baita notebook. Rodo Logic Pro X lotado de plugins sem engasgos. Edito videos no iMovie com absoluta tranquilidade.

Que legal, vou até testar o LightRoom nele, se funcionar melhor que no meu Windows vou usar de vez em quando kkkk.

 

----------------------------

Obrigado pelas respostas gente, vou dar uma olhada hoje no notebook, se estiver tudo de acordo com o que o vendedor mostrou, acho que fecharei negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Marcos frisou, PARA O USO QUE VOCÊ INDICOU está OK atualmente, rodando o Catalina, que é bastante atual e vai atender ainda por bastante tempo.
Seu problema é precisar do Office. A MS remove suporte ao macOS anterior à antepenúltima versão, ou seja, o Catalina será o último com suporte após o lançamento do Monterey. Ano que vem, com um novo macOS, o Catalina estará fora do jogo, podendo lhe trazer problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, bgzavan disse:

Bateria durando pouco mais de duas horas.

 

O mais Air 2015 mais barato que encontrei foi um de 3000,00 no Mercado livre com TELA TRINCADA =\, no Olx da minha cidade tem alguns 2011/12 com 2 e 4gb de memoria ram, acho que em breve começará engasgar. Além de que estão mais caros.

ahh então esquece. vai de pro 2012 mesmo.

1 hora atrás, Rafael Scheid disse:

Como o Marcos frisou, PARA O USO QUE VOCÊ INDICOU está OK atualmente, rodando o Catalina, que é bastante atual e vai atender ainda por bastante tempo.
Seu problema é precisar do Office. A MS remove suporte ao macOS anterior à antepenúltima versão, ou seja, o Catalina será o último com suporte após o lançamento do Monterey. Ano que vem, com um novo macOS, o Catalina estará fora do jogo, podendo lhe trazer problemas.

é, mas na prática o que significa não ter mais suporte? não vai receber atualizações e correções de erro, ok. mas o office vai continuar funcionando sem normalmente. não deve trazer grandes problemas. a não ser que o cara precise de algum recurso que só tenha nas últimas versões do office. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, marcosfisica disse:

ahh então esquece. vai de pro 2012 mesmo.

é, mas na prática o que significa não ter mais suporte? não vai receber atualizações e correções de erro, ok. mas o office vai continuar funcionando sem normalmente. não deve trazer grandes problemas. a não ser que o cara precise de algum recurso que só tenha nas últimas versões do office. 

Poutz irmão, uma coisa que eu ainda não tive certeza. Pelo que tenho visto, já instalado até continua funcionando, mas se precisar reinstalar por qualquer motivo, não instala e não ativa mais. Aí embaça.
Sei lá qual é a da MS com suporte tão curto. E eu tinha entendido que apenas o 365 sofreria disso por conta das atualizações constantes, mas esses dias ví um usuário no Apple Support Communities com licença full do 2019 não conseguindo instalar no Mojave. Infelizmente não vi o desfecho, a orientação lá foi ele procurar o suporte da MS para verificar. Bem bizarro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rafael Scheid disse:

Poutz irmão, uma coisa que eu ainda não tive certeza. Pelo que tenho visto, já instalado até continua funcionando, mas se precisar reinstalar por qualquer motivo, não instala e não ativa mais. Aí embaça.
Sei lá qual é a da MS com suporte tão curto. E eu tinha entendido que apenas o 365 sofreria disso por conta das atualizações constantes, mas esses dias ví um usuário no Apple Support Communities com licença full do 2019 não conseguindo instalar no Mojave. Infelizmente não vi o desfecho, a orientação lá foi ele procurar o suporte da MS para verificar. Bem bizarro.

ahhh entendi. então é meio ficado mesmo. mas sempre dá pra meter uma versão mais antiga, tipo a 2016. vai funcionar de boaça.

mas se o cara é um usuário "hardcore" do Office pode precisar das versões mais recentes mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, bgzavan disse:

Mas esse aí é quase 3x o valor do que estou querendo

Você leu o anúncio até o fim? O cara abaixou o preço pra 4300 reais, e tenho certeza que ele poderia baixar ainda mais se você soubesse conversar com ele; mas enfim, se dar dois mil reais em um um notebook com quase 10 anos de uso te parece um bom negócio, siga em frente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, A. Hatsichjetztumbenennen disse:

Você leu o anúncio até o fim? O cara abaixou o preço pra 4300 reais, e tenho certeza que ele poderia baixar ainda mais se você soubesse conversar com ele

Só se ele fizesse por 2k, aí eu fechava com ele 😁.

Notebook só pra ver pdf, vídeos, editar power point e excel, word, etc...

 

Um novo nessa faixa de preço, é  um Notebook Intel Pentium 4 GB 120GB, comprado na AMAZON.

Aí é zika gastar isso em um CompaQ q com sorte tem 2 anos de vida.

To tentando a escolha 'menos pior.'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...