Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[AJUDA] Lentidão Macbook Pro 15" 2019 (i9 + 16GB RAM)


Mathew1304

Posts Recomendados

Fala pessoal, todos bem?

 

Recentemente comprei um Macbook Pro 15" 2019 (specs abaixo) usado (de um familiar, então a fonte é confiável). Fazia muito tempo que eu não usava Macs... tinha migrado para Windows e até então estava usando um Desktop (Ryzen 1500X, 16GB RAM, GTX 1060). Pelas specs do Macbook eu esperava uma experiência impecável, como era com meu macbook air anos atrás, inclusive tinha planos instalar Windows via bootcamp e jogar alguns jogos, mas a realidade foi bem diferente... 😰

 

O macbook está travando até em animações do próprio sistema (para abrir um app, alterando entre áreas de trabalho e etc), apps ficando sem responder, e o Windows está completamente bugado via bootcamp. Toda a interface está BEM lenta, se assemelha a jogar um game a 15 fps rsrs. Ja tentei reiniciar o MacOs e Windows, mas continua da mesma maneira. Tenho poucos programas instalados, o SSD está com mais da metade de espaço livre... Esse problema ocorre mesmo com o mac ligado na tomada. Alguém sabe o que pode ser?

 

OBS: Um pouco antes de meu amigo me vender, ele derramou agua no mac e ele parou de funcionar, porém como tinha sido comprado o Apple Care Plus, foi realizado a troca de praticamente todos os componentes internos de forma gratuita em uma autorizada na minha cidade. Inclusive o mac só tinha 500GB de SSD, mas após o reparo, recebemos com 1TB rsrs. Não sei se pode ser algo relacionado a isso.

 

SPECS

OS: macOS Big Sur 11.4

CPU: i9 (8-core) 2,3GHz

GPU: Radeon PRO 560X

Memória: 16GB RAM 2400MHz

SSD: 1TB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

É um chute muito plausível... tente instalar algum app que monitore a temperatura do CPU e veja ela... como mexeram aí em tudo pode ser que não colocaram pasta térmica no CPU ou mesmo aplicaram uma muito ruim... ou cooler tá travado... mas esse demoraria a esquentar e começar a travar

enfim, tente primeiro ver a temperatura e fale aqui depois... pois o i9 tende a esquenta e muito, imagina ele sem contato com dissipação o q acontece hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também chuto que pode ser algo relacionado a temperatura. Use o Intel Power Gadget pra verificar. Também existem softwares pra monitorar velocidade da ventoinha, como o iStats Menu. No Monitor Activity (Finder > Aplicativos > Utilitários) você também pode verificar se existe algum processo/app mordendo recursos (CPU, memória e disco) da sua máquina.

Você fez uma instalação limpa do sistema pra testar? E por instalação digo reinstalar 100% o sistema operacional sem transferir nenhum tipo de backup pra ele antes de testar se o sintoma persiste. Se mesmo após uma instalação limpa continuar o mesmo sintoma, é provável que você tenha um problema de hardware. Há quanto tempo foi feito o reparo dessa máquina? Se foi recente, tem que reclamar com quem fez o serviço (caso descarte problema de software).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Mathew1304 disse:

Fala pessoal, todos bem?

 

Recentemente comprei um Macbook Pro 15" 2019 (specs abaixo) usado (de um familiar, então a fonte é confiável). Fazia muito tempo que eu não usava Macs... tinha migrado para Windows e até então estava usando um Desktop (Ryzen 1500X, 16GB RAM, GTX 1060). Pelas specs do Macbook eu esperava uma experiência impecável, como era com meu macbook air anos atrás, inclusive tinha planos instalar Windows via bootcamp e jogar alguns jogos, mas a realidade foi bem diferente... 😰

 

O macbook está travando até em animações do próprio sistema (para abrir um app, alterando entre áreas de trabalho e etc), apps ficando sem responder, e o Windows está completamente bugado via bootcamp. Toda a interface está BEM lenta, se assemelha a jogar um game a 15 fps rsrs. Ja tentei reiniciar o MacOs e Windows, mas continua da mesma maneira. Tenho poucos programas instalados, o SSD está com mais da metade de espaço livre... Esse problema ocorre mesmo com o mac ligado na tomada. Alguém sabe o que pode ser?

 

OBS: Um pouco antes de meu amigo me vender, ele derramou agua no mac e ele parou de funcionar, porém como tinha sido comprado o Apple Care Plus, foi realizado a troca de praticamente todos os componentes internos de forma gratuita em uma autorizada na minha cidade. Inclusive o mac só tinha 500GB de SSD, mas após o reparo, recebemos com 1TB rsrs. Não sei se pode ser algo relacionado a isso.

 

SPECS

OS: macOS Big Sur 11.4

CPU: i9 (8-core) 2,3GHz

GPU: Radeon PRO 560X

Memória: 16GB RAM 2400MHz

SSD: 1TB

Esse modelos 2018 e 2019 do MacBook Pro de 15" - mais especificamente as variantes com i9 - sofrem de uma coisa chamada estrangulamento térmico. Isso é o que acontece quando você coloca um processador que esquenta como a superfície do sol em um notebook tão fino. Uma coisa que você pode fazer para tentar diminuir os efeitos disso é colocar uma pasta térmica de qualidade no seu processador - a melhor que você conseguir encontrar disponível, realmente não economize - e limpar as ventoinhas, se necessário. 

Esse cara colocou o MacBook Pro 2018 15" dentro do freezer, para que ele tivesse um desempenho decente. 

Graças ao bom deus a Apple se livrou desses chips da Intel. 

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 23/07/2021 at 19:05, LeBaldi disse:

É um chute muito plausível... tente instalar algum app que monitore a temperatura do CPU e veja ela... como mexeram aí em tudo pode ser que não colocaram pasta térmica no CPU ou mesmo aplicaram uma muito ruim... ou cooler tá travado... mas esse demoraria a esquentar e começar a travar

enfim, tente primeiro ver a temperatura e fale aqui depois... pois o i9 tende a esquenta e muito, imagina ele sem contato com dissipação o q acontece hahahaha

 

Em 24/07/2021 at 03:05, BetoGaleazzo disse:

Também chuto que pode ser algo relacionado a temperatura. Use o Intel Power Gadget pra verificar. Também existem softwares pra monitorar velocidade da ventoinha, como o iStats Menu. No Monitor Activity (Finder > Aplicativos > Utilitários) você também pode verificar se existe algum processo/app mordendo recursos (CPU, memória e disco) da sua máquina.

Você fez uma instalação limpa do sistema pra testar? E por instalação digo reinstalar 100% o sistema operacional sem transferir nenhum tipo de backup pra ele antes de testar se o sintoma persiste. Se mesmo após uma instalação limpa continuar o mesmo sintoma, é provável que você tenha um problema de hardware. Há quanto tempo foi feito o reparo dessa máquina? Se foi recente, tem que reclamar com quem fez o serviço (caso descarte problema de software).

Pessoal, desculpa a demora. Mas fiz alguns testes com o Intel Power Gadget:

 

10min com o Mac ligado, uso bem leve:

image.png

 

Depois de usar o Mac por uns 30-40 minutos (apenas Chrome e Trello abertos)

16  ABAS.png

 

Abrindo vários programas de uma vez (Discord, Trello, WhatsApp, Excel, Spotify, Notas, Chrome com 20 abas, 2 vídeos do youtube rodando e etc):

ABRINDO VARIOS PROGRAMAS.png

 

Queria muito a opiniões de vocês sobre essas temps. Eu acredito que ele esquenta bastante, porém antes mesmo de esquentar, eu já percebo uma lentidão no mac... as animações do sistema são meio lentas. Demora para a dock aparecer... falta fluidez. Algum palpite do que pode ser?

Assim que peguei o Mac, fiz uma formatação limpa, sem backup nem nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/08/2021 at 19:43, Mathew1304 disse:

Queria muito a opiniões de vocês sobre essas temps. Eu acredito que ele esquenta bastante, porém antes mesmo de esquentar, eu já percebo uma lentidão no mac... as animações do sistema são meio lentas. Demora para a dock aparecer... falta fluidez. Algum palpite do que pode ser?

Assim que peguei o Mac, fiz uma formatação limpa, sem backup nem nada.

Na minha opinião essas temperaturas estão condizentes com o uso e o modelo, levando em consideração também que você mora em Fortaleza, uma cidade quente o ano todo (a menos que esteja usando a máquina em um ambiente com ar condicionado, rs). Aqui em Maringá as temperaturas podem chegar facilmente aos 40.C no verão e também aos 0.C no inverno, e eu percebo variações razoáveis de temperatura nas máquinas com essas oscilações naturais do clima.

Eu não acredito que seu problema de lentidão esteja sendo causado pela temperatura, primeiro porque 75.C nem é tão quente assim pra ser sincero, e, você mesmo disse que percebe lentidão antes mesmo do processador chegar nessa temperatura.

Lembro do meu MacBook Air 2014 passando dos 90.C momentaneamente em uso extremo e nem mesmo assim, lá com os 4GB de RAM e um processador Dual Core de 1.6ghz eu lembro de perceber essa lentidão na interface do sistema operacional, como você relatou.

Percebeu se isso acontece quando o aparelho está ligado à tomada? Se não acontece quando ligado à tomada, você pode estar tendo um problema relacionado à bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade está quente sim... grande problema do i9 é exatamente o TDP q é configurado pra uso leve... ele é muito alto... e causa muito throttloling... da uma pesquisada por ai q vc vai ver como acontece relativamente facil com todas as versões do i9... ainda mais em lugares muito quentes... então uma dica seria vc procurar algum tutorial pra limitar essa TDP do cpu... ou simplesmente desativar o modo Turbo dele (tem um app pra isso mas esqueci o nome)... mudar a TDP e fazer undervolt tem o Voltageshift... mas não é tão simples de usar uma vez q ele é via linha de comando... já os apps q tem interface grafica em si conseguem mexer melhor

Falo isso pq no meu note com hackintosh aqui eu mexi nisso... e olha q meu i5 nem é tão esquentadinho... mas assim q ele exige... ele joga o TDP do CPU lá em cima... ele bate 94C... e demora até o cooler entrar em ação... então nesse momento é onde o i9 deve bater muito facil os 100C e já é capado na hora o clock... e por isso q vc deve sentir esses engasgos

Então minha opnião é dar uma olhada nesse cooler pra ver se está tudo ok mesmo, girando normal, ver se não tem nada bloqueando a passagem de ar pelo dissipador... trocar a pasta termica por uma boa de verdade (no minimo do minimo Artic Silver 5, é velha, mas melhor q as Implastec da vida)... E COM TODA CERTEZA vc vai ter q limitar a função Turbo desse i9 ai

Se mesmo assim nada mudar... ai é pq tem algum outro BO mais complicado

 

EDIT.:

Alias olhando bem os prints vc percebe como é exatamente esse Throttle por temperatura q ta fazendo engasgo ai... repare nessa foto mesmo do inicio:

image.png

Repare no começo do grafico, ele mal tem carga, nem chega a atingir 20%... entretanto ele joga o TDP do CPU lá para 55W... nesse momento o CPU bate 100C... e na hora já é derrubado o TDP para 10W... fazendo a temperatura cair junto para 80... e como foi "eliminado" o perigo de superaquecimento, ele volta a subir o TDP mas dessa vez para 45W... onde a temperatura já sobe até seus 90C mais ou menos... e dai termina o processo que iniciou... e se vc notar bem a temperatura está demorando até cair bem.. e o CPU foi para idle... ou seja.. nesse momento ele até deve ter ligado o cooler... mas numa rotação muito baixa... e foi esfriando

OU SEJA... novamente tudo ainda indica que os engasgos são realmente a capada por temperatura de pico onde o cooler não está em plenitude

Editado por LeBaldi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal! @LeBaldi @BetoGaleazzo

Vou levar na autorizada, pedir para que troquem a pasta térmica e se mesmo assim o problema persistir, irei fazer o undervolt e underclock da CPU para ver o que acontece... Assim cubro todas as possibilidades.

 

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...