Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Air M1 pega vírus?


ermail

Posts Recomendados

Pessoal, sempre fui usuário do windows e acabei de comprar um macbook air m1 para poder editar vídeos nele...estou perdido, não sei nem por onde começar. Preciso utilizar anti vírus no macbook? Se sim, qual seria o melhor?

Tenho receio pois vou utilizar o macbook para ver minha conta bancária, etc...

Desde já agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tudo bem?

Teoricamente, TODO software é passivo de brechas de segurança (na prática também, rs). O macOS, que é o sistema operacional dos Macs, geralmente tem um risco muito menor em relação ao Windows, principalmente porque o Windows é o sistema operacional mais utilizado em todo o mundo devido à sua compatibilidade com basicamente qualquer hardware, então nesse sentido os desenvolvedores de vírus e malwares em geral costumam concentrar suas ações visando este sistema em especial. Porém, o macOS também é alvo constantemente de malwares, bem como brechas de segurança oriundas da própria produção do sistema. O macOS também adota medidas de segurança mais rígidas do que o Windows, e esse fator acaba dificultando infecções e invasões de malwares de maior espectro, sem muita especificidade, que por sua vez são a maioria dos malwares. A Apple também costuma lançar patches de segurança com maior frequência do que a Microsoft e conhecidamente ter uma postura de menor tolerância a vulnerabilidades. Se você não tem o costume de acessar qualquer site, baixar arquivos de fontes duvidosas, abrir e-mails de desconhecidos e toma todos os outros cuidados que tomamos no dia a dia para evitar infecções, não há muito com o que se preocupar.

Eu particularmente não uso nenhuma ferramenta de terceiros, como um antivírus, mas se fosse pra recomendar um antivírus para Mac, eu indicaria o Kaspersky. O preço da licença anual é bem convidativo na minha opinião. Dê uma olhada no site próprio do Kaspersky, e também no site da KaBuM!, pois de vez em quando essa licença tá em promoção por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Só complementando o amigo Beto acima, reforço tudo o que ele falou.

Existem vírus para Android, iOS, Windows e MacOS. A questão é a quantidade em cada plataforma. Por ser muito mais utilizados, o Windows e o Android possuem muito mais malwares do que o iOS e o MacOS, mas todos possuem. 

Sobre antivirus, eu usei por alguns anos o Kaspersky mas tem 6 meses que estou dando uma chance ao Norton 360 que é tão bom quanto e oferece no pacote uma VPN. 

Os dois são ótimos, possuem em comum o preço barato (a todo momento aparecem promoções), pacotes para 1, 3, 5 ou mais máquinas e telefones, ainda, os dois ficam a todo momento  mostrando propaganda de outros produtos da empresa (o que é um saco) e não deixam o computador muito mais lento. 

Aconselho usar sim. 

 

Abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como muitos falam, o melhor anti virus que existe é o proprio usuário. Se vc filtra o que vc acessa, não sai clicando em banners aleatórios, não abre tudo quanto é e-mail que recebe e etc, a chance de se pegar cirus já fica bem minimizada. Dai quando vc pega um SO que não é tão popular e já tem algumas coisas que ajudam a frear, a chance de pegar virus é quase minima!

Eu abandonei o Windows já tem 5 anos, migrando de vez pra hackintosh (estou na espera do momento certo pra pegar meu primeiro Macbook M1 oficial)... e desde então nunca tive nenhum antivirus nele... e nunca peguei nada!

A maior chance de vc ser infectado acaba mesmo sendo por sites de programas pirata, não que seja em todos, mas alguns por ai acabam colocando mais dataminers pra minerar bitcoins por exemplo na sua maquina, ou exatamente sites que colocam no codigo pra minerar também (hoje a maioria dos ADBlocks já barram esses scripts)

Então resumindo totalmente, se vc sabe por onde anda e onde navega, sabe o que baixa e de onde baixa, pode ficar tranquilo! Mas se quiser ter uma proteção redundante como falaram ai, pega um Kaspersky. Da uma xeretada no canal do Gabriel de Pinho que direto ele consegue uns cupons com promoção do Kaspersky pra Mac 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, como utilizo meu macbook para fazer pagamentos, optei por instalar um anti vírus, estou utilizando o Kaspersky, pois já saiu uma versão otimizada para o chip m1. Tentei utilizar o norton 360 e ele bugou o sistema todo...obrigado pela ajuda de todos...

Amigo, como está sendo o desempenho do Kaspersky no M1? Sempre usei esse antivírus na versão Internet Security no Windows, e agora migrando pro MacOS gostaria de usar também, mas tenho receio de ferrar com o desempenho.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, arthur.bernardes disse:


Amigo, como está sendo o desempenho do Kaspersky no M1? Sempre usei esse antivírus na versão Internet Security no Windows, e agora migrando pro MacOS gostaria de usar também, mas tenho receio de ferrar com o desempenho.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O desempenho está perfeito. Nem parece que estou usando anti-vírus no macbook. Esse M1 é muito potente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, ermail disse:

Pessoal, como utilizo meu macbook para fazer pagamentos, optei por instalar um anti vírus, estou utilizando o Kaspersky, pois já saiu uma versão otimizada para o chip m1. Tentei utilizar o norton 360 e ele bugou o sistema todo...obrigado pela ajuda de todos...

 

Interessante, estou com o norton 360 aqui no M1 sem nenhum problema. 

Mas vou verificar se o norton lançou uma versão específica pro M1.

 

Abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, alex godoy disse:

 

Interessante, estou com o norton 360 aqui no M1 sem nenhum problema. 

Mas vou verificar se o norton lançou uma versão específica pro M1.

 

Abs.

 

Aqui não conseguir utilizar o norton 360 de forma nenhuma no m1...gosto muito do norton, utilizo ele a anos...estou utilizando o Karpersky com o coração na mão...ainda mais por ser russo, fiquei com receio kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, ermail disse:

Aqui não conseguir utilizar o norton 360 de forma nenhuma no m1...gosto muito do norton, utilizo ele a anos...estou utilizando o Karpersky com o coração na mão...ainda mais por ser russo, fiquei com receio kkkkk

Estranho, o que aconteceu no seu?

Posso fazer algum teste para ajudar. 

 

O M1 tem estas questões interessantes. 

Quando comprei o meu, não espelhava a tela em um Apple TV 2nd geração que eu tenho. Saia o som mas nada de imagem. 

Deixei quieto por uns tempos. Este final de semana fui testar e agora está funcionando. 

Muitos usuários do microfone Blue Yeti X no mundo estão com problemas no M1, incluindo eu. De tempos em tempos o microfone começa a gravar ruído no áudio. No meu caso eu já sei como contornar, mas tem usuários que não conseguem utilizar seus microfones nos computadores M1. 

A Logitech informe que está procurando uma solução tem 6 meses já.

Ainda vamos ter estas dores de cabeça por um tempo, depois vai tudo normalizar. 

 

Abs.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o Kaspersky no meu MBA M1 também e não tenho nada a reclamar. Uso o Kaspersky há tempos e nunca tive nenhum problema. Acho o preço para 5 máquinas convidativo e acessível.

Sobre os quirks do M1, única coisa é o Excel que de vez em quando dá uns bugs na visualização das planilhas e fica muito zuado, com uns quadrados brancos. Fora isso, só alegria.

Para o amigo que citou o Hackintosh, comprei o meu esse ano com o Marcelo da iCelo Shop e a entrega foi bem rápida, 2 dias, postou no mesmo dia que comprei e foi metade do preço da Apple. Valeu muito a pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2021 at 21:56, ermail disse:

Pessoal, sempre fui usuário do windows e acabei de comprar um macbook air m1 para poder editar vídeos nele...estou perdido, não sei nem por onde começar. Preciso utilizar anti vírus no macbook? Se sim, qual seria o melhor?

Tenho receio pois vou utilizar o macbook para ver minha conta bancária, etc...

Desde já agradeço a ajuda!

Uso Kaspersky há anos e não poderia deixar de usá-lo no M1. Por aqui está rodando liso. Te recomendo ele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2021 at 21:56, ermail disse:

Pessoal, sempre fui usuário do windows e acabei de comprar um macbook air m1 para poder editar vídeos nele...estou perdido, não sei nem por onde começar. Preciso utilizar anti vírus no macbook? Se sim, qual seria o melhor?

Tenho receio pois vou utilizar o macbook para ver minha conta bancária, etc...

Desde já agradeço a ajuda!

Cara compra o cleanmymac x que já vem com uma proteção de malware junto e com um monte de outros recursos eu uso a bastante tempo e é excelente . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso Macs como computador principal desde 2007. Para tudo. 

Nunca instalei antivírus. 

Não vejo motivo algum para instalar (ou esses softwares tipo Clean my mac). Pelo contrário: acho que é mais provável esses softwares criarem problemas e abrirem brechas no sistema que qualquer infecção.

Não abra arquivos anexados sem procedência, saiba os sites que visita, os arquivos que baixa, os softwares que instala.

14 anos sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Nilob disse:

Uso Macs como computador principal desde 2007. Para tudo. 

Nunca instalei antivírus. 

Não vejo motivo algum para instalar (ou esses softwares tipo Clean my mac). Pelo contrário: acho que é mais provável esses softwares criarem problemas e abrirem brechas no sistema que qualquer infecção.

Não abra arquivos anexados sem procedência, saiba os sites que visita, os arquivos que baixa, os softwares que instala.

14 anos sem problemas.

Tb não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor antivírus que existe é o próprio usuário.
Macs por terem menos participação no mercado, tem menos ataques, mas vez ou outra aparece alguma notícia sobre um malware em geral.
Uso Mac e Windows e nunca instalei um antivirus dedicado. 

Mas respondendo a sua pergunta. Sim, tem vírus. Se o seu Mac vai ser infectado, ai depende de vc, mas com um pouco de noção, as chances são mínimas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...