Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

PowerBook - Indicação para reparo


Pedro Passamani

Posts Recomendados

Prezados, boa noite.

Primeiramente peço desculpas, caso tenha criado o tópico na categoria errada.

Gostaria de uma indicação, se possível, para execução de um reparo em um Mac mais antigo.

Possuo uma coleção de Macs antigos, e infelizmente um deles começou a apresentar um problema recentemente. O equipamento em questão é um PowerBook 170, que começou a ficar com a tela totalmente escura depois de alguns minutos de uso. Ele liga e funciona normalmente, mas ao longo de mais ou menos 10 minutos ligado, a tela vai ficando preta até que mais nada seja visível, começando pelos quatro cantos do display e eventualmente afetando a tela toda (anexei duas fotos que mostram os cantos começando a escurecer).

Pelo que pude verificar em algumas buscas na internet, essa situação seria causada pelos capacitores do LCD, que depois de muitos anos de uso, já não conseguem manter mais o fluxo correto de energia. A solução então seria os trocar, mas infelizmente não tenho experiência com essa parte de eletrônica e não gostaria de arriscar aprender com um equipamento tão antigo e sensível.

Assim, gostaria de saber se vocês conhecem alguma pessoa ou empresa que presta manutenção nesses Macs mais antigos, especificamente nessa parte de capacitores e eletrônica.

Estou em Belo Horizonte, MG, mas recomendações de pessoas/empresas em outros estados também serão ótimas.

Obrigado pela atenção!

01.jpg

02.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz cara, eu também não animo a fazer recap não. Pelo menos ainda não animo. hehehe.

Bom, eu conheço um cara aqui de BH que animou a mexer num MacBook Pro 2008 meu. O macbook não ligava, ele desmontou e viu que tinha uma trilha arrebentada na logicboard. Ele refez a trilha e o bichinho tá aqui funcionando. Cobrou barato, cento e poucos reais. E o cara mostrou interesse em arrumar mesmo, buscou os diagramas esquemáticos da placa, analisou com cuidado e tal. Não é desses caras que olha e diz "tem que trocar a placa mãe. 5.000 reais". rsrssrsr. O cara atende na casa dele, em condições bem simples, sem muita firula. quando cheguei não botei muita fé, mas o serviço e a atenção dele foram 100% comigo. Não sei se ele mexeria num powerbook assim mais antigo, mas enfim, não custa tentar. Te deixo os contatos dele:

João - (31) 33122502:  https://joinfor-assistencia-tecnica.negocio.site

Detalhe, fica no Nova Cintra, numa região que não me pareceu muito tranquila não. Se for lá vai cedo, não vai a noite não. O Uber me disse que depois do por do sol ninguém sobe lá. hehehe

 

Agora mudando de assunto, moro em BH e também tenho uma pequena coleção de mac's antigos, powerpc. Quer ser meu amigo? 🤣🤣 Quando a pandemia permitir seria bacana a gente se encontrar pra dar uma olhada nessas coleções tomando uma gelada. Moro na região da Pampulha.

 

Abraço e boa sorte com o Powerbook.

Ahh, e caso não conheça, dá uma olhada no canal do Steve no youtube, Mac84: https://www.youtube.com/channel/UCW-HHEyt67RhZ6q21n4p2zQ

Tem muito conteúdo de recap em mac antigo. O cara é fera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Marcos!

Nossa cara, muito obrigado pela indicação e completíssima resposta, inclusive com dicas de segurança! Valeu mesmo, de verdade. Vou dar um toque no João e ver se ele consegue me ajudar. Como você mesmo disse, não custa tentar, ainda mais sabendo que é um cara que trabalha bem, tem cuidado e que cobra valores acessíveis, o que é muito importante também, rsrsrs. Obrigado mesmo. Vai dar tudo certo.

Opa, quero ser seu amigo sim, rsrsrs. Infelizmente hoje no Brasil a comunidade de retro computing é muito pequena, praticamente inexistente no caso dos Macs, então é sempre bom encontrar alguém que gosta disso também, ainda mais na mesma cidade. Será muito bacana, sem dúvida nenhuma, um encontro para apreciarmos essas relíquias!

Obrigado pela indicação do canal Mac84! Esse ainda não conhecia. Estava vendo a lista de vídeos, e o conteúdo é top mesmo. Manutenção, upgrades, projetos em geral, bacana mesmo! Vi na lista um vídeo sobre um G4 Sawtooth, e lembrei de um projetinho que fiz recentemente. Peguei um dos meus Power Macs G4 (um Gigabit Ethernet Dual 450 MHz), coloquei o máximo de RAM que ele suporta (2 GB), três HDs de 80 GB e instalei todas as versões do Mac OS que são compatíveis com ele. Mac OS 9.2.2, Mac OS X Server 1.0 (aquele baseado no Rhapsody), Mac OS X Public Beta, 10.0 Cheetah, 10.1 Puma, 10.2 Jaguar, 10.3 Panther, 10.4 Tiger e 10.5 Leopard. É muito legal ver a evolução do sistema ao longo dos anos. Enfim, Macs antigos são demais!

Grande abraço e obrigado novamente pelo apoio.

Para finalizar, imagino que a grande maioria dos membros do fórum nunca ouviu falar desse PowerBook, então deixo mais algumas imagens, por curiosidade mesmo, para que todos vejam como eram os “MacBooks” de 30 anos atrás:

https://imgur.com/gallery/GlF2hHo

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhhhhh que coisa linda esse powerbook! E está em excelente estado!

Pois é, aqui no forum a galera não curte muito esses macs antigos. Sabe como é, brasileiro adora novidade, só quer saber dos M1 agora. Nem intel os caras querem mais....rsrsrsrsrsrs

Vou te mandar mensagem com meu celular pra mantermos contato.

Outra coisa, dá uma olhada também no canal do Action Retro: https://www.youtube.com/channel/UCoL8olX-259lS1N6QPyP4IQ

Também tem coisas muito legais pra quem gosta de retrocomputing.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, marcosfisica disse:

Ahhhhhh que coisa linda esse powerbook! E está em excelente estado!

Pois é, aqui no forum a galera não curte muito esses macs antigos. Sabe como é, brasileiro adora novidade, só quer saber dos M1 agora. Nem intel os caras querem mais....rsrsrsrsrsrs

Vou te mandar mensagem com meu celular pra mantermos contato.

Outra coisa, dá uma olhada também no canal do Action Retro: https://www.youtube.com/channel/UCoL8olX-259lS1N6QPyP4IQ

Também tem coisas muito legais pra quem gosta de retrocomputing.

 

Abraço.

Fora esse problema da tela, o PowerBook está rodando 100%. É um equipamento muito bacana!

Tecnologia é assim mesmo, o novo é sempre o que chama mais atenção, rsrsrs. Te falo que não sei se os Macs Intel terão um espaço no retro computing como os 68k e PowerPC. Vamos ver...

Já vi alguns vídeos do Action Retro, e achei muito interessantes! Se um dia tiver tempo e espaço, penso em gravar alguns vídeos também.

Mas é isso, meu caro. Obrigado pelo apoio e pelas indicações!

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...