Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Backup, o dilema


Posts Recomendados

Boa noite MacMagaziners! 😆

Gostaria da opinião e experiência de vocês sobre backup. Estou prestes a comprar um HD externo e me veio a dúvida: HD externo é uma boa? Dura bastante? Compensa?

Estou nesse dilema pois tenho arquivos de clientes que atendo como freelancer que são extremamente importantes e não posso perder, além claro dos outros arquivos pessoais, mas será que o HD externo é confiável? Não pretendo transportar ele pra nenhum lugar, ficará direto no iMac.

Quanto a durabilidade, estou em dúvida se invisto num de 2TB ou de 4TB, mas será que compensa pegar um de 4TB? Esse tipo de periférico dura bastante?

E daí vem outro questionamento (já estou abusando da boa vontade de vocês haha), pode deixar sempre ligado no iMac ou coloca só quando for fazer backup/usar os arquivos?

E uma última dúvida: backup na nuvem, substitui o backup local? Melhor combinar os dois? Da pra deixar só na nuvem? Qual melhor serviço de cloud?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu acredito na máxima que todo o backup "Se você tem 1 backup, não tem nenhum", ou seja, isso é uma coisa que deve ter redundância.

Pensando que o HD não tem falha de fabricação a tendência dele é funcionar conforme o seu uso, pode durar muitos anos (eu tenho um HD em atividade que já tem 6 anos de uso diário, e já tive 1 que durou 8 anos, e poderia durar mais se não tivesse trocado), tu pode deixar ele ligado ou não, mas é bom lembrar que o HD tradicional funciona de forma mecânica, ou seja, quando mais usa, mais desgata.

Vou te falar o que eu faço aqui em casa, eu tenho um servidor nas caseiro (i7 6700k, 16gb, 3tb de HD) rodando com o omv, uso ele para uma porrada de coisas, uma delas é armazenamento de backup, mas eu faço update também no onedrive para ter uma cópia de segurança, usando rclone, e dependendo do arquivo se for importante eu salvo ele no google drive também.

Hoje eu tenho segurança que dificilmente vou perder um arquivo que quero guardar

Respondendo, o mais importante é a redundância, o local + nuvem acho a melhor forma

Editado por Chico O Terrível
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Chico O Terrível disse:

Bom eu acredito na máxima que todo o backup "Se você tem 1 backup, não tem nenhum", ou seja, isso é uma coisa que deve ter redundância.

Pensando que o HD não tem falha de fabricação a tendência dele é funcionar conforme o seu uso, pode durar muitos anos (eu tenho um HD em atividade que já tem 6 anos de uso diário, e já tive 1 que durou 8 anos, e poderia durar mais se não tivesse trocado), tu pode deixar ele ligado ou não, mas é bom lembrar que o HD tradicional funciona de forma mecânica, ou seja, quando mais usa, mais desgata.

Vou te falar o que eu faço aqui em casa, eu tenho um servidor nas caseiro (i7 6700k, 16gb, 3tb de HD) rodando com o omv, uso ele para uma porrada de coisas, uma delas é armazenamento de backup, mas eu faço update também no onedrive para ter uma cópia de segurança, usando rclone, e dependendo do arquivo se for importante eu salvo ele no google drive também.

Hoje eu tenho segurança que dificilmente vou perder um arquivo que quero guardar

Respondendo, o mais importante é a redundância, o local + nuvem acho a melhor forma

Opa! Legal, realmente faz sentido. Estava pesquisando e achei esses NAS também mas que já vem pronto e dá pra ir adicionando mais HDs, achei interessante.

Obrigado por falar da forma que faz, vou pesquisar esses métodos que você utiliza.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também concordo com o Chico "O Terrível"...negócio é ter alguma redundância.

meu volume de dados não é lá essas coisas, então eu tenho tudo no iCloud e também num time capsule que faz backup diariamente.

já pensou num time capsule? pode ser uma boa opção pra voce.

abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, felpsoliveira disse:

Opa! Legal, realmente faz sentido. Estava pesquisando e achei esses NAS também mas que já vem pronto e dá pra ir adicionando mais HDs, achei interessante.

Obrigado por falar da forma que faz, vou pesquisar esses métodos que você utiliza.

Valeu!

O servidor NAS pronto é uma excelente opção, e mais fácil de administrar, marcas como a Synology possuem sistemas muito maduro e fáceis de usar até para quem não é do ramo de ti.

Montar um servidor próprio pode ser usando peças antigas (meu caso), ou montar com peças vindo vindo da China (tem bastante kit Xeon para vender com preços bom, vem o processador, ram e mobo); pode ser uma solução mais barata, mas também exige um trabalho maior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, marcosfisica disse:

também concordo com o Chico "O Terrível"...negócio é ter alguma redundância.

meu volume de dados não é lá essas coisas, então eu tenho tudo no iCloud e também num time capsule que faz backup diariamente.

já pensou num time capsule? pode ser uma boa opção pra voce.

abraço.

 

Ah legal! Meu volume de arquivos também não é tão grande, vou pesquisar sobre esse time capsule que não conheço.

Obrigado!

4 minutos atrás, Chico O Terrível disse:

O servidor NAS pronto é uma excelente opção, e mais fácil de administrar, marcas como a Synology possuem sistemas muito maduro e fáceis de usar até para quem não é do ramo de ti.

Montar um servidor próprio pode ser usando peças antigas (meu caso), ou montar com peças vindo vindo da China (tem bastante kit Xeon para vender com preços bom, vem o processador, ram e mobo); pode ser uma solução mais barata, mas também exige um trabalho maior

Show! Vou pesquisar sobre isso também, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Chico O Terrível disse:

O servidor NAS pronto é uma excelente opção, e mais fácil de administrar, marcas como a Synology possuem sistemas muito maduro e fáceis de usar até para quem não é do ramo de ti.

Montar um servidor próprio pode ser usando peças antigas (meu caso), ou montar com peças vindo vindo da China (tem bastante kit Xeon para vender com preços bom, vem o processador, ram e mobo); pode ser uma solução mais barata, mas também exige um trabalho maior

esqueci de comentar.

tenho ainda um Mac mini ligado 24/7 e que jogo arquivos lá pra dentro. é o primeiro Mac mini intel. comprei por uma mixaria (150 reais acho). coloquei um HD de 1TB, instalei o Snow Leopard, habilitei o compartilhamento de arquivos e deixo ele na sala conectado via cabo ao time capsule. sem teclado nem nada. acesso ele via rede dos outros macs, com compartilhamento de tela quando necessário, e mais nada. mesma coisa que um desses servidores NAS, mas muitíssimo mais barato.

e ainda tem um plus, se quiser posso conectar ele na TV e assistir meus DVDs de filmes, séries, etc... 

#ficaadica 🤣

16 minutos atrás, felpsoliveira disse:

Ah legal! Meu volume de arquivos também não é tão grande, vou pesquisar sobre esse time capsule que não conheço

Time Capsule é maravilhoso, se voce tiver somente mac. Nada mais é do que um roteador wifi com um HD interno pra backup. Aí faz backup automaticamente via time machine, por wifi. Mas se voce também precisa fazer backups de pc's windows/linux, aí não sei se é uma boa idéia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, felpsoliveira disse:

@marcosfisica Que legal haha, não conhecia esse Time Capsule, já ouvi falar em Time Machine mas nunca pesquisei sobre.

Essa ideia o Mac mini é interessante também, vou ver.

Obrigado!

eu to fazendo um video sobre esse meu Mac mini server. quando postar deixo o link aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, felpsoliveira disse:

@marcosfisica Que legal haha, não conhecia esse Time Capsule, já ouvi falar em Time Machine mas nunca pesquisei sobre.

Essa ideia o Mac mini é interessante também, vou ver.

Obrigado!

Time Capsule é massa! Tenho aqui e é perfeito para backups automáticos criados pelo Time Machine. Vai na fé!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o teu objetivo: backup de máquina completa ou apenas dados armazenados "de forma avulsa"? Dados novos serão incrementados ao backup atual ou sobrescreverão os dados existentes? Vocë quer acessar dados salvos anteriormente - e, se sim, por quanto tempo? Qual o volume de dados (em GBs) da tua base de dados atual?

Se vc é usuário de macOS, solução mais rápida e descomplicada pra configurar é o Time Machine. Pra este, vc precisa apenas de um disco de igual ou maior capacidade que o disco interno de teu computador - quanto maior o disco, maior é a quantidade de dados que vc poderá acessar "no passado" (daí, o nome da ferramenta).
Pode ser uma unidade conectada diretamente ao computador (USB, Thunderbolt ou FireWire) ou unidade conectada na tua rede local (NAS, SAN ou outro computador com armazenamento compartilhado).

Backup em nuvem? A única dica que eu deixo é: Dropbox, OneDrive, Google Drive, MEGA, Box, RapidShare... esses não são serviços de backup. Se teus dados sumirem de lá (o que é difícil mas pode vir a acontecer), já era! Use serviços que são dedicados para este fim: BackBlaze, CrashPlan, Amazon S3 Glacier... enfim, use sua ferramenta de pesquisa favorita e descubra alternativas. E certifique-se de que teu link de Internet seja estável, sempre ativo e possua uma banda de upload decente.

Se quiser o "ultimate plan", pesquise pela estratégia 3-2-1. Resumindo bastante aqui, ela consiste em:
- Um mesmo dado deve ser amazenado em 3 locais diferentes;
- Sendo que, dentre esses, o mínimo de 2 tecnologias de armazenamento diferentes deve ser empregado (HDD e SSD, SSD e Fita magnética, etc.);
- E, ao menos 1 dessas cópias, deve ser armazenada em local diferente do equipamento de origem (Ex.: 1 HDD em casa e outro no escritório ou backup local e backup em nuvem dedicada para tal).


Pessoalmente, tenho 1 HDD de 1TB dedicado para Time Machine e um NAS caseiro (estação Dell PowerEdge T310 com TrueNAS CORE) para backup constante e sempre ativo do meu e de todos os computadores de casa - e ainda estou avaliando a possibilidade de contratar uma nuvem dedicada para backup do servidor como um todo.
Já faz alguns bons anos q eu náo sei o q é perder dados e pretendo continuar náo sabendo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/06/2021 at 20:37, felpsoliveira disse:

Boa noite MacMagaziners! 😆

Gostaria da opinião e experiência de vocês sobre backup. Estou prestes a comprar um HD externo e me veio a dúvida: HD externo é uma boa? Dura bastante? Compensa?

Estou nesse dilema pois tenho arquivos de clientes que atendo como freelancer que são extremamente importantes e não posso perder, além claro dos outros arquivos pessoais, mas será que o HD externo é confiável? Não pretendo transportar ele pra nenhum lugar, ficará direto no iMac.

Quanto a durabilidade, estou em dúvida se invisto num de 2TB ou de 4TB, mas será que compensa pegar um de 4TB? Esse tipo de periférico dura bastante?

E daí vem outro questionamento (já estou abusando da boa vontade de vocês haha), pode deixar sempre ligado no iMac ou coloca só quando for fazer backup/usar os arquivos?

E uma última dúvida: backup na nuvem, substitui o backup local? Melhor combinar os dois? Da pra deixar só na nuvem? Qual melhor serviço de cloud?

Obrigado!

Boa noite. Bem, eu utilizo um HD externo como forma de armazenar meus arquivos mais importantes e digo que é uma excelente ferramenta para preservar seus dados. No meu caso, comprei um SSD e uma case que o transforma em HD externo. Fica excelente para transferir arquivos do Mac. Porém, como sempre me preocupo com a durabilidade do dispositivo, gosto também de manter esses arquivos na nuvem, pois se o HD apresentar algum defeito, a probabilidade de reaver seus arquivos é bem baixa. Utilizo o próprio iCloud Drive da Apple e considero o serviço bastante satisfatório, pois a qualquer momento posso acessá-los, mesmo sem ter um Mac. Ele não tem recursos avançados, como por exemplo, o Dropbox Plus, mas dá tranquilamente para o gasto.

Sobre deixá-lo conectado no Mac, você pode deixá-lo conectado sem nenhum problema, mas caso você deixe a máquina ligada na tomada o tempo todo, se houver qualquer oscilação na rede elétrica, tanto seu iMac quanto o HD podem ser danificados. Eu particularmente deixara desconectado e só plugaria quando efetivamente fosse utilizar, mas cada um é cada um, rsrsrs.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@UnderEu muito obrigado pelas informações! Num primeiro momento pensei em fazer backup de arquivos pontuais, mas pesquisando sobre o Time Machine achei interessante salvar o mac todo, para evitar dores de cabeça.

Sobre backup na nuvem só conhecia essas primeiras opções que você citou, vou pesquisar mais sobre as outras.

Valeu!

@heberdelia legal! Eu estava pesquisando também umas gavetas que você coloca 2 ou 4 HDs, tipo um case externo mas com capacidade para mais HDs.

Sobre o iCloud Drive, ele só faz backup da pasta Documentos e Mesa mesmo? Ou da pra incluir outras?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=43593]UnderEu[/mention] muito obrigado pelas informações! Num primeiro momento pensei em fazer backup de arquivos pontuais, mas pesquisando sobre o Time Machine achei interessante salvar o mac todo, para evitar dores de cabeça.
Sobre backup na nuvem só conhecia essas primeiras opções que você citou, vou pesquisar mais sobre as outras.
Valeu!
[mention=98777]heberdelia[/mention] legal! Eu estava pesquisando também umas gavetas que você coloca 2 ou 4 HDs, tipo um case externo mas com capacidade para mais HDs.
Sobre o iCloud Drive, ele só faz backup da pasta Documentos e Mesa mesmo? Ou da pra incluir outras?
Obrigado!

Dá para incluir outras pastas sim.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando um backup na nuvem, você pode optar pela compra do Office 365 Family (6 usuários, 1 TB de Onedrive para cada um), caso utilize. Constantemente aparece promos da assinatura abaixo dos R$ 200. E o valor ainda pode ser rateado entre os outros 5 usuários kkkk Por alto, vai ter 1 TB de armazenamento por um valor inferior a R$ 50.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...