Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre armazenamento


marcelocamachos

Posts Recomendados

Bom dia pessoal.
Tenho esse imac de 2017. Comprei usado no começo do ano, mas ele é extremamente lerdo(parece mais lerdo que meu antigo de 2010). E não entendo o suficiente pra conseguir sacar onde está o erro.
Fazendo o diagnóstico da Apple não aparece nada de errado.
Alguém tem alguma dica do que tenho que melhorar ou algum upgrade?

Captura de Tela 2021-06-22 às 10.55.20.png

Essa divisão no armazenamento é normal ou pode ser algum problema? 

Captura de Tela 2021-06-17 às 11.42.04.png

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

É uma boa máquina, mas a verdade é que esses FusionDrive da Apple são um abacaxi. Na maioria esmagadora das vezes os problemas de lentidão dos iMacs são devido a esse drive de armazenamento que tem velocidades medíocres de leitura e gravação. Pra não sair fazendo upgrades sem necessidade, o indicado seria uma instalação nova do sistema operacional e sem backups automatizados de dados (como o TimeMachine). Se mesmo assim a máquina continuar "mais lenta do que deveria", a solução será um upgrade do drive de armazenamento.

Os preços de SSDs (hardware em geral, pra falar a verdade) estão proibitivos. Há quem estivesse esperando uma diferença com a baixa do dólar, mas na prática alguns preços até aumentaram devido a demanda. Se for pra gastar, abrir a máquina etc, eu indico que já gaste um pouco mais e compre um SSD de qualidade incontestável. Recomendo a série MX500 da Crucial (que é um intermediário muito bom, uso e gosto bastante) ou os famigerados Samsung EVO (estes são absurdos de bom, se você tem um uso profissional da máquina, compensa).

Sobre essa partição "Update", normal. Você pode ler um pouco mais sobre como o Big Sur gerencia os updates aqui neste artigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

É uma boa máquina, mas a verdade é que esses FusionDrive da Apple são um abacaxi. Na maioria esmagadora das vezes os problemas de lentidão dos iMacs são devido a esse drive de armazenamento que tem velocidades medíocres de leitura e gravação. Pra não sair fazendo upgrades sem necessidade, o indicado seria uma instalação nova do sistema operacional e sem backups automatizados de dados (como o TimeMachine). Se mesmo assim a máquina continuar "mais lenta do que deveria", a solução será um upgrade do drive de armazenamento.

Os preços de SSDs (hardware em geral, pra falar a verdade) estão proibitivos. Há quem estivesse esperando uma diferença com a baixa do dólar, mas na prática alguns preços até aumentaram devido a demanda. Se for pra gastar, abrir a máquina etc, eu indico que já gaste um pouco mais e compre um SSD de qualidade incontestável. Recomendo a série MX500 da Crucial (que é um intermediário muito bom, uso e gosto bastante) ou os famigerados Samsung EVO (estes são absurdos de bom, se você tem um uso profissional da máquina, compensa).

Sobre essa partição "Update", normal. Você pode ler um pouco mais sobre como o Big Sur gerencia os updates aqui neste artigo.

Você não recomenda usar um ssd externo por exemplo o t5 da samsung?

Pra evitar abrir a maquina…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Medina1984 disse:

Você não recomenda usar um ssd externo por exemplo o t5 da samsung?

Pra evitar abrir a maquina…

Eu nunca utilizei drive externo pra instalar o sistema operacional, então eu não posso falar com propriedade sobre isso, mas penso que se o usuário pretende ficar ainda um certo tempo com a máquina, fazer o upgrade do drive interno pode ser a melhor opção. Abrir a máquina não é um grande problema, desde que seja feito por um profissional competente, que utilize as ferramentas corretas para evitar danos estéticos, que depois utilize um adesivo correto pra fixar a tela no lugar e não uma cola safada etc. Dependendo da idade da máquina, também é uma boa pedida pra já aproveitar e fazer uma limpeza interna, troca da pasta térmica do processador por uma de melhor qualidade etc.

Eu nunca me dei ao trabalho de pesquisar sobre taxas de transferência, mas também tem que ver se não está havendo gargalo na taxa de transferência de dados por causa da conexão utilizada pelo SSD Externo. Um USB 3.0 comum no talo chega nas velocidades de transferências de SSDs comuns do mercado (inclusive o T5, salvo engano). Se a conexão é via USB-C numa porta compatível com Thunderbolt 3, aí provavelmente você irá usufruir da velocidade máxima de SSDs como a linha EVO da Samsung que chega lá na casa dos 4000mbp/s. E mesmo que a porta utilizada suporte a taxa de transferência do HD/SSD externo, não existe a mesma confiabilidade, porque a gestão dessas portas externas é diferente do gerenciamento dos drives internos. E você estará lidando com dados mais sensíveis do que um simples backup, como dados do sistema operacional. Se você tem uma interrupção no serviço da porta, o que não é difícil, é bem provável que exista perda de dados, e se a máquina tiver uso profissional isso pode gerar um grande problema pro usuário. Tanto não é raro vermos interrupções de portas externas que os Macs até hoje de vez em quando dão trabalho pra carregar o iPhone, fica "carrega, não carrega, carrega, não carrega" e o usuário precisa digitar um comando no Terminal pra matar (e consequentemnte reiniciar) o serviço USB.

Então assim, eu não posso te dizer que é certo ou errado, mas com o pouco conhecimento que eu tenho sobre esse assunto, eu penso que instalar o sistema operacional (seja qual for) num drive externo pode não ser tão rápido quanto poderia, e, não sei até que ponto essa conexão é confiável. Que não é mais confiável e estável do que o drive interno, isso não é. Mas como eu disse, dependendo caso, usar como uma solução paliativa, e se está funcionando... Sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, marcelocamachos disse:

Bom dia pessoal.
Tenho esse imac de 2017. Comprei usado no começo do ano, mas ele é extremamente lerdo(parece mais lerdo que meu antigo de 2010). E não entendo o suficiente pra conseguir sacar onde está o erro.
Fazendo o diagnóstico da Apple não aparece nada de errado.
Alguém tem alguma dica do que tenho que melhorar ou algum upgrade?

Captura de Tela 2021-06-22 às 10.55.20.png

Essa divisão no armazenamento é normal ou pode ser algum problema? 

Captura de Tela 2021-06-17 às 11.42.04.png

 

Valeu!

Troque o hd atual do seu iMac por um ssd e resolva esse problema de baixo desempenho.
Melhores ssd's são: Samsung Evo, Western Digital, Crucial e Sandisk.
Kingston não é uma boa marca para Macs.
Abs.
Carlos Cruz - Técnico Certificado Apple (ACMT)
Apple Consult Brasil - Assistência Técnica Apple
https://www.facebook.com/appleconsultbr/ 
Tel / Whatsapp: 11-98021-3666.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...