Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[INICIANTE] Dicas para iniciante em programação WEB


Posts Recomendados

Pessoal, beleza? Alguém que conheça sobre programação ou que seja das áreas de sistema de informação ou ciências da computação, peço a gentileza de indicarem cursos sobre programação voltado para web, não especificamente para o ecossistema MAC.

 

Preciso de informações de uma ordem do mais fácil pro mais difícil e que seja um ponto se partida do zero.

 

Objetivo: extração de informações de txt, Excel para geral banco de dados SQL e depois algo que visualmente funciona pro usuário final apenas consultar as informações, executar filtros…

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @Raphael Farias Miranda.

Sou graduando em Engenharia de Software e também estou estudando web development. Essa "ordem" que você está procurando geralmente chamam de "roadmap", que é justamente um "mapa do caminho a ser seguido". É tudo muito subjetivo, porque depende do nível de conhecimento que você tem, seja nenhum, básico, intermediário etc, também depende exatamente o que você quer fazer. Nos conhecimentos que você descreveu, indica que você deseja adquirir um conhecimento "full stack", ou seja, do desenvolvedor que trabalha tanto com o front-end das aplicações, que seria a parte visual e a lógica das funções e aplicações web que o cliente irá interagir, e também com o back-end da aplicação, que seria a relação do front-end com o "lado do servidor", já que também quer aprender bancos de dados etc. É um longo caminho, e não existe uma receita de bolo pra adquirir esse conhecimento. O que eu indico é que você tenha bem em mente o que pretende fazer com esse conhecimento, que tipo de aplicações, que tipo de emprego (caso esteja buscando esse conhecimento para fins de carreira) etc.

O que eu posso te indicar pra você ter uma base do caminho a seguir, é um roadmap, que você pode conferir em forma de visual nesse repositório do GitHub:
https://github.com/kamranahmedse/developer-roadmap

A santíssima trindade do desenvolvimento web é HTML + CSS + JavaScript. Aqui você vai conseguir gerar a página estruturalmente com o HTML, a estilização da página e aplicações dela com o CSS, e também a lógica das aplicações (caso necessário) com o JavaScript. Depois disso existem também bibliotecas e frameworks que facilitam a vida e tornam as aplicações mais fáceis de codar e debugar, e também mais eficientes. As principais são React, VueJS e Angular. Mas antes de ir se metendo nos frameworks é bom que você tenha uma base sólida da santíssima trindade que comentei ali em cima, principalmente da lógica de programação, estrutura de dados etc.

O HTML e CSS você pode aprender no próprio YouTube, com cursos básicos, e depois ir praticando construindo suas próprias páginas, também assistindo vídeos de pessoas construindo e estilizando páginas, clonando páginas famosas do zero, e ir testando... Aqui não tem jeito, a maior parte da aquisição de conhecimento de HTML e CSS é com a mão na massa.

Para o JavaScript eu posso te recomendar um curso que eu fiz na Udemy, com um alemão que mora em Portugal e ensina em inglês (kkkkkkk). O inglês do cara é muito bom, bem pausado, ótima pronúncia, e você também tem a opção de ativar as legendas. O link para o curso é este aqui. Ele abrange desde o básico até o avançado, vale muito a pena. Legal que nesse curso ele também desenvolve com o aluno diversos projetos de aplicação prática. O valor do curso depende, a Udemy é meio pilantrinha, então se você entrar no link e o curso estiver custando 200... 300 reais, não compre e vá verificando o valor todo dia, porque eles derrubam os preços aleatoriamente várias vezes na semana pra valores como 20, 30 reais... Eu mesmo paguei 22 reais nesse curso e aprendi coisas que provavelmente muita escola cobra mais de mil por aí.

Teoricamente depois do HTML, CSS e JS você terá uma boa base pra construir o front-end das suas aplicações, partindo da premissa que você realmente estudou e praticou. Depois você pode partir para uma biblioteca ou framework que citei acima. Geralmente os desenvolvedores escolhem uma delas pra se especializar, uma coisa que eu não recomendo é sair devorando qualquer curso e conhecimento sobre diferentes tecnologias porque existem milhares, e se você tentar abraçar tudo não irá conseguir e não vai sair do lugar, além de provavavelmente se frustrar e desistir. Então construa uma base sólida de conhecimento com o básico mesmo, e não pule os "degraus". O que eu recomendo é que você vá assistindo vídeos de forma despretensiosa sobre diferentes tecnologias, pra saber como funcionam, para que servem, e assim você vai filtrando o que pode valer a pena e servir aos teus propósitos. Você pode dar uma olhada no roadmap que passei acima e depois ir no YouTube e asssitir a série "Dicionário do Programador" do canal Código Fonte TV. Lá eles explicam as diferentes tecnologias com uma didática muito boa.

E aí depois você terá que escolher as tecnologias para trabalhar no back-end, se vai querer se apegar ao PHP, ou dar uma chance pro NodeJS que tá vindo forte no mercado, também entender como funcionam os bancos de dados, ver quais atendem melhor às suas necessidades etc. Aqui eu não posso te dizer muita coisa, porque eu sinceramente ainda estou na etapa de criar a base sólida do lado do front, rs. Mas o rumo é mais ou menos o mesmo: estudar bem os fundamentos, ver que tecnologias irão te atender, estudar elas do básico, ir praticando, criando projetos pessoais, por mais simples que sejam, pra você ir praticando tanto o front quanto o back-end, e depois esses projetos podem inclusive ir parar na sua conta do GitHub, pra que sirvam como portfolio do seu conhecimento. É geralmente assim que as pessoas tem conseguido empregos nessa área: criando projetos pessoais, praticando, e na hora da entrevista conseguir comprovar de que você domina determinado conhecimento.

Uma dica que posso te passar é assistir conteúdo de outros programadores, acompanhar projetos de outras pessoas, conversar com pessoas da área pelo LinkedIn... Tem me ajudado bastante a escolher meu caminho. No começo tudo é muito difícil, você fica perdido em meio a tantas tecnologias diferentes, mas conforme você vai adquirindo conhecimento e praticando o seu próprio roadmap vai se desenvolvendo e você vai tendo mais confiança.

Espero ter ajudado. Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...