Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria MacBook


Fabricio Dantas

Posts Recomendados

Pessoal, uma ajuda. Macbook funcionando às mil maravilhas desde sua compra, no início de 2018 (modelo 2017). Quase sempre NA TOMADA, em ambiente de escritório. Então hoje surge uma mensagem, cujo print não estou conseguindo colocar aqui (tentei linkar aqui do google drive, mas não está dando certo). Diz assim, no ícone da bateria, na barra de menus: ``8 horas até a carga completa``, e passou o dia todo mostrando exatos 75% de bateria (mesmo na tomada). Então, o conector magsafe fica direto com o Led vermelho. Retirada a tomada, o Mac desliga. Bateria foi pro saco, certo? Uma pena. 

Dito isso:

a. me prejudicou usar o Mac tanto na tomada assim?

b. faria mal à máquina continuar a usá-la assim, na tomada? Mesmo com a bateria nessas condições?

c. eu vinha me planejando para comprar um air m1, mas planejo deixar esse air 2017 ainda por casa. Para trocar a bateria dele, compensa is na apple? Numa iplace? Ou haveria baterias boas por fora? A garantia da máquina já acabou há algum tempo. 

ps: com o susto, já backup de tudo em Time Machine(HD1), HD2, onedrive, etc...

Editado por Fabricio Dantas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Fabricio Dantas disse:

A situação atual. Carregador original do Mac.

Captura de Tela 2021-06-07 às 22.39.28.png

Bom dia, Amigo.

Vamos por partes...

Usar o Mac na tomada o tempo todo é um erro, ou, ao menos era um erro. A bateria precisa descarregar pra contar o ciclo e manter sua vida útil. Se você está sempre na tomada, não é que sua bateria vicia, é que ela simplesmente perde o poder de armazenamento de carga por estar tempo demais parada, pois na tomada você usa alimentação da fonte e não da bateria.

Sobre essa mensagem de a bateria não está sendo carregada, eu tive esse problema até o Big Sur 11.2. Aparecia essa mensagem de vez em quando e eu precisava reiniciar o Mac pra ele mostrar a mensagem de que a bateria está sendo carregada. Depois de atualizar, não aconteceu mais. Meu é um Macbook Air 2020, com 50 ciclos de bateria. Então já imaginava que fosse um problema do MacOSx em si.

Na minha opinião, zera o SMC e a NVRAM e faz um reset completo no seu Mac. Aliás, são as primeiras coisas que o suporte Apple vai te pedir se entrares em contato com eles. Aí você vai estar com a máquina praticamente "zero", como se diz. E então você deixa o Mac atualizado e faz os testes. Se a sua bateria realmente estiver ruim, paciência, bora trocar. Mas se for problema do MacOSx ou algo voltado a Software, certamente deve melhorar.

Espero ter ajudado.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo retorno, Bruno!

Rapaz, eu já fiz backup de tudo aqui, para alguma eventualidade. Pesquisei hoje sobre o reset da SMC e do NVRAM. Fiz os procedimentos (não sei se acertei, já que não há nenhum retorno perceptivo, sonoro disso...)

SMC: liga a máquina segurando Command + option + shift

NVRAM: liga a máquina segurando Command + option + R + P.

Correto? Foi o que achei em fóruns.

No ícone da bateria, tudo ok: bateria 100%. Fonte de energia: alimentação. Totalmente carregada.

A outra solução seria resetar a máquina, reinstalar o sistema operacional e os documentos. Algo que farei hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Fabricio Dantas disse:

Obrigado pelo retorno, Bruno!

Rapaz, eu já fiz backup de tudo aqui, para alguma eventualidade. Pesquisei hoje sobre o reset da SMC e do NVRAM. Fiz os procedimentos (não sei se acertei, já que não há nenhum retorno perceptivo, sonoro disso...)

SMC: liga a máquina segurando Command + option + shift

NVRAM: liga a máquina segurando Command + option + R + P.

Correto? Foi o que achei em fóruns.

No ícone da bateria, tudo ok: bateria 100%. Fonte de energia: alimentação. Totalmente carregada.

A outra solução seria resetar a máquina, reinstalar o sistema operacional e os documentos. Algo que farei hoje.

Opa,

A princípio está correto sim. Você vai segurar as teclas e em ambos os procedimentos a máquina vai reiniciar. O reinício da NVRAM você vai segurar as teclas até o momento que o Mac reiniciar e dar o som de inicialização novamente.

Faça isso, reinstale o mac conforme o link abaixo. Pra garantir uma limpeza completa e quaisquer problemas de software gerados por arquivos antigos ou atualizações siga também o procedimento de apagar o disco. Eu mesmo já fiz algumas vezes e é muito tranquilo:

Você começa por aqui: https://support.apple.com/pt-br/HT204904

Durante o procedimento acessa o Link "apagar o disco"

Na página ensinando a apagar e recriar o disco vai ter um link pra você retornar a página que ensina o método de reinstalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava reinstalando o MacOs aqui, baixei a imagem do BigSur na App Store para criar o Pen drive, e o BigSur está sem o create install media, na pasta resource. Pensei ser um erro. Deletei, e baixei novamente o BigSur na AppStore. Novamente sem a ferramenta para criar o Pen drive bootavel no terminal. Alguém saberia como criar o pendrive por outro caminho?

Editado por Fabricio Dantas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Fabricio Dantas disse:

Estava reinstalando o MacOs aqui, baixei a imagem do BigSur na App Store para criar o Pen drive, e o BigSur está sem o create install media, na pasta resource. Pensei ser um erro. Deletei, e baixei novamente o BigSur na AppStore. Novamente sem a ferramenta para criar o Pen drive bootavel no terminal. Alguém saberia como criar o pendrive por outro caminho?

Opa, Fabrício.

A princípio não há necessidade de criar pen drive. Você precisa apenas seguir os passos ali do site da Apple. No início do tópico eles dizem pra você acessar o Mac em modo recuperação. Basta segurar "Command + R" ao ligar o Mac.

Depois você vai acessar o utilitário de discos conforme o link que passei e seguir o procedimento.

Qualquer coisa me manda mensagem ali no privado que te dou um auxílio.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje foi trabalhoso. Reinstalei o MacOs 2 vezes. Uma por Pen drive e outra direto no servidor, para checar se era algo no sistema. Nada. A máquina continua a ligar e funcionar apenas na tomada. Uma vez apenas na bateria, o computador ``morre``. Abri o MacBook hoje à noite, para saber se era algo no conector da bateria. Então foi que eu vi algo como se estivesse ``molhado``, perto do conector da bateria. A foto ficou uma lástima, tive que recortar-la para conseguir anexar aqui no fórum, mas dá para ter uma ideia. 

Algo que eu possa resolver com um pano e álcool isopropílico? Ou é assistência técnica mesmo?

Vou deixar o MacBook encostado aqui. Backup de tudo já feito. 

Amanhã posso tentar tirar uma fotos melhores, se ajudar a ter uma ideia melhor do que seja.

Abraço!

 

 

 

 

 

IMG_1242.jpeg

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Fabricio Dantas disse:

Aqui dá pra ter uma ideia melhor. 

Além do aspecto molhado, se criou uma crosta (foto) como uma pasta transparente. Acho que um curto. 

Encostar a máquina. Consigo limpar com o álcool isopropílico? Ou é assistência?

 

 

IMG_1242-2-2.jpeg

Bom dia!

Eu mexo pouco com placa-lógica de Macbook. Mas pelo que sei, isso ocorre devido calor próximo aos capacitores ou estufamento dos mesmos. Nesse teu caso, como não dá pra enxergar bem na imagem de qual componente se trata, não saberia te ajudar a diagnosticar.

Também é importante compreender o seguinte, sua placa possui diversas malhas. Funciona como uma lasanha, que você põe massa, carne, massa, carne, massa. A massa é a sua placa, e a carne são os componentes e circuitos que conectam através da massa de cima com a carne que está acima dela. Sim, você vê apenas uma placa, mas no meio dela existem de 2 a 7 malhas (como se fossem as massas da lasanha). Basicamente você tem de 2 a 7 placas numa só! Se esse "líquido" for na malha de cima, a parte que você consegue limpar, então sim, pode ser que com um pincel e uma limpeza suave com álcool isopropílico resolvam seu problema. Já cansei de ressuscitar placas-mãe convencionais dessa forma. Te aconselho até a passar BORRACHA branca de papelaria mesmo após a limpeza com álcool. Há quem critique esse método, eu gosto por ser simples.

Se não resolver o seu problema, te aconselho a mandar pra assistência. Eu tenho preferência por autorizada se não encontrar um bom técnico na região como o BetoGaleazzo aqui do Fórum ou a Loja do Sapo em Minas. Digo isso porque a aparência de molhado é "normal", mas a substância pastosa não. Então mesmo que você troque a bateria, é bom que um bom técnico avalie, pois pode haver problemas dentro das malhas da sua placa, e são necessário equipamentos bem específicos e um olho bom pra esse tipo de coisa.

A Loja do Sapo recebe encomenda por correios e executa o serviço. Nunca precisei dos serviços deles, mas conheço quem usou e indica muito bem, e eu mesmo vi o serviço e ficou perfeito. Certamente iria neles se a Autorizada não me agradar.

Enfim, acredito ser o máximo que posso te ajudar. Com fotos melhores acho que tanto eu como outros podem te dar dicas a mais 😃

Abraço! A disposição!

Editado por Bruno Régis Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo retorno, pessoal! Enfim, não sou de área técnica, mas me atrevia a abrir o mac, fazer aquela limpeza básica, trocar pasta térmica e só. Dai para a frente, resolvi não arriscar. Backup de tudo, e levei a máquina a uma assistência. Esperar o retorno dela, aqui na cidade. Bem recomendada no google + redes sociais. 

Bruno, essa loja do sapo eu achei ela recomendada pelo youtuber de tecnologia Gabriel de Pinho, de BH. Seria essa? Tentarei resolver aqui pela cidade mesmo. Especializada em Apple. 
Alguma novidade postarei aqui. 
Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Fabricio Dantas disse:

Valeu pelo retorno, pessoal! Enfim, não sou de área técnica, mas me atrevia a abrir o mac, fazer aquela limpeza básica, trocar pasta térmica e só. Dai para a frente, resolvi não arriscar. Backup de tudo, e levei a máquina a uma assistência. Esperar o retorno dela, aqui na cidade. Bem recomendada no google + redes sociais. 

Bruno, essa loja do sapo eu achei ela recomendada pelo youtuber de tecnologia Gabriel de Pinho, de BH. Seria essa? Tentarei resolver aqui pela cidade mesmo. Especializada em Apple. 
Alguma novidade postarei aqui. 
Abraço!

Opa, exatamente, a mesma que o Gabriel de Pinho recomenda. Inclusive, as pessoas que conheço que utilizaram os serviços da loja foi por terem encontrado a indicação do Gabriel nos vídeos do Youtube. Todos tão satisfeitos como ele (mas sem ganhar por isso, claro kkk).

Abraço! Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa noite. Retornar aqui com notícias do Mac. Levei a uma assistência num bairro vizinho daqui de casa (em Natal-RN). Assistência INFORMARK. O pessoal lá fez os testes na máquina, abriram, limparam. Aparentemente era apenas passar um pano com isopropílico nos conectores. Tudo resolvido. Carreguei o Mac até os 100%, e passei o final da tarde e agora à noite com ele somente na bateria. Das 18:00 até agora. Saiu dos 100% para 92% (sim, meu uso é bem básico em termos de processamento. Office (exigindo dele o máximo rsrs) e internet. 

Tudo resolvido. O ideal seria retornar com esse Feedback dentro de alguns dias. Se algo sair da normalidade atualizarei aqui. Aproveitei e peguei um adaptador de tomada novo para usar com o Mac (o que eu usava era bastante antigo).

Ps: pedi o orçamento à loja, quando fui buscar o computador: não me cobraram nada! 

Nesse caso, acaso exista alguém que precise, de Natal ou não, indico a loja: Informark. (84-98833-4633). 

Abraço e obrigado pela ajuda pessoal!

 

Editado por Fabricio Dantas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...