Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Ajuda] EFI Clover r5114 funcionando quase tudo, OpenCore 0.6.2 e 0.6.9 não


RBFraphael

Posts Recomendados

Boas!

Estou tentando economizar uma grana não comprando um hardware próprio para montar um hackintosh rs... Então, estou tentando fazer um hackintosh funcional no meu notebook Lenovo G40-80. Tenho uma EFI Clover que não lembro onde consegui (nem se fui eu mesmo que montei rsrs), que tem praticamente tudo funcionando, inclusive a placa wifi. Contudo, quero subir do Catalina para o Big Sur, então preciso migrar para o OpenCore.

Encontrei uma EFI do OpenCore no GitHub, porém está na versão 0.6.2 e queria deixar o mais atualizado possível... Então comecei a montar uma EFI do zero seguindo o guia de instalação do OpenCore. Cheguei num resultado quase ideal, usando a versão mais recente do OpenCore (até o momento, a 0.6.9). Só o que ficou faltando fazer funcionar é o wifi (que não me importo se não funcionar, já que minha surpresa é funcionar no Clover, então já pensava em pegar outro adaptador wifi que seja compatível com macOS) e o teclado e touchpad (esse não estou entendendo por que não funciona)...

Minha "build" do OpeCore foi basicamente pegando os SSDTs SSDT-HPET.aml e SSDT-BATT.aml da build que encontrei no GitHub, e o resto montando tudo do zero (inclusive montei os próprios SSDTs, sem pegar nenhum prebuilt que o guia do OpenCore disponibiliza).

As configs do notebook são as seguintes:

Processador: Intel Core i5 5200U
iGPU: Intel HD Graphics 5500
dGPU: AMD Radeon R5 M230 (não funciona no macOS, já esperado então nem é relevante)
RAM: 2x8GB DDR3L Kazuk 1600MHz
Áudio: Conexant CX20751/2
Wifi: Atheros AR9565
Ethernet: Realtek RTL8105E
Touchpad: ELAN PS2
Teclado: PS2

O mais crítico pra mim nesse momento é fazer o teclado e touchpad funcionarem... Tentei o VoodooPS2Controller do Acidanthera e do RehabMan e nenhum deles funcionou, sabe lá Deus por quê... Muito estranho, porque na build do Clover R5114 funciona perfeitamente.

A rede Wifi que funciona na build do Clover é por causa de um kext IO80211_ATH que tem no Clover, e não deixa nem o macOS dar boot no OpenCore.

Estou deixando aqui os links para as EFIs que eu tenho (a do Clover R5114, a do OpenCore 0.6.2 do GitHub e a do OpenCore 0.6.9 que estou fazendo), identificando os problemas de cada uma delas.

Clover r5114 - https://bit.ly/2SQLdg3
    
Tudo funcionando, exceto áudio no HDMI.

OpenCore 0.6.2 (GitHub) - https://bit.ly/2RVudp8
    Teclado, touchpad, wifi e áudio no HDMI não funcionam.

Meu OpenCore 0.6.9 - https://bit.ly/3wMJZkO
    Teclado, touchpad, wifi e áudio no HDMI não funcionam.

Como disse, o principal é o teclado e o touchpad... Mas, se conseguir resolver o áudio no HDMI e o wifi também, seria perfeito rsrs...

Se alguém puder me ajudar por favor a deixar esse OpenCore 0.6.9 funcionando, ficarei muito agradecido! :D

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

ATUALIZAÇÃO:

Estive testando outras versões do VoodooPS2Controller, e descobri que meu teclado está funcionando, porém APENAS quando eu não tento usar o touchpad... Se eu encosto no touchpad para tentar usá-lo, o teclado pára de funcionar na mesma hora. E o touchpad continua sem sinal de vida.

Já verifiquei, com kextstat | grep voodoo, que todos os kexts relacionados ao VoodooPS2 (Input, Controller, Keyboard, Mouse e Trackpad) estão sendo carregados corretamente.

Como o meu touchpad é Elan, tentei também usar o VoodooPS2Controller junto com o VoodooSMBus, porém nada mudou... Continua apenas o teclado funcionando se eu não tento usar o touchpad.

Alguém conseguiria me ajudar? Realmente preciso do meu teclado e touchpad funcionando, e não faço ideia do por quê não está...

Obrigado!

Editado por RBFraphael
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATUALIZAÇÃO:

Eu finalmente consegui! O problema do teclado e mouse estavam relacionados com o SSDT-BATT.aml, que, por algum motivo, é um DSDT completo, com diversas sobreposições, inclusive dos dispositivos PS2M e PS2K, que são justamente o meu touchpad e teclado, respectivamente. Bastou remover esse SSDT do config.plist que tudo começou a funcionar normalmente!

Os próximos passos são:

  • Corrigir o trackpad (apesar do touchpad funcionar, junto com os botões físicos, scroll vertical e horizontal com dois dedos e gestos com 3 dedos, o macOS não reconhece ele como um trackpad, e os cliques pelo touchpad não funcionam)
  • Corrigir o wifi (vi alguns tutoriais na internet sobre a placa AR9565, vou testar)
  • Corrigir o áudio no HDMI
  • Verificar se, depois de remover esse SSDT-BATT.aml, minha bateria continua sendo reconhecida (porém esse vai ser complicado porque estou usando o note sem bateria - a dele viciou - já há algum tempo, e não estou sentindo falta rs)

Qualquer novidade eu posto aqui! Acho que vai ajudar bastante donos de notebooks como esse meu que querem fazer hackintosh também.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...