Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Saúde da bateria em 90% em 6 meses (iPhone SE 2020)


Posts Recomendados

Olá Pessoal,


Eu comprei um iPhone SE 2020 em novembro de 2020, ainda está na garantia. Porém, a saúde da bateria está em 90%, ou seja, caiu 10% em 6 meses.

Eu não uso carregador falsificado, tenho o cabo original, faço um uso normal dele, já resetei ele de fábrica sem puxar nenhum backup. Eu entendo que a questão da bateria é muito particular, mas acho muito estranho cair tudo isso em 6 meses, sendo que meu primeiro iphone SE, fiquei com ele 5 anos, e agora ele está com 86% de bateria.

Eu entrei em contato com o suporte da Apple, eles fizeram algumas análises, eu enviei um relatório para eles, e me informaram que não tem nenhum problema de hardware e nem de software.

Gostaria de saber se alguém já passou por isso, se sabe de algo a respeito, e queria saber como funciona o sistema de garantia da Apple, se ela cobre alguma coisa.

WhatsApp Image 2021-05-28 at 14.02.31 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-05-28 at 14.02.31.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Como é o seu uso?

Você deixa a bateria zerar muito? Usa muito ela até 100%? 


Eu tenho um iPhone igual ao teu, em 2 meses de uso ele já caiu pra 98%. Mas eu não me preocupo muito com isso, viu ? Sem que assusta, mas do que eu já experimentei, a queda não é linear. Meu Samsung caiu 5% em poucos meses e depois ficou no mesmo número por 1 ano. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um iPhone SE 2020 comprado em janeiro de 2021. completando 6 meses de uso essa semana. saúde da bateria em 94%. ou seja, acho que tá tudo normal aí com nossos iPhones.

e eu também nao me preocupo com isso nao. uso o telefone do jeito que tiver que usar e dane-se. boto pra carregar todo dia a noite e deixo carregando a noite inteira com aquele lance de carregamento otimizado habilitado.

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/05/2021 at 14:02, Minhoca Kurzweil disse:

Olá Pessoal,


Eu comprei um iPhone SE 2020 em novembro de 2020, ainda está na garantia. Porém, a saúde da bateria está em 90%, ou seja, caiu 10% em 6 meses.

Eu não uso carregador falsificado, tenho o cabo original, faço um uso normal dele, já resetei ele de fábrica sem puxar nenhum backup. Eu entendo que a questão da bateria é muito particular, mas acho muito estranho cair tudo isso em 6 meses, sendo que meu primeiro iphone SE, fiquei com ele 5 anos, e agora ele está com 86% de bateria.

Eu entrei em contato com o suporte da Apple, eles fizeram algumas análises, eu enviei um relatório para eles, e me informaram que não tem nenhum problema de hardware e nem de software.

Gostaria de saber se alguém já passou por isso, se sabe de algo a respeito, e queria saber como funciona o sistema de garantia da Apple, se ela cobre alguma coisa.

WhatsApp Image 2021-05-28 at 14.02.31 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-05-28 at 14.02.31.jpeg

Talvez teu uso tenha aumentado em tempos de pandemia..tenho um aparelho desses como 2o. aparelho e está bem normal...também adquirido em novembro de 2020 e 99% de saúde ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Senhores,

Depende de uma série de fatores mas realmente algumas baterias parecem sim se desgastar com maior velocidade.

Eu tive um iPhone 6 que com 7 anos de uso ainda estava com 70% de saúde da bateria, em contrapartida, tive um iPhone Xr que com apenas 6 meses estava com 90% de saúde da bateria e em 1 ano ele já estava com 84% de saúde. Hoje tenho um iPhone 12 Pro Max que com 7 meses de uso está com a saúde da bateria em 99%. Basicamente o mesmo perfil e rotinas de uso em todos os aparelhos.

Alguns detalhes interessantes: No meu iPhone 6 sempre usei carregador e cabos originais, no meu Xr usava o carregador original e um cabo inteligente da Baseus (que cortava a alimentação ao atingir certa porcentagem de carga) e agora no 12PM só uso o cabo/carregador original. Pode ter sido coincidência, achismo, sexto sentido ou efetivamente a causa real do problema, mas o fato é que a bateria do meu Xr se degradou muito rápido e com 1 ano e 5 meses de uso, teve um problema de curto na placa lógica originado na região da porta lightning afetando completamente o Face ID e a capacidade de carregar o aparelho.

Ao comprar o 12 Pro Max mudei alguns pequenos hábitos no que diz respeito a bateria e carga:

1 - Carregador e cabos, só uso os originais da Apple, são uma porcaria e custam uma fortuna, mas nunca me deram dor de cabeça;

2 - Não uso o carregador rápido (20W) e também não carrego por indução, sei que é ser "conservador" demais, mas não são features que agregam muito no meu dia-a-dia de uso.

3 - Sempre evito deixar a bateria zerar (descarregar até o fim JAMAIS), tenho um trigger no Atalhos que quando a bateria chega em 45% já me avisa e dificilmente coloco para carregá-lo abaixo dos 30% de bateria;

4 - Carregamento otimizado está ativado mas são raras as vezes que observo ele fazendo aquela carga lenta dos 80% até 100% (a Apple tem muito o que melhorar nesse algorítmo), mas quando faz confesso que fico mais tranquilo;

5 - Estou sempre monitorando o carregamento, logo ao atingir os 100% já tiro da tomada (a Apple podia muito bem melhorar o circuito de carga para cortar a energia automaticamente nos 100%);

6 - Algumas vezes consigo até 2 dias de uso com uma única carga, isso, com certeza, ajuda a preservar a saúde da bateria, afinal, quanto mais cargas, mais ciclos são gastos e consequentemente maior a degradação química (vantagem da bateria maior no 12PM);

7 - Evito (na medida do possível) expor o iPhone a temperaturas extremas, os elementos químicos das baterias se degradam com maior velocidade em temperaturas muito baixas ou muito altas.

O desgaste da bateria é inevitável e não devemos ficar reféns da porcentagem de saúde, mas também não custa tentar minimizar os efeitos do envelhecimento e prezar pela longevidade do aparelho. Mas de fato, como no meu Xr, vejo muitos aparelhos e diversos relatos de baterias de iPhones se degradando com muita facilidade (muitos dos quais a Apple considera normal), temos aí os milhares (talvez milhões) de casos de iPhones 11 com baterias degradadas onde ela mesma "admitiu" que há problemas em seu sistema de calibração da saúde da bateria só para não "admitir" de fato que essas baterias são de um fabricante/lote/componentes ruins. Eu iria mais além e estenderia esse problema a muitos outros modelos e produtos (AirPods ???), vide muitos casos de iPhones Xr, SE e também 12 ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu XR em 4 meses caiu 5%, carregando todo dia a noite inteira. Estou com o 12 faz 2 meses e, apesar de achar um tanto incômodo, resolvi testar aquele esquema de carregar sempre com 25% até os 80% e a saúde da bateria está  em 100% ainda. E olha q uso carregador rápido da Baseus e algumas vezes por necessidade deixei carregando a noite toda. Ou seja, isso de não deixar a bateria cair muito e não carregar após os 80% realmente faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, seria muito bom por parte da Apple se pudéssemos limitar a carga até tantos %. Acredito que isso melhoraria também a vida útil da bateria. Como ocorre hoje nós carros 100% elétricos em que recomendam carregador até 80% da carga da bateria.

O difícil é saber se isso interessa a Apple uma vez que muito trocam de iPhone quando a bateria já não está o atendendo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha experiência, a saúde da bateria nos ajustes é um valor com importância relativa, e eu não confiaria no número que aparece lá.

TL;DR: um iPhone 12 com 6 meses de uso de 90% de saúde de bateria e que recebe todos os cuidados está rendendo como novo, enquanto um XR mais antigo em que boto pra lascar está com 92% de bateria e apresentando cansaço.

Tenho um iPhone XR com dois anos e meio de uso, e a bateria dele está em 92%.  Usado intensamente, no sol, na chuva,  nele uso qualquer cabo MFi e vários carregadores de tomada aprovados pela Anatel. Já esquentou, tomou água, é carregado com indução, com bateria externa, no carro, em USB de aeroporto etc. Como esse XR é um aparelho para fazer caminhada e serve ao propósito abrangente de "aparelho do ladrão", o cuidado com ele é mínimo. Fica sempre carregado 100%.

Tenho um iPhone 12 que é criado a leite com pêra, uso nele o cabo original, no máximo uso o cabo original do iPhone XR  com o carregador original de um iPad antigo. Nada de chuva ou sol pra ele. Nunca deixo descarregar totalmente a bateria, carrego normalmente quando chega a 50% e na maioria do tempo ele opera com 60-90 porcento de bateria.

Pois bem. Esse 12 Está com 90% de bateria hoje, e foi comprado em novembro de 2020. Chegou a degradar 1% por semana, mesmo com os cuidados relatados.

Aí é que vem: na minha experiência de uso, é perceptível como a bateria do iPhone 12 (em 90%) é melhor do que a bateria do XR (em 92%). Assim, eu não me preocuparia tanto com o número que aparece na saúde da bateria, já que não sabemos exatamente como o aparelho calcula esse número.

O fato é que, no que concerne à bateria do iPhone 12, tenho uma experiência idêntica a quando ele estava novo. A do XR demonstra cansaço -- dois anos e meio de uso, afinal.

Para passar o aparelho à frente pode ser um problema, já que as pessoas dão importância a isso, mas vou me preocupar só quando chegar a hora.

Editado por LengoTengo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Baterias tem uma degradação menor se mantidas entre 20 a 80% da carga. Deixar o aparelho com pouca carga e carregar totalmente degradam mais a bateria. 
Carregamento rápido aquece mais o aparelho, o que pode de certa maneira degradar a bateria. 
Altas e baixas temperaturas também degradam a bateria. 
Esse mostrador de saúde da bateria mais atrapalha do que ajuda. Muita gente fica paranoica achando que a bateria tem problema quando na verdade, é um desgaste natural da bateria. Esse tipo de mostrador deveria apenas informar quando a bateria está oferecendo um desempenho menor e quando for para trocar. 
10% de bateria em 6 meses é normal dependendo do uso. E como o iPhone SE tem uma bateria bem medíocre, normal ter que fazer mais ciclos mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha esposa usou um 11 Pro Max por 2 anos e me passou com 84% de “saúde da bateria” (ou o que for que isso mede ). Isso foi em Dez/21…desde então estou usando (WhatsApp, e-mail, jogos, etc), carrego no carro por indução e deixo a noite toda conectado na tomada….continua mostrando 84%!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu iPhone 11 está com 8 meses de uso e 99% de saude de bateria, acabei de descobrir ao ler esse tópico.

Utilizo o carregador 20W original em casa e um da Baseus também de 20W na rua, ambos com cabos USB-C originais.

Não fico me policiando de como e quando carrego porque não acho prático no dia a dia, a unica coisa que faço é evitar deixar plugado após atingir os 100%.

Uma coisa que acelera o desgaste da bateria também é o calor ou frio excessivo, me recordo que tinha um iPhone 6S que a bateria já não estava muito boa (não lembro o health) e fui para NY com ele, estava -20 graus lá. Quando cheguei lá a bateria ficou biruta, indo dos 100% aos 70%, depois voltava para 90% até finalmente morrer de vez. Aproveitei e troquei lá mesmo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
Em 10/03/2022 at 08:20, x-factor disse:

Meu iPhone 11 está com 8 meses de uso e 99% de saude de bateria, acabei de descobrir ao ler esse tópico.

Utilizo o carregador 20W original em casa e um da Baseus também de 20W na rua, ambos com cabos USB-C originais.

Não fico me policiando de como e quando carrego porque não acho prático no dia a dia, a unica coisa que faço é evitar deixar plugado após atingir os 100%.

Uma coisa que acelera o desgaste da bateria também é o calor ou frio excessivo, me recordo que tinha um iPhone 6S que a bateria já não estava muito boa (não lembro o health) e fui para NY com ele, estava -20 graus lá. Quando cheguei lá a bateria ficou biruta, indo dos 100% aos 70%, depois voltava para 90% até finalmente morrer de vez. Aproveitei e troquei lá mesmo.

 

 

Vejo todo mundo recomendado carregar o celular entre 20 a 80%. No primeiro mes de uso carregava todo e nao saiu dos 100%. Depois que vi essa informação passei a carregar como o recomendado e em menos de um mes a bateria caiu 3%. Sinceramente eu to pensando em largar isso de carregar entre 20% a 80% pq so piorou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Erica Felix disse:

Vejo todo mundo recomendado carregar o celular entre 20 a 80%. No primeiro mes de uso carregava todo e nao saiu dos 100%. Depois que vi essa informação passei a carregar como o recomendado e em menos de um mes a bateria caiu 3%. Sinceramente eu to pensando em largar isso de carregar entre 20% a 80% pq so piorou.

talvez caiu rapidamente por causa do uso, ou por causa do aquecimento e não por causa do hábito de carga!

pode parecer bobagem @Erica Felix, mas o que me resolveu há anos a questão da bateria foi simplesmente não deixar aquecer, veja só uma coisa simples que eu fiz:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

não deixar aquecer

Fundamental para qualquer bateria de íons de lítio é não deixar aquecer tanto. Sempre aquecerá pelo fato químico em si, mas sempre evitar, quando puder, carregar de uma carga baixa (40% ou 50%) até 100%.

Para isso use vários meios disponíveis como:

- Powerbanks

- Capas com baterias

- Carregadores no trabalho, escola etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...