Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em iMac 27" mid 2011


VRpessoa

Posts Recomendados

Pessoa! blz?
Então tenho duvidas sobre o que comprar em relação a memoria ram e SSD.

Meu iMac é de 27" mid 2011 - Higth Sierra (lentooo pra photoshop)

1) qual configuração do SSD a se comprar? será de 480GB
2) Comprar cabo flat pro SSD?
3) Tbm quero colocar outro SSD de 2GB pra rodar Windows no Bootcamp, queria retirar o leitor de CD... Ou usar o meu HDD de 1TB lá. Qual suporte comprar?
4) Memoria Ram hoje tenho 2x 2GB, queria comprar mais 1 ou 2 de 8GB, mas a Apple não recomenda (Apple diz: SDRAM SODIM 1333HZ 4GB) 
5)  Qual diferença eu não seguir os conselhos da Apple e colocar uma de 1600hz por exemplo? Vejo que muitos não seguem...

Obrigado até aqui rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só sei responder a primeira e a última pergunta, pois paguei para terceiros fazerem os demais itens aí.

1) Há, sei lá, 6 anos, utilizo um SSD de 1TB Samsung, mas hoje existem outras opções, mais baratas, e que você pode importar no AliExpress. Sugiro pegar um com DRAM;

2) Eu instalei uma pancada de memória ram no meu, que está guardado ali. Acho que coloquei 24 ou 32 GB, nem lembro kkk. Sobre a frequência, colocar valor a mais acho que você até pode, mas ele só vai ler até os 1333hz, então não tem vantagem alguma. Melhor pegar algo da Crucial, que é sempre bem mais barato. No AliExpress então você encontra ainda mais barato.

Minha dica é que é um aparelho de 2011, talvez você não fique muito tempo com ele, mas mesmo que fique, qualquer marca de SSD e ram você pode utilizar. Não precisa ficar pensando em marca top, pois o que é mais barato hoje provavelmente é melhor que qualquer produto que era top em 2011.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VRpessoase for rodar máquinas virtuais, quanto mais melhor. Ja imaginou ter os principais sistemas ao mesmo tempo? Você pode manter o Windows e Linux rodando em duas janelas.

Outro benefício é a simples navegação na web, que de simples não tem nada! Chrome e seus dedivados consomem muita memoria ram. Se quer manter muitas abas abertas, vai precisar de mais memória ram. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/05/2021 at 12:26, VRpessoa disse:

Pessoa! blz?
Então tenho duvidas sobre o que comprar em relação a memoria ram e SSD.

Meu iMac é de 27" mid 2011 - Higth Sierra (lentooo pra photoshop)

1) qual configuração do SSD a se comprar? será de 480GB
2) Comprar cabo flat pro SSD?
3) Tbm quero colocar outro SSD de 2GB pra rodar Windows no Bootcamp, queria retirar o leitor de CD... Ou usar o meu HDD de 1TB lá. Qual suporte comprar?
4) Memoria Ram hoje tenho 2x 2GB, queria comprar mais 1 ou 2 de 8GB, mas a Apple não recomenda (Apple diz: SDRAM SODIM 1333HZ 4GB) 
5)  Qual diferença eu não seguir os conselhos da Apple e colocar uma de 1600hz por exemplo? Vejo que muitos não seguem...

Obrigado até aqui rsrs

1) qualquer SSD data de 2,5" vai funcionar perfeitamente e terá um desempenho ordens de grandeza melhor que o HDD original do iMac. Pode comprar qualquer Kingston, Adata, samsung, crucial, etc. O mais barato ou o que o seu dinheiro permitir. Qualquer SATA de 2,5";

2) não

3) voce precisa comprar um "caddy", um adaptador pra colocar um segundo ssd na baia do disco óptico. Não te recomendo retirar o HDD original do iMac. Eu deixaria ele lá bonitinho pra ser usado como backup ou guardar dados e colocaria o SSD na baia do DVD. Isso é por causa do sensor de temperatura do HDD. Se voce tirar o HDD e por um SSD no lugar não terá o sensor de temperatura. O mac então vai entender que há algum problema com o HDD e vai manter os coolers em 100%. Com isso voce terá um motor de avião encima da mesa. Voce terá que instalar apps de terceiros pra controlar manualmente o comportamento dos coolers, o que funciona e muita gente faz mas nunca é a mesma coisa que o sistema original de gerenciamento de energia do mac. Se voce pensa em comprar um ssd de 480 GB pode particionar ele e deixar uma partição pequenina pro Windows. Não precisa um segundo SSD. O caddy é isso aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1122202410-adaptador-dvd-p-hd-ou-ssd-sata-notebook-drive-caddy-127mm-_JM  Depois pro drive óptico voce compra um desses aqui e fica com um DVD externo USB pra usar em qualquer mac/pc: https://shopee.com.br/Cabo-Adaptador-Usb-2.0-Para-Dvd-cd-rom-Mini-Sata-i.301973338.7754794164

4) Esses iMacs são extremamente chatos com memória. Compra a memória nas características EXATAS que a Apple recomenda e além disso busca "memórias para mac". Eu comprei memórias pro meu iMac 2010 que eram exatamente o que a Apple especificava em termos de frequências, mas as voltagens de funcionamento eram diferentes e nao funcionou. Procura na Kabum memória para Mac, por exemplo: https://www.kabum.com.br/produto/110903/mem-ria-corsair-para-mac-8gb-1333mhz-ddr3-c9-cmsa8gx3m1a1333c9

5) Eu não arriscaria. Em teoria vai funcionar porém em frequências menor, mas de novo, acho que não vale a pena o risco. Não vais ganhar nada com isso. Só a dor de cabeça de comprar algo que não funciona e tentar devolver/trocar.

 

Acho que é isso. Lembrando que meu iMac é um mid 2010 de 27". Essas coisas que comprei e coloquei o link aqui foram pra ele. verifica bem as especificações do teu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, marcosfisica disse:

3) voce precisa comprar um "caddy", um adaptador pra colocar um segundo ssd na baia do disco óptico. Não te recomendo retirar o HDD original do iMac. Eu deixaria ele lá bonitinho pra ser usado como backup ou guardar dados e colocaria o SSD na baia do DVD. Isso é por causa do sensor de temperatura do HDD. Se voce tirar o HDD e por um SSD no lugar não terá o sensor de temperatura. O mac então vai entender que há algum problema com o HDD e vai manter os coolers em 100%.

Obrigado Marcos, clareou muito minha mente. Mas....

li que se eu colocar um SSD no lugar do leitor de CD ele não vai ser tão rápido quanto seria se estivesse instalado, realmente no lugar próprio para HDD/SSD....

O que acha se eu fizer ao contrario? colocar o HDD no leitor de CD e o SSD no local apropriado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, VRpessoa disse:

Obrigado Marcos, clareou muito minha mente. Mas....

li que se eu colocar um SSD no lugar do leitor de CD ele não vai ser tão rápido quanto seria se estivesse instalado, realmente no lugar próprio para HDD/SSD....

pode ser, mas honestamente acho que será uma diferença mínima e imperceptível num iMac de 2011.


O que acha se eu fizer ao contrario? colocar o HDD no leitor de CD e o SSD no local apropriado?

não sei se funciona, pelo próprio sensor de temperatura (que acho que está no cabo sata que conecta no hdd) e pelo tamanho. não sei se cabe o hdd ali naquela região do iMac. acho que ali tem menos espaço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VRpessoahá uns 6 anos que uso no lugar do drive de CD/DVD de meu iMac 27" 2011 e a velocidade é fantástica. Não se preocupe com detalhes.

 

Atualizando: na verdade eu acho que está no lugar do drive, pois nem lembro mais como foi feito. Talvez o técnico tenha invertido, e colocado o SSD na placa mãe e o HDD no lugar do Drive...

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/05/2021 at 15:58, VRpessoa disse:

Obrigado Marcos, clareou muito minha mente. Mas....

li que se eu colocar um SSD no lugar do leitor de CD ele não vai ser tão rápido quanto seria se estivesse instalado, realmente no lugar próprio para HDD/SSD....

O que acha se eu fizer ao contrario? colocar o HDD no leitor de CD e o SSD no local apropriado?

A velocidade depende da velocidade dossd e do barramento, as duas portas sata estão conectadas ao mesmo barramento, se não me engano o padrão é sata 3 de 6gbps.Instalar na baia do cd/dvd apenas por ser mais prático para remover ou para ter um hd e um ssd ao mesmo tempo.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, ja comecei os Upgrades e vou atualizando vocês.

minha Máquina até então:

iMac 2011 27" 4GB RAM (2x 2GB), 1TB HDD, core i5  - Uma carroça, nem podia abrir Photoshop e o navegador que já travava.

 

Ontem coloquei 2 pentes de 4GB RAM (8GB)... Agora somando o que ja tinha, estou com 12Gb.. 
Esta atualização já aliviou e muuuuuuuito o iMac. Navegação e uso normal, sem travamentos.

 

Próximo passo: SSD de 480GB e mais 4GB de RAM. Dai volto e falo pra vcs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, VRpessoa disse:

Bom, ja comecei os Upgrades e vou atualizando vocês.

minha Máquina até então:

iMac 2011 27" 4GB RAM (2x 2GB), 1TB HDD, core i5  - Uma carroça, nem podia abrir Photoshop e o navegador que já travava.

 

Ontem coloquei 2 pentes de 4GB RAM (8GB)... Agora somando o que ja tinha, estou com 12Gb.. 
Esta atualização já aliviou e muuuuuuuito o iMac. Navegação e uso normal, sem travamentos.

 

Próximo passo: SSD de 480GB e mais 4GB de RAM. Dai volto e falo pra vcs.

 

prepare-se pra quando por o SSD então. aí sim vais ver a diferença!

se for mandar trazer alguma coisa de fora, recomendo a Shopee. Entrega muito rápida e segura (mesmo com coisas vindas da China) e frete grátis! Mas honestamente não sei se vale a pena. Demora um pouco pra chegar. Eu compraria no Brasil mesmo. Recomendo a Kabum. Entrega extremamente rápida e preços competitivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pelo apoio hein!

 

Agora estou muito em duvidas sobre o sensor de temperatura, vi muitos vídeos mas enche a cabeça.

-Preciso tomar alguma ação? para que a ventoinha não fique disparando nativamente?
-É necessário comprar algo? tipo (https://www.mercadolivre.com.br/perguntas/comprador/produto/MLB1822637092?question_id=11928484806)

- OU posso ficar tranquilo enquanto a troca do SSD, é apenas uma troca normal e sem problemas? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, VRpessoa disse:

Pessoal, obrigado pelo apoio hein!

 

Agora estou muito em duvidas sobre o sensor de temperatura, vi muitos vídeos mas enche a cabeça.

-Preciso tomar alguma ação? para que a ventoinha não fique disparando nativamente?
-É necessário comprar algo? tipo (https://www.mercadolivre.com.br/perguntas/comprador/produto/MLB1822637092?question_id=11928484806)

- OU posso ficar tranquilo enquanto a troca do SSD, é apenas uma troca normal e sem problemas? :)

qual sensor de temperatura voce se refere? do HDD? se voce vai instalar o SSD no lugar do drive óptico não deveria ter nenhum problema. não vai nem  mexer em nada do HDD original. não vai alterar nada.

acho que o drive ótico também tem um sensor de temperatura (não tenho certeza), mas ele é diferente do HDD. É um sensor colado na parte externa do drive. Então voce só precisa colocar ele colado de volta na superfície do SSD (se for possível) ou do próprio caddy. Só não remova/desconecte o sensor da placa mãe e estará tudo bem. Lembre-se que o SSD não gera calor (ao menos não muito), é algo que vai aquecer muito menos que o drive óptico. Então é tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que sorte que esse deu !!!

Pegou um iMac 2011 27" num descarte e só as memórias RAM é que estavam com problema.

Olhem os dois videos:

 

A única questão é que ele não entendia nada de Mac e nesse segundo video ele ainda não conseguiu instalar o macOS.

No primeiro video ele papou mosca pois não sabia onde ficavam as memórias RAM. 

No segundo ele papou mosca também pois ele instalou o macOS num pendrive, mas ele esqueceu ou não sabia, que o sistema de formatação do mac é o HFS+ e que é incompatível com o NTFS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_Papenas uma observação: o APFS é o sistema de arquivos mais atual.

@marcosfisicavale apenas a ressalva de que no caso é o SSD do tipo Sata que gera menos calor, sendo que alguns até vem com acabamento em alumínio, como o nacional MX500 e o importável da Orico.

Já o SSD NVME já causou problemas em placa mãe de iMac 2017, que vem com slot livre. Obtive essa informação com um técnico da iPlace e por isso desisti do upgrade. Basta observar ainda que muitos vem atualmente com dissipador de calor, ou termal pad vendidos à parte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, sigma7 disse:

@Marcelo_Papenas uma observação: o APFS é o sistema de arquivos mais atual.

@marcosfisicavale apenas a ressalva de que no caso é o SSD do tipo Sata que gera menos calor, sendo que alguns até vem com acabamento em alumínio, como o nacional MX500 e o importável da Orico.

Já o SSD NVME já causou problemas em placa mãe de iMac 2017, que vem com slot livre. Obtive essa informação com um técnico da iPlace e por isso desisti do upgrade. Basta observar ainda que muitos vem atualmente com dissipador de calor, ou termal pad vendidos à parte. 

"o APFS é o sistema de arquivos mais atual." Eu sei, e é o mais recomendado para os HDs ou SSDs JÁ INSTALADOS, mas para fazer um pendriver bootável precisa ser o HFS+ ou Mac OS Expandido e mapa de partição GUID.

Sobre a parte do Calor interno nos iMacs, já perdi a conta de inúmeros comentários que fiz aqui criticando essa política de Designer da Apple que quer por que quer um iMac na espessura de uma folha de papel.

Até fiz um comentário no último video do Rafael Fischmenn sobre esse novo iMac M1, que não vejo razão alguma para ter um Desktop leve e fino sendo que ele fica numa mesa fixo, nunca ou raramente, é transportado, e na parte de trás de qualquer Desktop All In One ou Monitor, ninguém coloca nada para haver alguma preocupação com a espessura desses Desktops All In One.

Aí, a engenharia precisa se virar com o projeto de arrefecimento do calor interno. 

A sorte da Apple é que a micro eletrônica está cada vez menor e mais compacta, e com isso dissipando menos calor mesmo com o aumento do processamento.

O meu iMac 2011 só está vivo e perfeito, até hoje, graças a eu ter instalado há muito tempo o iStat Menus, que monitora as temperaturas e te dá poder de controle sobre as 3 (três) ventoinhas internas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...