Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Abertura Tampa Macbook Pro Difícil


tiago_pimenta

Posts Recomendados

Pessoal, tudo bem ?

Tenho um MBP 2018 que comprei usado e ele ficou uns 4 ou 5 meses fechado sem usa-lo... Recentemente quando fui usa-lo, a abertura da tampa não é 100% suave, a abertura  inicial, quando você coloca o dedo naquela abertura inferior que tem na carcaça para poder iniciar a abertura, está muito, mas muito rígido, parece que tem um imã muito forte fechando a tampa, assim que consigo um espaço entre a tampa e a carcaça, parece que "descola" do imã, ai a abertura fica mais suave.

Não lembro 100% como era a abertura logo que comprei ele, mas com certeza era um pouco mais suave.

Alguém já passou por isso ? Ou poderia me dar uma luz de que caminho seguir ? Vim perguntar aqui no fórum, pois como sou do interior de SP, aqui por perto não tem Apple Store e se não me engano, o Centros de Serviço Autorizado Apple mais próximo, fica a quase 150 km.

[ ]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, tiago_pimenta disse:

Pessoal, tudo bem ?

Tenho um MBP 2018 que comprei usado e ele ficou uns 4 ou 5 meses fechado sem usa-lo... Recentemente quando fui usa-lo, a abertura da tampa não é 100% suave, a abertura  inicial, quando você coloca o dedo naquela abertura inferior que tem na carcaça para poder iniciar a abertura, está muito, mas muito rígido, parece que tem um imã muito forte fechando a tampa, assim que consigo um espaço entre a tampa e a carcaça, parece que "descola" do imã, ai a abertura fica mais suave.

Não lembro 100% como era a abertura logo que comprei ele, mas com certeza era um pouco mais suave.

Alguém já passou por isso ? Ou poderia me dar uma luz de que caminho seguir ? Vim perguntar aqui no fórum, pois como sou do interior de SP, aqui por perto não tem Apple Store e se não me engano, o Centros de Serviço Autorizado Apple mais próximo, fica a quase 150 km.

[ ]s

Opa, beleza?

Já tivemos problemas semelhantes aqui. Geralmente ocorre por conta de a dobradiça ir dando aperto durante o tempo de uso, dessa forma, com o passar dos anos fica rígida (e ocorrem casos opostos também em que fica sem pressão e a tela não segura aberta). No seu caso parece falta de lubrificação, mas, essas dobradiças são feitas para trabalharem sem lubrificação. Dessa forma, você pode lubrificar elas como solução paliativa (vai precisar lubrificar de 2 em 2 anos) ou você pode substituí-las por dobradiças novas.

Se o Mac não está na garantia, eu recomendo comprar um lubrificante de qualidade para metais (na faixa dos 50 reais, podendo utilizar até Nanotech... se você não conhece, dá uma olhada. Vai usar uma miséria no Mac e aproveitar o resto no seu carro) e você vai poder ficar tranquilo por alguns anos.

Abraço!

Editado por Bruno Régis Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/05/2021 at 11:01, Bruno Régis Duarte disse:

Opa, beleza?

Já tivemos problemas semelhantes aqui. Geralmente ocorre por conta de a dobradiça ir dando aperto durante o tempo de uso, dessa forma, com o passar dos anos fica rígida (e ocorrem casos opostos também em que fica sem pressão e a tela não segura aberta). No seu caso parece falta de lubrificação, mas, essas dobradiças são feitas para trabalharem sem lubrificação. Dessa forma, você pode lubrificar elas como solução paliativa (vai precisar lubrificar de 2 em 2 anos) ou você pode substituí-las por dobradiças novas.

Se o Mac não está na garantia, eu recomendo comprar um lubrificante de qualidade para metais (na faixa dos 50 reais, podendo utilizar até Nanotech... se você não conhece, dá uma olhada. Vai usar uma miséria no Mac e aproveitar o resto no seu carro) e você vai poder ficar tranquilo por alguns anos.

Abraço!

E ai Bruno, blz ??? Desculpa a demora, mas não recebi e-mail avisando que tinham respondido o tópico !!!

Eu descartei essa possibilidade pelo seguinte, já tive um Notebook da Dell, um Inspiron, que o defeito crônico dele é justamente ir apertando a porca das duas dobradiças quando você abre e fecha a tampa, até que a carcaça acaba quebrando. O meu não chegou a quebrar, mas começou a fazer barulhos, ai levei para um rapaz que dava manutenção nos notes da empresa onde eu trabalhava, ele afrouxou a porca e não deu mais problema.

Porém o MBP é diferente o que está acontecendo, ele não fica rígido todo o movimento da abertura da tampa, é só quando você vai começar. O meu MBP quando fica muito tempo fechado, parece que a tela gruda no teclado, e para "desgrudar" tem que fazer muita força. Porém quando você fecha e abre a tampa com mais frequência, parece que a tela não "gruda" no teclado.

Não sei se consegui explicar.

[ ]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 22/05/2021 at 12:22, rebnod disse:

Acho mais provável ser a borracha ao redor da tela que esteja grudando no top case e apresentando essa resistência. Isso normalmente ocorre quando o equipamento fica muito tempo sem ser aberto.

Cara... desculpa a demora... Mas não estou recebendo e-mails do pessoal que responde o tópico.

Pode ser isso mesmo... Estou tentando achar aquele pano de microfibra, aqueles iguais que usam em óculos, mas de tamanho que cubra toda a tela do Mac, vou testar justamente nessa parte, acho que faz muito sentido o que tu falou.

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, tiago_pimenta disse:

Cara... desculpa a demora... Mas não estou recebendo e-mails do pessoal que responde o tópico.

Pode ser isso mesmo... Estou tentando achar aquele pano de microfibra, aqueles iguais que usam em óculos, mas de tamanho que cubra toda a tela do Mac, vou testar justamente nessa parte, acho que faz muito sentido o que tu falou.

Vlw

Opa, boa tarde.

Tem uma forma mais fácil de testar.

Compra um revitalizador de borrachas automotivo, ou, pode usar até mesmo o silicone que se usa no painel do carro e passa na borracha. Ele vai deixar a borracha mais "escorregadia" e você vai conseguir tirar a prova real.

Não sei quão forte é esse resistência que você cita. No meu caso tem uma resistência sim quando deixo ele uns minutos fechado e depois abro a tampa. Tem haver sim com a vedação dessa borracha, afinal, é como fechar uma geladeira. Ele cria aquele vácuo que "chupa o ar" e o ar em conjunto da borracha trabalham criando essa resistência. Até porque o Mac não tem saídas de Ar, só os buracos da teclas do teclado mesmo.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e aí galera, susse?

Pra testar se é a borracha causando adesividade coloca folhas de sulfite e testa, se não for difícil abrir, é a ela grudando, mas acho difícil que uma borracha tão fina causasse tamanha diferença no esforço de abertura.

Sobre vácuo, o Mac não é hermeticamente fechado e não gera este efeito, seja pelo fechamento das borrachas com o lower case (ainda mais esses macs pós 2016, com um display toscamente fino e que entorta só de olhar pra ele, feche ele e coloque contra uma fonte de luz e verá a réstia por entre a tela e o case sem dúvidas, talvez até veja pequenas irregularidades pelas torções que adquiriu ao longo da vida), seja pelo teclado e trackpad.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Rafael Scheid disse:

e aí galera, susse?

Pra testar se é a borracha causando adesividade coloca folhas de sulfite e testa, se não for difícil abrir, é a ela grudando, mas acho difícil que uma borracha tão fina causasse tamanha diferença no esforço de abertura.

Sobre vácuo, o Mac não é hermeticamente fechado e não gera este efeito, seja pelo fechamento das borrachas com o lower case (ainda mais esses macs pós 2016, com um display toscamente fino e que entorta só de olhar pra ele, feche ele e coloque contra uma fonte de luz e verá a réstia por entre a tela e o case sem dúvidas, talvez até veja pequenas irregularidades pelas torções que adquiriu ao longo da vida), seja pelo teclado e trackpad.

Fala, Rafael, beleza?

Concordo contigo quanto as torções e irregularidades pelo uso. Isso foi minha primeira preocupação quando comprei, pois meu Notebook antigo que a carcaça também era de metal sofreu com o uso leves deformidades. Por esse motivo nunca usei ele no colo, ou qualquer outro lugar que não fosse um suporte nivelado. Também nunca carreguei na mochila ou algo do tipo, somente em cases rígidas. Enfim, pensa num toque desgraçado. Ao menos no meu e em alguns novos que eu peguei pra testar, percebi esse efeito "vácuo". Inclusive, falando de borrachas, eu adquiri um suporte articulado recentemente que possui três borrachinhas minúsculas embaixo que são menores que a borracha da tampa do mac. Elas parecem uma cola. Incrível o que uma borracha de boa qualidade pode fazer.

Também há estudos na internet e vídeos demonstrativos de Pneus da continental e Michelim (e outros para carros preparados) em que a borracha literalmente gruda no chão, como se fosse uma cola, dando estabilidade e conforto pra dirigir.

Então sinceramente, sendo um Macbook bem cuidado, e essa borracha sendo de boa qualidade (o que na minha opinião é), vai criar esse efeito na hora de abertura. Pra não acabar falando besteira, o teste de uma superfície macia e escorregadia entre a tampa e a topcase cancelou esse efeito de abertura "pesada".

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...