Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iPhone 11 roubado - sou a pessoa mais burra do universo?


Posts Recomendados

Olá pessoal,

Infelizmente meu iPhone 11 foi roubado há dois dias na Vila Madalena.

Mediante ameaça de arma de fogo, fui obrigado a dar para o ladrão o código de bloqueio do meu iPhone, a senha da conta bancária e a senha do cartão de crédito.

Assim que me acalmei e tive acesso ao meu e-mail, tentei fazer o login no Find my iPhone. O iPhone estava lá, embora eu já tivesse desligado o serviço de localização constante há um ano.

Cliquei em apagar meu iPhone e confirmei a escolha após o texto que, assim que o iPhone se conectasse à internet, todos os dados seriam apagados do iPhone.

Tenho algumas dúvidas em relação a isso: 1 - A desativação demora para acontecer mesmo com o iPhone conectado? Pergunto isso porque na mesma época em que consegui excluir o iPhone, o ladrão fez um empréstimo em um aplicativo de banco. Além disso, eu fui capaz de abrir a web do Whatsapp depois disso. O Whatsapp só parou de funcionar depois que notei o roubo para a operadora, passando o IMEI e o número do telefone.

2 - É possível que algum aplicativo ainda funcione após a exclusão do iPhone no find my iPhone?

3 - Meu iPhone ainda aparece na minha conta iCloud, mostrando que uma sessão iOs foi / está aberta com aquele iPhone. Acabei desconectando o iPhone da conta iCloud.

4 - Que tipo de dados locais o ladrão pode roubar se de alguma forma desligou o find meu iPhone antes que eu pudesse deletar meu iPhone no iCloud, com o IMEI bloqueado posteriormente? Pergunto isso porque recebi um e-mail na mesma época que acho que apaguei meu iPhone dizendo que meu iPhone estava desligado. Muito obrigado! Estou com a sensação que sou a pessoa mais burra do universo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que situação merda.

Você não é burro. Não pode se culpar por ter sido roubado, muito menos por tomar decisões estando nervoso. Infelizmente assim é o nosso país.

1 hora atrás, filipemb disse:

1 - A desativação demora para acontecer mesmo com o iPhone conectado? Pergunto isso porque na mesma época em que consegui excluir o iPhone, o ladrão fez um empréstimo em um aplicativo de banco. Além disso, eu fui capaz de abrir a web do Whatsapp depois disso. O Whatsapp só parou de funcionar depois que notei o roubo para a operadora, passando o IMEI e o número do telefone.

O "Apagar iPhone" é pra ocorrer poucos segundos após conexão com a internet, ou poucos segundos após você dar essa ordem, caso ele ainda esteja conectado à internet via 4G. Sobre o WhatsApp, é estranho, não sei exatamente como funciona, mas você só consegue abrir em um computador o qual já estava conectado ao WhatsApp Web para aquele número, e se o aparelho estiver conectado à internet, caso contrário o WhatsApp Web diz que "o telefone não está conectado".

1 hora atrás, filipemb disse:

2 - É possível que algum aplicativo ainda funcione após a exclusão do iPhone no find my iPhone?

Se você se refere à função "Apagar iPhone", não. Tudo é deletado, inclusive apps. Se você apenas excluiu o dispositivo do seu ID Apple, a pessoa ainda tem acesso a tudo, exceto a informações armazenadas no seu iCloud.

1 hora atrás, filipemb disse:

3 - Meu iPhone ainda aparece na minha conta iCloud, mostrando que uma sessão iOs foi / está aberta com aquele iPhone. Acabei desconectando o iPhone da conta iCloud.

Eu não entendi. Você removeu o aparelho da sua conta? Porque se você fez isso, o aparelho fica livre pra ser vinculado a outra conta, ser utilizado, revendido etc. Primeiro: o ladrão precisa de internet para acessar dados de banco e diversos outros dados de apps, ou pra tentar desvincular seu ID Apple do aparelho. E quando ele conectar à internet você vai ter dado a ordem para apagar o iPhone. Então ele não tem muita escapatória. Depois disso, esse aparelho PRECISA continuar vinculado à sua conta, pra garantir que a pessoa que roubou ou qualquer outra pessoa não consiga utilizá-lo pra nada, exceto vender para retirar peças.

1 hora atrás, filipemb disse:

4 - Que tipo de dados locais o ladrão pode roubar se de alguma forma desligou o find meu iPhone antes que eu pudesse deletar meu iPhone no iCloud, com o IMEI bloqueado posteriormente?

O IMEI bloqueado só garante que ele não consiga se registrar na operadora, mas ele ainda pode acessar a internet via WiFi e acessar seus dados. A forma mais segura de garantir que ele não vai conseguir remover o Buscar iPhone é comunicar imediatamente a operadora pra que seja feito o bloqueio da linha, e também alterar a senha do seu E-mail. Assim ele não conseguirá utilizar esses meios para recuperar sua senha, tampouco autenticação dois fatores etc.

A única coisa que você pode fazer é mandar apagar o iPhone, trocar suas senhas, bloquear a linha, e manter o iPhone vinculado ao seu ID Apple pra que ele não possa ser mais utilizado. Como eu disse, ele tem que conectar a internet pra tentar diversos procedimentos, e aí o Apagar iPhone entra em ação. A única coisa que ele pode fazer é não se conectar à internet por meio algum e tentar pegar informações importantes suas armazenadas no aparelho. Fotos, buscar senhas anotadas nas Notas, contatos etc etc.

Enfim... Complicado. É uma pena que a gente tenha que passar por essas coisas.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Que situação merda.

Você não é burro. Não pode se culpar por ter sido roubado, muito menos por tomar decisões estando nervoso. Infelizmente assim é o nosso país.

O "Apagar iPhone" é pra ocorrer poucos segundos após conexão com a internet, ou poucos segundos após você dar essa ordem, caso ele ainda esteja conectado à internet via 4G. Sobre o WhatsApp, é estranho, não sei exatamente como funciona, mas você só consegue abrir em um computador o qual já estava conectado ao WhatsApp Web para aquele número, e se o aparelho estiver conectado à internet, caso contrário o WhatsApp Web diz que "o telefone não está conectado".

Se você se refere à função "Apagar iPhone", não. Tudo é deletado, inclusive apps. Se você apenas excluiu o dispositivo do seu ID Apple, a pessoa ainda tem acesso a tudo, exceto a informações armazenadas no seu iCloud.

Eu não entendi. Você removeu o aparelho da sua conta? Porque se você fez isso, o aparelho fica livre pra ser vinculado a outra conta, ser utilizado, revendido etc. Primeiro: o ladrão precisa de internet para acessar dados de banco e diversos outros dados de apps, ou pra tentar desvincular seu ID Apple do aparelho. E quando ele conectar à internet você vai ter dado a ordem para apagar o iPhone. Então ele não tem muita escapatória. Depois disso, esse aparelho PRECISA continuar vinculado à sua conta, pra garantir que a pessoa que roubou ou qualquer outra pessoa não consiga utilizá-lo pra nada, exceto vender para retirar peças.

O IMEI bloqueado só garante que ele não consiga se registrar na operadora, mas ele ainda pode acessar a internet via WiFi e acessar seus dados. A forma mais segura de garantir que ele não vai conseguir remover o Buscar iPhone é comunicar imediatamente a operadora pra que seja feito o bloqueio da linha, e também alterar a senha do seu E-mail. Assim ele não conseguirá utilizar esses meios para recuperar sua senha, tampouco autenticação dois fatores etc.

A única coisa que você pode fazer é mandar apagar o iPhone, trocar suas senhas, bloquear a linha, e manter o iPhone vinculado ao seu ID Apple pra que ele não possa ser mais utilizado. Como eu disse, ele tem que conectar a internet pra tentar diversos procedimentos, e aí o Apagar iPhone entra em ação. A única coisa que ele pode fazer é não se conectar à internet por meio algum e tentar pegar informações importantes suas armazenadas no aparelho. Fotos, buscar senhas anotadas nas Notas, contatos etc etc.

Enfim... Complicado. É uma pena que a gente tenha que passar por essas coisas.

Merda demais.. Tinha acabado de pagar o iPhone faz uns 4 meses...

É, então, fiquei com a impressão de que ele conseguiu deletar o buscar meu iphone antes que eu apagasse o celular de lá. O Whatsapp só sumiu quando consegui bloquear IMEI e linha. Pelo que vi, ele não utilizou o whatsapp para entrar em contato com alguém (ou se usou, apagou as mensagens) nem acessou o email, Google Drive, etc.

No calor do momento, eu cliquei em apagar iPhone e, dentro do que tenho capacidade de afirmar considerando a situação, apareceu aquela mensagem sobre os dados serem deletados na próxima vez que conectasse na internet. O que achei estranho foi não ter constatado como apagando, apagado... Assim que consegui me acalmar um pouco, mudei as senhas de email, etc. No dia seguinte, senhas de banco e cartão.

Até o momento em que eu mudei a senha do iCloud, ele constava como dispositivo no qual houve/havia sessão do iOs iniciada. Eu apaguei da lista de dispositivos confiáveis, tal qual se sugere por aqui (https://support.apple.com/pt-br/HT201472).

Não havia senha em notas, meu maior receio são os dados pessoais e fotos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.4k
×
×
  • Criar Novo...